ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
bssbruno88

MensagemAssunto: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Qua Mar 02, 2016 4:49 pm

Boa tarde a todos!

Antes de mais nada, gostaria de dizer "em que ponto estou" na Arqueria:
Eu começei a praticar não faz muito tempo (pouco menos de 1 mês), mas estou praticando muito (de segunda a segunda, entre 80 a 110 flechas por dia).

Começei a praticar com um Arco Recurvo de madeira (arco escola) de tamanho 70'' e 28# libras.
Por ser um arco emprestado do material da Federação, ele não é 100% apropriado para mim (acredito que poderia ser 68'' e umas 34#), então não é o melhor equipamento disponível, mas já serviu como uma oportunidade gratuita de iniciar no esporte.

Conversando com meu Professor sobre a hora certa de comprar um arco, ele me disse que eu já poderia comprar. Ele disse que já tenho postura, estou fazendo a ancoragem de forma apropriada e agrupando as flechas no alvo de 19m, ou seja, só seria prejuízo se eu pretendesse desistir do esporte (o que não é o caso), portanto a compra de um arco MEU acabaria até agregando aos meus treinos.
De acordo com o que ele observou dos treinos até agora ele sugeriu um arco entre 68'' ou 70'', com 36#.

Eu gostaria de comprar um arco recurvo para competições (Target) indoor e outdoor, mas também tenho muito interesse em um dia praticar Tiro Instintivo, em especial as modalidades Field e 3D (que infelizmente ainda não é praticado no meu estado, mas posso fazer um "bate-volta" em outros estados para praticar).

Arcos Recurvos de Target podem ser usados para competições Field/3D?
Sei que estes são arcos focados em consistência para tiros a longas distância (70m, pela minha categoria), mas competições de Field não costumam ter alvos tão distantes. Ok, seria uma "vantagem perdida", mas poderia trazer desvantagens?

Ouvi também que arcos de Target tendem a ser maiores que os de caça (mais usados nessas modalidades), portanto podem ser "incomodos" para atirar em Field, porque são mais dificeis de manusear em terreno irregular e contra alvos em posições diferentes do target (1,3m do solo). É verdade?

Bom... porque eu estou perguntando isso?
Gostaria de investir em um BOM ARCO (eu tenho hoje uns 2 ou 3 mil pra investir hoje), mas meu maior foco é competições Target (que é o "carro-chefe" do meu local de treino), portanto quero comprar algo que já possa ser usado nas minhas primeiras competições estaduais (e algo que possa ser vendido com facilidade, porque a medida que eu for avançando, posso vender este material e me atualizar com materiais melhores e mais recentes).

Agora... SE FOR POSSÍVEL, gostaria de não ter que investir em DOIS BONS ARCOS, um pra Target e um pra Field, entendem?
Existe alguma característica que eu devo procurar no arco que vou comprar que o torne "mais apropriado pra Field", sem comprometer o seu desempenho em Target indoor e outdoor?

Agradeço desde já leu até aqui!
EVC

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Qua Mar 02, 2016 5:44 pm

Sobre o uso em field e target a resposta é sim. Há inclusive categorias que lhe permitem atirar com toda a traquitana do arco olímpico, se quiser. Mas você for um pouco mais purista, pode tirar todos os acessórios apenas com o arco, mantendo apenas o button. Veja, por exemplo, este link:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Procure, por exemplo, por imagens sobre "barebow recurve ifaa", "bowhunter recurve ifaa", "freestyle recurve ifaa" no google para ter uma visão mais clara.

Sobre equipamentos, há alguns tópicos bem completos, faça uma busca. Provavelmente outros vão dar dicas mais específicas.

Benvindo ao esporte.

Abs.

Ruy

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Qui Mar 03, 2016 7:25 am

Eu já tive péssima experiência usando um recurvo de target no field. A maior dificuldade foi o túnel de mira pequeno e a falta de iluminação. É praticamente um tiro no escuro.
Engana-se achar que field é só distância curta. Dependendo da modalidade e da prova chega a mais de 60 metros.
Quanto ao material, PELA MINHA EXPERIÊNCIA, ainda é muito precipitado partir para outro que não seja o recurvo escola.
Além de ser um arco versátil, o recurvo escola permitirá corrigir erros, fazer treinos leves, emprestar para amigos e parentes, coisas que você não conseguiria com recurvo olímpico de lâminas fortes.
E depois de muito treino e experiência, passe direto para um recurvo olímpico intermediário, que, infelizmente, com flechas e acessórios no Brasil custará mais que você deseja gastar no momento.
É uma tentação adquirir um recurvo olímpico de entrada agora, já passei por isso, mas resista e faça a escolha "definitiva " daqui a um ano.
mateusw

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Qui Mar 03, 2016 10:22 am

Não entendo nada de target, mas para tiro instintivo, recomendo algum one-piece de 40 ou 45# e comprimento entre 58" e 62". Já que você vai estar praticando com um arco de 70", provavelmente vai preferir um de 62" a um mais curto...

O bom de um arco para tiro instintivo é que não precisa se preocupar com acessórios, é só o valor do arco e das flechas

No final das contas o que importa independente do equipamento é você não parar de atirar

abs

-> TradTech Black Onyx 15" ILF Riser  + recurve ilf limbs 56" 55#  + longbow ilf limbs 60" 60#
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Qui Mar 03, 2016 1:47 pm

Se a sua intenção é praticar o outdoor, lâmina de no mínimo 36 lbs.
Esse peso de puxada, com flecha fina e leve, empenamento pequeno, vai bem nos 70 metros.

O ideal é 42 lbs, mas nem pense em pegar um arco de 42 lbs sem antes fazer pelo menos 144 tiros em um treino com 36 lbs.
A competição outdoor são 18 tiros de aquecimento, 72 tiros da competição (já são 90 disparos) e depois combates.

144 tiros é a modalidade outdoor das competições internacional. 36 tiros a 4 distâncias.
Esse padrão não é usado no Brasil porque demora demais. Muitas vezes é necessário 2 dias de competição.

Se você está com um 70" 28# não compre uma lâmina de 36# sem antes experimentar uma.
Converse com o pessoal para ver se alguém tem um arco que você possa fazer pelo menos uns 12 tiros.
O problema de passar direto para um peso maior é degringolar a postura.

alien
bssbruno88

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Qua Mar 09, 2016 12:22 pm

Desculpem a demora pra responder, fazendo obras em casa o tempo tá apertado. Vamos lá:

EVC escreveu:
Sobre o uso em field e target a resposta é sim. Há inclusive categorias que lhe permitem atirar com toda a traquitana do arco olímpico, se quiser. Mas você for um pouco mais purista, pode tirar todos os acessórios apenas com o arco, mantendo apenas o button. Veja, por exemplo, este link:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Procure, por exemplo, por imagens sobre "barebow recurve ifaa", "bowhunter recurve ifaa", "freestyle recurve ifaa" no google para ter uma visão mais clara.

Só de ter os termos já ajuda bastante a pesquisa! Muito obrigado!

Ruy escreveu:
Eu já tive péssima experiência usando um recurvo de target no field. A maior dificuldade foi o túnel de mira pequeno e a falta de iluminação. É praticamente um tiro no escuro.
Engana-se achar que field é só distância curta. Dependendo da modalidade e da prova chega a mais de 60 metros.
Quanto ao material, PELA MINHA EXPERIÊNCIA, ainda é muito precipitado partir para outro que não seja o recurvo escola.
Além de ser um arco versátil, o recurvo escola permitirá corrigir erros, fazer treinos leves, emprestar para amigos e parentes, coisas que você não conseguiria com recurvo olímpico de lâminas fortes.
E depois de muito treino e experiência, passe direto para um recurvo olímpico intermediário, que, infelizmente, com flechas e acessórios no Brasil custará mais que você deseja gastar no momento.
É uma tentação adquirir um recurvo olímpico de entrada agora, já passei por isso, mas resista e faça a escolha "definitiva " daqui a um ano.

Obrigado pela ajuda!

Eu consegui um arco de Target emprestado na Federação, então estou novamente adiando a minha compra. O problema do arco recurvo escola não era o arco em si, mas AQUELES arcos. São materiais muito antigos, gastos, empenados e tal (sem contar que não são meus, portanto se alguém chegar primeiro, pega o arco). De qualquer forma agora eu tenho um que, embora não é meu, só eu uso, o que ajuda e muito!

Não entendi o que você quis dizer com "túnel de mira pequeno e falta de iluminação". Foi um "tiro no escuro" no sentido literal?

mateusw escreveu:
Não entendo nada de target, mas para tiro instintivo, recomendo algum one-piece de 40 ou 45# e comprimento entre 58" e 62". Já que você vai estar praticando com um arco de 70", provavelmente vai preferir um de 62" a um mais curto...

O bom de um arco para tiro instintivo é que não precisa se preocupar com acessórios, é só o valor do arco e das flechas

No final das contas o que importa independente do equipamento é você não parar de atirar

abs

Obrigado pela ajuda! Eu queria evitar comprar 2 arcos, mas talvez vale mais a pena eu ter um menor pra Instintivo mesmo. De qualquer forma, isso ai vai ficar "pro futuro", por hora vou focar no Target, que tá me dando condições de praticar.

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Se a sua intenção é praticar o outdoor, lâmina de no mínimo 36 lbs.
Esse peso de puxada, com flecha fina e leve, empenamento pequeno, vai bem nos 70 metros.

O ideal é 42 lbs, mas nem pense em pegar um arco de 42 lbs sem antes fazer pelo menos 144 tiros em um treino com 36 lbs.
A competição outdoor são 18 tiros de aquecimento, 72 tiros da competição (já são 90 disparos) e depois combates.

144 tiros é a modalidade outdoor das competições internacional. 36 tiros a 4 distâncias.
Esse padrão não é usado no Brasil porque demora demais. Muitas vezes é necessário 2 dias de competição.

Se você está com um 70" 28# não compre uma lâmina de 36# sem antes experimentar uma.
Converse com o  pessoal para ver se alguém tem um arco que você possa fazer pelo menos uns 12 tiros.
O problema de passar direto para um peso maior é degringolar a postura.

alien

Obrigado !
Não pretendia comprar nada sem praticar, mas obrigado pelas sugestões. Eu estou treinando com um agora, mas não sabemos ainda a libragem das lâminas (não vem escrito). Um colega disse ter a "balança" para medir, pedi pra ele levar amanhã e vamos tentar descobrir juntos!
Ruy

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Qua Mar 09, 2016 1:34 pm

bssbruno88 escreveu:
Desculpem a demora pra responder, fazendo obras em casa o tempo tá apertado. Vamos lá:

Não entendi o que você quis dizer com "túnel de mira pequeno e falta de iluminação". Foi um "tiro no escuro" no sentido literal?

Diferente do target onde as condições de iluminação dos locais e das anteparas são boas, no field existem alvos que ficam na sombra ou em mata fechada. Com um túnel de mira de grande diâmetro existe uma boa entrada de luz. Já com túneis de mira de recurvo 8 mm ou 12 mm, ou mesmo os tipo Titan, a entrada de luz é muito pouca e fica tudo preto. Além disso, se você estiver atirando da sombra, a corda também deixará de ser referência. Mesmo nos arcos compostos, utilizando o scope de 29 mm com aumento que é típico para miras de target, existe uma grande dificuldade.
Resumidamente o que acontece com um recurvo de target no field é que a referência túnel-corda-alvo praticamente desaparece. Associado à esse problema existe também a possibilidade de perder flechas se passar da antepara e uma flecha de target não é nada barata.

Hoje continuo brincando de field mas usando um composto com mira de caça e flechas intermediárias. Aí sim é um material mais apropriado.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades   Hoje à(s) 9:15 pm

Dúvidas sobre a compra de Arcos e as diferentes modalidades
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Reforma/Dúvidas sobre Buggy Emis.
» Comprei um ecosport 2005 xlt 2.0 16v e tenho algumas dúvidas sobre o carro.
» Tópico de Dúvidas Sobre Basket
» Dúvidas sobre a C 36 AMG 1995 (Manutenção, Pré-compra, Opiniões)
» (R129): Dúvidas sobre uma SL blindada antes da compra - vale a pena?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Arcos Recurvos e Longbows-
Ir para: