ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
marcaoz

MensagemAssunto: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Ter Jun 23, 2015 4:33 pm

Olá Galera!
Regulei o red da minha balestra em 10 m e depois realizei disparos a 20m. Notei uma diferença expressiva no ponto de impacto.
Daí surgiu uma dúvida. Como a regulagem em 10m foi feita na horizontal, caso os disparos fossem efetuados de cima, numa inclinação de aproximadamente 75° (quase perpendicular), na mesma distância de 10 m a diferença seria expressiva ou insignificante?
Alguém já fez esse teste?
Grato. Abraços.
davibbm

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Ter Jun 23, 2015 5:04 pm

cara eu to mais familiarizado  com armas de pressao do que com balestras, mas é necessaria uma correçao para realizar tiros de pontos mais elevados, provavelmente em balestras essa diferança seja mais visivel por causa da parabola da trajetoria (que com certeza é bem mais acentuado que em armas de pressao).
No caso eu nao sei se por conta da distancia curta essa diferença seria tao acentuada, mas acho que vale a pena fazer alguns testes.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Ter Jun 23, 2015 6:31 pm

marcaoz, no tiro com balestra utiliza-se uma parábola, se você regulou sua balestra para acerta a 10 metros, na mesma linha do alvo, ao dispara a uma distancia maior vai ter que utilizar um red dot ou uma luneta de mil dots, e atirando para o alto ou para baixo vai ter uma alteração no trajeto da flecha, e vai depender da balestra e da flecha, se você tiver condições de relatar essas diferenças seria muito legal....

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Qua Jun 24, 2015 8:24 am

Na verdade eu estava querendo economizar tempo e esforço (rrrrss) e aproveitar informações de alguém que já tivesse feito esses testes.
Mas o que vc disse tem tudo a ver Henrique. Os resultados dos testes de uma outra balestra podem ser diferentes da minha.
Vou procurar um ajudante e tentar realizar esses disparos do alto e depois posto os resultados.
Abraços.
Batos

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Qua Jun 24, 2015 12:05 pm

Olá marcaoz, eu tive uma experiencia com arco composto esses dias, parecida com sua duvida, espero poder ajudar.
Eu estava atirando com meu arco e me bateu essa mesma dúvida sua, como seria atirar inclinado, e tive a brilhante ideia de amarrar meu alvo (feito de estopa, um saco de rafia socado de estopa) em uma corda e pendurar em uma arvore, mais ou menos uns 15 m de altura (resido em sítio), fiz pontaria a 45 graus mais ou menos, no mesmo ponto que correspondia a distância na horizontal, e apertei o gatilho. Resultado: a flecha simplesmente sumiu, oque deu de perceber que passou uns 30 a 40 cm mais para cima. Depois disso fui pesquisar sobre o assunto, e achei sobre tiros inclinados com carabinas de ar, oque pode ser extrapolado para arquearia, oque acontece é o seguinte, ao atirar na horizontal a flecha descreve uma parábola até tocar o solo pelo efeito da gravidade. Atirando para cima, a gravidade atua mais desacelerando a flecha do que puxando-a para baixo, então quanto maior o angulo de tiro, mais acima o projétil acertará.

Espero que tenha entendido, resumindo, se atirar para cima, faça a visada um tanto abaixo do alvo.
Veja esse video, espero que ajude. 

Att. Bruno

Diamond Razor Edge By Bowtech #60 @29''
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Qui Jun 25, 2015 7:49 am

Olá Bruno. É claro que toda informação correta ajuda, companheiro.
Mas no meu caso vou ter de realizar testes mesmo, pois meus disparos serão para baixo, num ângulo aproximado de 75°. O difícil tá conseguir um ajudante.
Mas depois posto os resultados.
Grato. Abraços.
ELCIO

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Qui Jun 25, 2015 1:35 pm

Batos: muito interessante o material que vc disponibilizou. Aliás, tempos atrás perguntei ao Mamute, se ele tinha conhecimento de alguma tabela ou fórmula matemática para estabelecer a influência da gravidade/inclinação sobre a precisão do tiro.
O que mais me interessa é exatamente o contrário do que o autor do tópico postou (ou seja, o tiro efetuado a partir de um lugar + ALTO do que o alvo, tendo em vista que muitos atiram do alto das árvores).
Tendo em vista que a gravidade atrai qualquer objeto, gostaria de saber qual é a influência dessa atração sobre a velocidade da flecha e, consequentemente, do ponto de impacto da mesma.
Se alguém souber de algum material sobre o tema, por favor, divulguem.
ELCIO

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Qui Jun 25, 2015 3:25 pm

Como ninguém postou nada ainda, vou eu mesmo colocar um material que achei (uma apostila do Exército Brasileiro). Pelo que consta da citada apostila, a gravidade influencia o projétil da mesma forma (seja o tiro em ascenção ou depressão), ou seja, a diferença de atirar para cima ou para baixo (na mesma angulação), resultará na mesma diferença.
..............
ARTIGO VI
TIRO EM SITUAÇÕES ESPECIAIS
3-20. ALVO EM ELEVAÇÕES OU DEPRESSÕES
Ao contrário do tiro em estande, onde os alvos normalmente encontram-se
na mesma altura, em campanha ou em ambientes urbanos, a diferença de
altura entre o caçador e o alvo ocorre com freqüência, causando erro no tiro.
O tiro nestas condições é chamado tiro sob ângulo e sempre atinge o alvo um
pouco acima do ponto de pontaria. Por exemplo, uma arma, com seu aparelho
de pontaria regulado (zerado) para 300 m, ao realizar um tiro a 45° para cima
ou para baixo terá o seu impacto no alvo aproximadamente 18 cm acima do
ponto esperado (Fig 3-37).
Fig 3-37. Alvo em elevações (exemplo)
.........
Infelizmente, não consegui copiar a figura do texto. Acho interessante também, acrescentar que na apostila com o exemplo acima, são utilizados dados balísticos do fuzil padronizado do Exército Brasileiro (no caso, fuzil FAL, calibre 7,62 Otan), que tem velocidade de saída de aproximadamente 800 m/s.  É claro que com arcos e balestras, a diferença será muito maior.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Sab Jun 27, 2015 10:37 pm

fiz um tópico sobre inclinação de tiro, deem uma lida para ver se ajuda [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Ter Jun 30, 2015 3:28 pm

Olá Galera!
Mamute, li o seu tópico (confesso que no final andei pulando algumas explanações sobre fórmulas, forças, etc) mas li até o fim.
Conclusão: fiquei confuso pois ora lia algo que batia com os resultados dos testes que fiz, ora lia algo contrário. Fora outras opiniões contrárias do próprio tópico.
Tive medo de relatar os resultados do meu teste (pois tenho experiência com fóruns e sei das "conversas atravessadas" quando alguém não entende ou até não lê corretamente o que é escrito) mas como não tinha bebido nenhuma vou contar os resultados dos testes.
De início ficou difícil encontrar um local alto o suficiente e um ajudante para ficar retirando flechas do alvo e repassando pra mim. Mas tive a idéia de usar a cumeeira do telhado de casa (4,5m), cuja altura somada à minha resultaria em algo bem próximo dos 6 metros que queria usar nos testes (pois é a altura mínima que pretendo usar na ceva).
Só tomei coragem pelo fato de haver uma torre de antena fixada numa posição que a deixa rente a cumeeira, facilitando as subidas e descidas e apoio aos disparos.
Havia calculado distâncias para três posições do alvo para que resultassem em ângulos aproximados de 45, 60 e 75 graus. Uma posição ficaria a 2m da base da torre, outra a 4m e a última a 6m. Mas depois de efetuar os disparos na 1ª posição resolvi desprezar as outras duas e testei numa posição intermediária (em vez de usar o alvo a 2 e a 4 metros usei uma única vez o alvo a 3m). Resumindo, disparo a 6m e alvo a 6 e a 3m da base da torre. Não recalculei o ângulo da posição de 3m mas imagino que seria algo entre 65 e 70 graus. Meus alvos foram feitos para uso a 20m, portanto eles têm uma borda preta de 1,5cm e o centro branco com aproximadamente 3cm.
Para dar noção, diâmetro total próximo ao fundo duma latinha de cerveja de 350ml com o centro branco bem próximo (pouquinho maior) ao fundo dum copinho descartável de café (50ml).
Eu havia zerado o red dot em 10m, numa posição horizontal com disparos completamente apoiados para eliminar ao máximo possível as oscilações de respiração, tremedeiras, etc.
Mas no telhado o apoio não era tão bom, pois não podia encostar a besta na torre para um apoio melhor da mão da frente. Então eu dobrava a perna esquerda e apoiava o calcanhar num vão da torre e apoiava o cotovelo da mão da frente no meu joelho, o que resultava num apoio razoável mas não equivalente ao apoio duma mesa, no solo. Eu notava uma certa oscilação do ponto do red no alvo mas o mesmo não saia da área branca central do alvo. Foi o máximo que consegui mas não queria abortar os testes pois tinha urgência em obter ao menos uma noção de quanto seria a diferença entre o ponto visado e ponto real de impacto nos disparos nessa inclinação. Ia, no dia seguinte, a uma ceva de javas e não queria fazer nenhuma "cagada" caso tivesse a chance de disparar em algum bichão.
Segundo as informações do Batos e da apostila do exército que o Elcio postou, eu imaginava que haveria uma diferença deslocando o ponto real do impacto para cima mas não tinha idéia de quanto seria essa diferença, se desprezível ou se deveria ser considerada. Afinal a apostila do exército traz instrução para uso em outro tipo de arma( fuzil) e numa distância enorme, impraticável para uma balestra.
A besta é uma MXB 320 na potência máxima com flechas originais de 425 grains. Agora o que me levou a relutar se eu postava ou não esses resultados foi que realmente existe uma diferença. Pequena, "quase" desprezível na prática da caça para minha situação considerando altura, inclinação, equipamento, etc.
Afinal as flechas atingiram o alvo em torno de 1 a 1,5 cm fora do centro branco, mas nunca fora da borda preta. Na realidade, as que pegaram mais "fora" do centro apenas "comiam uma beiradinha" de uns 5mm da borda preta do alvo e as outras apenas tangenciando a borda (ou próximas dela).
Mas minha surpresa foi que essa diferença foi "pra baixo". Efetuei um total de 8 disparos (4 em cada posição) e em todos eles a flecha pegou pra baixo do ponto visado.
O ideal seria ter improvisado uma travessa qualquer na torre que me possibilitasse um apoio quase estático e também que efetuasse um número maior de disparos.
Mas não dá pra subir e descer numa torre inúmeras vezes sem que demore um pouco, pois é necessário muito cuidado. Um descuido pode resultar tanto num susto como numa tragédia! E também já estava escurecendo e eu estava "incomodado" com o teste. Imagina um vizinho ou um pedestre vendo um maluco encima dum telhado, com uma besta nas mãos e atirando flechas pra baixo!!! E isso ocorreu: felizmente nenhum deles chamou a polícia.
Mas esse fato me intrigou tanto que resolvi repetir o teste. Vou procurar um local mais tranquilo, com uma posição que possibilite melhor apoio para não haver dúvidas e também um ajudante!! rsrs).
Se bem que a oscilação que senti no ponto do red dot durante os disparos não chegou a levantar dúvida quanto aos resultados, pois a oscilação era pequena e os impactos mantiveram um padrão constante. "Todos pegaram pra baixo do centro".
Mas quero refazer os testes com mais tempo, efetuando um número maior de disparos, observando bem todos os detalhes (afinal não tenho experiência com bestas) apenas pelo fato dos resultados terem sido contrários ao que eu esperava e as várias informações dos tópicos.
Numa besta como essa minha acho difícil ocorrer uma "gatilhada" como já cometi em treinos com revólveres, no stand.
Mas quero sentir mais segurança "nessa coisa toda", pois tudo isso é novidade pra mim.
E além do mais, eu ficava dias com remorso, lembrando-me duma tilápia ou tucunaré que eu acertava (na pesca sub) e que por algum motivo acabava fugindo ferido e que, com certeza, morreria inutilmente.
Não quero nem pensar numa coisa dessas com um java.
Sei que, por mais que eu me previna, isso pode acontecer. Mas farei de tudo que eu puder para evitar isso!!
Abraços.

P.S. Tentarei refazer os testes o mais rápido possível!
ELCIO

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Ter Jun 30, 2015 4:07 pm

Marcaoz: KKK prá você!!!! Fiquei imaginando na beira do telhado, apoiando o cotovelo num lugar, a perna no outro, de lado, quase escorregando, etc... Cê vai acabar sem a resposta do teste, pois vai cair do telhado.
Brincadeiras à parte (o outro tópico que o Mamute escreveu tb tá muito bom), eu não consegui entender uma coisa: qual a distância entre você e o alvo?
É que numa distância pequena (menor que 20 metros por exemplo), vai ser muito difícil aferir a influência do ângulo/gravidade no resultado dos disparos. Acho que se você conseguir fazer isso numa distância a partir de 30 metros (e se for com uma inclinação maior, melhor ainda), vai ser mais fácil comprovar a diferença nos impactos. Fico no aguardo (e vê se usa um prendedor de segurança).

marcaoz

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Ter Jun 30, 2015 5:31 pm

Elcio, sabe que a coisa é preocupante né!? Mas vou tomar muito cuidado!
No telhado até que é mais tranquilo pois vc tá ligado na situação. Mas entre tantos "petrechos" que eu faço para atender minhas necessidades, tenho de pensar num cinto pra usar na espera. Vez em quando pinta uns cochilos na rede e aí pode dar "zebra"!
Tentei informar tudo mas a msg anterior ficou tão longa que acabei não colocando as distâncias.
Achei um programinha online que dá o ângulo do triângulo conforme os lados informados.
Como eu queria definir os ângulos, fui chutando os tamanhos do lado de baixo até chegar ao ângulo que eu queria (45, 60 e 75, aproximadamente).
Então eu devo ter disparado a aproximadamente 8,3m do alvo em 45° do alvo (quando coloquei ele a 6m da base da torre) e a uns 6,5m em 65 ou 70° do alvo (com ele a 3m do pé da torre).
Outro detalhe, em distâncias maiores que essas como vc sugeriu, apesar de ser uma informação importante pra se ter, é algo praticamente impraticável pra mim.
Zerei o alvo a 10m na horizontal. Pelo que vi a diferença para a distância e a posição inclinada que eu usarei é mínima, facilmente compensada na visada.
Para um tiro mais longo na horizontal, tipo a 20m, também já testei e sei que é só corrigir a visada também uns 1,5 a 2cm "pra cima".
E mais longe que isso eu sinceramente não tenho intenção de disparar em nenhum java (pelo menos por enquanto, até ir pegando confiança na potência da besta e na precisão conseguida).
Mas também é fácil eu testar um disparo a 30m (com a besta zerada para 10m), isso tudo na horizontal, e definir quanto tenho de compensar na visada "para cima".
Imagino que será algo próximo entre uns 5cm mas é melhor confirmar!
Vou procurar um local mais adequado, mas apenas para confirmar os resultados nas distâncias que eu já testei (e as quais pretendo usar na ceva).
Abraços.
ELCIO

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Ter Jun 30, 2015 7:58 pm

marcaoz escreveu:
Elcio, sabe que a coisa é preocupante né!? Mas vou tomar muito cuidado!
No telhado até que é mais tranquilo pois vc tá ligado na situação. Mas entre tantos "petrechos" que eu faço para atender minhas necessidades, tenho de pensar num cinto pra usar na espera. Vez em quando pinta uns cochilos na rede e aí pode dar "zebra"!
Tentei informar tudo mas a msg anterior ficou tão longa que acabei não colocando as distâncias.
Achei um programinha online que dá o ângulo do triângulo conforme os lados informados.
Como eu queria definir os ângulos, fui chutando os tamanhos do lado de baixo até chegar ao ângulo que eu queria (45, 60 e 75, aproximadamente).
Então eu devo ter disparado a aproximadamente 8,3m do alvo em 45° do alvo (quando coloquei ele a 6m da base da torre) e a uns 6,5m em 65 ou 70° do alvo  (com ele a 3m do pé da torre).
Outro detalhe, em distâncias maiores que essas como vc sugeriu, apesar de ser uma informação importante pra se ter, é algo praticamente impraticável pra mim.
Zerei o alvo a 10m na horizontal. Pelo que vi a diferença para a distância e a posição inclinada que eu usarei é mínima, facilmente compensada na visada.
Para um tiro mais longo na horizontal, tipo a 20m, também já testei e sei que é só corrigir a visada também uns 1,5 a 2cm "pra cima".
E mais longe que isso eu sinceramente não tenho intenção de disparar em nenhum java (pelo menos por enquanto, até ir pegando confiança na potência da besta e na precisão conseguida).
Mas também é fácil eu testar um disparo a 30m (com a besta zerada para 10m), isso tudo na horizontal, e definir quanto tenho de compensar na visada "para cima".
Imagino que será algo próximo entre uns 5cm mas é melhor confirmar!
Vou procurar um local mais adequado, mas apenas para confirmar os resultados nas distâncias que eu já testei (e as quais pretendo usar na ceva).
Abraços.
Então, pelo que entendi seus disparos inclinados foram feito em distância menor àquela que você "zerou" a mira. Fazendo isso, o teste não será conclusivo. Quanto à compensação (pela queda da flecha), o site da Excalibur tem um quadro demonstrativo (usando flechas de 400 grains), com várias velocidades. Embora não seja com o peso das suas flechas, fica muito próximo do que você utiliza.
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Qua Jul 01, 2015 2:12 pm

Elcio, realmente achei muito trabalhoso eu zerar horizontalmente na mesma distância em que eu dispararia na vertical pois queria testar em 3 distâncias diferentes.
Mas "teoricamente", caso eu disparasse na horizontal em distâncias menores que os 10m, os impactos teriam de ocorrer "acima" do ponto visado, correto?
Isso me intriga ainda mais pelo fato de os impactos na  vertical terem ocorrido abaixo do ponto visado.
Mas realmente vou ter de rever esses testes.
Abraços.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?   Hoje à(s) 5:55 pm

Diferença na regulagem da mira entre tiro na horizontal e vertical!?!?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Diferenças Carburador YBR e factor
» Saidas de ar cromadas.
» Hayabusa 2006/2007 ou 2008/2009
» diferença no filtro de ar entre as 2.0 xlt e 4wd
» Diferênças entre J3 11/12, 12/13 e J3s. Regulagem de motor.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Bestas e Balestras-
Ir para: