ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
elisonj

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Dom Maio 17, 2015 12:01 pm

danilo steinke escreveu:
Curty escreveu:
Hehehe
Então eu e o Danilo somos os primeiros formandos do Ensino Fundamental I da  Escolinha do Tio Elison?
lol!
Agora vamos rumo ao Fundamental II

Tio elison é foda lol!

Umubukaifeiditao... tongue

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Rafael Almeida

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Seg Maio 18, 2015 12:28 am

LoL, por essa nao esperava hahahaha.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Seg Maio 18, 2015 3:17 pm

Curty escreveu:
Ontem eu atirei a valer com esse arco. Realmente achei a empunhadura muito fina e como eu estou acostumado com um arco mais pesado e rápido, para mim ficou parecendo arco de brinquedo. lol! Mas como falei antes, ele vai ter um propósito diferente e para isso está bom.

Outra coisa: acho que por ser ambidestro e, consequentemente, ter o rest mais estreito que o normal, juntando com a empunhadura fina demais, a pena da flecha estava raspando na minha mão, me obrigando a mudar a pegada no arco.

Com isso tudo, o agrupamento ficou péssimo, mas com a sequência de tiros fui me habituando com a personalidade do arco e os tiros foram melhorando.

Resumindo, eu gostei muito mais de atirar com o RD Stick Very Happy mas estou satisfeito pelo sucesso do arco e vou tentar corrigir os problemas nos outros.

No decorrer da semana volto a trabalhar nos outros e vou atualizando aqui.

danilo steinke escreveu:

Tio elison é foda lol!

Hehehe

Cara é meio que lógico que um arco feito por um profissional e com qualidade assegurada seria mais agradável do que um feito por um cara recém saído do primário.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Seg Maio 18, 2015 3:22 pm

elisonj escreveu:
danilo steinke escreveu:
Curty escreveu:
Hehehe
Então eu e o Danilo somos os primeiros formandos do Ensino Fundamental I da  Escolinha do Tio Elison?
lol!

Tio elison é foda lol!

Umubukaifeiditao...  tongue

elisonj

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Seg Maio 18, 2015 3:45 pm

danilo steinke escreveu:
elisonj escreveu:
danilo steinke escreveu:
Curty escreveu:
Hehehe
lol!

Tio elison é foda lol!

Umubukaifeiditao...  tongue

Mau dia... Mau diaa!!

Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Seg Maio 18, 2015 3:52 pm

danilo steinke escreveu:

Cara é meio que lógico que um arco feito por um profissional e com qualidade assegurada seria mais agradável do que um feito por um cara recém saído do primário.

"Meio" não, Danilo. Totalmente lógico.Very Happy

Eu nunca esperei que fosse diferente disso.

RD Stick 62" 35#
Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Seg Maio 18, 2015 8:37 pm

Retomando o segundo arco.

Esse tal de tillering é enjoado.

Para os meus olhos de recém formado no Ensino Fundamental 1 da Escolinha do Tio Elison, parece bom. O lado direito está curvando um pouquinho mais, então essa seria a lâmina superior.

Se alguém com olhos mais afiados tiver algum comentário a fazer, será muito bem vindo.

Peso atual: 35# @ 28"
Achei bem bom.

RD Stick 62" 35#

Última edição por Curty em Ter Maio 19, 2015 4:48 pm, editado 1 vez(es)
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Ter Maio 19, 2015 4:48 pm

Sobre a corda, estou usando fio de poliéster encerado Setta.

Esse aqui

Realmente é uma linha muito forte e estou fazendo a corda com 6 fios. O problema é que o fio estica muito. Eu fiz a corda e armei o arco com o bowstringer. Encaixei a corda, normal, mas quando tirei o stringer, a corda esticou na hora e a madeira voltou para a posição normal em coisa de 2 ou 3 segundos. Entonces, é fundamental tensionar (e muito) os fios antes de fazer a corda. Eles esticam muito, mas muito mesmo. Very Happy

Eu aprendi a fazer cordas de uma maneira muito fácil, acho que em um site gringo, mas não estou lembrando qual para postar aqui. É fácil e rápido, mas a corda fica meio feia. Agora, vou partir para fazer uma flemish, mas não estou querendo fazer o famoso jig. Acho que dá para fazer sem ele. Vou tentar hoje à noite.

Para quem se interessar, esse vídeo é bem didático:

Sds!

(Se alguém ainda quiser dar opinião sobre o tillering, ainda dá tempo) Smile

RD Stick 62" 35#
Rafael Marcondes

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Ter Maio 19, 2015 5:51 pm

Curty escreveu:

*Uma dica: Como era a primeira vez que eu fazia um backing de tecido, eu fiz um corpo de prova para as minhas experiências. O que é isso? Eu peguei um pedacinho de madeira para testar tudo antes de fazer no arco. Por exemplo, antes de colar o tecido no arco, eu colei nesse pedaço de madeira para ver como o tecido se comportava. A mesma coisa para aplicar a tinta, a caneta piloto, o verniz, para lixar a borda, etc. Assim, eu pude testar cada passo antes de fazer a valer no arco.

Boa dica cara. É simples, e óbvia, mas eu nunca tinha pensado nisso.

Agora, parabéns pelo arco. Ficou show. E a pintura também ficou style.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Ter Maio 19, 2015 6:18 pm

Curty escreveu:
Retomando o segundo arco.

Esse tal de tillering é enjoado.

Para os meus olhos de recém formado no Ensino Fundamental 1 da Escolinha do Tio Elison, parece bom. O lado direito está curvando um pouquinho mais, então essa seria a lâmina superior.

Se alguém com olhos mais afiados tiver algum comentário a fazer, será muito bem vindo.

Peso atual: 35# @ 28"
Achei bem bom.

Ficou bom não... Neutral

Ficou ótimo! Smile
hehehe...

Parabéns!

Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Ter Maio 19, 2015 8:10 pm

Muito obrigado, Elison.

Na hora que eu vi que tinha uma resposta sua abaixo dessas fotos do tillering, já pensei: Lá vou eu de volta para a raspação de madeira. lol!

Mas que bom. Fico muito feliz.

Agora estou apanhando aqui com a corda. Fiz uma flemish, ficou bem legal, mas está curta demais.
Eu já tensionei bastante, ela esticou um pouco, mas não tem jeito de botar no arco. Eu tenho certeza de que com o arco armado ela cederia um pouco mais, mas acho que vou ter que fazer outra mesmo.

E segue a saga...

RD Stick 62" 35#
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Ter Maio 19, 2015 10:07 pm

Curty escreveu:
Muito obrigado, Elison.

Na hora que eu vi que tinha uma resposta sua abaixo dessas fotos do tillering, já pensei: Lá vou eu de volta para a raspação de madeira. lol!

Mas que bom. Fico muito feliz.

Agora estou apanhando aqui com a corda. Fiz uma flemish, ficou bem legal, mas está curta demais.
Eu já tensionei bastante, ela esticou um pouco, mas não tem jeito de botar no arco. Eu tenho certeza de que com o arco armado ela cederia um pouco mais, mas acho que vou ter que fazer outra mesmo.

E segue a saga...

Se tu quer essas cordas torcidas compre o dacron b 50 na rd arqueria e pare de sofrer com esse fio que estica, isso não vai dar certo e vai ceder pro resto da vida, ou use linha de multifilamento e faça uma corda mais simples como eu fiz.

Esse tiozão doideira ai ensina como fazer muito fácil.

Seu tilering ficou ótimo, tio elison deve ta sentindo muito orgulho de vc pequeno gafanhoto.
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 20, 2015 10:35 am

danilo steinke escreveu:

Se tu quer essas cordas torcidas compre o dacron b 50 na rd arqueria e pare de sofrer com esse fio que estica, isso não vai dar certo e vai ceder pro resto da vida, ou use linha de multifilamento e faça uma corda mais simples como eu fiz.

Esse tiozão doideira ai ensina como fazer muito fácil.

Seu tilering ficou ótimo, tio elison deve ta sentindo muito orgulho de vc pequeno gafanhoto.

Então, Danilo, a gente vê por aí vários tópicos do pessoal falando que usa esse fio com sucesso, resolvi encarar.

O que eu fiz agora: cortei os fios, fiz um loop em uma ponta, dei uma laçada na outra ponta e pendurei um balde cheio de água (deve ter uns 10Kg) nessa corda inacabada. Fiz isso ontem à noite e está lá pendurado para ver se ela já cede um pouco. Depois disso, ainda vou tensionar mais ainda a corda para ver se ela cede tudo que tem direito e fazer um nó de arqueiro na outra ponta. Depois que puser ela no arco e ela parar de ceder, faço um loop nessa ponta também. Acho que deve funcionar.

Mas vou mesmo comprar um rolo de Dacron em breve.

Eu já tinha visto esse vídeo. Realmente o tio explica tudo passo a passo. Mas achei o sistema da flemish mais fácil e fiz de boa sem nenhum apetrecho extra.

O tillering ficou bom mesmo. Mas como ontem trabalhei na empunhadura e acabei tirando muita madeira das pontas dela, ainda vou dar uma revisada no tillering para ver se não alterou nada.

E vamos trabalhando, porque ainda tenho esse para acabar e mais um na fila.

E você, quando é que começa outro?

RD Stick 62" 35#
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 20, 2015 10:45 am

Empunhadura
Ipê/Peroba/Cedrinho/Peroba

Tips
Era assim:

Está ficando assim:

RD Stick 62" 35#

Última edição por Curty em Qua Maio 20, 2015 1:07 pm, editado 1 vez(es)
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 20, 2015 12:19 pm

agora que a temporada de pesca tá iniciada não tem prazo pra eu sair do rio kkkkk
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 20, 2015 10:37 pm

Cara de bunda... -_-

RD Stick 62" 35#
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qua Maio 20, 2015 10:49 pm

E essa foi de dar raiva.

Resolvi esculpir uma empunhadura muito legal e acho que foi isso que deu merda.

Devo ter cavucado muito o ipê. Além disso, a transição da lâmina superior para a empunhadura deve ter ficado muito curta, pois foi bem onde quebrou, uns 2 dedos acima do apoio da flecha.

Se tivesse deixado a empunhadura mais simples, provavelmente não teria quebrado. Mad

Vamos para o terceiro...

RD Stick 62" 35#

Última edição por Curty em Qui Maio 21, 2015 9:45 am, editado 1 vez(es)
elisonj

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 9:41 am

Curty escreveu:
E essa foi de dar raiva.

Resolvi esculpir uma empunhadura muito legal e acho que foi isso que deu merda.

Devo ter cavucado muito o ipê. Além disso, a transição da lâmina superior para a empunhadura deve ter ficado muito curta, pois foi bem onde quebrou, uns 2 dedos acima do apoio da flecha.

Se tivesse deixado a empunhadura mais simples, provavelmente não teria quebrado. Mad

Vamos para o terceiro...

heheheh... eh... esqueci de falar...
Em arcos estilo Holmegaard assim não se faz janela... tongue

Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 10:08 am

elisonj escreveu:

heheheh...  eh...  esqueci de falar...
Em arcos estilo Holmegaard  assim não se faz janela... tongue

lol! Obrigado por avisar.
Coloquei umas fotos ali em cima para ilustrar a situação.

Realmente eu vi que a maioria dos americanos, que fazem muito esses flatbows piramidais, não fazem janela. Eles usam muito aquela orelhinha de couro para apoiar a flecha. Porém eu vi também vários arcos desses com janela. E o outro que eu fiz é ambidestro, ou seja, tem duas janelas, e está atirando normal...

Então pensei:
Será que não se faz por questão de estilo/tradição ou realmente mecânica?

Será que esses que tem janela e estão vivos foram feitos por desavisados que não sabiam (como eu) e tiveram sorte?

Esse estudo aqui mostra que a carga na empunhadura é bem menor que nas lâminas. E no local onde meu arco quebrou a carga é bem reduzida.  scratch

As aulas de mecânica e resistência dos materiais que eu matei na faculdade estão me fazendo falta pela primeira vez na vida...

RD Stick 62" 35#
elisonj

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 10:31 am

Curty escreveu:
elisonj escreveu:

heheheh...  eh...  esqueci de falar...
Em arcos estilo Holmegaard  assim não se faz janela... tongue

lol! Obrigado por avisar.
Coloquei umas fotos ali em cima para ilustrar a situação.

Realmente eu vi que a maioria dos americanos, que fazem muito esses flatbows piramidais, não fazem janela. Eles usam muito aquela orelhinha de couro para apoiar a flecha. Porém eu vi também vários arcos desses com janela. E o outro que eu fiz é ambidestro, ou seja, tem duas janelas, e está atirando normal...

Então pensei:
Será que não se faz por questão de estilo/tradição ou realmente mecânica?

Será que esses que tem janela e estão vivos foram feitos por desavisados que não sabiam (como eu) e tiveram sorte?

Esse estudo aqui mostra que a carga na empunhadura é bem menor que nas lâminas...  scratch

As aulas de mecânica e resistência dos materiais que eu matei na faculdade estão me fazendo falta pela primeira vez na vida...

O fato de trabalhar menos na empunhadura Curty, não quer dizer que não trabalha... Neutral
Eu também já ví alguns holmegaards com janela... não é muito comum, mas vira e mexe a gente vê algum por aí.
Quando é assim, o arco tem que ser reforçado de alguma outra maneira... por exemplo, deixando a transição da empunhadura para a lâmina mais longa.

Ou tendo plena consciência de que a madeira em mãos vai aguentar. tongue

Pra isso é necessário conhecer bem a madeira, analisar se os veios dela não estão atravessados, etc...

Quem faz arcos tradicionais, geralmente é os caras que manjam mais... que cortam sua própria stave, deixam ela secar em ambiente adequado, e principalmente sabe trabalhar ela... já nós, pobres mortais, só estamos tentando simplificar toda a coisa.

Olhando as fotos do arco, dá pra perceber que o erro principal não foi nem tanto em relação à janela... e sim em escavar o ipê para dentro da empunhadura. (vide foto abaixo)

A primeira vez que ví, torci o nariz pra isso... mas o arco tava inteiro, então vou falar o que?

Mas é uma coisa que não se faz nunca. Pelo contrário... geralmente alí onde vc escavou aquela curvinha no backing do arco é colocado um reforço a mais para evitar quebras:

Cavar alí viola os veios da madeira, e o resultado provavelmente é esse mesmo... Neutral

No próximo se atenta a isso aí... Wink

Abraço

Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 11:00 am

elisonj escreveu:

O fato de trabalhar menos na empunhadura Curty, não quer dizer que não trabalha...   Neutral
Eu também já ví alguns holmegaards com janela...  não é muito comum, mas vira e mexe a gente vê algum por aí.
Quando é assim, o arco tem que ser reforçado de alguma outra maneira...  por exemplo, deixando a transição da empunhadura para a lâmina mais longa.

Ou tendo plena consciência de que a madeira em mãos vai aguentar.  tongue

Pra isso é necessário conhecer bem a madeira, analisar se os veios dela não estão atravessados, etc...  

Quem faz arcos tradicionais, geralmente é os caras que manjam mais... que cortam sua própria stave, deixam ela secar em ambiente adequado, e principalmente sabe trabalhar ela...   já nós, pobres mortais, só estamos tentando simplificar toda a coisa.

Olhando as fotos do arco, dá pra perceber que o erro principal não foi nem tanto em relação à janela...  e sim em escavar o ipê para dentro da empunhadura. (vide foto abaixo)

A primeira vez que ví, torci o nariz pra isso...  mas o arco tava inteiro, então vou falar o que?

Mas é uma coisa que não se faz nunca.  Pelo contrário...  geralmente alí onde vc escavou aquela curvinha no backing do arco é colocado um reforço a mais para evitar quebras:

Cavar alí viola os veios da madeira, e o resultado provavelmente é esse mesmo...   Neutral

No próximo se atenta a isso aí...  Wink

Abraço

Pois é, Mestre Elison. Essa foi a primeira coisa que pensei quando quebrou: Deveria ter colado uma outra lâmina de madeira ali e ter deixado o ipê intacto.

Outra coisa que também pensei de acordo com o que você disse foi quanto a fazer a transição mais longa. Ontem mesmo eu já comecei o terceiro arco e já colei as madeiras da empunhadura seguindo esse pensamento.

Analisando tudo isso, estou achando que com uma lâmina de madeira de reforço dessa região no backing e a transição das lâminas para a empunhadura mais longas e suaves, dá para fazer com janela.

Estou tendendo a tentar.

RD Stick 62" 35#
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 12:31 pm

da pra fazer a janela sim sinhô mas precisa colar uma madeirinha ali tipo um taruguinho, meus pesames, esse arco tava ficando foda.
elisonj

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 1:03 pm

danilo steinke escreveu:
da pra fazer a janela sim sinhô mas precisa colar uma madeirinha ali tipo um taruguinho, meus pesames, esse arco tava ficando foda.

Neh... fica feio feito o Saci isso ai... Neutral
nem levo em conta.... hehehe... prefiro apoiar na mão.

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 2:06 pm

elisonj escreveu:
danilo steinke escreveu:

Neh...   fica feio feito o Saci isso ai...   Neutral
nem levo em conta....  hehehe...  prefiro apoiar na mão.

mim não curte frecha na mão, tem medo de machucado.
Curty

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Qui Maio 21, 2015 2:17 pm

danilo steinke escreveu:
elisonj escreveu:
danilo steinke escreveu:

Neh...   fica feio feito o Saci isso ai...   Neutral
nem levo em conta....  hehehe...  prefiro apoiar na mão.

mim não curte frecha na mão, tem medo de machucado.

Ha ha ha
Também acho bem feioso aquele toquinho de madeira pendurado. Prefiro a orelhinha de couro.
Mas já colei o reforço de madeira no back e a empunhadura já estava planejada ser mais longa e suave. Então, acho que vai rolar a janela mesmo, mas sem grandes estripulias.

Danilo, esse arco eu fiquei chateado de ter quebrado. Estava ficando muito bonito e com a potência que eu queria. E quebrou por besteira. O que anima é que ele estava ficando melhor e mais bonito que o anterior. Agora a meta que o terceiro fique melhor e mais bonito que ele. Vamos ver...

RD Stick 62" 35#
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck   Hoje à(s) 3:05 am

Endoidecendo total! Fazendo Flatbows / Placar: 2x1 para o Creck
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Fazendo um tampão para o som
» Problema com limpador d para-brisa dianteiro
» Trava eletrica barulhenta e fechadura dura demais.
» fazendo curvas com a Drag
» Fz6 S Carenagem total - alguem conhece?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: