ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Opinião dos bowyers

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Batos

MensagemAssunto: Opinião dos bowyers    Ter Set 15, 2015 10:16 pm

Olá pessoal, resolvi abri esse tópico para pedir a opinião dos boyers do fórum, a situação explicarei a seguir:

Estou decidido a também se aventurar na confecção de arcos, como resido em sítio, consegui a madeira para tal trabalho, uma tora de ipê amarelo de 3m de comprimento por 30 de diâmetro no pé.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Como podem observar, a madeira não é muito velha, pois tem pouco cerne, cerca de 10 cm de diâmetro, então é aí que gostaria da opinião de vocês, se eu rachar a tora em 4 partes ou mais para secar, a quantidade de cerne que ficará em cada pedaço é pouco para fazer o arco? ou posso fazer sem o cerne? Eu poderia dividir a tora como um jogo da velha, e cada pedaço virar um arco e ainda conseguir fazer um arco com o cerne?
Ou não adianta nem tentar fazer oque propus anteriormente e manda a tora pra serraria virar tábuas para depois fazer flechas?

Gostaria de esclarecer que cortei esse ipê pelo motivo de a alguns anos o vento ter quebrado sua copada, e agora os brotos que apareceram mostraram sinais de que estavam secando, como podem ver nesta foto .
Esqueci de mencionar anteriormente, mas o arco que desejo confeccionar seria um long bow ou flat bow inteiriço, sem laminação nem backing.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Diamond Razor Edge By Bowtech #60 @29''
ELCIO

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Qua Set 16, 2015 10:21 am

Olá, seu Batos.
Então tá querendo virar artesão, hein? Seguinte: não sou um dos "boyers" que vc mencionou, mas vou dar meus pitacos sobre suas dúvidas:
ACHO QUE, repito, ACHO:
1- A parte da tora que serve para fazer lâminas é o cerne e a tora que você cortou quase não tem, portanto, a parte branca (alburno/brancal) não serve.
2- A parte do cerne (cerca de 10 cm), me parece muito estreita e as curvas de crescimento são muito pronunciadas. Se você não for laminar, talvez sirva, desde que não ofenda as linhas de crescimento (ou seja, usar uma só lâmina aproveitando a curvatura).
Mas isso aí outros vão te responder com muito mais propriedade.
Aliás, alguns dias atrás tive o mesmo problema com uma árvore de guaiuvira. Só que eu tive muito mais trabalho e carreguei uma tora por uns 400 metros. Só depois descobri que não servia.....
3- Quanto a usar para fazer flechas: as flechas de ipê são muito pesadas. Acho que até o brancal dará flechas pesadas (e sem a resistência do cerne).
Boa sorte.
Batos

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Qua Set 16, 2015 12:12 pm

Valeu pela resposta ELCIO, o termo "bowyer" que usei era para se referir desde os iniciantes até os experientes no assunto de fazer arco, qualquer opinião é sempre bem vinda.

Vou esperar mais respostas e depois decidir oque fazer, mas por enquanto para não abrir outro tópico vou mostrar o meu primeiro long bow de madeira, deu muito trabalho para fazer, porém superou minhas expectativas, o tiller não ficou muito bom, pois a madeira era relativamente curva, e tive que acompanhar os veios para evitar a famosa "cara de bunda", ainda não medi a libragem, mas acredito que deve ter ficado entre 25 a 30# @29.

Esta madeira é conhecida aqui no sul como cabelo de anjo, comum em terrenos inclinados e pedregosos próximos á rios, é bem flexível, porém as arvores mais grossas chegam a 8 a 10 cm de diâmetro, e muito tortuosas difícil de trabalhar.

ELCIO

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Qua Set 16, 2015 1:40 pm

Batos: que coincidência você citar essa madeira, Cabelo de Anjo. Meu sogro é do Paraná e ele me disse várias vezes que, quando criança, eles usavam uma madeira com o nome "cabelinho de José" para fazer bodoques. Segundo ele, era a melhor madeira para isso. Procurei na internet e não vi nada com esse nome. Talvez seja a mesma madeira, até porque, é amarela como essa que você fez o arco.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Qui Set 17, 2015 2:32 pm

Batos escreveu:
Olá pessoal, resolvi abri esse tópico para pedir a opinião dos boyers do fórum, a situação explicarei a seguir:

Estou decidido a também se aventurar na confecção de arcos, como resido em sítio, consegui a madeira para tal trabalho, uma tora de ipê amarelo de 3m de comprimento por 30 de diâmetro no pé.
Como podem observar, a madeira não é muito velha, pois tem pouco cerne, cerca de 10 cm de diâmetro, então é aí que gostaria da opinião de vocês, se eu rachar a tora em 4 partes ou mais para secar, a quantidade de cerne que ficará em cada pedaço é pouco para fazer o arco? ou posso fazer sem o cerne? Eu poderia dividir a tora como um jogo da velha, e cada pedaço virar um arco e ainda conseguir fazer um arco com o cerne?
Ou não adianta nem tentar fazer oque propus anteriormente e manda a tora pra serraria virar tábuas para depois fazer flechas?

Gostaria de esclarecer que cortei esse ipê pelo motivo de a alguns anos o vento ter quebrado sua copada, e agora os brotos que apareceram mostraram sinais de que estavam secando, como podem ver nesta foto .
Esqueci de mencionar anteriormente, mas o arco que desejo confeccionar seria um long bow ou flat bow inteiriço, sem laminação nem backing.

Desde já agradeço a atenção de todos.

O ideal seria dividir tudo de modo que o cerne o brancal fossem utilizados, estilo os arcos de teixo.  Esse pelo jeito seria o modo mais difícil dado as medidas da tora.
Mas daria pra fazer com o brancal sim, sem problemas... ( caso vc opite por isso )

Não fica tããão bom..   mas o máximo que vai acontecer é o arco não ter a mesma resistência/desempenho de um que fosse feito apenas com o cerne.
Quebrar apenas por isso, é difícil...  só se vc errar mesmo na hora de fazer.

O brancal também estraga mais rápido, e é sujeito a fungos.  Então um acabamento depois de pronto é fundamental pra que ele possa durar mais...  

Qualquer coisa da um grito ae...  Wink

Abs

ELCIO

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Qui Set 17, 2015 3:40 pm

Elisonj: aproveitando sua resposta: vc conhece a madeira que o Batos usou para fazer o arco que ele já fez (Cabelo de anjo)?
elisonj

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Qui Set 17, 2015 5:49 pm

ELCIO escreveu:
Elisonj: aproveitando sua resposta: vc conhece a madeira que o Batos usou para fazer o arco que ele já fez (Cabelo de anjo)?

Por esse nome não conheço não... pode ser q conheça por algum outro.

wpurgatto

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Seg Out 05, 2015 11:22 am

O pouco que pesquisei sobre a Cabelo de anjo, que é da especie "Calliandra brevipes" muito comum em cercas vivas, aqui em minas é conhecida popularmente como esponjinha, e realmente são pequenas e tortuosas, veja na imagem abaixo, se é mesmo desta "árvore" que estamos falando:

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Seg Out 05, 2015 2:05 pm

divide essa tora em 4 rachando, depois de seca a sombra pra evitar rachaduras, tira a casca e um pouco do brancal que ainda vai sobrar muita madeira pra fazer arco, depois vai precisar colar um backing, tecido ou fibra de vidro, vai ficar show de bola, pode apostar.
Não importa por qual motivo você cortou a árvore, se ela esta na sua propriedade e você plantou, ou mesmo que fosse nativa é sua não tem problemas nenhum você utilizar isso quem achar ruim mande plantar uma ou pelo menos criar um bonsai no AP pra depois encher o saco.
Batos

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Seg Out 05, 2015 8:32 pm

Obrigado a todos pelas respostas, talvez essa semana ainda eu ajeito essa madeira, vou seguir seu conselho Danilo, ando numa correria aqui que não está sobrando tempo para os arcos.

Com relação a madeira que mencionei (cabelo de anjo) é essa mesma que o wpurgatto mostrou, aqui tem de monte, talvez eu corte alguma delas novamante, já que são mais finas e secam mais rapido que o ipe, assim posso fazer outro arco antes de partir para o ipê.

laudir

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Ter Out 06, 2015 4:37 am

As Caliandras são leguminosas muito apreciadas por Bonsaístas. Aqui no Norte de Rondônia temos a Caliandra Surinamensis. Vê-se aos montes à beira da BR364. Não sabia de sua resistência para a confecção de arcos.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Qua Out 07, 2015 10:33 pm

laudir, pelo visto os Bonsaistas vão ter concorrência What a Face

parabéns Batos, muito legal
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Opinião dos bowyers    Hoje à(s) 7:50 pm

Opinião dos bowyers
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Opinião sobre Esses Pneus - O melhor é?
» Laser 150 - Opinião
» Perdigueiro Portugues opinião !!!
» Compro Keeway Superlight 125 Edição Limitada ACEITO OPINIÃO
» Opinião sobre Triumph Daytona 955i

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: