ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 11:20 pm

Curty escreveu:
danilo steinke escreveu:
elisonj escreveu:
danilo steinke escreveu:
da pra fazer a janela sim sinhô mas precisa colar uma madeirinha ali tipo um taruguinho, meus pesames, esse arco tava ficando foda.

Neh...   fica feio feito o Saci isso ai...   Neutral
nem levo em conta....  hehehe...  prefiro apoiar na mão.

mim não curte frecha na mão, tem medo de machucado.

Ha ha ha
Também acho bem feioso aquele toquinho de madeira pendurado. Prefiro a orelhinha de couro.
Mas já colei o reforço de madeira no back e a empunhadura já estava planejada ser mais longa e suave. Então, acho que vai rolar a janela mesmo, mas sem grandes estripulias.

Danilo, esse arco eu fiquei chateado de ter quebrado. Estava ficando muito bonito e com a potência que eu queria. E quebrou por besteira. O que anima é que ele estava ficando melhor e mais bonito que o anterior. Agora a meta que o terceiro fique melhor e mais bonito que ele. Vamos ver...

pode ser que o proximo de uma cara de bunda mais legal ainda tongue Twisted Evil
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 12:26 am

danilo steinke escreveu:
Curty escreveu:
danilo steinke escreveu:
elisonj escreveu:
danilo steinke escreveu:
da pra fazer a janela sim sinhô mas precisa colar uma madeirinha ali tipo um taruguinho, meus pesames, esse arco tava ficando foda.

Neh...   fica feio feito o Saci isso ai...   Neutral
nem levo em conta....  hehehe...  prefiro apoiar na mão.

mim não curte frecha na mão, tem medo de machucado.

Ha ha ha
Também acho bem feioso aquele toquinho de madeira pendurado. Prefiro a orelhinha de couro.
Mas já colei o reforço de madeira no back e a empunhadura já estava planejada ser mais longa e suave. Então, acho que vai rolar a janela mesmo, mas sem grandes estripulias.

Danilo, esse arco eu fiquei chateado de ter quebrado. Estava ficando muito bonito e com a potência que eu queria. E quebrou por besteira. O que anima é que ele estava ficando melhor e mais bonito que o anterior. Agora a meta que o terceiro fique melhor e mais bonito que ele. Vamos ver...

pode ser que o proximo de uma cara de bunda mais legal ainda tongue Twisted Evil

Hahaha
Sem dúvida. lol! lol! lol!

Estou trabalhando no tillering. Está sinistro de acertar

RD Stick 62" 35#
Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 2:26 pm

Vamos que vamos...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Deve ser distorção da foto ou perspectiva, porque na verdade a lâmina da direita está curvando um pouco mais que a da esquerda. Aqui elas parecem estar perfeitamente alinhadas.

Quanto ao peso, parece que vai ficar entre 40 e 45#.

RD Stick 62" 35#
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 3:11 pm

Tio elison que se cuide, essa escolinha de arcos tradicionais tera um novo professor em breve.
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 3:15 pm

danilo steinke escreveu:
Tio elison que se cuide, essa escolinha de arcos tradicionais tera um novo professor em breve.

Ixxxx
Falta muito ainda, Seu Danilo...

RD Stick 62" 35#
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 3:16 pm

eu olho pra esse tilering e fico com vergonha das minhas trozobas
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 3:36 pm

danilo steinke escreveu:
eu olho pra esse tilering e fico com vergonha das minhas trozobas

Não sei se isso interfere muita coisa, mas o corte inicial das peças foi feito com plaina elétrica. Então, aproveitei para dar uma afinada do centro para as pontas e economizar boa parte do trabalho manual que eu faria depois.

Meio a olho, usei a plaina dividindo a lâmina em 3 partes. Na 1ª parte, póxima da empunhadura, tirei 1mm; na 2ª parte, a do meio, tirei 2mm; e na 3ª parte, mais para a ponta; tirei 3mm. As lâminas não ficaram certinhas uma com a outra, mas já me adiantou bem na hora de fazer o tillering a valer.

Outro detalhe, estou fazendo o tillering todo com a raspilha. Eu achei que com ela fica mais fácil tirar madeira de uma forma mais uniforme. Com a grosa, se bobear um pouquinho a gente afunda demais num ponto só.

No mais, talvez esse formato de arco seja favorável, ou a madeira que está ajudando... Deve ter alguma coisa de fora do meu trabalho colaborando.

RD Stick 62" 35#
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 4:18 pm

Um feedback sobre a corda flemish de fio de poliéster encerado.

Como eu falei lá atrás, cortei os fios, fiz um loop e tensionei bastante a corda. inclusive deixei um balde cheio de água pendurado por ela um dia inteiro. Depois dei uma torcida básica seguindo o esquema das cordas flemish e fiz um nó de arqueiro na outra ponta.

Funcionou legal. Pode ser que ela ainda ceda um pouquinho quando começar a atirar a valer com ela, mas deve ser pouca coisa.

Eu achei legal o nó de arqueiro. Estou pensando até em deixar ele mesmo ao invés de fazer outro loop.

Para fazer a corda, não usei nenhum jig. Só usei o gancho da rede da varanda para apoiar a corda.  Very Happy

O esquema dos fios com comprimento diferente é muito fácil de fazer, porque na verdade todos tem o mesmo comprimento. É só cortar os fios todos iguais e depois posicionar as pontas com 1" de distância uma da outra (ou na medida que você quiser) que a outra ponta vai ficar igual.

A grosso modo, seria isso:

Depois é só seguir o esquema de enrolar como mostra no vídeo que postei aí para trás.

Fácil, rápido e fica uma bonita corda.

**EDIT**
Algumas fotos da corda que fiz:

RD Stick 62" 35#

Última edição por Curty em Dom Maio 24, 2015 10:07 pm, editado 1 vez(es)
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sex Maio 22, 2015 8:56 pm

-_-

Danilo língua de fogo... Esse estava ficando melhor que o segundo.

Placar final:
Perdi de 2x1 para o creck

RD Stick 62" 35#

Última edição por Curty em Sab Maio 23, 2015 10:22 am, editado 1 vez(es)
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sab Maio 23, 2015 10:17 am

I'll be back!

RD Stick 62" 35#

Última edição por Curty em Dom Maio 24, 2015 10:08 pm, editado 1 vez(es)
elisonj

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sab Maio 23, 2015 5:43 pm

Ochee... e cade as fotos??

Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Sab Maio 23, 2015 7:38 pm

elisonj escreveu:
Ochee...  e cade as fotos??  

Me emputeci temporariamente, mas logo o tópico volta ao normal. lol!

RD Stick 62" 35#
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Dom Maio 24, 2015 10:05 pm

Retomando o tópico...

O arco estava com o tillering pronto e já tinha até feito uns disparos antes de trabalhar a empunhadura. Na sexta-feira à noite quando fui retomar o trabalho para finalizar o arco, pus ele na tillering tree puxado a 28" para dar uma última conferida e verificar o peso final. Enquanto estava olhando, ouvi um estalinho bem leve. Pensei até que poderia ser a cola da empunhadura, mas deixei o arco lá para ver se dava mais algum sinal. Como não fez mais barulho, dei uma exercitada nas lâminas e nada. Então aumentei a puxada na tillering tree para 29", fiquei mais distante e esperei. Logo em seguida, estourou.

Por que quebrou?

Lembra do furinho na madeira que falei lá atrás? Então, nesse arco haviam 2 furinhos bem na região onde quebrou. Eles eram bem pequenos, com menos de 1mm de diâmetro e menores do que estavam nas outras peças (e elas não quebraram com isso). Eu cuidei desses furos preenchendo com pó da própria madeira misturado com cola. Com certeza não resolve totalmente o problema, mas melhora. Tanto que nos outros dois arcos eles não foram problema.

Mas...

Estava olhando as fotos do tillering (inclusive outras que não postei aqui) e notei que a curvatura da lâmina estava bem acentuada no ponto onde rompeu. Além disso, esse arco estava mais forte que os outros (~45#).

Então, acho que a junção dos três fatores levou à cara de bunda:
A maior carga que esse arco impunha às lâminas + Um ponto de fragilidade na lâmina + Acentuação da curvatura exatamente no ponto fragilizado.

Triste coincidência.

Algumas fotos:

(Eu tirei o backing da parte maior para ver melhor o que houve)

No fim, serviu para alguma coisa

Enfim, estou perdendo de 2x1, mas pretendo virar esse placar. Mais tentativas virão em breve.

Em tempo, este arco estava ficando melhor que o segundo, que estava ficando muito melhor que o primeiro. Apesar do primeiro estar vivo e com excelente saúde e os outros dois quebrados, estou percebendo uma melhora a cada tentativa. Perdi os dois arcos por detalhes. Acho que o próximo que funcionar vai ser um arco bem bacana.

Abraço

*Para quem se interessar por cordas flemish, editei ali atrás e acrescentei umas fotos.

RD Stick 62" 35#
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Dom Maio 24, 2015 10:34 pm

cara só quem passou horas alisando uma madeira pra construir um arco sabe a frustração de ver ele quebrado.
Não desista guerreiro.
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Dom Maio 24, 2015 10:42 pm

danilo steinke escreveu:
cara só quem passou horas alisando uma madeira pra construir um arco sabe a frustração de ver ele quebrado.
Não desista guerreiro.

Pois é. O pior foi que os dois quebraram já no finalzinho do processo. Cheguei até a atirar com os dois. Mas faz parte. Pelo menos um salvou e aprendi bastante com os outros dois.

RD Stick 62" 35#
cleituu

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Seg Maio 25, 2015 6:02 pm

Curty,
estou acompanhando o tópico silenciosamente, mas ao ver o arco quebrado queimando fiquei com tanta pena dele que resolvi postar um comentário. O arco estava muito bonito, eu colaria ele e guardaria como lembrança dos erros antigos.

Parabéns pelo empenho e perseverança na arte de fazer arcos.

Espero em breve entrar para a turma do Tio Elison.

Abraço.
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Ter Maio 26, 2015 1:53 am

cleituu escreveu:
Curty,
estou acompanhando o tópico silenciosamente, mas ao ver o arco quebrado queimando fiquei com tanta pena dele que resolvi postar um comentário. O arco estava muito bonito, eu colaria ele e guardaria como lembrança dos erros antigos.

Abraço.

Rapaz, na hora que quebra dá um troço ruim mesmo - meio raiva, meio frustração - porque o negócio dá trabalho. Mas a gente tem que desapegar, do contrário não avança. O bom é que nessa história aí, mesmo com os arcos quebrando, eu percebo que estou melhorando e tendo menos dificuldade nas etapas de trabalho.

E eu sou tinhoso mesmo quando encasqueto de fazer alguma coisa. Culpa da minha nuance de autismo, a Síndrome de Aspenger Very Happy

Obrigado aí por acompanhar e incentivar, e não se avexe não. Comece logo a trabalhar na madeira e se manifeste aqui no fórum

Abraço

RD Stick 62" 35#
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Ter Maio 26, 2015 8:26 am

Curty escreveu:
cleituu escreveu:
Curty,

Abraço.

Rapaz, na hora que quebra dá um troço ruim mesmo - meio raiva, meio frustração - porque o negócio dá trabalho. Mas a gente tem que desapegar, do contrário não avança. O bom é que nessa história aí, mesmo com os arcos quebrando, eu percebo que estou melhorando e tendo menos dificuldade nas etapas de trabalho.

E eu sou tinhoso mesmo quando encasqueto de fazer alguma coisa. Culpa da minha nuance de autismo, a Síndrome de Aspenger Very Happy

Obrigado aí por acompanhar e incentivar, e não se avexe não. Comece logo a trabalhar na madeira e se manifeste aqui no fórum

Abraço

ASPONE Twisted Evil
TRC

MensagemAssunto: madeira   Ter Maio 26, 2015 11:19 pm

O coqueiro do "coco da bahia" não serve para arco.
Uma trabalheira danada pra rachar o bicho.
Ele tem uma textura muito chocha por dentro.
Serve mais pra fazer xaxim.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 27, 2015 8:13 am

TRC escreveu:
O coqueiro do "coco da bahia" não serve para arco.
Uma trabalheira danada pra rachar o bicho.
Ele tem uma textura muito chocha por dentro.
Serve mais pra fazer xaxim.

Trc mas é isso mesmo, com palmeira se usa só a casca da árvore o miolo é sempre mole
TRC

MensagemAssunto: madeira   Qua Maio 27, 2015 8:18 am

Melhor usar ipê.
Fabio Storch

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 27, 2015 12:01 pm

Olá Curty,
        Já faço parte da torcida organizada que acompanha o tópico. Apesar de eu não ter nenhuma habilidade, pelo menos posso ajudar no apoio moral. Continue com o belo trabalho, pois essa experiência será de grande valia para outros que seguirão nesta verdadeira arte.
       Aguardamos o quarto arco !
       Abs.

ELCIO

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 27, 2015 12:08 pm

Curty: receba também os meus pesâmes, pelo seu arco. O que eu achei interessante é que você fez dois apoios para a corda numa das pontas.
Você fez isso para aproveitar alguma corda menor ou maior?, ou foi algum errinho?
Força para as próximas.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 27, 2015 2:30 pm

ELCIO escreveu:
Curty: receba também os meus pesâmes, pelo seu arco. O que eu achei interessante é que você fez dois apoios para a corda numa das pontas.
Você fez isso para aproveitar alguma corda menor ou maior?, ou foi algum errinho?
Força para as próximas.

isso é gambiarra pra armar o arco.
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 27, 2015 2:35 pm

Obrigado pelo apoio, meus camaradas. Em breve estarei de volta à produção de lenha e posto aqui as novidades. lol! lol!

Elcio, é bem isso que o Danilo falou.

Para explicar melhor: encaixe de dentro é o normal, para a corda do arco, e o outro extra, mais para a ponta, serve para prender o "bowstringer" (como chama isso em português? Encordoador? Armador? Retesador? Tensionador?) na hora de armar o arco.

RD Stick 62" 35#

Última edição por Curty em Qua Maio 27, 2015 2:41 pm, editado 2 vez(es)
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Hoje à(s) 6:53 am

Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Fazendo um tampão para o som
» Problema com limpador d para-brisa dianteiro
» Trava eletrica barulhenta e fechadura dura demais.
» fazendo curvas com a Drag
» Fz6 S Carenagem total - alguem conhece?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: