ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Scientist

MensagemAssunto: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qua Jun 24, 2015 11:05 pm

Pessoal,

De médico e louco, todo mundo tem um pouco, certo?

Eu atiro há 1 ano e desde o início treino tiro instintivo. Eu me condicionei para atirar da forma mais instintiva possível, e recentemente tenho usado algumas técnicas para ajudar no alinhamento.

O que eu vou falar agora pode soar meio psicodélico, eu não sei se é só comigo ou se isso é normal, mas eu tenho que perguntar...

Quando eu faça a mira instintiva eu tenho um "click" no cérebro que me mandar soltar a corda. Esse click, na maior parte das vezes, é inconsciente, e pior, muitas vezes minha consciência tem que lutar contra esse impulso inconsciente se eu não quiser soltar a corda.
Algumas vezes quero treinar tiros de precisão e eu preciso me esforçar pra me concentrar em não soltar a corda, pois eu não sei quando eu vou soltá-la. Nesses casos não são poucas as vezes que eu "vou buscar" a largada, ou seja, que eu refugo um início de tiro no qual a corda já estava deslizando nos meus dedos e conscientemente eu agarro de novo e trago de volta, porque eu não queria soltar naquele momento.

Outra coisa que eu noto é que as minhas melhores largadas e melhores tiros são assim, com soltura inconsciente. Já as piores largadas são aquelas que eu me concentro mais conscientemente na largada.. geralmente são horríveis. Eu não penso "vou soltar", e solto... eu solto sem pensar. Pelo contrário, se eu não quiser soltar eu tenho que fazer um enorme esforço de consciente versus inconsciente.

O ápice disso aconteceu hoje, quando eu estava olhando a minha puxada com um espelho do meu lado. Pra fazer a puxada certinha eu usei um ponto da estrutura de madeira da minha cama, fiz a visada e me concentrei. Eu queria segurar e olhar pro lado no espelho, mas quando eu senti que a mira tinha sido feita eu soltei a corda, mesmo sabendo que eu não poderia... não pensei em soltar, simplesmente foi, como em muitas outras vezes. Fiz um buraco na madeira da cama..

É caso de internação ou isso acontece com outras pessoas?
Síndrome da mão alheia (https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_da_m%C3%A3o_alheia) lol!

Cabon Express Predator II 2040 3" fletched 90gr point arrows
Cabon Express Predator II 2040 5" flu flu fletched 90gr point arrows
Gold Tip XT Hunter 500 3" fletched 100gr point arrows
henrique40

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 12:20 am

muito interessante sua colocação, não sei falar sobre isso, mas viajei no tópico......

você fala sobre tiro instintivo, mas você evita a ordem dada pelo cérebro para o tiro e pensa.... me parece que você esta evitando o instinto do tiro, você pensa e ai perde o instinto, você percebe que quando deixa o instinto fluir os tiros são melhores.... não pense no tiro, apenas sinto o tiro.... e leve o espelho pra fora da próxima vez... bons tiros...

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
EVC

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 6:42 am

Isso é mais comum (infelizmente) do que você imagina. Procure por pânico de alvo (target panic) na internet. Por isso é melhor fazer esse tipo de exercício sempre diante de um alvo ou anteparo.

Sobre mirar, é preciso um certo cuidado. Se o tiro é instintivo de fato, com o tempo (e muito treino) ajusta a elevação do arco por "instinto" (daí o nome)  e "sente" quando é momento de disparar. Se está mirando de alguma forma (mira, ponta da flecha etc.) tome cuidado para não exagerar na dose.

Não adianta se esforçar demais para deixar a mira (ou ponta da flecha) totalmente parada. Na verdade é pior. É normal a mira flutuar em torno do alvo e quanto mais treina e melhor a técnica, menor a flutuação.

Dê uma olhada na página 48 deste livro:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Abs.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 11:31 am

O cara é maluco de pedra, acertou a própria cama, pior é que em Itu caímos na mesma patrulha affraid , olha o risco que eu corri Shocked

Brincadeiras a parte, isso é normal, faz parte do aprendizado. Leia as recomendações do EVC e treine mais, acredite no seu instinto, mas tome cuidado com a largada
Paiakan

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 3:04 pm

Essa coisa de tiro instintivo me impressiona demais, acontece comigo um momento de alienação e geralmente é com esses momentos que consigo os melhores resultados, mas o que me deixa mesmo impressionado são as compensações de visadas em diferentes distâncias que acontecem sem o menor raciocínio e são em muitas vezes perfeitas. Fico encucado com isso. Será que nosso subconsciente vai buscar em nosso DNA, resquícios de habilidades que eram comuns em nossos antepassados nos primórdios dos tempos?

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 3:51 pm

No tiro instintivo se eu penso ou busco por uma referência o tiro é uma porcaria.
Se eu simplesmente puxo a corda olhando o alvo, sem pensar em mais nada, acerto.
Eu não entendo isso, não consigo explicar, mas funciona assim, é muito estranho.

Atirando com mira e estabilizador, tenho que usar uma lâmina leve, porque demoro um pouco para "acertar a mira".
Com o instintivo se conseguir puxar a corda do arco, não importa o peso da lâmina, dá para acertar o alvo.
Não peça para explicar como isso funciona.

Tem um arqueiro que compete pela federação no barebow.
Ele diz que se tentar procurar uma referência não acerta o alvo de forma consistente.

marques.caixeta

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 5:24 pm

Parece maluquice mas nao e , acontece comigo tbm
mas afinal, e por isso q se chama tiro intintivo
da proxima vez poe o espelho ao ar livre e cuidado com a janela (ou a cama lol! )

Scientist

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 7:46 pm

hahaha
Valeu!

Já tô vendo o pessoal manipulando patrulha pra não cair comigo mais... risco de vida! Twisted Evil

As técnicas que eu tenho utilizado não são de mira propriamente, mas de alinhamento... envolve mais postura e compreensão das variáveis em torno dos resultados dos tiros, mas o tiro continua instintivo e essas técnicas são abandonadas depois... é mais uma ação de auto conhecimento do que uma técnica distinta de tiro. Foi assim, por exemplo, que eu descobri que os meus tiros estavam tendendo a ir pra direita, e o motivo disso também já foi esclarecido. Descobri também essa doideira de panic target. Já trouxe resultados =)

Mas essas coisa de target panic é muito doida, viu... não é coisa de deus não... deve ser de Odin cheers !

Eu dei uma pesquisada e li o que o EVC recomendou, não imaginei que fosse uma coisa relativamente comum.
Hoje de manhã fui atirar e estava com isso na cabeça, os tiros foram péssimos. Mas depois eu resolvi só atirar naturalmente, minhas largadas entraram no ritmo inconsciente e os tiros melhoraram bastante. Deve dar pra usar isso pro bem, desde que não se mire em móveis ou colegas de patrulha  lol!

Cabon Express Predator II 2040 3" fletched 90gr point arrows
Cabon Express Predator II 2040 5" flu flu fletched 90gr point arrows
Gold Tip XT Hunter 500 3" fletched 100gr point arrows
Guaraci Fiorini F. Neto

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Qui Jun 25, 2015 9:24 pm

Eu tenho esse problema também! Acho que estou conseguindo curar, mas levou um bom tempo. Logo que comecei a atirar, mantinha a puxada, fazia a mira e só largava quando tinha a referência do alvo. Com o tempo comecei a atirar mais, relaxar na forma e acabei com target panic. Simplesmente não conseguia mais segurar a puxada. Assim que a terminava, soltava a corda. Quando comecei a tentar combater esse vício, os tiros ficaram horríveis.

Vi um post num forum gringo no qual o arqueiro matou uma vaca tentando manter a puxada contra um alvo no qual não podia atirar. Parecido com o que você fez com a sua cama, hehehe.
Dehian

MensagemAssunto: "The instinto is strong in this one..."   Ter Jun 30, 2015 9:36 am

Cara, pratico a pouco mais de seis messes e uso muito o "click" como você fala.

90% das vezes que atiro, não uso mira alguma além de fixar o olhar (ambos os olhos abertos) e me concentrar bem no alvo. Parece que sempre que tento "mirar de forma convencional" minha precisão cai, MUITO. lol!

Atiro em uma placa de EVA de 40mm de espessura 1m² com um alvo menor de 50cm fixado no centro a uma distância de 15m.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release   Hoje à(s) 10:47 pm

Ordem "fantasma" de tiro - grau de consciência no release
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» tiro aos pratos
» TIRO AOS PRATOS
» Mais um lobo-ibérico abatido a tiro
» Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc
» arma ideal para tiro aos pratos?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-