ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dedeira artesanal - Sapatão velho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rafael Marcondes

MensagemAssunto: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Qua Jun 24, 2015 6:45 pm

Hoje terminei uma dedeira que fiz com um sapatão velho aqui.
Meu arco chegou na quinta feira. E já não tava mais aguentando atirar sem dedeira. Fiz essa, não sei se está boa, pq nunca atirei com outra na vida (na verdade essa é minha primeira semana de experiencia com tiros).
De qualquer forma vou compartilhar aqui, para quem não tem e quiser tentar fazer uma parecida, é simples e deu pra resolver a dor nos dedos (na verdade a flecha foi mais reta até, pq antes tava indo levemente para a direita de onde mirava).

Primeiro descosturei todo o sapatão e escolhi essa parte para tentar fazer uma dedeira simples pra testar (as demais vou tentar fazer algo mais elaborado). A parte era unica e simétrica. Cotei ao meio.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Alguns furos utilizei os da costura inicial do sapatão, outros tive que fazer com um furador que minha tia, que é costureira, emprestou. Então com uma agulha grossa costurei as duas partes deixando um vão entre as duas para colocar os dedos.

Ficou desse jeito. Bem simples, desproporcional (vejam que o anelar nem aparece) e torta ... porém funcional.

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Qui Jun 25, 2015 8:43 am

bacana cara, já testou ela?
Rafael Marcondes

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Qui Jun 25, 2015 1:31 pm

Sim. Deu certo. Meio desajeitado pra colocar a flecha mas questão de prática.
Se vc ver ali em cima, eu digo que as flechas estavam indo mais retas.

POrém hj fui testar novamente (pq ontem já tava escuro), e percebi que as flechas continuam acertando à direita de onde miro. Eu sou destro e atiro pelo lado direito do riser (meu arco não tem janela). Não sei se é o spin das flechas ou minha largada que é ruim, pq as vezes vai retinha. OU talves eu tenha que colocar a flecha do lado esquerdo do riser...

Mas to decepcionado com meus tiros.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Qui Jun 25, 2015 3:36 pm

Filma os seus tiros. De preferência com a câmera bem perto. Uns dois tiros filmando de lado e outros dois tiros filmando por trás. Posta aqui que o pessoal pode avaliar e te dar uma opinião.

Eu tenho flecha de madeira que voa perfeito em um arco de 40 lbs, mas no arco de 55 lbs sai um bom tanto para o lado. Isso é questão de spine. E tem uma flecha de bambu que eu fiz que ficou dura demais, no arco de 40 lbs atirando a 20 metros ela bate quase um metro ao lado da linha de tiro. Já com o arco de 55 lbs ela não desvia tanto.

Essa sua dedeira me parece que ficou com pouco espaço para a flecha. O ideal é que a flecha fique mais solta. Uma sugestão """para testar""" é nesse corte em U costurar apenas na parte de baixo, reforçar a costura e deixar as laterais abertas. A dedeira profissional tem um toquinho de plástico para separar os dedos. Outra sugestão """para testar""" seria fazer a dedeira um pouco maior e só costurar abaixo do ponto onde pega a corda. E nesse ponto onde pega a corda teria couro só na frente e não atrás. Ou seja, praticamente uma face de couro com dois anéis para encaixar os dedos.

Uma vez eu fiz uma que era só o couro e uma tira costurada prendendo o dedo do meio. Ficou muito prática, o meu único erro foi usar duas placas de couro para deixar o conjunto macio (sem sentir a corda) só que errei colando as duas placas de couro que deixou o conjunto bem duro. As dedeiras profissionais são de duas até três peças de materiais diferentes, mas soltas, são presas só na base. Um outra que eu fiz com uma única peça de couro fino e um anel para prender o dedo do meio ficou muito melhor, só que por ser fina deixava o dedo doendo.

Hoje eu uso uma Dekut que comprei com o Sebástian.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Qui Jun 25, 2015 4:01 pm

também acredito que seja o spine jogando tuas flechas pro lado, outra coisa o vbsjrpreto disse que também notei é que realmente ficou muito estreito o espaço entre os dedos, não daria pra diminuir essa sobra por fora da costura? pode ser que melhore.
Rafael Marcondes

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Qui Jun 25, 2015 10:18 pm

Valeu pelas dicas:

vbsjrpreto. Segui sua primeira dica, fiz algo parecido. DEi um ponto de costura em cada um dos lados deixando o restante sem costurar. Não sei se foi isso que vc realmente quis dizer, mas analisando no olhometro aqui foi a uma solução que encontrei baseado na sua dica.
Mas sua segunda dica, de deixar só a parte da frente, com apenas dois aneis para segurar os dedos me parece mais confortável. Tentarei fazer isso com a mesma peça do outro par do sapatão.

Então danilo e vbsjrpreto, aumentei o espaço da flecha. Fiz um ponto de costura mais pra dentro e cortei o couro o maximo que pude. Se liga como ficou:

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Qui Jun 25, 2015 11:13 pm

Sim, ficou bem melhor.

Você deu um ponto na lateral, eu tinha dado a sugestão de um ponto embaixo.
Só um ponto na base do U deixaria as laterais abertas.
Mas da forma como está, ficou bem melhor.

Eu fiz um que era parecido com esse aqui:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

No caso esse é de uma única peça de couro, se fizer com uma peça de couro
em contato com a corda do arco e uma borracha fina atrás em contato com a mão
fica mais confortável. Usando couro natural você pode deixá-lo bem macio
com lubrificante silicone (eu uso o silicone da corda no tab) ou como algumas
pessoas fazem, passa creme hidratante de pele no couro.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Sex Jun 26, 2015 8:19 am

bacana mano, se conseguir fazer esse modelo que o vbsjrpreto mostrou ai sim o trem fica chique.
Rafael Marcondes

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Sex Jun 26, 2015 10:32 am

Valeu o comentário Danilo.

v.b.-s.j.r.preto: eu sei que vc disse pra fazer a costura na base do U. Mas eu imaginei que dessa forma meus dedos iriam ficar muito soltos dentro da dedeira. Mas olhando o modelo que vc postou o indicador fica todo solto. Isso não dá instabilidade??? Pelo jeito tem que ser de um material mais firme. A que fiz é bem molenga.
Mas de qualquer forma vou tentar fazer uma desse estilo ai que vc postou em breve. O anel de enfiar os dedos que vc fez na sua, vc colocou ou costurou? A da imagem modelo, parece que é colado.

Agora, pesquisando em outros tópicos aqui sobre o estilo do meu arco, encontrei um comentário seu:

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Esse modelo a venda no link é o chamado magyar ou húngaro. O arco mongol é um pouco diferente, a curvatura do arco sem a corda é muito acentuada, quando é encordoado ele fica muito tensionado e tem um calço na ponta onde é apoiada a corda. Esse arco é basicamente 3 pedaços de madeira (pontas e empunhadura) ligados com uma lâmina de fibra de vidro revestida com couro. Eu tenho 3 arcos, um magyar, um scithian e um mongol. Eu recomendo você comprar um com no máximo 30 lbs e depois de algum tempo vai no de 40 lbs. Os arcos acima de 40 lbs cansa fácil o arqueiro e o tempo de treino acaba sendo muito curto. Começar com um arco muito pesado desenvolve problemas de postura e cria vícios que vai reduzir a precisão.

Esse arco te permite atirar no estilo oriental com a flecha do lado de fora puxando a corda com o dedão ou no estilo europeu com a flecha do lado de dentro puxando com 3 dedos. Como não tem janela é ambidestro.

Esse da foto abaixo é o mongol. Aqui a imagem em alta resolução: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Poutz, eu pensei que meu arco fosse mongol, mas pelo visto é hungaro, igual do autor do tópico.

Então se eu quiser atirar com três dedos com esse arco, devo colocar a flecha do lado de dentro (seria do lado da mão que segura o arco???) e para atirar do lado de fora (do lado da mão que puxa a corda???) tenho que atirar com aquele negócio de por no dedão???
Será que é por isso que meus tiros vão pra direita??
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Sex Jun 26, 2015 4:50 pm

Aqui tem uma loja de um húngaro famoso pelos arcos históricos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

São 5 tipos diferentes de arcos asiáticos, com fotografia com corda, sem corda e armado.
Fica mais fácil identificar o seu arco usando esses desenhos dessa loja.

O tab é isso mesmo. Uma tira de proteção sobre o dedo.
Não tem necessidade de ser fechado. O meu tab é totalmente aberto e dança no dedo.
Só que quando você posiciona os dedos na corda e faz a pré-tensão, fica imóvel.

O tab do arco tradicional é um pedaço de couro com um furo no meio.
Bem simples que pode ser feito com uma faca e se for o caso uma calça velha.

Olha essa tosqueira que o cara postou no youtube: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dedeira artesanal - Sapatão velho   Hoje à(s) 6:11 am

Dedeira artesanal - Sapatão velho
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» AutoEsporte: Ferro-Velho de "alto" luxo
» Pra que serve um isqueiro velho? (veja a MOTO)
» Aceleração profunda e um tremendo barulho de carro velho na descarga !!
» (T245): Ferro velho com peças. Alguém conhece?
» BUGGY VELHO E BUGGY ANTIGO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: