ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Comece sempre com arco de baixa libragem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ruy

MensagemAssunto: Comece sempre com arco de baixa libragem   Dom Jun 21, 2015 10:36 pm

Sempre sendo chato nesse assunto, a recomendação é iniciar com arco de baixa llibragem.

Jamais utilizar um arco acima da sua capacidade.

• Risco de lesões graves
  • Risco de má forma física e postura
  • Risco de vícios difíceis de corrigir
  • Agrupamentos ruins
  • Inconsistências e dificuldade de determinar a causa
  • Baixa auto estima
  • Desistência (na maioria das vezes)

Hoje iniciamos o treinamento de tiro com arco para iniciantes no Kaikan de Assis.
Além dos arcos de PVC, todos tiveram contato com um arco escola tipo SF Optimo. As lâminas desse arco escola possuem apenas 22# e talvez mais para frente compre outro par de lâminas mais fortes, algo em torno de 26#.
Dentro das minhas expectativas, todos conseguiram atirar, todos puxaram o arco sem a famosa tremedeira e principalmente, todos se divertiram.
Começar com um arco além desse valor é correr riscos desnecessários além de ser altamente desanimador.

Mais do que isso, um arco escola serve para os primeiros tiros e primeiras competições. Acredito que sirva bem no indoor e no outdoor, dá para brincar até 30 metros. Mais que isso exigirá punhos e lâminas mais resistentes e já não é a praia dos arcos escola.
Conclusão: para que você precisa de lâminas mais fortes se as que tem já propulsionam uma flecha a 30 metros com razoável precisão.

Colocar lâminas próximas ou superiores a 30# é pedir para o arco dar problemas uma vez que não foi projetado para esse fim. Cada macaco no seu galho.
Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: Comece sempre com arco de baixa libragem   Dom Jun 21, 2015 11:01 pm

Excelente Ruy.
Concordo plenamente.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Comece sempre com arco de baixa libragem   Seg Jun 22, 2015 1:17 pm

Um exemplo disso foi num torneio indoor onde um garoto com um arco escola com libragem adequada fez mais pontos que alguns marmanjos que tremiam para puxar um arco. Além da má forma física e técnica, um arco exageradamente forte.
Se não perceberem o erro a tempo acabam desistindo do esporte.

Recebi um arco escola ontem mesmo e fiz uma corda para testar.
Como a aula era introdutória não havia planejado atirar mas como o pessoal estava aguado, deixei dar uns tiros de perto.

Roberto de Souza

MensagemAssunto: Re: Comece sempre com arco de baixa libragem   Seg Jun 22, 2015 1:48 pm

Também posso dar o meu exemplo e testemunho Ruy.
Há menos de um mês bati o recorde brasileiro indoor da IFAA na categoria Bowhunter usando um arco recurvo com cerca de 25 libras. Com certeza muito mais fácil de puxar, ancorar e atirar que arcos mais potentes normalmente utilizados. E, nem por isso, menos preciso.
Exemplos não faltam.
GiovanniGoulart

MensagemAssunto: Re: Comece sempre com arco de baixa libragem   Seg Jun 22, 2015 11:04 pm

Eu comecei com um composto xing ling de 35#  e mudei pra um RD Stick 30# posso dizer que concordo.
Quando fui começar a atirar com tradicional quis comprar de 40#, mas fui aconselhado diversas vezes a, como é iniciante no estilo, usar no máximo 30#.
Como tenho algum condicionamento não foi difícil puxar não, entretanto se eu não precisasse fazer força significativa ajustar postura no começo teria sido mais fácil, e um arco escola permite ir aumentando a libragem é algo muito bacana. Mas é isso mesmo, brincar além dos 30m já não é fácil a flecha cai bastante hehehhe mas é muito divertido atirar 10 - 25m

Hoje mesmo eu minha namorada atiramos num poster de crepúsculo hahahhahahaha só onda =D

depoimento de um noob sem professor mas tbm sem vergonha de meter as caras hehehe

"Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."
Osho
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Comece sempre com arco de baixa libragem   Hoje à(s) 11:39 am

Comece sempre com arco de baixa libragem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Aceleração e Rotação baixa em Ponto morto.
» Bandit 650 dando socos em baixa
» 30 melhores motos de sempre...
» [DICA] - Luz baixa de LED (com foto)
» Embreagem Baixa e um pouco pesada (W168)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: