ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
igor.js167



Mensagens : 73
Data de inscrição : 07/03/2014
Idade : 23
Localização : Recife

MensagemAssunto: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 1:43 am

Tava dando uma olhada no fórum americano archery talk e vi uma discussão interessante e resolvi trazer pra cá.

No mercado existem centenas de opções de arcos, risers, limbs e etc. Os preços variam de $50 até $899 em apenas um riser. Muitos dizem que há uma diferença enorme na maciez, vibração e velocidade dos arcos mais caros, outros dizem que não importa se você tem mais caro ou um equipamento intermediário, o que importa é quem está atirando.
Equipamento não vence competição, quem vence é o arqueiro, claro! Eu acredito que a diferença é mínima entre um arco de $600 e outro de $1500 Mas, porque não se vê nenhum sebastian flute em competições, por exemplo?

Até mesmo arcos considerados avançados como o conjunto WINNEX ou WINACT VT nunca aparecem em competições, não só as mundiais, até competições nacionais é difícil de encontrar. O SF Forged+ é criticado como um dos melhores risers intermediários, mas até as crianças americanas, japonesas, koreanas, usam risers como o CXT, RCX, AL1 e não usam um Sebastian Flute .-.

E então, qual a opinião de vocês com relação ao equipamento? A diferença é significativa? Só os equipamentos caros são de alto nível? Qual a diferença entre um equipamento de $500 e outro de $2000 (considero limbs e riser)?
Voltar ao Topo Ir em baixo
EVC



Mensagens : 2221
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 6:42 am

Isso dá pano prá manga. Smile

Resposta curta: marketing.

Resposta menos curta: nas competições internacionais você vê muita gente que tem patrocínio. Então é óbvio que eles vão usar o equipamento que o patrocinador (hoyt, winwin, kaya etc.) fornece, normalmente o top de linha. Entretanto, se você visitar a galeria de fotos da World Archery (antiga FITA) também vai ver alguns risers "velhinhos" como o GMX, Samick Master etc. Há alguns anos uma das arqueiras top da Coreia atirava com o Samick Ultra, que se não me engano na época já tinha saído de linha há algum tempo.

Vale também lembrar que o que é "intermediário" hoje foi top ontem, como o Winex que você citou.

Não houve melhorias tão significativas assim na tecnologia dos risers em dez ou vinte anos com exceção dos feitos com fibra de carbono - mesmo assim com benefício discutível (em minha opinião).

O que diferencia um riser de entrada de um top é possivelmente melhores materiais, processos, controle de qualidade e tolerâncias de fabricação (mesmo assim é discutível, como minha experiência recente com o AXT da WinWin mostrou).

Finalmente, a gente fala muito do riser mas ele é só uma peça sólida segurando as outras partes. As lâminas são mais importantes. Mesmo assim, duvido que haja uma diferença significativa em precisão de tiro em relação a uma lâmina de dez anos atrás. E muitos dos arqueiros top optam por lâminas com núcleo de madeira em vez de sintéticos (e.g. INNO EX Prime em vez de EX Power).

No final, quem pode escolhe o caminho de menor risco e compra o que é mais caro.

Abs.
Voltar ao Topo Ir em baixo
conectado
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 8:10 am

Boa, a resposta, só esqueceu de uma coisa; É comum entre os Brasileiros sempre pensar que se for mais caro é melhor.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 10:20 am

Meu pitaco, falando de arcos recurvos... Very Happy
Os equipamentos de entrada geralmente são feitos com materiais e processos mais baratos uma vez que utilizam lâminas de baixa libragem, atiram de distâncias curtas e as competições são definidas mais em função da habilidade do arqueiro. Conforme o aumento do nível, maior será a exigência do material, como em qualquer esporte.
Quando chega entre os melhores do mundo, os campeonatos são disputados ponto a ponto, milímetro a milímetro. E com o patrocínio, é possível utilizar o que existe de melhor no mundo do tiro com arco.
Mas, como disse EVC, materiais considerados intermediários hoje foram os top de ontem. Um exemplo é o riser Hoyt TD4 Gold Medalist, fabricado com liga de alumínio-magnésio fundido no processo cast igual aos dos risers de entrada atuais, utilizado para superar pela primeira vez a marca de 1300 pontos FITA. Ou mesmo o SF Forged, de alumínio forjado e usinado, que foi utilizado para bater o recorde francês.
Todo o conjunto do material é importante, mas principalmente as lâminas, que impulsionam, e as flechas, que atingem o alvo.

Essa história de que um bom arqueiro atira bem com qualquer material é lenda. Entre um material ruim (baixa consistência) e um material excelente, o abismo é enorme, assim como o preço. Quem já experimentou esses dois extremos sabe disso. Uma coisa é começar com material ruim, a outra é, já sendo um arqueiro experiente, atirar com materiais de baixa qualidade.

Quanto à marca SF (Win&Win), é bastante consagrada na Europa. Muitos utilizam o SF Forged em competições com lâminas Uukha e vão muito bem. Nos mundiais a mídia mostra finais e semi-finais que são disputados pelos melhores arqueiros e eles têm patrocínios e marketing de pesos pesados como a Win&Win e Hoyt, Samick, MK, Easton, Shibuya, Carbon Express, Beiter...
Numa foto da Olimpíada de Londres vi uma arqueira de um país africano, não me lembro qual, usando um riser SF Premium que possivelmente foi comprado com o dinheiro do próprio bolso.

Resumindo, qual seria o melhor material para comprar?
Depende do seu nível. Se for inciante, pegue um material de iniciante ou intermediário. Se você começar a chegar próximo de uma boa pontuação de referência feita por alguém com esse mesmo material, cogite adquirir um material superior. Mas antes faça uma auto crítica e veja se você merece o supra sumo do tiro com arco.

PS. Eu testei um antigo Hoyt TD4 Gold Medalist com lâminas de carbono e flechas Easton ACC e no indoor dava para agrupar na zona do amarelo. Eu diria que tranquilamente serve para fazer 540 pontos, coisa que poucos conseguem alcançar mesmo com arcos modernos. Ou mesmo os cobiçados 1300 FITA.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 10:26 am

Vidor escreveu:
Boa, a resposta, só esqueceu de uma coisa; É comum entre os Brasileiros sempre pensar que se for mais caro é melhor.

Acho que é comum entre todo mundo.
Fazer uma boa pontuação com um arco escola como SF Optimo é mérito.
Já fazer baixa pontuação com riser Win&Win WinAWis Carbon Pro Nano Max e lâminas Hoyt Quattro Carbon Grand Prix Suspect ....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fabio Storch



Mensagens : 54
Data de inscrição : 07/05/2014
Idade : 40
Localização : Porto Alegre / Três Passos - RS

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 1:31 pm

Já foi citado em outro tópico também, o investimento que essas grandes empresas destinam às escolas de arqueria, envolvendo os futuros atletas desde a infância praticamente, o que, se não me engano, foi motivo de crítica até. Não sei até que ponto esse fator é determinante, mas essas empresas estão apenas cumprindo com o seu objetivo, que no final é vender.
      É natural que a mente humana associe o resultado nas competições com o equipamento utilizado, afinal, atiradores top usam equipamentos top, mesmo tendo outros fabricantes que ofereçam produtos similares ou até melhores em certos aspectos.
      Ganha, portanto, a empresa que souber jogar com a melhor política de marketing.
      Abs.

_________________
Bear Attitude 60#
Diamond Core 50#
Recurvo Takedown WGP 35#
Voltar ao Topo Ir em baixo
igor.js167



Mensagens : 73
Data de inscrição : 07/03/2014
Idade : 23
Localização : Recife

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 3:04 pm

O Bernardo Oliveira, da seleção brasileira antes de ser patrocinado pela Win&Win usava um arco Samick Master (que inclusive tá na promoção na Lancaster, vale a pena)
E em campeonatos estaduais é comum ver bons atletas com riser SF premium e limbs SF wood, que é opção mais em conta depois do Axiom. Tem também os risers da Cartel e Fivics.

Na minha opinião um material muito barato é ruim, mas um muito caro é realmente marketing. As lâminas mais baratas da Uukha por exemplo não perdem em nada pras top-de-linha, são as lâminas mais rápidas do mercado. Agora, ninguém vai vencer competição com lâminas muito baratas como a prostyle ou axiom né.

Voltar ao Topo Ir em baixo
EVC



Mensagens : 2221
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 5:48 pm

Ruy escreveu:
Resumindo, qual seria o melhor material para comprar?
Depende do seu nível. Se for inciante, pegue um material de iniciante ou intermediário. Se você começar a chegar próximo de uma boa pontuação de referência feita por alguém com esse mesmo material, cogite adquirir um material superior. Mas antes faça uma auto crítica e veja se você merece o supra sumo do tiro com arco.

Discordo em parte. Se você pode arcar com um equipamento top, vai fundo. Não fique preocupado com o que os outros vão pensar porque você é principiante e está com equipamento de topo. Estou falando de riser, mira, principalmente (estabilizadores, não o mais barato mas o muito caro agrega pouco).

É claro, seja realista e não espere que o equipamento vá fazer milagre e tornar você um atirador de elite.

Lâminas e flechas é outra história: para quem está começando faz mais sentido comprar uma lâmina mais básica e flechas de alumínio se o objetivo for aumentar a potência no futuro para competições outdoor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
conectado
EVC



Mensagens : 2221
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 6:05 pm

igor.js167 escreveu:
O Bernardo Oliveira, da seleção brasileira antes de ser patrocinado pela Win&Win usava um arco Samick Master (que inclusive tá na promoção na Lancaster, vale a pena)
E em campeonatos estaduais é comum ver bons atletas com riser SF premium e limbs SF wood, que é opção mais em conta depois do Axiom. Tem também os risers da Cartel e Fivics.

Na minha opinião um material muito barato é ruim, mas um muito caro é realmente marketing. As lâminas mais baratas da Uukha por exemplo não perdem em nada pras top-de-linha, são as lâminas mais rápidas do mercado. Agora, ninguém vai vencer competição com lâminas muito baratas como a prostyle ou axiom né.  


Acho que é por aí. Alguém lá em cima comentou que dar um material ruim na mão de um arqueiro top vai detonar o desempenho dele. Bom, eu aposto que um arqueiro top vai pontuar melhor com um equipamento ruim do que qualquer um de nós (e mesmo alguns dos tops brasileiros  Twisted Evil ) com equipamento de ponta.

É bom lembrar que esses arqueiros não pegam simplesmente um arco e vão atirando. Eles gastam um tempo enorme regulando o arco (na verdade, arcos, pois carregam dois conjuntos idênticos, para o caso de um quebrar no meio da competição). Além do arco, selecionam as flechas: começam com umas três dúzias, analisam os pontos de impacto de cada uma e formam conjuntos que agrupam bem para competições e treino.

Então, digamos que esse arqueiro use um riser SF Forged+ com lâminas de boa qualidade (digamos, uma Winex que já foi top e atualmente é intermediária) e o resto dos equipamentos de boa qualidade mas não necessariamente os mais caros. Digamos que ele regule e sintonize o arco e selecione as flechas (Easton X10 quase com certeza). Aposto que a pontuação dele vai ser compatível com a que ele obtém com equipamento mais top. Por que então usar o top? Confiança. As chances do equipamento top falhar na hora H são menores do que as de um equipamento intermediário.

É bom lembrar que os homens estão atirando com arcos de ~50lbs. Um riser intermediário pode não aguentar tão bem quanto um top (mas estes também quebram, é bom que se diga).

Lembrei de mais uma coisa: um coreano, não sei se o atual recordista mundial ou um dos primeiros do ranking, atirava (provavelmente ainda atira) com diferentes conjuntos, se me lembro bem um Hoyt Formula RX (na época), um WinWin INNO e um conjunto misto (WinWin + Kaya). Acho que no fundo ele queria mostrar que ele era bom com qualquer marca. Smile

Abs.
Voltar ao Topo Ir em baixo
conectado
igor.js167



Mensagens : 73
Data de inscrição : 07/03/2014
Idade : 23
Localização : Recife

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 6:25 pm

EVC escreveu:
Lembrei de mais uma coisa: um coreano, não sei se o atual recordista mundial ou um dos primeiros do ranking, atirava (provavelmente ainda atira) com diferentes conjuntos, se me lembro bem um Hoyt Formula RX (na época), um WinWin INNO e um conjunto misto (WinWin + Kaya). Acho que no fundo ele queria mostrar que ele era bom com qualquer marca. Smile

Também, um dos primeiros no ranking atiraria bem com qualquer marca mesmo kkk

Lembrei de uma história de um garoto que venceu o nacional americano para jovens com um arco top, e alguns meses depois apareceu numa competição menor com um SF forged.
Tem a questão da estética também, um AL1 pode ser top, mas boa parte do valor tenho certeza que é pela beleza.
E o gosto de cada arqueiro também, o WINACT-VT sempre me atraiu muito mas o Grip é muito fino, chega a ser desconfortável.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Arthur Lima



Mensagens : 123
Data de inscrição : 19/12/2014

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sex Maio 22, 2015 6:59 pm

Fazendo uma analogia com a questão do marketing que o EVC citou, é como se a Adidas desse um par de chuteiras baratas para o Messi jogar. Aposto que ele continuaria sendo o melhor jogador do mundo (na minha opinião) e ninguém conseguiria tomar a bola dele da mesma maneira.
Mas aí todos os amadores iriam procurar aquela chuteira para comprar. E isso é interessante para a Adidas? Claro que não. O interessante para ela é vender a chuteira mais cara entre seus modelos, por isso mesmo manda o Messi calçar tal modelo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Claudioribeiro



Mensagens : 53
Data de inscrição : 18/09/2014

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 6:46 am

Caros eu nunca atirei com recurvo sou da turma das rodinhas kkkkk, porem minha experiencia com arco composto passou pelas seguintes marcas:

Mathews
Martin
PSE
Hoyt

no meu caso em expecifico senti sim uma grande diferença entre os modelos das diferentes marcas que atirei e hoje não troco meu Hoyt Pro comp tão cedo, antes dele usava um contender elite que foi roubado e era um arco fantastico porem com o pro comp a pontuação em uma serie de 60 tiros melhorou por volta de 8%, dentre as outras marcas que ja usei e que são ótimas tb a que melhor me adaptei foi a PSE porem acho os arcos da hoyt muito mais equilibrados (sempre usei arcos target de todas as marcas citadas acima) e hoje eu digo que pelos MEUS resultados e MINHAS experiencias o equipamento faz sim grande diferença e depois que comecei a usar arcos da hoyt acho muito difiçil comprar uma outra marca.

Não é uma questão de modismo, e que comigo fez diferença positiva então como diria o velho ditado em time que esta vencendo .... hehehe espero que me sobre tempo para voltar a competir pois ando trabalhando muito mas acredito que com a potuação que venho fazendo a brincadeira vai ser muito boa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
EVC



Mensagens : 2221
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 8:02 am

Sem dúvida 8% é uma melhora espetacular. Em indoor ou outdoor?

Meu palpite é que o Hoyt se ajustou melhor ao seu estilo, supondo que estava usando arcos de mesma categoria das outras marcas. Outra possibilidade é que o arco estava melhor ajustado e o conjunto ficou mais equilibrado para você. Ou que você ficou mais confiante com esse setup do que com os anteriores (tiro com arco é 50% técnica e 90% mental Smile ). O arco pode ter contribuído mas o mais provável é que você tenha melhorado. Smile

Pode parecer brincadeira mas já vi relatos em outros fóruns sobre a melhoria do desempenho quando o arqueiro trocava alguma peça de equipamento por outra de melhor qualidade (nunca aconteceu comigo Sad ), para depois voltar ao desempenho antigo.

No seu caso pode ter criado um ciclo virtuoso e você melhorou porque ficou mais confiante e treinou melhor e a coisa se realimentou positivamente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
conectado
Claudioribeiro



Mensagens : 53
Data de inscrição : 18/09/2014

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 8:36 am

EVC escreveu:
Sem dúvida 8% é uma melhora espetacular. Em indoor ou outdoor?

Meu palpite é que o Hoyt se ajustou melhor ao seu estilo, supondo que estava usando arcos de mesma categoria das outras marcas. Outra possibilidade é que o arco estava melhor ajustado e o conjunto ficou mais equilibrado para você. Ou que você ficou mais confiante com esse setup do que com os anteriores (tiro com arco é 50% técnica e 90% mental Smile ). O arco pode ter contribuído mas o mais provável é que você tenha melhorado. Smile

Pode parecer brincadeira mas já vi relatos em outros fóruns sobre a melhoria do desempenho quando o arqueiro trocava alguma peça de equipamento por outra de melhor qualidade (nunca aconteceu comigo Sad  ), para depois voltar ao desempenho antigo.

No seu caso pode ter criado um ciclo virtuoso e você melhorou porque ficou mais confiante e treinou melhor e a coisa se realimentou positivamente.

Pode ser que seja que o fator mental seja realmente determinante, porem não acho que seja o unico fator pois a media de pontuação vem aumentando gradualmente, não mudei a rotina/frequencia de treinamento, o resultado melhorou tanto indoor como outdoor, treino muito as distancias de 30 e 50 metros porem 30 praticamente não estou mais atirando por medo de estourar flechas pois os agrupamentos estão muito fechados, a 50 metros a pontuação tem variado de 565/574 com muita frequencia e em simulações de duplo 50 (15 disparos) tenho feito de 142 a 147 (exporadicamente 150 uma vez a cada 20 mais ou menos hahahaha).

a mudança foi consideravel mesmo do contender elite para o procomp elite. se eu mantiver essa media ai sim me animo a voltar a competir.
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6248
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 70
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: arco   Sab Maio 23, 2015 11:05 am

O que realmente vale é o arqueiro.
Entretanto, vale muito mais que o arqueiro um equipamento de alto nível.
Tentem vender o arqueiro!!??
Quem compra?
Ponham um equipamento bom à venda, muitos se interessarão por ele.
Pra todos que queiram adquirir um equipamento, eu aconselho, pesquise e compre o melhor.
Economizar um ano inteiro e comprar um TOP, vale a pena.
Já disseram que aqui no Forum só recomendam equipamentos caros.
Na minha opinião, custa mais caro um equipamento ruim do que um equipamento bom.
Voltar ao Topo Ir em baixo
EVC



Mensagens : 2221
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 12:12 pm

TRC escreveu:
O que realmente vale é o arqueiro.

TRC escreveu:
Entretanto, vale muito mais que o arqueiro um equipamento de alto nível.

TRC, você conseguiu a peripécia de ser extremamente contraditório em apenas duas frases. Smile

Ou é o equipamento ou é o arqueiro. Você não vende arqueiro mas experimente colocar só o arco em uma linha de tiro... Wink

Acho que concordamos que um equipamento de má qualidade atrapalha. Um intermediário de boa qualidade vai com certeza ser muito melhor que a maior parte dos arqueiros que praticam o esporte a sério mas não podem ou querem se dedicar a ele em tempo integral. Se a pessoa tem um orçamento limitado, com certeza vai ser bem servida por um conjunto de uns US$800. Mas se puder arcar com itens mais top (riser, mira e estabilizadores para começar), que vão custar duas ou três vezes mais, por que não?
Voltar ao Topo Ir em baixo
conectado
igor.js167



Mensagens : 73
Data de inscrição : 07/03/2014
Idade : 23
Localização : Recife

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 2:04 pm

EVC escreveu:
Acho que concordamos que um equipamento de má qualidade atrapalha. Um intermediário de boa qualidade vai com certeza ser muito melhor que a maior parte dos arqueiros que praticam o esporte a sério mas não podem ou querem se dedicar a ele em tempo integral. Se a pessoa tem um orçamento limitado, com certeza vai ser bem servida por um conjunto de uns US$800. Mas se puder arcar com itens mais top (riser, mira e estabilizadores para começar), que vão custar duas ou três vezes mais, por que não?

Quanto aos estabilizadores, se puder comprar um mais caro ótimo, mas não precisa ser tão caro, com $250.00 dá pra ter um conjunto completo e decente, existem long rods mais caros que isso, não vejo sentido.
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6248
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 70
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: arco   Sab Maio 23, 2015 3:10 pm

EVC escreveu:
TRC escreveu:
O que realmente vale é o arqueiro.

TRC escreveu:
Entretanto, vale muito mais que o arqueiro um equipamento de alto nível.

TRC, você conseguiu a peripécia de ser extremamente contraditório em apenas duas frases. Smile

Ou é o equipamento ou é o arqueiro. Você não vende arqueiro mas experimente colocar só o arco em uma linha de tiro... Wink

Acho que concordamos que um equipamento de má qualidade atrapalha. Um intermediário de boa qualidade vai com certeza ser muito melhor que a maior parte dos arqueiros que praticam o esporte a sério mas não podem ou querem se dedicar a ele em tempo integral. Se a pessoa tem um orçamento limitado, com certeza vai ser bem servida por um conjunto de uns US$800. Mas se puder arcar com itens mais top (riser, mira e estabilizadores para começar), que vão custar duas ou três vezes mais, por que não?

Aí é que se encontra a maioria das soluções, na contradição.
Parte-se de uma afirmativa para achar a negativa, ou, parte-se da negativa para achar a afirmativa.
kkkkk
Duas verdades, uma colocada contrariando a outra; a outra contrariando a uma.
Isso é um sofisma, ou, um pretenso sofisma.
Um bom arqueiro não será tão bom arqueiro com um equipamento ruim.
Um bom equipamento na mão de um arqueiro ruim, não o tornará um bom arqueiro.
Quem quiser se tornar um bom arqueiro, precisa treino e perseverança.
Entretanto, não se tornará um bom arqueiro, com um equipamento ruim.
Arqueiros, existem aos montes, não se vendem, mas, também, ninguém os quer comprar ... embora queiram.
Entenda-se compra, como patrocínio, revenda, marketing, etc.
Equipamentos bons, existem aos montes, mas, também, não são todos que os podem comprar ... embora se queira!
Está aí, a contradição.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ruy



Mensagens : 1969
Data de inscrição : 27/08/2012
Localização : Rio Claro / Assis - SP

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 9:31 pm

EVC escreveu:
Ruy escreveu:
Resumindo, qual seria o melhor material para comprar?
Depende do seu nível. Se for inciante, pegue um material de iniciante ou intermediário. Se você começar a chegar próximo de uma boa pontuação de referência feita por alguém com esse mesmo material, cogite adquirir um material superior. Mas antes faça uma auto crítica e veja se você merece o supra sumo do tiro com arco.

Discordo em parte. Se você pode arcar com um equipamento top, vai fundo. Não fique preocupado com o que os outros vão pensar porque você é principiante e está com equipamento de topo. Estou falando de riser, mira, principalmente (estabilizadores, não o mais barato mas o muito caro agrega pouco).

É claro, seja realista e não espere que o equipamento vá fazer milagre e tornar você um atirador de elite.

Lâminas e flechas é outra história: para quem está começando faz mais sentido comprar uma lâmina mais básica e flechas de alumínio se o objetivo for aumentar a potência no futuro para competições outdoor.

Você mesmo disse que isso dá pano prá manga... Very Happy

Eu antes pensava dessa forma. Existem algumas postagens que digo ser vantajoso adquirir alguns acessórios como miras, os melhores que puder comprar.
Hoje mudei um pouco de opinião. Suspect
Conheci um arqueiro veterano que uma vez foi comigo à um proshop para comprar flechas. Para minha surpresa ele comprou uma dúzia das mais baratas para trocar as antigas que usou durante 5 anos. Perguntei a razão e ele me disse que para um arqueiro que não participa de competições, atira mais para encontrar amigos com gosto em comum e que não tem grandes pretensões no esporte era o que merecia. Concordei com o MERECIMENTO.
Já um outro arqueiro, também veterano, trocou um equipamento de mais de 20 anos por um top, mesmo não competindo. Não disse nada e eu também não perguntei nada mas o prazer nos seus olhos revelava que ele tinha aguentado durante 20 anos um material que já mostrava sinais de fadiga e muitas marcas de uso e que agora ele merecia um prêmio por ter aguardado tanto tempo.
Um terceiro arqueiro era o rei da gambiarra. Tudo improvisado, desde o rest até o clicker feito com lata. Flechas de décadas de uso, mira remendada e atirava muito mal. Era o que ele merecia pelo fato de ser tão mão-de-vaca.
O merecimento é a auto crítica, é saber onde está e onde quer chegar. E hoje quando alguém me pergunta sobre qualquer material, penso primeiro no tal do merecimento, pelo esforço, pela dedicação ou simplesmente pelo prazer.

Sds.
Voltar ao Topo Ir em baixo
EVC



Mensagens : 2221
Data de inscrição : 23/01/2011
Localização : Sampa

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 9:41 pm

Ruy, acho que no fundo concordamos. Meu ponto é que o cara deve comprar o que quer (e/ou merece), não o que acha que os outros vão aprovar. Smile

Abs.
Voltar ao Topo Ir em baixo
conectado
TRC



Mensagens : 6248
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 70
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: arcos   Sab Maio 23, 2015 9:55 pm

Muito bem colocado!
Além de esporte, o tiro ao arco deve ser encarado como prazer, diversão, satisfação.
Pessoas olham coisas com olhar de desejo, mas não tem as necessárias condições para adquiri-las ... apesar do brilho nos olhos, de desejo.
Merecimento, acho que todos merecem.
Condições, alguns têm, outros não.
Particularmente, sou um péssimo arqueiro, perseverante, entretanto.
Hoje, por exemplo, fiquei horas atirando para regular os pinos da mira.
Ontem, havia refeito o serving e reposicionado o peep, porque o dito cujo não ficava na posição correta.
Perseverança eu tenho, sou mais teimoso que meu arco.
Merecimento?
Depois de ter lutado a vida toda, mereço muitas coisas ... antes de bater a "caçuleta".
Sei exatamente o que é atirar com um equipamento ruim, e acho que isso ninguém merece.
Atirei um ano com um composto nacional, tendo um Bowtech zero guardado.
Isso, porque quis aprender no ruim antes de usar o bom.
Ninguém merece!
Hoje o dito cujo está jogado lá no quartinho de despejo.
Perdi um ano de bom divertimento ... e passei raiva.
Meu conselho?
Comprem equipamentos top ... todos merecem!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Adilson Ulian



Mensagens : 203
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 41
Localização : São José do Rio Preto SP

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Sab Maio 23, 2015 11:55 pm

TRC escreveu:
Muito bem colocado!
Além de esporte, o tiro ao arco deve ser encarado como prazer, diversão, satisfação.
Pessoas olham coisas com olhar de desejo, mas não tem as necessárias condições para adquiri-las ... apesar do brilho nos olhos, de desejo.
Merecimento, acho que todos merecem.
Condições, alguns têm, outros não.
Particularmente, sou um péssimo arqueiro, perseverante, entretanto.
Hoje, por exemplo, fiquei horas atirando para regular os pinos da mira.
Ontem, havia refeito o serving e reposicionado o peep, porque o dito cujo não ficava na posição correta.
Perseverança eu tenho, sou mais teimoso que meu arco.
Merecimento?
Depois de ter lutado a vida toda, mereço muitas coisas ... antes de bater a "caçuleta".
Sei exatamente o que é atirar com um equipamento ruim, e acho que isso ninguém merece.
Atirei um ano com um composto nacional, tendo um Bowtech zero guardado.
Isso, porque quis aprender no ruim antes de usar o bom.
Ninguém merece!
Hoje o dito cujo está jogado lá no quartinho de despejo.
Perdi um ano de bom divertimento ... e passei raiva.
Meu conselho?
Comprem equipamentos top ... todos merecem!


Eu estou acompanhando o tópico desde do inicio , e fique pensando !comecei a atira com recurvo Olímpico já a uns três mês, na Arqueiria Rio Preto , a minha pontuação é bem baixa , pois ainda não estou atirando nem a 15 metros , e acabei de comprar meu equipamento , relativamento caro , bem posso falar que é todos top . mas para mim é uma satisfação poder ter um equipamento de alto nivel , mesmo que eu não tenho a experiencia e tecnica apurada , pois o valor do meu equipamento é o dobro do valor do meu carro (gol ano 85) mas posso falar é muito bom poder ter o prazer de utilizar e desfrutar de algo que te de prazer em dobro , pontuação alta é conseguêcia !É por isto que concordo como TRC "Comprem equipamentos top...todos merecem!"em breve posto fotos do meu equipamento completo no tópico de fotos!

_________________
PSE CHAOS ONE 60# 29" ( VENDIDO)
Preto Camo
"VOCÊ TEM QUE SER O ESPELHO DA MUDANÇA QUE ESTÁ PROPONDO. SE EU QUERO MUDAR O MUNDO, TENHO QUE COMEÇAR POR MIM" (MAHATMA GANDHI 1869-1944)
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6248
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 70
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: equipamento   Dom Maio 24, 2015 8:59 am

Poste fotos do seu equipamento, Adilson.
Assim a gente baba no queixo. rsrssr
Tem um tópico para isso, onde todos já postaram fotos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Voltar ao Topo Ir em baixo
ELCIO



Mensagens : 139
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 47
Localização : Salto-SP

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Dom Maio 24, 2015 10:35 am

Sou outro que está acompanhando o tópico. Resolvi entrar nessa "briga de foice", rs. É legal ver os arqueiros trocando experiências. Lendo e analisando, todos podemos aprender. Atualmente não atiro com arco (só com balestra) e posso dizer que tenho um equipamento bom (Excalibur Equinox). Embora meu equipamento seja bom, não tenho conseguido a precisão nos tiros que eu tinha anos atrás, quando atirava de carabina .22 e carabina de ar comprimido. Sei que no meu caso, a causa principal do meu mau desempenho é a falta de preparo físico ( o controle de respiração é essencial, o que não tenho atualmente).
O que gostaria de compartilhar com todos é um ensinamento que muitos anos atrás, li na Revista Magnum (não lembro o número). Esse texto me fez refletir muito e tem a ver com o que disse um colega ali atrás, sobre as pretensões dos arqueiros e do "merecimento".
Naquela edição da Magnum, foi publicada uma matéria, com um Coronel do Exército, que havia sido atirador de ponta e que também havia dirigido várias equipes do Exército, em treinamento de tiro e competições. O que referido Coronel falou de mais interessante é que alguns atiradores, TINHAM MEDO DE ACERTAR O ALVO!!!!!
Isso mesmo, não é erro ou contradição. Ele explicava que depois de serem selecionados nos quartéis porque tinham bom desempenho nas provas de tiro, muitos desses militares, ao receberem treinamento e armas/munições melhores, NÃO ATIRAVAM MELHOR!!! e um dos motivos ERA O MEDO DE ACERTAR.
Explico: Enquanto os atiradores atiravam com as armas do quartel (iguais às outras), seu desempenho era sempre melhor. Se errassem, sempre havia a desculpa que variações de acerto são comuns, a munição não é especial, etc....
A partir do momento que tinham fuzis preparados e munição selecionada, NÃO HAVIA MAIS DESCULPAS PARA ERROS, pois o equipamento era o melhor e portanto o mau desempenho só podia ser atribuido ao atirador.
O que quero dizer, com base no referido texto e também na minha experiência, é que TODO SER HUMANO tem limites e aptidões próprias.
Portanto, na minha modesta opinião, é que o principal ingrediente na relação EQUIPAMENTO/ATIRADOR é a adequação de um ao outro. Um equipamento muito bom talvez não seja tão bom para um principiante, porque esse talvez não consiga aproveitar o potencial do equipamento (sem esquecer que quanto maior complexidade, maior é a dificuldade de operação). O mesmo se diga de um bom atirador com um equipamento ruim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Adilson Ulian



Mensagens : 203
Data de inscrição : 18/03/2013
Idade : 41
Localização : São José do Rio Preto SP

MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Dom Maio 24, 2015 11:53 am

TRC escreveu:
Poste fotos do seu equipamento, Adilson.
Assim a gente baba no queixo.  rsrssr
Tem um tópico para isso, onde todos já postaram fotos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Trc! no tópico de fotos já tem ,fotos do arco pelado , o resto dos acessórios já esta a caminho do Brasil, em breve estará tudo aqui , e terei o prazer de postar fotos e as especificações de tudo!

_________________
PSE CHAOS ONE 60# 29" ( VENDIDO)
Preto Camo
"VOCÊ TEM QUE SER O ESPELHO DA MUDANÇA QUE ESTÁ PROPONDO. SE EU QUERO MUDAR O MUNDO, TENHO QUE COMEÇAR POR MIM" (MAHATMA GANDHI 1869-1944)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro   Hoje à(s) 6:17 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Recurvo Olímpico: Equip. barato VS caro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Testemunho: cuidado chave de seta paralela de Classe A - o barato sai caro!!!
» Smart Fortwo mhd-O carro mais barato da Europa
» motul 3000 , onde achar mais barato.
» Quatro Rodas: Como é caro o carro no Brasil...
» Kit Trail fica legal? Existe mais barato?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: