ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Fabricando um Arco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Caio Cavalcant

MensagemAssunto: Fabricando um Arco   Sab Maio 23, 2015 1:05 pm

E ai pessoal, tudo bem? Sempre fui apaixonado por arcos, mas nunca me imaginei realmente utilizando um, recentemente pensei em comprar, mas não consegui por motivos financeiros, depois de pesquisar por um tempo decidir fabricar, afinal eu tenho acesso a alguns dos equipamentos, e aqui em casa tem algumas árvores, entre as quais eu escolhi usar a madeira de goiabeira, enfim, decidi começar o projeto hoje, e desde 8 da manhã eu estou trabalhando, optei pela criação de um arco curto(1,20 m aprox.) estilo rústico [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Ferramentas e madeira no início do trabalho, fui descascando a madeira com a faca e ficou assim:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
aí usei o facão e o formão pra reduzir a largura da parte da esquerda, e passei a grosa, retirando as pequenas lascas:
mas surgiu umas dúvidas, eu deveria fazer mesmo um arco curto ou aproveitar a curvatura e o transformar em recurvo? e sobre a corda, eu trancei alguns fios encerados(o pessoal geralmente usa pra costurar bola, pelo menos aqui) e testei em um arco de pvc, com flechas artesanais(de madeira de umbuzeiro) e acho que segura o tranco, o que vocês acham? (desculpem pelas imagens meio distorcidas, tive que redimensionar e sou um pouco novo nisso)
elisonj

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Sab Maio 23, 2015 6:17 pm

Eu acho que esse galho aí tem curvas demais... hehehe...

pra conseguir um bom arco com ele, vc iria ter que tirar boa parte delas fora, vergando no vapor, e tal...
não é algo tão simples pra se iniciar na construção... Neutral

1,20 tbm é bem curto... qual seria a puxada que vc tem em mente? ( qual o tamanho da sua puxada?)

Caio Cavalcant

MensagemAssunto: Atualização final do dia   Sab Maio 23, 2015 6:23 pm

O dia todo trabalhando, e eu me sinto melhor que se tivesse ficado deitado em frente a tv, agora foco, depois de muito formão e grosa o projeto de arco ficou assim:
e esse é o fim por hoje, amanhã vou passar mais um pouco de formão pra ajustar, tirar as pontas e passar as lixas. Uma pequena correção, o arco não tem aproximadamente 1,20m tem mais de 1,40. O que teoricamente faz dele um longbow, já que é próximo da minha altura, que é na área de 1,70. outra coisa que me preocupei, uma pequena rachadura apareceu, tem a diagonal como sentido e eu penso que se deixar assim vai quebrar na hora que encordoar, to pensando em amarrar uma tira de borracha e ver se resolve, temporariamente ao menos. Tenho 27.2 de puxada, e pra quem quiser ver a imagem sem distorção vai o link
Spoiler:

Caio Cavalcant

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Dom Maio 24, 2015 11:38 am

sabe aquela rachadura pequena? vai até o miolo da madeira... goiabeira descartada, já tava desanimado, quando lembrei que tem um ipê roxo no quintal de casa, não pude resistir, depois de receber a permissão pra cortar parte dele voltei a trabalhar, e só desisto quando fizer um arco, infelizmente ele não é grande o suficiente pra fazer os cortes de uma print de flatbow na marcenaria, mas acredito que vai servir
Antes de descascar, uma faca, umas batidinhas e um pouco de jeito e ficou assim:
eee madeira boa, e agora entendi porque se ficar na casca nunca seca, e pra não perder o costume algumas questões:
1- como eu devo tirar o nó da madeira? pense no medo de perder esse pedaço
2- to pensando em fazer um backing de tecido, pois vai ser um trabalho mais amador, é possível? e qual tecido eu usaria, com quantas camadas e qual cola?
3- vou moldar no formão e na grosa, ai lixar, é preciso passar verniz? ou algum outro material? e antes ou depois de aplicar o backing?

Última edição por Caio Cavalcant em Dom Maio 24, 2015 11:56 am, editado 1 vez(es)
Curty

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Dom Maio 24, 2015 11:45 am

Esse arco não é rústico, é um arco de Neandertal. lol!
Se der certo, vai ficar um arco muito legal. Mas...
Eu acho que ele já tem cara de que não vai sobreviver, com essa rachadura então.

No próximo, acho que deveria tentar um galho mais reto e com diâmetro mais regular.

Boa sorte e vá mostrando o resultado.

RD Stick 62" 35#
Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)
Curty

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Dom Maio 24, 2015 11:51 am

Caio Cavalcant escreveu:
sabe aquela rachadura pequena? vai até o miolo da madeira... goiabeira descartada, já tava desanimado, quando lembrei que tem um ipê roxo no quintal de casa, não pude resistir, depois de receber a permissão pra cortar parte dele voltei a trabalhar, e só desisto quando fizer um arco, infelizmente ele não é grande o suficiente pra fazer os cortes de uma print de flatbow na marcenaria, mas acredito que vai servir
Antes de descascar, uma faca, umas batidinhas e um pouco de jeito e ficou assim:
eee madeira boa, e agora entendi porque se ficar na casca nunca seca, e pra não perder o costume algumas questões:
2- to pensando em fazer um backing de tecido, pois vai ser um trabalho mais amador, é possível? e qual tecido eu usaria, com quantas camadas e qual cola?
3- vou moldar no formão e na grosa, ai lixar, é preciso passar verniz? ou algum outro material? e antes ou depois de aplicar o backing?

Não apareceu a foto aqui, mas dificilmente vaiter um formato pior que esse de goiabeira. O ipê roxo é uma madeira muito recomendada para se fazer arcos.

Dê uma lida nos tópicos sobre construção de arcos aqui mesmo. Você vai achar respostas para essas suas dúvidas e para outras que você ainda terá.

RD Stick 62" 35#
Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)
Caio Cavalcant

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Dom Maio 24, 2015 12:09 pm

Curty escreveu:
Caio Cavalcant escreveu:

Não apareceu a foto aqui, mas dificilmente vaiter um formato pior que esse de goiabeira.  O ipê roxo é uma madeira muito recomendada para se fazer arcos.

Dê uma lida nos tópicos sobre construção de arcos aqui mesmo. Você vai achar respostas para essas suas dúvidas e para outras que você ainda terá.
Acho que agora vai dar pra ver as fotos, postei pelo celular e deu problema, quanto a dar uma olhada nos tópicos é o que eu mais estou fazendo esses dias e mesmo olhando surgem essas duvidas, acho que é só o medo de ficar com cara de bunda -_- Razz
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Dom Maio 24, 2015 10:37 pm

continue tentando cara, eu fiz um monte pra conseguir um que preste, o que eu fiz de goiabeira eu cuidei um certo tempo da árvore tirando as brotas de novos galhos e procurei uma parte bem reta com poucos nós, nós no processo de fabricar arcos é foda.
Raphael Andrade

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Seg Maio 25, 2015 12:00 pm

da minha parte só 1 objeção...

a madeira tem que estar seca.. e esse ipe, daqui uns 2 anos daria um stave perfeito no tronco, abaixo da curva...

no mais, creio que tu tem que mandar ver, e não desanimar com possiveis falhas no trajeto!

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fabricando um Arco   Hoje à(s) 2:00 am

Fabricando um Arco
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Fabricando filtro de ar.
» Ford para de fabricar versão Sport 1.6 do Ka.
» tutorial - Fazer um paralama esportivo
» oleo redutor de atrito
» Parabrisa arranhando!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: