ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Fogareiro à lenha.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Fogareiro à lenha.   Qua Jul 22, 2015 10:42 pm

Olá pessoal.
Já faz algum tempo que não posto nada por pura falta de tempo, mas hoje estou de volta.
Uma das principais necessidades de quem acampa é o fogo (grande coisa, a humanidade inteira não sabe disso né?!). Mas pra quem está com uma barraca ou uma tarp e rede e está em um período chuvoso como o que estamos agora, fazer uma fogueira é impraticável pois dentro da barraca, nada de fogo de jeito nenhum, mas sob uma tarp até que dá pra ter alguns tipos de fogareiro que podem ser utilizados e, nesse quesito, já testei de tudo, desde fogareiros à gás GLP e multicombustíveis até os feitos com lata de leite ninho do tipo a gás de madeira e todos eles esbarram no mesmo problema... ocupam um espaço violento dentro das nossas mochilas.
A algum tempo eu ví em um site de bushcraft um fogareiro desmontável que utiliza gravetos de madeira pra cozinhar e achei fantástico pois são desmontáveis e depois de desmontado ficam muito pequenos e fáceis de acomodar na mochila.
Dei uma pesquisada rápida na internet e até achei alguns modelos mas eram umas coisas muito simples e não ofereciam muitas opções.
Bom, como um professor de projetos me falou uma vês, onde existe um objeto com uma deficiência, existe o espaço pra um bom projetista deixar a sua marca, dessa forma, resolví fabricar um em casa e, quatro finais de semana depois, com muito suor agregado e trabalho duro e surgiu esse fogareiro da foto.



Esse fogareiro, além de ter a grade em cima pra colocar vasílhas pra cozinhar, ainda pode ter essa grelhinha pra fazer um bifinho grelhado e, com o material que sobrou das chapas eu fiz uns espetos pra assar umas linguicinhas. Ainda, a furação que ele tem mais em baixo, serve pra colocar os espetos atravessados que vão servir de base pra se apoiar um fogareiro à álcool ou à combustível sólido.


Bom! Depois que eu testei, ficou tão bom que eu resolví fazer o projeto em Auto CAD e mandar cortar a laser. O único "senão" que eu encontrei foi o peso da chapa que realmente, com 2mm fica meio pesado, então resolví fazer com chapas de 1mm pra ver se não entortava depois de meter fogo no bicho. Pra teste eu levei algumas lascas de nó de pinho pra ver quanta caloria dava pra por nele e o bicho não amarelou não, continua do jeito que estava antes do batismo de fogo.
Esse é o resultado:


Como eu achei que a cara do primeiro ficou meio tristonha, esse eu fiz sorrindo e dei o nome de "Aborígene Stove" por causa da aparência que tem de um aborígene sorrindo.
Além da grade pra cozinhar eu fiz também uma grelha pra fazer aquele lambarizinho grelhado ou um peito de pom..., quer dizer, franguinho ou coisa do gênero.


A grade superior, se colocada nos dois rasgos da lateral do fogareiro, foi projetada para servir de suporte para uma latinha de massa de tomate para ser usada com bolotas de algodão impregnadas com parafina. Nessa configuração, uma bolota de algodão impregnado com parafina ferve uma caneca com cerca de 750ml de água em cerca de 12/13 minutos dependendo do vento, com lenha bem seca a cerca de 10 minutos. Eu não testei com álcool em pastilhas porque aqui na minha cidade não se encontra esse tipo de coisa e pela internet acaba ficando impraticavel os custos.


Nessa configuração, é possível usar uma lata de atum com álcool gel, em pastilhas ou com discos de algodão (daqueles que mulher usa pra fazer limpeza de pele) com parafina.


Eu projetei esse fogareiro pra caber um caneco de razoável diâmetro ou mesmo uma garrafa d'água dessas de aço inoxidável à uma altura intermediária por dentro do fogareiro pra melhor aproveitamento do calor das chamas.




Ultimamente tem sido quase que unânime entre os bushcrafter's estrangeiros a utilização dessas garrafas de água de aço inoxidável com uma capa de cantil criadas pela maxpedition que podem portar um caneco de alças rebativeis e ainda possuem um bolso para a guarda de outras coisas que se tenham necessidade de carregar, então, eu resolví projetar um fogareiro menor pra ser transportado dentro desse bolso quando desmontado.
O resultado é esse:




A esse fogareiro eu dei o nome de "Robot Sove" por causa da carinha de robo que ele ficou.
Nos testes, ele se mostrou prático em dias chuvosos por causa do baixíssimo consumo de combustível pois demora cerca de 10 a 11 min. com uma bolota de parafina como combustível mas demora um pouco mais pra ferver a água com madeira, cerca de 15 min. por causa da menor fornalha (boca do fogareiro), mas como o calor também é mais concentrado, é melhor pra se cozinhar sob uma tarp pois não se corre o risco de o calor causar danos à impermeabilização da tarp.
Esse fogareiro serve tanto com uma lata de massa de tomate para bolotas de parafina ou pastilhas de álcool gel quanto para fogareiros de latinha de cerveja para queimar álcool.


Bom pessoal.
Eu estarei comercializando esse tipo de fogareiro a partir de agora e, se alguem tiver interesse em adquirir, é só me mandar uma MP que eu responderei com os preços e prazos de entrega.
A propósito, o fogareiro "aborígene Stove" vem com uma espátula e um garfo para ser usado em conjunto com a grelha.


As garrafas, canecas e capas as quais me refiro são estas:


Espero que tenham gostado do conteúdo da postagem e um abraço a todos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ENIO MONTARDO



Mensagens : 882
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 55
Localização : PELOTAS RS

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Qui Jul 23, 2015 8:31 am

Parabéns Sandro....isso é que é projeto,quando olhei de cara vi uma estátua Azteca.

_________________

"...Não basta para ser livre ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude,acaba por ser escravo..."
Voltar ao Topo Ir em baixo
v.b.-s.j.r.preto



Mensagens : 2977
Data de inscrição : 17/06/2012
Localização : São José do Rio Preto - SP

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Qui Jul 23, 2015 9:25 am

Ficou profissional esse projeto. Parabéns.


Voltar ao Topo Ir em baixo
RoqueBrasileiro



Mensagens : 80
Data de inscrição : 06/05/2012
Idade : 31
Localização : Orleans/SC - Porto Alegre/RS

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Qui Jul 23, 2015 11:40 am

O que dizer... estou impressionado com essa invenção. Sandro, parabéns. Vou ser um dos primeiros compradores desse produto. Como ficou o peso total dele?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Qui Jul 23, 2015 2:31 pm

Olá RoqueBrasileiro.
Os pesos ficaram assim:
Fogareiro Aborígene Stove 755g;
Fogareiro Robot Stove 450g cravado.
Quanto à embalagem para transporte, eu estou fechando com um distribuidor de embalagens plásticas pra me fornecer um saco plástico tipo zip lock que é bem grosso e resistente, assim, é fácil de guardar, fica bem fechado, impossibilitando a perda de peças e você pode ver o conteúdo dele pelo lado de fora.
Junto da embalagem vai, além do equipamento, cinco pastilhas de algodão com parafina pra ser usado em dias que não dá pra coletar madeira, dá pra fazer um café da manhã e dois miojos.
Ainda vai três espetinhos de inox pra se assar umas linguiçinhas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
rodrigo fonseca



Mensagens : 46
Data de inscrição : 31/05/2015

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Sex Jul 24, 2015 4:44 pm

ola sandro, voçe poderia passar os valores? so do rio grande do sul e tenho intereçe!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Marcel_log



Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/08/2015

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Dom Ago 09, 2015 5:37 pm

Gostaria de saber os valores e o frete para o Rio Grande do Sul, CEP 96540-000.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Qua Ago 12, 2015 6:00 pm

Olá Rapaziada.
Sinto muito informar que não dá pra eu comercialisar esse tipo de matrérial, pois a empresa que efetua os cortes subiu demais os valores por conta do aumento da energia elétrica que aumentou no Brasil inteiro, além do mais, o governo do Mato Grosso do Sul esta cobrando ICMS duas vezes, ou seja, além de eu pagar esse valor na hora da compra, quando isso entra no estado, os correios enviam à alfandega (como se fosse mercadoria importada) e lá eles taxam novamente o produto em 17% e, pasmem, eles cobram o imposto em cima do valor e mais o frete, o que faz os valores ultrapassarem os 20% do valor da nota fiscal.
Vocês devem imaginar a minha indignação né.
Pra eu fornecer esses fogareiros, o valor mínimo que eu poderia fazer é em torno dos R$270,00 o maior e R$250,00 o menor, fora o frete até o cliente, e ai fica muito caro.
Tentei encontrar fornecedores dentro do estado mas não encontrei e a quantidade de material de venda não compensa o investimento em um equipamento a laser pois o valor de uma máquina destas é absurdo.
Eu tinha a intensão de fabricar esses fogareiros e já tenho um terceiro modelo desenhado, além de vários modelos de cartões de sobrevivência onde você destaca as peças de um cartão que tem serra, abridor de lata e garrafa, pontas de flecha, lança, arpão, armadilhas para animais, porém, além desse empecílho dos famigerados impostos, a empresa onde eu trabalhava faliu e não pagou nem os salários, nem o FGTS, INSS, enfim, tive que usar toda a grana que tinha para essa finalidade pra pagar as despesas básicas, então, não tenho mais condição de fornecer nenhum desses equipamentos pra ninguem mais, infelizmente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
henrique40



Mensagens : 1359
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 45
Localização : Itirapina/Araraquara

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Qua Ago 12, 2015 6:28 pm

é uma pena que não consiga produzir e comercializar um produto que muitos gostariam de adquirir, e pior é o apoio que um empreendedor recebe no brasil, o unico interesse do governo é o quanto você vai pagar de imposto...
mas quem sabe mais pra frente.........

_________________
Balestra MK 120 Lbs
Balestra Jaguar 175 Lbs
Balestra Titan 225 lbs

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sandro



Mensagens : 463
Data de inscrição : 14/11/2010
Idade : 50
Localização : Naviraí - MS

MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Qua Ago 12, 2015 6:53 pm

Pois é Henrique, Hoje eu entendo melhor os anarquistas, enquanto o trabalhador fica trabalhando praticamente só pra pagar impostos, os políticos fica exibindo coleção de carros importados como o Collor ou latifúndios como o filho do Lula e a filha da Dilma.
Agora vai depender de muita coisa pra eu voltar a pensar nisso, de repente, se eu voltar a morar no Paraná talvês eu consiga reativar esse projeto (hoje eu entendo porque certos estados são mais desenvolvidos economicamente que outros) mas o duro é a própria situação do brasileiro pois o poder aquisitivo caiu drásticamente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fogareiro à lenha.   Hoje à(s) 4:59 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fogareiro à lenha.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Gasogenio: carro movido a lenha
» Construçao Piper Super Cub 95 em balsa.Video lenha
» Lenha para me queimar!!!!
» E que tal uma voltinha pela Ilha da Lenha?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Camping e Bushcraft-
Ir para: