ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ajuda com gatilho para balestra artesanal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
cascavelo

MensagemAssunto: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Qua Jul 08, 2015 12:38 pm

Olá a todos,
esta é minha primeira postagem, espero que possam me ajudar.
Estou construindo uma balestra, já está quase pronta faltando somente alguns detalhes de acabamento, mas encontrei um problema,
as vezes o cordão passa por cima da flecha.
O modelo de gatilho que usei é um dos mai simples encontrado na internet, com apenas duas peças feitas com chapa de 5mm.
Seguem as fotos e necessito de uma opiniões de com resolver o problema.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
fabiomic

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Qui Jul 09, 2015 12:52 pm

Que tal um d-loop na corda...

cascavelo

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Qui Jul 09, 2015 2:15 pm

Acho que assim o gatilho não vai armar automaticamente quando puxar a corda. Vou pesquisar um pouco sobre isto.
Ontem eu ví no Youtube um sujeito que colocou uma pecinha de metal pra obrigar o cordão a descer na hora do dispara, mas fiquei pensando se assim não estragaria mais rápido e reduziria a potência.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Qui Jul 09, 2015 2:52 pm

As fotografias não mostram os detalhes da corda e do nock da seta
Olhando a primeira foto parece que a corda não tem serving.
Parece ser bem fina a corda.

Que tal fotografar o nock das suas setas, a corda e depois a balestra armada com a corda encostada no nock?

A sua corda parece estar muito fina no ponto de contato com a flecha.
Acredito que seria melhor fazer um serving e engrossar um pouco.
A corda tem que fazer um contato pleno com o nock da seta, o serving tem que ser generoso.

Como nesse caso o serving vai raspar no trilho da balestra o fio de nylon multifilamento vai resistir melhor a abrasão.
Mas não é qualquer fio de nylon, tem que ser os fios próprios para serving que são mais resistentes.
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Qui Jul 09, 2015 7:19 pm

Fazer esta parte da maneira como está abaixo resolveria o problema, pois dessa forma a corda não terá como ir para cima, e irá pegar apenas a flecha, que por sua vez terá que estar encostada no gatilho.

cascavelo

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Sex Jul 10, 2015 12:48 pm

Citação :
As fotografias não mostram os detalhes da corda e do nock da seta
Olhando a primeira foto parece que a corda não tem serving.
Parece ser bem fina a corda.
As flechas não tem nock, não encaixam na corda. Pretento usar somente flechas de madeira com 8mm e penas naturais e o nock seria somente um pequeno desbaste curvo.

Troquei a corda para um cabo de aço mais grosso e resolveu, mas parece que reduziu a velocidade da seta.
Vou tentar com um cabo de aço de 1/6 e fazer nele um serving mais grosso com poliéster encerrado pra proteger o trilho. Acho que agora vai funcionar.

Citação :
Fazer esta parte da maneira como está abaixo resolveria o problema, pois dessa forma a corda não terá como ir para cima, e irá pegar apenas a flecha, que por sua vez terá que estar encostada no gatilho.
Realmente, acho que resolve sim. O único inconveniente é que se o mecanismo já estiver armado não dá pra encaixar a corda, precisaria de um um palito pra desarmar .
As vezes acontece de armar e corda não ficar presa.
Principalmente quando alguém sem experiência pede pra armar a balestra, geralmente a pessoa não leva a corda até o final e solta no primeiro click.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Sab Jul 11, 2015 12:18 am

Pequeno desbaste curvo = nock half moon

Corda grossa reduz a velocidade do disparo.
A regra é sempre usar o fio mais resistente e a menor quantidade possível de fios.
O fio de serving tem diferentes diâmetros justamente para ajustar ao diâmetro da corda.

No caso do nock half moon o serving tem que preencher e encaixar no desenho do nock.
E no momento do disparo o nock tem que estar em perfeito e total contato com o serving.
cascavelo

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Qui Jul 16, 2015 11:04 am

Citação :
Corda grossa reduz a velocidade do disparo.
Realmente, coloquei um cabo de aço de freio de bicicleta que é mais fino que os cabos industriais que se acha a venda e aumentou bastante a velocidade da seta, uso um app de celular para medir a velocidade, embora não seja preciso dá pra saber se ouve perda ou ganho na velocidade. Pena que o cabo é curto e tive que emendar.
Vou fazer um  com poliéster  pra testar.

Citação :
Pequeno desbaste curvo = nock half moon
É "meia lua", mas realmente flechas de madeira não precisam colocar esses de plástico, se a madeira for boa é só desgastar com a micro retífica que vai aguentar muitos disparos, geralmente eu perco a flecha antes dela ser danificada. (some no mato).

Antes de frequentar o fórum eu nem sabia estas denominações para as partes das flechas, arcos e balestras.

Citação :
O fio de serving tem diferentes diâmetros justamente para ajustar ao diâmetro da corda.
Sou leigo no assunto, usei um cordão "rabo de rato" que é trançado pra fazer o serving, achei que ele desliza melhor e seria mais durável. Vou testando e adaptando, afinal acho que a graça está nisto.

Citação :
E no momento do disparo o nock tem que estar em perfeito e total contato com o serving.
Acho que nem sempre, me corrija se eu estiver errado. Tenho uma besta Terena e seta fica a uns dois centímetros do serving, tem até um limitador e já ví outras bestas pequenas que não tem contato também. Em mecanismos simples como o da minha besta, não tem como o nock encostar no serving, ao encaixar na corda no mecanismo aquele "dente" que segura a corda fica entre a corda e a seta. Ou tem outra maneira ?
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Qui Jul 16, 2015 11:37 pm

Quando eu digo perfeito contato estou me referindo ao formato e tamanho.
O serving não pode ser muito mais fino ou muito mais grosso do que o encaixe do nock.

A corda ficará atrás do gatilho. No disparo ela bate no nock.
Nesse momento o ideal é um contato pleno distribuindo a pressão por todo o encaixe.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ajuda com gatilho para balestra artesanal   Hoje à(s) 2:19 pm

Ajuda com gatilho para balestra artesanal
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [AJUDA] União para Tubo de radiador
» Ajuda! Peças para Xsara Break 01
» Ajuda Raçao para serra da estrela
» Ajuda do CB para iniciar com FLY
» Happy End!!! Pg.3 Ajuda, Peças para carburador Mikuni BSR36

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: