ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Pensando um pouco sobre o tiro com balestra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
daniel eastwood

MensagemAssunto: Pensando um pouco sobre o tiro com balestra   Sex Abr 17, 2015 11:30 am

Oi pessoal, a algum tempo li o tópico bestas e balestras agora vai postei algumas respostas e percebi que está difícil organizar categorias e provas que estejam de acordo com a realidade de nossos clubes de tiro e o regulamento da WCSA.
Dei uma olhada na nova divisão da modalidade balestra sport copiei as tabelas disponíveis na pagina no facebook, gostei muito dessas tabelas, assim fiquei sabendo o nome de cada modelo de balestra e seu fabricante, e vi quantas balestra interessante tem feitas na china e que não vende aqui. Tem balestras com arcos de 95 libras e uma variedade boa de recurvas semelhante as excalibur.
Voltando ao assunto olhei que agora a categoria sport crossbow se divide em free e stand, as balestra com maior velocidade de disparo competem na categoria free. Longe de mim querer falar que isso ou aquilo ta errado mais eu acho essa categoria é um tanto confusa pois no mercado de balestras destinadas para caça a armas muito potentes e precisas e armas potentes e de baixa precisão com alcance limitado ate 30 metros, como pude constatar com a minha MK150 que ate essa distancia pontua bem mais alem disso digo 50 55 metros deixa a desejar e sei que seu defeitos estão no seu desenho que não foi feito para tiros muito alem dos 30m.
A prova outdor SC600 onde li que são dois dias de prova com 120 disparos nas distancias de 35, 45 e 55 metros no alvo FITA de 60cm pode perceber que tem muita balestra cuja luneta não dara altura por causa do mount baixo e o design da própria balestra a potencia do arco não ira permitir bom resultado.

Me deixaria muito feliz se o tiro com balestra se desenvolve-se no país, mais sem ser um esporte olímpico e com balestras super potentes, que tornam seu tiro cansativo fica um pouco difícil introduzir jovens nesse esporte. Seria bom se fosse igual ao tiro com arco que alem do apelo olímpico tem arcos voltados especialmente para o target que é o caminho a ser trilado para melhor padronização e simplificação de regras. Não é difícil converter uma balestra comum dependendo do modelo em balestra target basta adicionar uma coronha de competição e adaptar miras e potencia das laminas isso eu digo um target regional .

Eu estive pensando em inventar uma modalidade de tiro com balestras destinada ao uso da balestra chinesas já que estas são a maioria em nosso país.
As provas seriam ao ar livre com distancia de tiro entre 30 e 35 metros com com o uso do alvo FITA de 40cm, as balestras usadas seria compostas e recurvas de marcas chinesas as demais regras ainda estou analisando ou seja e uma idéia ainda em construção pois criar regras parece simples mais é bem complexo.
Penso que a idéia de uma modalidade assim pode parecer sem pé nem cabeça, mais estou tentando pensar em algo para provas com balestra usando o que temos a mão dando a disciplina necessária para competição e um caminho para preparação com um equipamento mais em conta e facilidade de lugar para treino com uma distancia de tiro condizente pois 30 e 35 metros podemos treinar ate em campos de futebol onde eu treino com a minha. Os clubes de tiro com arco e os de tiro tem essas distancias disponíveis pelo menos a maioria deles o desempenho das balestras é bom nessas distancias e bem legal pois o alvo não fica nem perto nem longe demais permitindo assim que o arqueiro se sinta desafiado alcance resultado e não fique nem frustrado nem entediado.

Sei que as regras da WCSA são internacionais assim como as da FITA, ISSF e outras entidades desportivas mais o tiro com balestra no mundo carece de ajustes e aceitação pois só vejo vídeos de provas com essas armas na categoria target field crossbow e
Ruy

MensagemAssunto: Re: Pensando um pouco sobre o tiro com balestra   Sex Abr 17, 2015 9:44 pm

A FFTA (Federação Francesa de Tiro com Arco) criou uma modalidade nova que é o Tir Fèderal.
Essa modalidade utiliza brasões de 122 cm e distância 50 metros.
O motivo da criação foi por causa da dificuldade de uma grande parte dos arqueiros passar do indoor diretamente para 70 metros, por exemplo, que é a distância oficial mais praticada ou 50 metros no brasão reduzido de 80 cm para arco composto.
Geralmente a formação básica de um arqueiro demora 2 anos e nesse período ele pode atirar num torneio indoor 18 metros e quando passar para o outdoor, participar do torneio de Tir Fèderal.

No caso das balestras, acho mais razoável pegar a menor distância oficial com brasão de 60 cm e, se necessário, usar um brasão maior, por exemplo, 80 cm. Isso facilita bastante aqueles que estão iniciando ou que não possuem equipamento para ir além dessa distância.
E atirar na menor distância poderá parecer a iniciação para competições oficiais.

Sds.

Pensando um pouco sobre o tiro com balestra
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Conhecendo um pouco sobre a Yamaha no Brasil
» xt ou xr 125
» Conhecer um pouco sobre ABS
» UM POUCO SOBRE FIBRA DE VIDRO
» Duvidas Mitos e Verdades Sobre os Carros!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: