ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Resina Epoxi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Quaiadex

MensagemAssunto: Resina Epoxi   Qua Abr 20, 2016 6:29 pm

Bem, vou fazer uma laminação com fio Roving para produzir fibra de vidro unidirecional

Depois de ler MUITO, sobre a dúvida se devo usar resina rigida/flexível.

Vem algumas dúvidas:
PARA A LAMINAÇÃO:
O que mais me convenceu até o atual momento foi a relação de 40% de resina epoxi rigida (SQ - 2001) com 10% epoxi flexível (SQ - 2220) e 50% de endurecedor (SQ - 3154) sendo que a relação de 5/1 de rigida/flexível foi o pessoal do forum que me deu a dica, já o endurecedor é o próprio fabricante que indica.

Até ai tudo bem, a fibra sera usada principalmente no backing.

Analisando o site da industria produtora de tais resinas no brasil, topei com uma tal de:
SQ 2137 / SQ 3137 RESINA HIBRIDA EPÓXI FLEXÍVEL

APRESENTAÇÃO
O sistema SQ 2137 / SQ 3137 concilia as vantagens de rigidez dielétrica, resistência química e
adesividade do epóxi, com a flexibilidade e resistência do poliuretano. Possui as seguintes
características:
 Facilidade de mistura.
 Contração ínfima; não libera subprodutos.
 Excelentes propriedades dielétricas com alta isolação.
 Resistência química elevada, especialmente a umidade.
 Estabilidade aos ciclos térmicos, impactos e ações mecânicas.
 Excelente adesão, flexibilidade e resistência à abrasão.
 Secagem lenta com longo tempo de trabalho.

e o aditivo: SILADIT 53

O aditivo de tintas SILADIT 53 é uma solução de polímeros de silicone em hidrocarbonetos
com marcante propriedade de reduzir bolhas e a formação de espuma em sistemas não aquosos a base de EPOXI.

OBS: de acordo com seguinte estudo (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-14282014000100018&script=sci_abstract&tlng=pt) "Efeito de aditivos desaerantes nas características de compósitos de epóxi/fibras de vidro", só se observa vantagens mecânicas na utilização de desaerante.

PONTO INTERESSANTE DO ARTIGO

Materiais

Foi utilizada uma resina epóxi à base de monoglicidil éter de Bisfenol A (Araldite LY 1316 BR, Huntsman), endurecedor à base de poliamina alifática (HY 1208, Huntsman) e aditivo desaerante à base de nafta de baixo ponto de ebulição, nafta hidrodessulfurada, butilglicolato e 2-butoxietanol. Como reforço, utilizou-se mantas (com gramatura de 450 g/m2) e tecidos do tipo tela plana (gramatura de 330 g/m2) de fibra de vidro-E.

Conclusões

O processo RTM se mostrou eficaz na obtenção dos compósitos aditivados com o agente desaerante e a utilização deste aditivo não provocou alteração prejudicial à moldagem. Os resultados dos ensaios de tração e de flexão não mostraram grandes variações com a incorporação do aditivo desaerante, sendo mais relevante nestes casos a orientação e o teor de fibras, que são determinantes nas propriedades de resistência e rigidez.

Por outro lado, no ensaio de resistência short beam, onde as características da matriz exercem maior influência sobre a resposta do compósito, pode-se constatar que a inclusão do aditivo influenciou de forma positiva nas propriedades do sistema. Os resultados de dureza superficial também mostraram um efeito positivo com o uso do desaerante.

A Tg dos compósitos produzidos com resina aditivada com desaerante não mostrou alteração, ou seja, também não houve evidência que a inclusão do aditivo ou seu efeito no compósito tenham alterado a mobilidade das cadeias poliméricas da matriz epóxi ou o processo de reticulação. Os resultados globais da análise de DMA ratificaram que o efeito do uso do desaerante em compósitos pode ser mascarado quando se avaliam propriedades fortemente influenciadas pelas fibras. Em geral, os efeitos positivos poderiam ser melhor apreciados caso a avaliação das propriedades fosse feita diretamente no sistema epóxi, sem a presença de fibras.

BEM... entremos em um acordo.

Sei que falharei em muitas laminações neste início, mas bem que o pessoal mais experiente poderia me alinhar nesta longa trillha

att,

EDIT: ë melhor fazer uma lamina de 6 cm por 1,50m e acertar os lados na lixa ou fazer uma lamina de 11cm x 75 cm cortar ao meio e acertar os lados?
elisonj

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Sex Abr 22, 2016 9:28 am

Essa que vc postou deve ser nova, valeria um teste pela questão da diminuição de bolhas, que geralmente é bem chatinho pra acertar. Mas em relação à resina, é indiferente.
A resina em sí, praticamente não agrega resistência à lamina. O que vai agregar força na verdade é os fios Roving esticados...
A resina só dá a resistência mecânica para manter os fios juntos, e aumenta a massa do arco.
Então tanto faz vc usar uma ou a outra, o que vai contar mesmo é o peso dela, isso sim influi na lâmina ficar mais rápida ou não. É nesse ponto que as resinas epoxy levam vantagem sobre as de poliester, pois são mais leves e tem um bounding melhor.
Em tese qualquer epoxy serviria... Mas já que vc quer ser bem específico na escolha, dê preferencia as à base de aradur.

Já comentei com vc... usa a epoxy Rígida.
Com ela já vai dar bom.

Com ela vc não vai ter a sensação de que a fibra é de plástico ou molenga, que é o que ocorre com flexível. Ou não vai precisar gastar em dobro pra misturar as duas, já que no fim das contas, usando um pouco da flexível ou não, a performance do arco vai ser a mesma.

Sobre a largura da lâmina, vc vai fazer um long? pq 3 cm de lamina é bem fino pra outros modelos... se for fazer recurvo, tem que ter aí pelo menos uns 4cm...

Qualquer coisa da um grito ai...

Abs

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Quaiadex

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Sex Abr 22, 2016 10:04 am

elisonj escreveu:
Essa que vc postou deve ser nova, valeria um teste pela questão da diminuição de bolhas, que geralmente é bem chatinho pra acertar. Mas em relação à resina, é indiferente.  
A resina em sí, praticamente não agrega resistência à lamina. O que vai agregar força na verdade é os fios Roving esticados...  
A resina só dá a resistência mecânica para manter os fios juntos, e aumenta a massa do arco.
Então tanto faz vc usar uma ou a outra, o que vai contar mesmo é o peso dela, isso sim influi na lâmina ficar mais rápida ou não. É nesse ponto que as resinas epoxy levam vantagem sobre as de poliester, pois são mais leves e tem um bounding melhor.  
Em tese qualquer epoxy serviria... Mas já que vc quer ser bem específico na escolha, dê preferencia as à base de aradur.

Já comentei com vc...   usa a epoxi Rígida.
Com ela já vai dar bom.

Com ela vc não vai ter a sensação de que a fibra é de plástico ou molenga, que é o que ocorre com flexível.  Ou não vai precisar gastar em dobro pra misturar as duas, já que no fim das contas, usando um pouco da flexível ou não, a performance do arco vai ser a mesma.

Sobre a largura da lâmina, vc vai fazer um long?  pq 3 cm de lamina é bem fino pra outros modelos...  se for fazer recurvo, tem que ter aí pelo menos uns 4cm...

Qualquer coisa da um grito ai...

Abs

Então, eu to lgd nessa parada de que o que importa é os fios bem tracionados...
Quando o pessoal coloca a lamina na forma, as pontas do arcos possuem uma curva que pode de certa forma forçar mas a fibra...
Um leve aditivo flexível certificaria de que não teríamos quebras indesejáveis no manuseio ou na dobra das lâminas no momento do tiro...

Resinas, não possuímos muitas opções...
Araldite LY 5052 é á base de Aradur, mas é inacessível até o momento, não sei onde comprar.
A SQ 2137 / SQ 3137 tambêm seria legal testar, a princípio a descrição dela diz reunir todas as qualidades do epoxi e do poliuretano.
paulinhps

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Ter Abr 26, 2016 1:04 pm

Ola Pessoal,

Alguém já testou da Dim Clay? usei as clays para molde, são muito boas, estava pensando em usar as resinas e fibras tbm (resolvi alterar o escopo do meu projeto de laminas de mola pra fibra de vidro Rolling Eyes ), neste link, se alguém com maior conhecimento quiser dar um olhada e opinar.

abraço...

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Ter Abr 26, 2016 1:52 pm

paulinhps escreveu:
Ola Pessoal,

Alguém já testou da Dim Clay? usei as clays para molde, são muito boas, estava pensando em usar as resinas e fibras tbm (resolvi alterar o escopo do meu projeto de laminas de mola pra fibra de vidro Rolling Eyes ), neste link, se alguém com maior conhecimento quiser dar um olhada e opinar.

abraço...

Nunca li nada sobre...

O legal seria achar umas alternativas pra madeiras viu, pq tá foda...

Moro no miolo de Minas Gerais, no meio do cerrado, cheio de ipê amarelo e ipê roxo nas matas, mas não consigo achar uma fiapinho se quer de ipê, pois eles são madeiras de lei, marceneiro pego na região com ipê vai até preso...

Quando vou em madeireiras o pessoal fica tentando me vender CUMARU como se fosse Ipê-champanhe como se fosse ipê...

Basicamente só consigo achar cumaru, angelim-pedra, peroba-rosa, roxinho, cedrinho, Eucalipto-saligna, pinus e garapa por aki...

comprar madeira na net é quase impossivel
paulinhps

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Ter Abr 26, 2016 2:23 pm

Quaiadex escreveu:
paulinhps escreveu:
Ola Pessoal,

abraço...

Nunca li nada sobre...

Moro no miolo de Minas Gerais, no meio do cerrado, cheio de ipê amarelo e ipê roxo nas matas, mas não consigo achar uma fiapinho se quer de ipê, pois eles são madeiras de lei, marceneiro pego na região com ipê vai até preso...

Quando vou em madeireiras o pessoal fica tentando me vender CUMARU como se fosse Ipê-champanhe como se fosse ipê...

Basicamente só consigo achar cumaru, angelim-pedra, peroba-rosa, roxinho, cedrinho, Eucalipto-saligna, pinus e garapa por aki...

só a fibra de sem madeira não te atende? pq dai é só comprar online... "Os Carteiro" do correio vai em qualquer lugar

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Ter Abr 26, 2016 2:30 pm

paulinhps escreveu:
Quaiadex escreveu:
paulinhps escreveu:
Ola Pessoal,

abraço...

Nunca li nada sobre...

só a fibra de sem madeira não te atende? pq dai é só comprar online... "Os Carteiro" do correio vai em qualquer lugar

n boto fé em fibra de vidro picotada não, acho perigoso e tóxico
paulinhps

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Ter Abr 26, 2016 3:15 pm

Quaiadex escreveu:
n boto fé em fibra de vidro picotada não, acho perigoso e tóxico

kkk, quando eu fizer as minhas vou postar no meu post, dai vc dá uma olhada, eu vi em um video do milton honorato, ficam top e não quebram

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Ter Jul 05, 2016 3:03 pm

Olá. Vou me juntar e ajudar a trazer mais dúvidas rsrs... Hoje estou com duas laminas de jacaranda (Muito bonitas) e duas de ipê com meio centímetros de espessura cada, para fazer. Um takedown recurvo segue as dúvidas
1-tenho que deixar cada lâmina com que espessura na parte onde entram os parafusos (cunha) até. A extremidade
2-qual cola uso para colar as duas laminas de madeira e qual para colocar o tecido de fibra (pra deixar as fibras da madeira tudo no lugar
3- tenho que deixar o tecido previamente pronto ou só passo ele em cima da madeira quando tiver colada

OBS: já postei isso em outros posts só que eram antigos e fiquei com medo de não responderem
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Resina Epoxi   Hoje à(s) 12:26 pm

Resina Epoxi
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» EPOXI OU HAMMETITE PARA PINTAR O CHASSI?
» Resina para Tanque de Combustível com Ferrugem
» Vitrificação
» "Tablier"
» Colar plástico

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: