ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Flechas Pesadas para caça

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
pnapoleao

MensagemAssunto: Flechas Pesadas para caça   Sex Jan 08, 2016 2:53 pm

Ola pessoal,

Estou montando Flechas para caçar javali, segundo os preceitos que o Dr Ed Ashby  demonstrou nos seus estudos (pra quem  não viu  segue o link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] em ingles).

A ideia é simples. quanto mais pesada a flecha, maior a penetração no animal, e quanto maior a penetração mais letal é o tiro. Alem da  massa da flecha outra preocupação é a integridade da mesma, visto que se ela quebrar ou entortar durante o tiro, boa parte da perfuração é perdida.

Disso surgiu a dificuldade de encontrar componentes mais robustos para montar a flecha.

estou desenvolvendo com um insert em latão  que serviria para montar pontas de caça tradicionais de duas laminas ( segundo a pesquisa são as melhores pois oferecem menos atrito) em hastes de carbono, acrescentando um peso adicional às pontas.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Sab Jan 09, 2016 9:46 am

pnapoleao, é proibido fazer "comércio" fora da ára "CLASSIFICADOS" e temos regras para poder participar dessa seção, por favor fique mais atento para não perder sua inscrição no Fórum

sobre peso da ponta, você tem razão sobre a relação penetração e peso da ponta, tem bastante discussão nesse tópico aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

mas não é simplesmente aumentar o peso da ponta, o peso deve estar condizente com o spine dinâmico da flecha (veja esse tópico aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ), caso contrário a flecha vai voar torta e a penetração vai ser mínima, fora a grande possibilidade se errar a área vital do animal, gerando o inverso do que se deseja
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Dom Jan 10, 2016 1:51 am

Os americanos fazem uma avaliação do arco ou balestra.
Atiram várias flechas com peso total diferentes e mede a velocidade de cada uma.

O resultado é a curva em forma de parábola da energia cinética da flecha.
A flecha leve tem alta velocidade, a flecha de peso médio tem menor velocidade mas grande energia cinética.
Uma flecha pesada tem uma velocidade bem menor o que a deixa com menor energia cinética.

A penetração não é dada pelo peso da flecha e sem pela energia cinética.

O que tem maior penetração. Um tijolo atirado por uma pessoa ou uma projetil com 7.62 mm de um fuzil?
O tijolo é bem mais pesado, só que tem uma velocidade muito pequena.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

A velocidade é importante para garantir distância e precisão.
Peso da flecha é importante para garantir elevada energia cinética.

Mas lembre-se que energia cinética é proporcional ao peso porém a relação com velocidade é quadrática.

Um pequeno aumento no peso, um pequeno aumento na energia cinética.
Uma pequeno aumento na velocidade, um enorme aumento na energia cinética.

elephant
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Dom Jan 10, 2016 11:46 am

v.b.

no caso, a intenção na~ço seria aumentar o peso da flecha, seria apenas aumentar o peso da ponta, isso é, deslocar o FOC para mais de 15% (alguns chegam em 20%), isso só se consegue hoje em dia por causa das flechas de carbono, desenvolvidas especificamente para esse fim

numa flecha de mesmo peso, quanto maior o FOC maior a penetração, no caso para caçar animais de grande porte (específico para Big 5) essa recomendação deve ser sempre seguida, pois a chance de bater numa costela ou osso existe e pode prejudicar a caçada e principalmente impor sofrimento desnecessário ao animal, dá uma olhadinha no tópico que indiquei no post anterior que vai entender melhor o que estou dizendo, foi um trabalho feito por Dr. Ed Aschby, buscando sempre uma maior penetração, de preferência que a flecha transpassasse o animal

lembrando que isso não é necessário para os animais que encontramos na América
pnapoleao

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Seg Jan 11, 2016 8:20 am

Oi Mamute,

Desculpe o mal entendido, como eu não tenho nada pra vender ainda, não imaginei q o lugar do tópico fosse no classificados. Mas sim , eu preciso saber (1) se existem pessoas interessadas nesse tipo de produto e (2) qual é a necessidade dessas pessoas. Fiquei na duvida entre colocar na seção "flechas" ou na "discussão geral" , como não era review/ duvidas sobre equipamentos e marcas, optei pela "geral"... se não for pertinente pode deletar o tópico que eu posto em um dos que vc indicou.
Eu acompanho esses dois tópicos relacionados que você citou mas precisava que a discussão fosse para outro rumo rs.
V.b segundo os artigos do Dr Ashby , o importante para a penetração não é a energia cinetica e sim o momento (produto da massa e da aceleração), e ele afirma que a massa tem mais relevancia, ou seja duas flechas com mesmo momento, onde uma possui maior massa (e menor velocidade , consequentemente) vai ser mais letal, penetrando mais numa carcaça.
O exemplo que vc utilizou é furado pois desconta fatores aerodinâmicos e mesmo físicos, uma comparação mais valida seria comparar um carro e um onibus colidindo com uma parede com mesmo momento. ou comparar dois corpos pontiagudos q seria o caso de dois projetils com massas e velocidades diferentes mas mesmo momento, nesse caso o de maior massa penetraria mais sim.
pnapoleao

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Seg Jan 11, 2016 9:19 am

Mamute,

Sobre O FOC o Dr Ashby fala de ate 30% de centro de massa a frente da flecha, apesar de não ser necessário, não ha porque não utilizar , não é? rs Se varar, melhor. Esse 30% é razoavelmente dificil de ser atingido com os componentes disponiveis, o melhor que consegui chegar foi 29% utilizando uma haste spine 350 ponta de 200, e insert de 200, mais os reforços interno e externo (footing) acho q mais que isso só creio que so com hastes conicas (mais gorssas na ponta e mais finas nas penas/nock). Inclusive é um dos pontos que o Dr indica, pra termos de FOC as vezes tirar 1 grain da rabeira da flecha da mais efeito que 10 na ponta (isso a partir dos 25%, se não me engano) em virtude do braço de alavanca criado pelo deslocamento do centro de massa.
pnapoleao

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Seg Jan 11, 2016 9:58 am

Mas , a minha ideia não é chover no molhado. Eu nem me habilito a tentar explicar melhor do que vc colocou no tópico "Caça de animais pesados". O protótipo que fiz ficou com 160 grains , uma peça maciça de latão que serve em flechas como goldtip e black eagle (0.246 polegadas de diâmetro interno). Minha intenção era descobrir se esse e´o tamanho de haste mais utilizado por quem se interessa pelo assunto, assim como, se o peso é o mais adequado (pra mim os 160 grains resolvem, já que pretendo montar uma flecha com mais de 700 grains ). Novamente Mamute, se esse não for o espaço para esse tópico, pode apagar que eu coloco na seção correta.

Grato
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Seg Jan 11, 2016 8:16 pm

o máximo de FOC que eu consegui foi 23%, acho que devido a minha puxada, mas infelizmente não consegui nenhum Bufalo para testá-la What a Face

o tópico é pertinente, só não faça propaganda de venda
RuanCBow

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Seg Jan 18, 2016 12:36 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Os americanos fazem uma avaliação do arco ou balestra.
Atiram várias flechas com peso total diferentes e mede a velocidade de cada uma.

O resultado é a curva em forma de parábola da energia cinética da flecha.
A flecha leve tem alta velocidade, a flecha de peso médio tem menor velocidade mas grande energia cinética.
Uma flecha pesada tem uma velocidade bem menor o que a deixa com menor energia cinética.

A penetração não é dada pelo peso da flecha e sem pela energia cinética.

O que tem maior penetração. Um tijolo atirado por uma pessoa ou uma projetil com 7.62 mm de um fuzil?
O tijolo é bem mais pesado, só que tem uma velocidade muito pequena.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Você consegue aumentar a velocidade do seu arco o suficiente para isso fazer diferença ?

A velocidade é importante para garantir distância e precisão.
Peso da flecha é importante para garantir elevada energia cinética.

Mas lembre-se que energia cinética é proporcional ao peso porém a relação com velocidade é quadrática.

Um pequeno aumento no peso, um pequeno aumento na energia cinética.
Uma pequeno aumento na velocidade, um enorme aumento na energia cinética.

elephant
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Flechas Pesadas para caça   Hoje à(s) 5:38 am

Flechas Pesadas para caça
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» ADESIVO PARA COPA DO MUNDO NO BUGGY...
» UBERLÂNDIA (MG) para CALDAS NOVAS (GO)...
» História para contar para os netos...
» Treinando para colocar a foto kkkkkk
» cinto de segurança traseiro vs cadeira para bebes

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Flechas-
Ir para: