ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Manter balestra encordoada é normal??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
HigorAlmeida

MensagemAssunto: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 9:45 am

Bom dia.

Procurei em 10 páginas sobre um tópico com essa dúvida e não achei. Joguei vários filtros na busca e também não achei, por isso, se alguém já tiver perguntado antes, me desculpem.

É normal deixar balestras recurvas encordoadas por um longo período de tempo? Em arcos de madeira, sabemos que deixar o arco encordoado pode gerar limb twist e outros problemas. Por isso sempre que eu paro de atirar eu tiro a corda, pois sei que vou guardar o arco pelo menos por um mês.

A balestra deve ser feito a mesma coisa? Sabemos que a balestra é muito mais complexa de tirar e por a corda. Posso deixa-la encordoada por anos? As laminas não são de madeira, e ela encordoada, fica pouco curvada.

Outra coisa. Posso guardar a balestra em pé? Apoiada no estribo (local onde poe o pé na hora de puxar a corda)

Vlw, galera

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Palo-Santo - 56'' - 50# @28''
Jaguar CrossBow - 175lb - CAMO
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 10:11 am

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

HigorAlmeida

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 10:25 am

Isso quer dizer que eu preciso desencordoar toda hora?

E o estribo não pode ficar no chão?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
henrique40

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 11:11 am

eu deixo minha balestra com a corda, só tiro quando fico muito tempo sem usar, como o caso da jaguar e da mk 120 que estão sem uso, mas quando atirava todo final de semana com elas, deixava com a corda, e ficou assim por mais de ano.

hoje uso a minha titan e deixo ela com a corda não tiro pois toda semana estou atirando, não percebi diferença (perda) de potencia em nenhuma delas. se você usa regularmente pode deixar com a corda....

o estribo é feito para ser apoiado no chão, e por isso você deixar ela guardada com o estribo no chão não trara problemas, as minhas eu deixo pendurada na parede, a titan e a jaguar estão pendurada, mais para evitar algum tipo de acidente do tipo alguém esbarram nela e derrubar...rsssssss, a mk esta na caixa....

bons tiros...

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
HigorAlmeida

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 11:18 am

henrique40 escreveu:
eu deixo minha balestra com a corda, só tiro quando fico muito tempo sem usar, como o caso da jaguar e da mk 120 que estão sem uso, mas quando atirava todo final de semana com elas, deixava com a corda, e ficou assim por mais de ano.

hoje uso a minha titan e deixo ela com a corda não tiro pois toda semana estou atirando, não percebi diferença (perda) de potencia em nenhuma delas. se você usa regularmente pode deixar com a corda....

o estribo é feito para ser apoiado no chão, e por isso você deixar ela guardada com o estribo no chão não trara problemas, as minhas eu deixo pendurada na parede, a titan e a jaguar estão pendurada, mais para evitar algum tipo de acidente do tipo alguém esbarram nela e derrubar...rsssssss, a mk esta na caixa....

bons tiros...

Valeu Henrique.

Eu sou do tipo que atira a cada 3 meses hahaha Mas da um medo de ficar tirando e colocando a corda =P Principalmente porque a primeira vez que eu encordoei, uma das cordas escapou por pouco e deu um trabalho danado pra arrumar. E eu não fiz nada de errado, juro =P

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 2:03 pm

ta ai uma grande polêmica, agora uma coisa eu não entendo como pode o composto viver com a corda a recurva estragar? que diferença tem uma linb no composto pro arco recurvo? A minha ta com a corda tem um ano não apresentou problema nenhum.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 2:18 pm

Danilo

Acho que a diferença é que o recurvo é fácil de tirar e colocar a corda,
principalmente os arcos de até 30 lbs que tira fácil por push/pull ou alavanca

Já os compostos e balestras são um bocado mais complicados para tirar.

Ai vem as famosas "lendas urbanas" e todos repetem e ninguém sabe a origem.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 4:06 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Danilo

Acho que a diferença é que o recurvo é fácil de tirar e colocar a corda,
principalmente os arcos de até 30 lbs que tira fácil por push/pull ou alavanca

Já os compostos e balestras são um bocado mais complicados para tirar.

Ai vem as famosas "lendas urbanas" e todos repetem e ninguém sabe a origem.

No caso de um arco recurvo eu concordo plenamente que é mais viável tirar a corda, agora essa afirmação de que no recurva quebra e no composto não é uma coisa que pra minha lógica não faz sentido.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qui Jul 02, 2015 11:25 pm

sem falar que em todas as fotos que vi de lojas que vendem equipamentos de arquearia todos estavam com cordas...... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

daniel eastwood

MensagemAssunto: Manter balestra encordoada é normal??   Qua Jul 08, 2015 1:20 pm

O ideal é tirar a corda e o arco da balestra quando for guarda-la e deixar ela dentro de um case ou capa plastica em posição deitada de lado isso evita fadiga nos parafusos, problemas no arco e com poeira e insetos.
JUNIORCASJ

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Qua Jul 08, 2015 4:24 pm

danilo steinke escreveu:
ta ai uma grande polêmica, agora uma coisa eu não entendo como  pode o composto viver com a corda a recurva estragar? que diferença tem uma linb no composto pro arco recurvo? A minha ta com a corda tem um ano não apresentou problema nenhum.
Danilo tbm não entendo,tirando claro a parte que tem que usa bowpress e depois que colocar ter que sincronizar as cams etc.Ou seja a recurva é mais pratica tirar e coloca
e as composta sofre uma pressão enorme.
brunof

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Sab Ago 01, 2015 1:58 pm

Eu quase não atiro com a minha mas nunca desmontei a corda dela porque o próprio fabricante diz que não precisa...
Sou leigo no assunto mas acho que varia muito de equipamento para equipamento, tem gente que deixa inclusive armada por 1 dia ou 2 e não tem problemas, e tem equipamento que fala que não pode ficar mais que 4 horas...
brunof

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Sab Ago 01, 2015 2:12 pm

Pessoal, aproveitando o tópico, surgiu uma pequena dúvida.
O fabricante da minha balestra diz que não preciso tirar a coda, inclusive já vem montada e tem um espaço dentro da caixa pra guardar com a corda.
Mas estou pensando em deixá-la pendurada como está na foto, teria problema?
Do jeito que deixei a corda fica um um porco forçada pelo trilho que está num nível mais alto.
Abraços,

henrique40

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Sab Ago 01, 2015 4:28 pm

pode deixar do jeito que esta que não tem problema.......

brunof

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Sab Ago 01, 2015 4:34 pm

Bom saber, Henrique.
Obrigado!
cheers

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Seg Nov 21, 2016 3:13 pm

Esta é a maior palhaçada que eu acho em relação a balestras. Não tem nada a ver deixar uma recurva com a corda em repouso. A tensão das lâminas serão sempre a mesma, tanto na composta quanto na recurva. Podem deixar as recurvas com a corda direto. Não vai tirar o desempenho das lâminas, pois ao tencionar quando armar, elas sempre irão retornar a posição de repouso com a mesma velocidade.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Manter balestra encordoada é normal??   Hoje à(s) 3:22 pm

Manter balestra encordoada é normal??
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TABELA NGK -TIPO: NORMAL PLATINIUM E IRIDIUM -MUITO BOA
» è normal no inicio carregando garupa...
» Vazamento no Ar Condicionado é normal?
» [DÚVIDA] - Ventoinha do radiador ligando com o A/C ligado. É normal?
» [DÚVIDA] - A direção mecânica é muito dura. É normal isso?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: