ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Técnica de recurvo em composto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
VictorBarberini

MensagemAssunto: Técnica de recurvo em composto   Sex Jan 08, 2016 2:13 am

Inicialmente como moro no interior do rio grande do sul em uma cidade de 30 e poucos mil habitantes não tenho acesso a nenhum polo de tiro.
Por um acaso fiz um amigo de Porto Alegre que competia de recurvo e esta disposto a me dar aulas, porem meu foco é o composto, gostaria de saber se posso usar a técnica de tiro, se é totalmente diferente ou se posso aproveitar e quais as maiores diferenças. Não consigo achar muito material na internet que não seja voltado para recurvo principalmente , tenho dificuldade em distinguir o que é aplicável do que não é.
TRC

MensagemAssunto: arco   Sex Jan 08, 2016 10:02 am

Atirar com recurvo e composto não é a mesma coisa.
Os arcos tem posições de ancoragem bem diferentes.
No composto usa-se peep sight e gatilho, no recurvo, não usa.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Técnica de recurvo em composto   Sex Jan 08, 2016 1:08 pm

Sim , eu já atiro mas não de modo competitivo pois tudo que aprendi foi na internet , minha pergunta é voltada a nível técnico , alinhamento, base dos pés, tensão nos músculos certos.
EVC

MensagemAssunto: Re: Técnica de recurvo em composto   Sex Jan 08, 2016 2:08 pm

Os fundamentos são similares. Vai depender um pouco de o arqueiro em questão saber o que se aplica da técnica e o que é específico do arco composto.

Na dúvida, experimente algumas sessões e julgue por si mesmo.

Abs.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Técnica de recurvo em composto   Sex Jan 08, 2016 4:17 pm

EVC mais uma coisa, no composto quando estou com q puxada completa e vou mirar eu continuo empurrando o braço da frente em direção ao alvo ou apenas tento travar ele? E o de trás eu ainda não consegui entender direito o back tension , estou tentando efetuar o disparo desta maneira mas parece que minha mira começa e flutuar muito .
TRC

MensagemAssunto: gatilho   Sex Jan 08, 2016 5:38 pm

Quem atira com gatilho não pode parar de puxar a mão do gatilho.
Depois que dispara, a mão continua para trás.
Quando os breques das cams encostam nos cabos, precisa continuar forçando para trás.
Precisa cuidado, pois se o arqueiro for muito forte vai puxar muito os cabos e isso desvia a flecha.
Se for gatilho de mão, precisa fazer um movimento composto, rotação para baixo e translação para trás.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Técnica de recurvo em composto   Sex Jan 08, 2016 9:22 pm

Então a ideia é forçar somente pouco mais do que precisa para ficar armado? Eu não entendo se tenho que continuar puxando somente para sustentar o arco ou tenho que aplicar mais força, quando eu tensiono muito parece que o tiro não sei suave, sai meio "estourado".
TRC

MensagemAssunto: arco   Sex Jan 08, 2016 9:39 pm

O arco precisa estar bem regulado, a flecha a 90 graus da corda.
Acho que é uma questão de sensibilidade, pois o arco já tem o let off para que não precise fazer muita força na puxada.
O que não pode é deixar a mão ir para a frente, dá zebra.
Se forçar muito para trás, os cabos ficam tensionados para trás, a flecha desvia.
O cabo está lá para que o breque das cams firme nele, não pode afrouxar a mão.
A questão do "back tension" é que a corda não pode afrouxar pra frente, precisa disparar com ela esticada.
Os gatilhos "back tension" disparam com torção da mão e com a corda esticada.
O gatilho de mão, também é "back tension", estica a corda, torce a mão e aciona o disparador.
É um movimento composto, translação, rotação e translação, pois a mão puxa a corda (translação), o gatilho roda e o dedão aciona o disparador (rotação+translação), a mão continua para trás após o disparo (translação).
Mais ou menos isso.
VictorBarberini

MensagemAssunto: Re: Técnica de recurvo em composto   Sex Jan 08, 2016 11:13 pm

Entendi, o ideia é não deixar a cam movimenta para frente novamente então. E o braço do arco, também funciona dessa maneira? Deixo ele tensionado a ponto de as cams não voltarem ou tem mais alguma técnica?
No momento estou trabalhando para relaxar a mão do arco e não dar torque, dei uma modificada e coloquei um palitinho de churrasco centrado no grip com apenas uma volta de fita de raquete que me faz colocar o arco sempre da mesma maneira na mão, acho que encontrei o ponto ideal só estou com um pouco de dificuldade em manter o cotovelo voltado para fora, as vezes na hora da puxada ele parece que vai dando uma girada para baixo, não sei se é algo em relação a libragem ou falta de alinhamento mesmo.

Vou treinando sem flecha mesmo com uma leve tensionada, o único problema é que quando tem que fazer a mira parece que fica mais difícil.
ANTES

DEPOIS

Antes eu abria a mão e achava que era só isso, agora aprendi a relaxar mais a palma e dificilmente estou aplicando torque.
Henrique Junqueira Campos

MensagemAssunto: Re: Técnica de recurvo em composto   Dom Jan 31, 2016 8:55 pm

Vou te dar uma dica
O Dave Cousins tem um dvd muito bom
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Vale a pena
Henrique
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Técnica de recurvo em composto   Hoje à(s) 4:58 am

Técnica de recurvo em composto
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» 170 (W136/W191) - Ficha técnica
» Ficha técnica ML 320
» Ficha Técnica de Todos os Mercedes
» Mercedes Benz Brabus V12 - versões, ficha técnica
» Do que é composto o preço de um carro importado?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-
Ir para: