ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Cabo de aço em balestras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Itaner Saláfia

MensagemAssunto: Cabo de aço em balestras   Qua Dez 09, 2015 8:14 am

Gostaria que alguém me orientasse sobre usar ou não cabo de aço de bicicleta na minha balestra artesanal.
cascavelo

MensagemAssunto: Re: Cabo de aço em balestras   Sab Jan 02, 2016 6:08 pm

Sim, pode usar. É até mais durável que a corda convencional e dependendo do diâmetro do cabo não precisa de serving.

A  difícil é fazer os laços nas pontas e prendê-los pra aguentar a puxada. Existe uma técnica especial pra isto.
É mais ou menos assim:
Desenrole o cabo em dois nas pontas em uns 10 cm, cruze-os e volte enrolando ao contrário, deve encaixar direitinho.
Antes disto coloque as anilhas que vão prender prender e dar acabamento, é necessário que sejam de ferro ou aço, outro metal não vai aguentar.
Depois amasse as anilhas com um martelo.
Você pode fazer as anilhas furando um pequeno pedaço de ferro redondo com um diâmetro um pouco maior que o cabo.
É difícil achar pronta pra comprar. Um tubinho de aço também resolve, mas também é difícil encontrar no diâmetro correto.

Veja na foto abaixo como fiz na minha balestra, note que tem 3 anilhas, a de ferro é a do meio, a de cobre é apenas pra dar acabamento e tapar as pontinhas do cabo de aço que machucam pra caramba. A outra anilha que fica mais pra fora é apenas pra manter o cabo mais fechado  e não escapar. Quem segura a onda mesmo é a do meio.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O ideal é colocar uns pedaços de couro entre o cabo de aço e a mola de aço pra durar mais ( na parte em que prende os laços), senão acaba cortando o cabo alí. Eu não coloquei ainda.
Este cabo que usei é de moto, o de bicicleta é bem mais fino e necessita de serving.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Cabo de aço em balestras   Sab Jan 02, 2016 7:19 pm

se você for usar cabos de aço no lugar de cordas não vai precisar se preocupar com serving, a função do serving é proteger a corda de desgaste evitando o contado dela com o trilho.....

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
Itaner Saláfia

MensagemAssunto: Re: Cabo de aço em balestras   Seg Jan 04, 2016 7:51 am

Bom dia Henrique. Muito obrigado pela atenção que vc me dispensou. Já havia colocado o cabo de aço, mas ficava meio na duvida se daria certo. A minha balestra é composta, portanto tem muito mais terminais. Fiz dois furinhos num toquinho de ferro, passei o cabo indo e voltando e amassei o ferro. Deu certo mas a sua sugestão é muito melhor, com acabamento mais bonito, vou fazer assim. Obrigado pela dica.
reddot hunting

MensagemAssunto: cabo de aço   Qua Maio 11, 2016 11:05 am

olá cascavelo ! este arco é original ou foi feito com mola de fusca ?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cabo de aço em balestras   Hoje à(s) 5:14 pm

Cabo de aço em balestras
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Viagem até ao Cabo do Norte (Noruega) em 2004.
» cabo do acelarador
» Cabo de embreagem
» cabo do acelerador da caixa automatica quebrou
» Cabo em malha de aço.(Travões)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: