ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Empenar Flechas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Haw

MensagemAssunto: Empenar Flechas   Ter Maio 26, 2015 2:23 pm

Boa tarde aos arqueiros experientes, eu tenho uma duvida na fabricação de flechas, empenar flechas parece um pouco complicado para mim. Como vocês empenam as suas ? Usam empenadores ? Aonde consigo comprar ? Com ele consigo empenar flechas na diagonal ?
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Ter Maio 26, 2015 5:11 pm

Haw escreveu:
Boa tarde aos arqueiros experientes, eu tenho uma duvida na fabricação de flechas, empenar flechas parece um pouco complicado para mim. Como vocês empenam as suas ? Usam empenadores ? Aonde consigo comprar ? Com ele consigo empenar flechas na diagonal ?

Seja bem vindo ao fórum, utilize a barra de busca e faça uma pesquisa com a palavra "empenador" temos diversos tópicos falando dos jig comerciais e dos empenadores artesanais que nós mesmos fabricamos, o sistema de empenar que vc quer se chama helicoidal que é a pena "torcida" na haste.
Aproveite e explore nossa sessão de faça você mesmo ali temos vários tópicos falando desse processo, na sessão flechas também irá encontrar o mesmo assunto, depois de pesquisar e adquirir um prévio conhecimento pode perguntar a vontade que todos irão te ajudar a sanar suas duvidas, não se esqueça de study study study study study study study
Arthur Lima

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Ter Maio 26, 2015 5:20 pm

Assista vídeos do youtube. É um ótimo instrutor.
Existem obviamente inúmeros canais de "faça você mesmo", mas eu gosto muito do canal Drak Preppers, dê uma pesquisada.
Haw

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Ter Maio 26, 2015 6:13 pm

Obrigado aos que ajudaram, mas eu refiro ao seguinte modo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
E não a forma helicoidal, mas obrigado da mesma forma
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Qua Maio 27, 2015 12:11 am

Pegue uma moeda, olhe a moeda e tente dividir em 3 partes.
Pegue uma caneta, marque o centro e trace 3 linhas dividindo a moeda em 3 partes iguais.

Isso é colar as penas na flecha. Eu conheço muita gente que faz no olho e fica perfeito.
Eu já colei várias vezes pena no olho porque caiu no campo durante competição.
Para não ficar sem flecha reserva, aproveitava um intervalo e colava a pena.
Isso que eu empeno sempre em off-set, é só olhar as outras e colar no meio.

O empenador serve para garantir a qualidade e homogeneidade em um lote de flechas.
Garante que todas estão empenadas iguais.

Eu tenho um empenador Bearpaw que comprei na RD Arqueria.
Já tive oportunidade de usar outros empenadores e posso dizer que esse alemão é o melhor.
Hoje eu tenho duas presilhas para flecha a reta que vem no conjunto e uma helicoidal que comprei depois.

Esse empenador permite fazer offset de +1 e -1 grau.
Cola pena reta, cola pena de atravessado e cola pena em parafuso.
Com a presilha helicoidal dá para fazer flecha de parafuso.

Eu não usei o helicoidal com penas naturais, sempre com as Kurly Vanes que são molengas.
Eu até gostaria de saber se dá para fazer helicoidal com pena natural.
As minhas de pena helicoidal eu colo em off-set.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Se for comprar esse empenador aproveita e compra a cola Saunders NVP
a melhor que eu já usei até hoje, a única coisa que eu acho melhor que essa cola
são as fitas dupla face própria para empenar flechas, só que esse tipo é melhor usar junto com um fechamento com lining tape.

Em tempo: a fita dupla face que eu usei não é essa que é vendida na RD Arqueria, não conheço essa
a que eu usei é a que vem junto com as Kurly Vanes da Alternatives da Inglaterra.

Uma dica: quem atira destro cola pena para girar a direita, quem atira canhoto cola para girar a esquerda.

Super dica: pena natural tem da asa esquerda e da asa direita. Pena direita gira horário, pena esquerda gira anti-horário.

Pena helicoidal é para indoor a 18 metros, se for atirar no campo a flecha perde velocidade rápido.
Para longa distância é melhor off-set de 1 grau ou pena reta.

Pena grande colada torta é bom para iniciante que está aprendendo fazer largada.
A pena grande torcida corrige os erros de largada.
E também é muito bom para caçador que está usando ponta pesad.

Distância longa com efeito do vento é melhor pena pequena.
Se vai usar off-set, reta ou helicoidal com as pequenas é melhor experimentar.

Eu testei indoor 18 metros com Kurly helicoidal e reta e não percebi diferença nenhuma.

Olhando a flecha voar dá para ver nitidamente que off-set gira muito mais do que pena reta.

Like a Star @ heaven
EVC

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Qua Maio 27, 2015 6:17 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Super dica: pena natural tem da asa esquerda e da asa direita. Pena direita gira horário, pena esquerda gira anti-horário.

Certeza? Lembro de ter lido que tanto faz, só não pode misturar penas de asa esquerda e direita.
rubensrw

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Qua Maio 27, 2015 8:03 am

EVC escreveu:
v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Certeza? Lembro de ter lido que tanto faz, só não pode misturar penas de asa esquerda e direita.

EVC, a informação esta correta.
se prestar bastante atenceao vai ver que as cerdas das penas ficam em diagonal e isso vai determinar o lado para qual ela vai girarr, porisso nao se deve misturar penas de lados diferentes na mesma flecha, mas desde que todas na flecha sejam do mesmo lado.
O que nao faz diferenca e se o arqueiro e DESTRO ou CANHOTO, o importante mais uma vez, e que todas as penas na flecha sejam do mesmo lado, e é bom que todas as flechas do set tambem sejam do mesmo tipo.

Agora, Nao tenho certeza do sentido horrio, anti-horario, mas o principio esta correto.

04/2012 - 09/2012 - Recurvo OnePiece Thimberhawk Sparrow 48" 36@24 - vendido
05/2012 - ......... - Recurvo Graetree Mohegan 62" 40#@28 - Cracked - restaurando
05-2012 - 03/2013 - Recurvo BearPaw Hard Hunter 62" 35#@28 - vendido
09/2012 - ......... - LongBow Bodnick Dakota 64" 45#@28
12/2012 - ......... - Samick Phantom 62" 45#@28
04/2013 - ......... - Samick Phoenix 60" 35#@28
06/2013 - ......... - Riser Cartel Fantom 25", limbs SF Premium Carbon 40# medium, Rest Decut Nova, Button Shibuya DX, SF Axiom sight, Set Estab SF Premium Carbon com V-Bar deslizante, Central 30", Laterais 10"
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Qua Maio 27, 2015 12:51 pm

EVC escreveu:

Certeza! king Eu pratiquei Kyudo por um tempo. Na prática se lança duas flechas.
A primeira é a haya, empenada com pena direita. A segunda é a otowa empenada com pena esquerda.

Duas explicações.
Uma gira de uma forma e a outra gira de outra, agrupam em lugar diferente, isso impede o hobin wood
O arqueiro até acerta as duas no centro, mas é praticamente impossível quebrar a flecha.

A flecha haya tem o lado de fora mais bonito, por isso se diz que a primeira se oferece ao kamiza, o lugar alto.
Isso tem um pouco a ver com a questão zen da prática.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Empenar Flechas   Hoje à(s) 3:20 pm

Empenar Flechas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Motor morreu e não liga mais.
» AJUDA URGENTE - DISCO DE FREIO EMPENADO (RESOLVIDO)
» Chassi empenado
» [dica] Manutenção da Corrente de Motocicletas.
» As Flechas de Prata, ORIGINAIS, andando em Nurburgring...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: