ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ELCIO

MensagemAssunto: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 11:40 am

Amigos: continuo na minha saga de pesquisas para construir alguns arcos recurvos e estou em dúvida em qual método usar para dar curva em lãminas de madeira. Ví alguns colegas do fórum que usam o vapor para aquecer e depois moldar a madeira, porém está difícil para mim montar uma "gambiarra" para isso. Daí me veio questão: um daqueles sopradores térmicos é eficiente para atingir a temperatura necessária para curvar  lâminas de madeira? Alguém já usou? O uso do soprador tem vantagens e desvantagens com relação ao vapor?
Agradeço a todos que puderem ajudar.
elisonj

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 12:17 pm

ELCIO escreveu:
Amigos: continuo na minha saga de pesquisas para construir alguns arcos recurvos e estou em dúvida em qual método usar para dar curva em lãminas de madeira. Ví alguns colegas do fórum que usam o vapor para aquecer e depois moldar a madeira, porém está difícil para mim montar uma "gambiarra" para isso. Daí me veio questão: um daqueles sopradores térmicos é eficiente para atingir a temperatura necessária para curvar  lâminas de madeira? Alguém já usou? O uso do soprador tem vantagens e desvantagens com relação ao vapor?
Agradeço a todos que puderem ajudar.

Dá pra usar sim... mas tem que tomar bastante cuidado com o tipo de madeira.
Tem umas que racham/trincam com o calor...

Mas se for com bastante calma dá. Wink

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
ELCIO

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 1:58 pm

Elisonj: pretendo usar ipê e bambu. Também consegui guatambu (marfim) e guaiuvira (essas ainda não laminei). Quais dessas podem dar problemas?
elisonj

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 2:21 pm

ELCIO escreveu:
Elisonj: pretendo usar ipê e bambu. Também consegui guatambu (marfim) e guaiuvira (essas ainda não laminei). Quais dessas podem dar problemas?

O ipê com certeza...
Mas tipo... se vc já vai laminar, pra que usar o soprador? =\
é só colar tudo no formato e boa...

ELCIO

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 2:41 pm

Então Elisonj: a pressa é inimiga da perfeição... Como eu estava com muita pressa para começar, colei a lâmina de ipê (com uns 7 mm) direto na empunhadura (reta, sem inclinação nenhuma). Portanto, o que era para ser um recurvo, acabou virando um longbow. O problema é que é um arco pequeno (150 cms - é para minha filha). Então, antes de prosseguir, estou achando que se prosseguir assim, depois de encordoar o arco, a distância entre a corda e a empunhadura será muito pequena, o que vai ocasionar um choque direto entre a corda e o pulso. O que eu pretendia era produzir uma pequna curva na lâmina de ipê, logo depois de onde acaba a empunhadura, para poder aumentar a distância entre a empunhadura e a corda. Só que você praticamente matou minha intenção, pois falou que com o ipê não vai dar certo.... Tem alguma sugestão?
elisonj

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 2:57 pm

ELCIO escreveu:
Então Elisonj: a pressa é inimiga da perfeição... Como eu estava com muita pressa para começar, colei a lâmina de ipê (com uns 7 mm) direto na empunhadura (reta, sem inclinação nenhuma). Portanto, o que era para ser um recurvo, acabou virando um longbow. O problema é que é um arco pequeno (150 cms - é para minha filha). Então, antes de prosseguir, estou achando que se prosseguir assim, depois de encordoar o arco, a distância entre a corda e a empunhadura será muito pequena, o que vai ocasionar um choque direto entre a corda e o pulso. O que eu pretendia era produzir uma pequna curva na lâmina de ipê, logo depois de onde acaba a empunhadura, para poder aumentar a distância entre a empunhadura e a corda. Só que você praticamente matou minha intenção, pois falou que com o ipê não vai dar certo.... Tem alguma sugestão?

Sim: Seja menos apressado. Laughing
kkkkkkkk...

Brincadeiras à parte, acho que o que vc pode tentar fazer é usar uma camada de uns 3mm de guatambu como backing e colar o arco curvado.
Ou tentar dobrar o ipe mesmo no soprador... muito lugar eu tenho visto a galera falar que não dá, mas vai que tú consegue.
Vai vendo aí, talvez lhe dê alguma luz:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abraço!

ELCIO

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 3:51 pm

Ok, Elisonj. Vou ver o link que você mencionou. Talvez algum outro colega do fórum também possa relatar suas experiências com o ipê/soprador térmico. Grato.
ELCIO

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 8:21 pm

Elisonj: vi o link que você mandou (do Sam Harper). Deu pra ter uma ideia das variáveis do uso do calor para curvar lâminas. Lendo a matéria da fabricação do arco dele, achei uma coisa interessante e que tem a ver com o tema: uma pessoa perguntou ao Sam Harper se ao invés de usar o soprador térmico ou usando conjuntamente com o soprador, a prática de mergulhar a madeira na água quente/fervente, tornaria mais fácil a curvatura da lâmina. Você sabe alguma coisa a respeito?
Outra coisa, você perguntou para mim porque eu queria curvar as lâminas, se poderia ter colado elas no molde, já curvadas, certo?
Aí me veio outra dúvida: já vi vários arcos colados em moldes com curva, usando fibra de vidro ou carbono. O que eu queria saber é se USANDO SOMENTE MADEIRAS, o resultado é diferente? Há alguma variação nas medidas, devido ao efeito memória das madeiras?
elisonj

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Seg Ago 10, 2015 10:33 pm

ELCIO escreveu:
Elisonj: vi o link que você mandou (do Sam Harper). Deu pra ter uma ideia das variáveis do uso do calor para curvar lâminas. Lendo a matéria da fabricação do arco dele, achei uma coisa interessante e que tem a ver com o tema: uma pessoa perguntou ao Sam Harper se ao invés de usar o soprador térmico ou usando conjuntamente com o soprador, a prática de mergulhar a madeira na água quente/fervente, tornaria mais fácil a curvatura da lâmina. Você sabe alguma coisa a respeito?
Outra coisa, você perguntou para mim porque eu queria curvar as lâminas, se poderia ter colado elas no molde, já curvadas, certo?
Aí me veio outra dúvida: já vi vários arcos colados em moldes com curva, usando fibra de vidro ou carbono. O que eu queria saber é se USANDO SOMENTE MADEIRAS, o resultado é diferente? Há alguma variação nas medidas, devido ao efeito memória das madeiras?

Sobre curvar a madeira com agua fervente / vapor, Sim.  É uma prática bem comum, e funciona igual qualquer outra... Vai daí da preferência de cada um em escolher qual é a melhor pra si.

Já sobre o uso de madeira / fibra / molde pra manter o arco no formato certo, acho que vc ainda tá bem confuso...  então vamos deixar umas coisas mais claras.

Primeiramente...  não importa o que vc cole. Seja fibra / madeira / bambu / tecido / couro / sisal / papel / etc...   Se vc cola duas ou mais camadas no molde, a tendencia é que a colagem dos materiais que vc colou adquira o formato do molde.

MAASSS...  ( como tudo tem um "mas")  Isso não implica que depois que vc retirar do molde, o material vai ficar no formato dele...

Por que??  

Simples... pense em um cabo-de-guerra...  

Se vc coloca 4 pessoas pra competir contra uma, a menos que aquela pessoa seja mega-forte, as outras 4 vão puxar e ganhar o jogo, correto?

O mesmo acontece aqui...  se vc coloca uma camada fina de bambu no backing pra segurar uma boa lâmina de ipê, é claro que a força do ipê vai conseguir puxar boa parte da curvatura imposta pelo bambu. Porque ele tem mais força fazendo para voltar à posição natural, do que o bambú para manter ele curvado.
Agora... Se vc divide esse ipê, em por exemplo 2 camadas ( uma mais fina logo atrás do backing, e outra um pouco mais grossa na barriga do arco ) já serão 2 linhas de colagem:
O bambu, a camada fina de ipe e a camada grossa de ipe...

ou seja, vc com isso passa uns participantes para o lado da equipe do bambu (no cabo de guerra).

E assim continuamente...  quanto mais camadas (colagens), mais forte é a equipe que mantem o arco no formato do molde.

Em segundo lugar, em relação a fibra de vidro, ela tem a função de proteger as costas e a barriga do arco evitando que levante alguma lasca de madeira alí (O bambu / tecido / couro / etc usado no backing tem esse mesmo papel).

Essa é a função primordial do backing.

A fibra (o bambú, e algumas madeiras mais elásticas tbm) são um caso à parte, pois as fibras de ambos sendo unidirecionais, fazem com que a resistência do arco seja elevada, e também aumentam a velocidade do tiro.

Já os outros backings são só pra proteção mesmo...

Você pode até fazer um arco sem precisar colocar nada...  mas aí o buraco é mais embaixo...  pois vc tem que ter uma madeira adequada e tem que trabalhar ela de modo a não violar os aneis de crescimento da árvore no backing.

Tá...  não ficou legal essa explicação, deixa eu "desenhar" pra facilitar o entendimento...  E como não me lembro de ter visto esse tipo de material por aqui em nenhum lugar detalhado, é até bom pois já passou da hora da galera entender realmente isso.  Neutral

A estrutura básica da madeira de uma árvore ( pelo menos a maioria delas ) é formada por "camadas" sobrepostas que se formam de acordo com as estações do ano.  ( inverno e verão )

No inverno, onde a árvore precisa de uma proteção mais rigida para aguentar as interpéries do tempo é formado o que se chama de "Earlywood" (literalmente madeira nova), e a parte que se forma no verão de  "Latewood" ( literalmente madeira antiga). A dureza dessas duas partes é diferente, e varia de acordo com a espécie ( geralmente se é conífera ou não).

Quando vc corta uma árvore ( com o propósito de usar em arco sem backing e sem ser laminado ), vc tem que dividir ela em "staves".
Que são cortes paralelos de cima abaixo em formato "V".  As vezes, um único stave pode dar mais de 1 arco (dependendo do diámetro da stave)...  MASS.... a parte de fora da árvore ( mais próxima da casca ) tem que ficar direcionada para a costa do arco ( backing ).

Repara em como seria uma divisão:

Cada uma dessas linhas que se passa de um lado ao outro ( growth ) é o que chamamos de "anéis de crescimento".

Outra coisa que é interessante entrar na jogada, é o tal do "grain".  
Quando vc olha uma árvore, vc pode reparar que existe um outro "padrão de crescimento" que vai de baixo para cima... As vezes ele é realmente muito reto em algumas espécias:

já em outras, ele é curvo ou bem bagunçados:

O fato é:  A casca da árvore sempre indica a direção do grain da madeira...
E para arco, como é de se imaginar, quanto mais retos melhor (mais fácil de trabalhar).

Dividindo então a árvore em staves e seguindo a direção do grain das árvores, teríamos a nossa divisão de madeiras potencialmente colhidas especificamente para arcos sem qualquer laminação:

E somente depois de toda essa explicação (ainda bem basica) é que podemos então definir o modo de se "esculpir" o arco sem backing nenhum.

Cada um daqueles "anéis de crescimento" demora 1 ano para se completar...  e é a partir deles que o arco deve ser esculpido.
Se vc ao esculpir o arco violar 1 anel mais interno no lado do backing do arco, a flexão dele provavelmente fará levantar uma lasca ali naquele ponto.  
Por isso é importante respeitar cada um deles... esculpindo dentro do "latewood" por toda a extensão do arco.

Seguindo esse modo de moldar o arco, não importa muito se ele tem "nós" na madeira, ou se ela é irregular...  
É só uma questão de respeitar cada devida camada, que tudo se segura por sí só:

Fácil?

Claro que não...  por isso nós, meros mortais, fazemos laminados e usamos alguma coisa pra proteger a madeira de se arrebentar sozinha.
Wink

Por hora é isso...

Abraço

wpurgatto

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Ter Ago 11, 2015 9:00 am

Parabéns Elison pela aula, eu nunca tinha lido ainda era sobre a casca das árvores.

>>>----------------------> "- Seja a flecha - Byron Ferguson"

Preencha o seu PERFIL isso ajuda na hora das respostas
Antes de perguntar use o botão BUSCA (ali no menu).
"No Pain No Gain"
ELCIO

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Ter Ago 11, 2015 10:45 am

Very Happy Very Happy Very Happy Muito legal, Elisonj. Os desenhos mostram de forma muito clara como fabricar um arco seguindo os anéis de crescimento. Acho que a maioria das pessoas nunca tinha visto de forma tão clara. E as dúvidas quanto à questão da curvatura também estão se dissipando. Estou chegando à conclusão de que há vários métodos que dão bons resultados e que a questão principal deve ser a escolha do método mais prático, pois com um pouco de técnica, todos os métodos dão bons resultados. Mais uma vez obrigado.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?   Hoje à(s) 1:58 am

SOPRADOR TÉRMICO - ALGUÉM USA?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TUTORIAL - soprador térmico caseiro
» Alguém já usou isto...
» Alguém já comprou no FC MOTO (Alemanha)?
» Pneus FULL BORE, alguém conhece??
» Alguém conhece algum capoteiro no Rio de Janeiro?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: