ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ThiagoSantos

MensagemAssunto: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Seg Abr 18, 2016 2:28 pm

Fala galera,
primeira vez que estou colando penas novas nas minhas flechas e estou com serias duvidas de como fazer offset na penas,
alguém poderia me explicar como fazer? ou ate mesmo quem utiliza esse tipo de colagem de pena postar fotos de como fica de alguns angulos?
para eu poder me guiar

ajuda aew galera por favor!!!!
Ruy

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Seg Abr 18, 2016 9:58 pm

Eu uso offset mínimo em vanes retas e nenhuma em spinwings. Eu estou digitando de um smartphone agora e é um saco digitar... Veja em tinyurl.com/bibliotecadoarqueiro artigo SOBREVANES.PDF.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Seg Abr 18, 2016 10:04 pm

Corrigindo ESCOLHA DAS VANES.PDF
ThiagoSantos

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Seg Abr 18, 2016 11:58 pm

Ruy escreveu:
Eu uso offset mínimo em vanes retas e nenhuma em spinwings. Eu estou digitando de um smartphone agora e é um saco digitar... Veja em tinyurl.com/bibliotecadoarqueiro artigo SOBREVANES.PDF.

Oi Ruy, muito obrigado por responder, muito bom o material,
mas ainda estou com a duvida de como fazer o offset, por isso gostaria de ver fotos de como fica,
se for possível depois 'posta' umas fotos aqui de como fica a flecha com offset por favor, praticamente não tem na net
e quando tem não parece nada com oque descrevem nos tutorias para fazer
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Ter Abr 19, 2016 3:01 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Para fazer off-set corretamente é necessário equipamento que permite essa regulagem.
O gabarito para colar as penas ou aletas plásticas deve ter regulagem para mover o apoio da presilha.
Se tentar colar na mão existe o risco de dar um ângulo diferente em cada uma e desbalancear.
Com um empenador que permite regular uma inclinação de 1 grau fica fácil porque é só colar.

Para ver dezenas de imagens vai no Google, digita na busca "offset arrow fletching" e escolhe Imagens.

Essa página tem imagens bem esclarecedoras:

Um empenamento seja reto ou em offset só faz diferença com as condições básicas:
- a altura do nock point está correta
- o spine dinâmico da flecha está perfeitamente compatível com o arco e arqueiro
- a técnica de tiro e principalmente de largada não tem erros

Se a flecha está com nock point alto ou baixo ela sai inclinada do arco e leva vários metros para a correção.
Se o spine está errado a flecha sofre um desvio lateral e faz o empenamento atuar na correção.
Uma largada errada faz coisas quem a imaginação humana não é capaz de prever.

A flecha sem empenamento deve voar em linha reta e entrar no anteparo alinhada.
Se a flecha sem empenamento não consegue voar em linha reta por pelo menos 18 metros, tem alguma coisa errada.
Nock point, spine ou o arqueiro. Se for todos os itens errados a flecha provavelmenta vai para Nárnia.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
ThiagoSantos

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Ter Abr 19, 2016 11:08 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Para fazer off-set corretamente é necessário equipamento que permite essa regulagem.
O gabarito para colar as penas ou aletas plásticas deve ter regulagem para mover o apoio da presilha.
Se tentar colar na mão existe o risco de dar um ângulo diferente em cada uma e desbalancear.
Com um empenador que permite regular uma inclinação de 1 grau fica fácil porque é só colar.

Para ver dezenas de imagens vai no Google, digita na busca "offset arrow fletching" e escolhe Imagens.

Essa página tem imagens bem esclarecedoras:

Um empenamento seja reto ou em offset só faz diferença com as condições básicas:
- a altura do nock point está correta
- o spine dinâmico da flecha está perfeitamente compatível com o arco e arqueiro
- a técnica de tiro e principalmente de largada não tem erros

Se a flecha está com nock point alto ou baixo ela sai inclinada do arco e leva vários metros para a correção.
Se o spine está errado a flecha sofre um desvio lateral e faz o empenamento atuar na correção.
Uma largada errada faz coisas quem a imaginação humana não é capaz de prever.

A flecha sem empenamento deve voar em linha reta e entrar no anteparo alinhada.
Se a flecha sem empenamento não consegue voar em linha reta por pelo menos 18 metros, tem alguma coisa errada.
Nock point, spine ou o arqueiro. Se for todos os itens errados a flecha provavelmenta vai para Nárnia.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Obrigado V.B.S,
muito bom o material

só me tira uma duvida, maior problema que estou tendo é saber por onde me basear para colocar a pena na flecha,
se ela vem do centro da flecha para a direita ou fica transversal, sabe me informar? qual seria a melhor maneira
fiz um desejo aqui para tentar explicar oque quero dizer

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Ter Abr 19, 2016 11:56 pm

Depende do grau. O ideal é uma mínima inclinação.
A diferença entre um desenho e outro é o grau da inclinação.
O exemplo A tem a metade da inclinação do exemplo B.
Os empenadores tem regulagem para 1 grau de inclinação.
Se aumenta muito o ângulo a vane, pena fica torcida e dificulta colar a base na haste.
Uma haste grossa permite um ângulo um pouco mais agressivo.

Tem um esquema que encontrei na internet e arrisquei fazer uma, muito radical.
Você traça as linhas, 3 linhas na haste. Vamos dizer linha 1, 2 e 3.
Cola a ponta da vane na linha 1 e a outra ponta termina na linha 2.
Esse esquema tem que colar na mão porque a vane fica totalmente torcida, chamada helicoidal.
Eu testei isso e não gostei, muito exagerado, dá problema para passar pelo rest e janela do arco.

VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Qua Abr 20, 2016 12:22 am

v.b.-s.j.r.preto, nunca tinha pensado nisso, é uma grande ideia, para não ficar tão radical daria para fazer 6 riscos na flecha.
1ª pena do 1 ao 2
2ª oeba do 3 ao 4
3ª pena do 5 ao 6
Mas sem duvidas acho que é a melhor maneira de colar elas com offset sem empenador, agora fiquei com uma grande vontade de testar.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!   Hoje à(s) 3:03 am

Duvida sobre offset durante a colagem das penas/vanes!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre rodas???
» DUVIDA SOBRE TROCA DO LIQUIDO DE ARREFECIMENTO
» Duvida sobre XTZ 125 X
» Duvida sobre roda
» Duvida Instalação Dvd Player.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: