ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ajuste empenamentos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Sturmo

MensagemAssunto: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 1:27 pm

Boa tarde a todos.

Caríssimos, recentemente adquiri um Apex 7, no qual estou me dedicando integralmente. Como venho de um longo relacionamento com um Bear Legion, estou ainda me acostumando ao Mathews....Na mudança tive que trocar meu set de flechas por outro com spin adequado e aí surgiram dúvidas...

Estou usando as Easton Excel 400, empenamento de 2,5" reto e pontas de 125gr, sei que não utilizo as flechas corretas (ou mais adequadas) para target mas por hora são a opção.

Notei certa dificuldade em fechar um grupamento, achei que fosse em virtude do arco, mas não é....num teste com as BEMAN ICS hunter 400 com penas Blazer coladas retas o agrupamento melhora significativamente, então testei as mesmas Excel com penas de 5" montagem helicoidal e o agrupamento foi bom.

Bem, atiro a 50m oudoor, e tenho como opção Beman ICS hunter e Easton excel, ambas 400.....penas tenho  blazer2" - fusion - eston 280 - bohning 1,75"

Preciso de um set para até 50m  e outro para 18m....

ALGUMA DICA????  Grato pela ajuda!
EVC

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 5:11 pm

Para o caso de ninguém com mais conhecimento responder... Se o orçamento estiver apertado (principalmente nesses dias de dólar nas alturas), já vi comentários positivos de composteiros sobre as Carbon One da Easton. Um degrau acima ainda relativamente em conta, as AC/C.

Abs.

EVC

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 5:16 pm

Agora bateu a dúvida, vai usar as ICS ou Excel a 50m também? No fundo ambas são Easton (se não me engano a Easton comprou a Beman há alguns anos).

Abs.
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 5:28 pm

minha idéia é usar as excel, pois tenho em maior quantidade...o problema é que não tenho certeza de que vanes devo usar.

O que se sabe é que para 50m quanto menor melhor, porém na prática as com venes de 5" helicoidais foram melhores....!!!
EVC

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 6:02 pm

O problema é que se houver vento as flechas mais grossas vão sofrer mais interferência. Com penas maiores, o problema tende a se agravar ainda mais. Nada impede que você use essas flechas em competições outdoor e avalie os resultados em condições de vento diferentes.

Você também pode tentar montar um jogo com vanes menores e treinar para reduzir o tamanho dos grupos. Supondo que os tubos sejam uniformes e as vanes idem, o fato de espalhar mais a maiores distâncias pode estar indicando algum detalhe de técnica que deve ser melhorado.

Apenas para lembrar, sou um recurveiro e não atiro outdoor há um bom tempo. O ministério da saúde adverte: consuma os palpites acima com moderação. Smile

Abs.
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 8:05 pm

a questão é que com vanes maiores os grupos são bons
EVC

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 8:49 pm

A que distância, 50m? Sem vento? Tanto faz? Se for o último, desencana e manda bala.

Abs.
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 9:29 pm

EVC, tirando a questão vento nada desabona as vanes maiores, correto???

Tens razão, vou mandar bala nos 50m e quando perceber que o vento esta me atrapalhando avalio melhor.
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 9:30 pm

EVC, tirando a questão vento nada desabona as vanes maiores, correto???

Tens razão, vou mandar bala nos 50m e quando perceber que o vento esta me atrapalhando avalio melhor.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 11:25 pm

Eu estava com um problema parecido no arco recurvo.
Peguei uma faca, arranquei o empenamento, deixei as hastes lisas.
Eu fui para a linha dos 18 metros atirar as flechas sem pena. Tem que agrupar.
Mesmo sem pena tem que agrupar e entrar bonitinho no alvo.
Resultado. Entrou de atravessado (spine errado) e dispersou demais (inconsistência).
O problema estava nas hastes bem surradas que tinha perdido o spine e estavam levemente tortas.
Mesmo sem pena do grupo de 9 flechas, 4 agruparam mais ao centro e as outras dispersaram.
As flechas estavam numeradas para anotar  o ponto de impacto. As boas sempre batem no mesmo lugar.

----

Nos 18 metros vai de cabo de vassoura, flecha grossa e pesada.
18 metros é tão perto que dá para acertar o alvo jogando a flecha com a mão Razz lol!
Problema é acertar aquela bolinha do 10 no alvo de composto "no inner".

No arco composto a pedida são as Easton x23 e x27.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A x27 é o diâmetro máximo permitido, só tem uma opção de spine.
Tem que fazer o ajuste da flecha mexendo na regulagem do arco e no tamanho da flecha.

A distância maior com influência do vento o diâmetro e peso da flecha influencia muito.
As britânicas Kurly Vanes e sua cópia americana X-Wings tem baixo peso e perfil muito fino.
A longa distância tudo influencia o resultado.

---

Pena maior tem efeito maior de estabilização. Funciona como uma freio arrastando a traseira da flecha.
Se com pena maior agrupa muito melhor do que com pena menor quer dizer que tem algo errado.
O resumo é que a flecha está necessitando de uma estabilização extra.
Pode ser spine errado que faz a flecha sair "de atravessado" do arco ou erro de largada / regulagem do arco.
O fato é que se a flecha sai retinha, sem nenhuma interferência, mesmo sem pena ela vai retinha para o alvo.

Like a Star @ heaven
Sturmo

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Ter Set 08, 2015 11:44 pm

Preto, já pensei nessas possibilidades....mas na verdade não percebi nenhum variação no voo de nenhuma delas, todas voam retas e chegam no alvo alinhadas, perfeitamente perpendiculares...apenas noto diferença no grupos.!
EVC

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Qua Set 09, 2015 6:33 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
A x27 é o diâmetro máximo permitido

Não para FITA/World Archery:
Citação :

11.1.7.1. An arrow consists of a shaft with a tip (point), nocks, fletching and, if desired, cresting. The maximum diameter of arrow shafts shall not exceed 9.3mm (arrow wraps shall not be considered as part of this limitation as long they do not extend further than 22cm toward the point of the arrow when measured from the throat - nock hole where the string sits - of the nock to the end of the wrap); the tips (points) for these arrows may have a maximum diameter of 9.4mm. All arrows of every athlete shall be marked with the athlete's name or initials on the shaft. All arrows used in any end shall be identical and shall carry the same pattern and colour(s) of fletching, nocks and cresting, if any. Tracer nocks (electrically/electronically lighted arrow nocks) are not allowed.

No máximo 23xx. Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Para a competição de Las Vegas, por outro lado, o céu é o limite. E o 10 é maior (igual ao do recurvo), tanto que um monte de gente zera (faz 300) nessa competição.

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
As britânicas Kurly Vanes e sua cópia americana X-Wings tem baixo peso e perfil muito fino.

As Kurly são cópias das Spinwings (só para constar Smile ).

Abs.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Qua Set 09, 2015 7:09 am

Não tinha calculado o diâmetro da haste.

X27 - 2712 ou seja diâmetro 27/64 polegadas, 0422 inches = 10,7 mm
realmente essa não é permitida em eventos FITA

X23 - 231x ou seja diâmetro 23/64 polegadas = 9,1 mm

Eles me enganaram com essa frase:
Incredible strength and an unmatched performance record at the world’s most prestigious indoor events.

Traduzindo: lol!
world = Estados Unidos
most prestigious = qualquer evento norte-americano

world’s most prestigious indoor = The Vegas Shoot

10. Peak compound bow draw weight shall not exceed 80 lbs
11. Maximum arrow shaft diameter allowed will be 0.422 inches,
with a point diameter not to exceed 0.425 inches.

Eles tem duas regras que eu achei muito interessante, sem dúvida, supera a FITA

Shooting Rules
7. An archer who purposely disfigures a target face to improve aiming or for any other reason, may be disqualified.
Arrow holes may be repaired, provided there is no delay to the round.

Scoring Rules
7. If an arrow is embedded in the target beyond the nock and a referee cannot determine the value of that arrow,
it will be considered a pass through, and will be re-shot. NO ARROWS WILL BE PUSHED BACK.

A face do alvo é trocada constantemente, o anteparo está sempre em ótimas condições. Uma única flecha por alvo.

Eu ouvi uma história de uma competição outdoor desse ano que devido a chuva os anteparos molhados não
seguravam as flechas, estava atravessando fácil. E virou uma brigaiada com arqueiros chamando o juiz tentando
validar um 10 no alvo esburacado que dividia com mais 3 arqueiros.

Like a Star @ heaven
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuste empenamentos.   Hoje à(s) 8:17 am

Ajuste empenamentos.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» duvida ajuste dos raios
» Troca fácil do platinado e ajuste aproximado do ponto
» Ajuste do farol da C320
» Ajuste Suspensão