ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Homemade Bow Vise Tupiniquim

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fabio Storch

MensagemAssunto: Homemade Bow Vise Tupiniquim   Sab Jun 06, 2015 2:26 pm

Olá pessoal,
     Fazia um tempo que eu queria desenvolver meu próprio suporte, que mantivesse o arco devidamente preso e alinhado a fim de ajustes de rest, mira e outros, além de tornar o processo de prensagem mais seguro ao se utilizar uma prensa portátil.
     O objetivo era prender o arco pela rosca do estabilizador e a inspiração de conectar o arco ao suporte através de um cilindro, foi de pesquisas pela net. O resto foi a legítima gambiarra à brasileira mesmo.
     Minha ideia desde o início era fazer algo bem simples e prático, mas que atendesse as minhas necessidades. Ficou algo bem tosco no final em termos estéticos, mas ele cumpre bem a função de controlar os eixos longitudinal e transversal, além de ter ficado bem estável e seguro.
     Eu conhecia uma pessoa bem engenhosa e com muita experiência na área da serralheria e soldas, etc. e já aposentado, que faria a coisa de forma mais detalhada, sem pressão e com capricho. Porém, o cara se mudou para um sítio no interior do interior e ficaria longe para eu ir discutir ideias e soluções ao longo da construção do dispositivo. A solução foi recorrer a uma serralheria mesmo.
     Fiz uma ilustração 3D do projeto como era para ser. Eu condensei 4 imagens numa só, para não sobrecarregar o tópico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Eu adquiri o parafuso para a rosca do estabilizador e este foi soldado ao cilindro. O cilindro rosqueado ao arco é inserido no tubo quadrado (poderia ser redondo também) do suporte. Através do parafuso lateral com o "registro" ou borboleta, eu prendo o arco, podendo girá-lo 360° e travá-lo na posição desejada. O tubo quadrado é apoiado no parafuso inferior e dessa forma eu tenho como fazer um ajuste fino e deixar o arco a exatos 90° em relação ao chão, o que pode ser conferido pelo nível de bolha acoplado a corda. Isso é para garantia caso o suporte esteja fixado numa mesa ou bancada meio "capenga" ou piso desnivelado, etc. Com o tubo quadrado erguido totalmente, o arco fica na horizontal, coincidindo as braçadeiras e com um simples pino eu travo o sistema.

Na prática, por precaução, foram colocados dois parafusos laterais no tubo quadrado, pois sem os serviços de torno, o cilindro não ficou justo como deveria dentro do tubo quadrado. O pior de tudo foi a pintura que ficou uma porcaria. Eu já desconfiava que a tinta deveria ser automotiva, mas o cara falou que poderia ser esmalte sintético mesmo e como eu tinha um resto aqui, resolvi usar. A tinta não aderiu ao metal e sai com facilidade. No final, após tudo pronto, o cara me diz que o ideal seria tinta automotiva PU. Não entendi porque não falou antes !! Agora vou levando assim mesmo, mais tarde passo um removedor e pinto novamente com a tinta certa.
     Bom, só queria compartilhar essa maravilha da engenharia moderna. Sei que há milhões de maneiras melhores, mais práticas e funcionais de se fazer isso. Mas, para mim funciona exatamente da maneira que eu precisava.
     Peço desculpas pela qualidade das fotos, mas minha habilidade com uma câmera na mão é a mesma como arqueiro: uma desgraça !
     Ficaria muito agradecido pelas críticas e sugestões.
     Abraço a todos.

Claudioribeiro

MensagemAssunto: Re: Homemade Bow Vise Tupiniquim   Sab Jun 06, 2015 11:51 pm

Amigo ficou muito bom, sua ideia realmente e muito boa (tanto que vou copiar kkkkk)
Fabio Storch

MensagemAssunto: Re: Homemade Bow Vise Tupiniquim   Dom Jun 07, 2015 9:52 am

Olá Claudio, obrigado.
O objetivo era compartilhar a ideia mesmo.
Em caso de alguma dúvida ou se precisar alguma imagem em maior resolução, estarei à disposição.
Abs.

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Homemade Bow Vise Tupiniquim   Seg Jun 08, 2015 8:49 am

bacana cara, sobre a tinta o esmalte gruda sim, mas não pode ter nada como óleo ou mancha de graxa na peça, e tem que passar fundo zarcão ou outro de sua preferência senão ele larga mesmo lol!
Fabio Storch

MensagemAssunto: Re: Homemade Bow Vise Tupiniquim   Seg Jun 08, 2015 9:39 am

Danilo, obrigado pela dica.
  Realmente, o metal estava bem sujo mesmo e a tinta foi passada diretamente sobre ele.
  Vou seguir sua recomendação na próxima vez.
  Abs.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Homemade Bow Vise Tupiniquim   Hoje à(s) 8:19 pm

Homemade Bow Vise Tupiniquim
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Top Case Alumínio Homemade
» Sun Gun - Homemade
» Párachoques frente vitara homemade
» Lubrificação Automática p/Transmissão
» Radiadores com fuga.Ajuda!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: