ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

tamanho do arco e puxada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lNlear

MensagemAssunto: tamanho do arco e puxada   Sab Mar 26, 2016 4:32 pm

Boa tarde, gostaria de saber porque atletas olímpicos adulto usam lâminas tamanho 70" mesmo não tendo puxada e altura suficiente por exemplo a Ki Bo Bae tem 1,68 de altura e puxada de 27,5 e usa arco tamanho long (70"), não só ela outros também, o certo seria 68" pra ela a meu ver, tem a ver com eficiência usar tamanho long?
Ruy

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Ter Mar 29, 2016 1:40 pm

Difícil afirmar que ela sempre utiliza essa configuração. O que a maioria diz é que não existe uma regra geral e, dependendo da situação, utilizam o que mais lhe convém. Como têm patrocinadores, não há necessidade de ficar conferindo o bolso. E lembrando que Ki Bo Bae ficou um ano fora da equipe principal por problemas de desempenho. Muita coisa deve ter mudado nesse tempo.
EVC

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Ter Mar 29, 2016 4:44 pm

De onde vem essa informação? Não duvidando, apenas curioso.

Presumindo a veracidade da informação, há uma percepção de que arcos mais longos são também mais estáveis (a desvantagem é que são um pouco mais lentos). Essa maior estabilidade pode fazer alguma diferença, ganhar alguns pontinhos, que podem fazer diferença em uma competição. Entretanto, eu tenho lá minhas dúvidas de que vá realmente fazer diferença.

Abs.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Qua Mar 30, 2016 2:27 am

Eu já tive lâmina longa (70") e hoje estou com média (68").
A verdade é que não dá diferença nenhuma, apenas a ancoragem muda um pouco.
O tamanho da lâmina influência o ângulo da corda que vai tocar no nariz, boca, peito de forma diferente.

Eu achei que para mim a longa deixava a corda muito socada no peito na ancoragem.
Para o meu tamanho, a corda fica no ponto melhor de toque com a lâmina média.

Lembre-se que pessoas diferentes tem relação entre tamanho de braço e altura diferente.
Isso é chamado de "ape index". A relação entre altura e envergadura.

Question
E também fico curioso com a fonte dessa informação.
Antes eu encontrava fácil no site da WA a biografia com tamanho do arco de cada atleta.
Hoje essa informação está simplificada apenas com peso de puxada e tamanho da flecha.

alien
EVC

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Qua Mar 30, 2016 5:45 am

v.b., sua experiência bate com a minha, eu atirava com 70", agora atiro com 68" e não notei diferença alguma em termos de estabilidade.

Entretanto, como comentei, para nós, reles mortais, pode não fazer diferença. Pode ser até que, para alguém como ela, que está (ou esteve) no topo, faça diferença de alguns pontinhos (eu sou cético a respeito, mas, vai saber?).

Abs.
lNlear

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Qua Abr 06, 2016 1:28 am

Encontrei essa informação no próprio site da world archery, tem um ranking dos melhores arqueiros e ao clicar em um deles aparece algumas informações no caso da Ki Bo Bae aparece o seguinte: "She is righthanded. Her arrows are 27.5" long and her draw weight is 41.4 lbs."

Também fiz a mesma pergunta em um fórum mundial do esporte, me explicaram que os coreanos e chineses preferem a sensação de laminas longas, a angulação da corda com o nariz (asiático) fica mais confortável do que usando laminas medias e a maioria deles não se importam com o acréscimo de peso.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Qua Abr 06, 2016 11:42 am

Isso que eu disse. No site da WA só tem o tamanho da flecha e peso de puxada.
Não tem marca do equipamento, tamanho e outros dados que era fácil encontrar até o ano passado.
De onde vem a informação que o arco tem 70"? De alguma outra fonte?

Antes você ia em competição, escolhia uma, e lá tinha biografia.
Na biografia estava todos os dados e informações do atleta para aquele dia.
Era um material bem específico e muito interessante de analisar.
EVC

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Qua Abr 06, 2016 12:29 pm

Com os patrocínios e a pressão para usar o que é top na linha do patrocinador e a introdução constante de "novos" produtos "top", deve ser difícil manter a página atualizada. Smile

Note que há um "long" na citação do (da?) lNlear. Não olhei a página sobre a Ki. Ops, reli e o "long" se refere às flechas.
Henrique Coelho

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Qui Abr 07, 2016 8:35 am

Engraçado no tiro olímpico ( com armas ) o fenômeno parece ser o mesmo.

Antigamente conseguia ver fácil no site da ISSF qual arma e qual chumbo foi utilizado pelos vencedores ( 1º, 2º e 3º ) das etapas do mundial de Carabinas de Ar. Depois que começou a acirrar esta coisa dos "patrocinados", acabaram com a coleta de dados e não publicaram mais as estatísticas.

Mathews No Cam HTR #50
PSE Stinger X #55
Martin Jaguar #35/62"
Bodnik Bows Brasil - RD Stick #35/58" (Em Jatobá - Edição Limitada 2015)
Bodnik Bows - Bearpaw Phantom #30/54"

lNlear

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Sex Abr 08, 2016 2:44 am

Realmente Long está se referindo as flechas mas fica sem nexo, flechas são medidas em polegadas não existe isso de longo, médio etc para medi-las. Não achei nada concreto de uma fonte confiável sobre as especificações da Ki mas encontrei algumas mensagens perdidas no fórum como essa: "Even some of the Korean's "small" women shoot with 70" limbs", também em fotos me parece estar usando laminas longas o que acham?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
EVC

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Sex Abr 08, 2016 6:37 am

Long no contexto em questão é como nosso "tal coisa tem X cm de comprimento".

Realmente na foto acima parece que o arco é bem maior que ela.

Se sua preocupação é escolher o comprimento do arco, eu sugeriria ir com o senso comum e escolher o arco mais apropriado para sua estatura e puxada. Acredite, escolher um arco muito longo só pela estabilidade não vai fazer diferença até que você esteja atirando muito bem e aquela velocidade perdida por usar um arco muito longo pode dificultar sua vida em uma competição outdoor. Pelo menos essa é minha opinião (você sabe o que dizem sobre opiniões Wink ).

ipmucci

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Sex Nov 25, 2016 4:16 pm

pessoal meus 2 centavos:

70" nao é tamanho da lamina... é tamanho do arco.

temos riser de 23", 25" e 27" laminas peq, med, grande.

um arco com riser 23" e laminas grandes fica com 68"
um arco com riser 25" e laminas medias fica com 68"
ai vc tem a ideia da coisa...

quanto maior a lamina maior vai ser o braceheight com o "parafuso colado", ou seja tem algumas matematicas de performance nessas variações de handle e lamina mesmo que o arco final seja do mesmo tamanho.

sobre a Ki, e outros asiaticos, é uma questão de conforto de como a corda encosta no rosto. eles tem a tendencia de forçar a corda bastante para "encostar no osso". se o angulo da corda for menor, fica desconfortável na quina da cara...

o tamanho do arco deve considerar a puxada e nao a altura da pessoa, via de regra...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: tamanho do arco e puxada   Hoje à(s) 10:02 pm

tamanho do arco e puxada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual melhor tamanho das Rodas
» Loja GMOTOS - Capacetes tamanho 64
» corrente transmissao tamanho?
» Buggy BIRD Vermelho
» Tamanho de capacete