ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 25, 2015 10:45 am

Imagina pra mim, que só tempero carne e salada What a Face
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Dom Mar 29, 2015 8:26 pm

voltando a fabricação de flechas....

ontem tive mais uma etapa no meu processo de aprendizagem, meu colega me arrumou umas 150 hastes de Angelim Margoso para testar, e descobri porque o nome margoso, depois de ficar respirando um tempo o pó da madeira ficou um gosto amargo na boca que só saiu com muita cerveja What a Face

fui fazer as pontas para encaixar na furadeira e na peça de corte e minha esposa deu a dica de eu fazer isso com o esmeril, e funcionou muito bem, vejam as fotos do esmeril e da madeira já pronta para ir para o torno

esmiril
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

esmeril com o feixe de varetas para trabalhar

ponta de encaixe na furadeira

ponta de encaixe na peça de tornear

alinhamento da peça de tornear com o tubo de PVC (utilizei 2 morsas)

feixe de varetas prontos para trabalhar

o resultado do torneamento foi um sucesso, fiz 30 hastes e ganhei experiência na fabricação, nem preciso apertar o "prendedor" da furadeira com o mandril (aquela pecinha que dá o aperto), usando apenas a mão já era suficiente, e quanto mais retilíneo eu conseguia fazer prender a vareta mais tranquilo ficava fazer o torneamento, depois que peguei o jeito nem precisava mais colocar a mão no meio da vareta, pois acabava a vibração

ficou muito tranquilo fazer as hastes, só não ficou melhor porque o torne é baixo e minha altura fazia com que eu tivesse que trabalhar curvado

mais uma vez fico devendo fotos do processo ou um vídeo, pois novamente eu estava sozinho "trabalhando"

só tive um problemão, quando fui medir spine das hastes que fabriquei fiquei triste, deram muito baixo, mas muito baixo mesmo, essas que fiz só servem para lenha, tudo bem que diminui a espessura da peça do torno (com a 23/64" estava dando quase 100# no teste passado e eu diminui pois estava com folga), mas agora foi para o outro lado, moles demais

esperar o final de semana que vem para eu fazer novas hastes no diâmetro maior, para dar o spine que eu preciso para iniciar os testes de impacto, agora um pouco mais triste, mas esperançoso que uma hora vou resolver meu problema

vivendo e aprendendo
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Dom Mar 29, 2015 11:40 pm

isso mesmo mamute quando melhor ficar o encaixa na furadeira mais fácil fica, outra coisa tu ta medindo o spine antes de lixar a haste ou depois? a lixa da uma diferença lascada no spine.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 7:53 am

Danilo, dei uma passadinha de lixa fina, mas foi bem de leve só para tirar a aspereza. Depois testei outras quenão lixei e ficou baixo também, menor que a metade do que eu preciso

Essa de deixar a parte que encaixa na furadeira bem acertada foi uma surpresa ótima, acabou toda a vovibração na hora de tornear, nem precisei colocar a mão no meio da vareta, pude ficar com ambas as mãos na furadeira

Esqueci de mencionar que usei furadeira de baixa rotação
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 9:05 am

sim mamute, a qualidade no encaixe é determinante na qualidade do corte, eu ja havia mencionado antes que um mandril de 1/2 facilitava a coisa um absurdo, antes eu só tinha uma com mandril 3/8 era um sacrificio pra tornear, nunca dava certo o encaixe, agora eu só dou uma grosada nos cantos e ta perfeito.
NETTO

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 9:38 am

Me metendo no assunto, mamute essas hastes que utilizou a madeira estava bem seca, porque se não estiver ela fica mole mesmo

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 10:17 am

NETTO escreveu:
Me metendo no assunto, mamute essas hastes que utilizou a madeira estava bem seca, porque se não estiver ela fica mole mesmo

Mas que sujeito mais "metido" Basketball
NETTO

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 10:21 am

danilo steinke escreveu:
NETTO escreveu:

Mas que sujeito mais "metido" Basketball
O Lili pensa que é só você que entende de pau, não sou expert como você mas dou meus pitacos albino

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 11:50 am

Dessa discussão de quem entende mais de pau eu quero é distância, deixar o assunto pra quem gosta disso Twisted Evil

Sobre a umidade da madeira, bem pensado, fiz uma estufa aqui, vou medir antes e depois de colocar na estufa, pra ver sedá muita diferença, depois posto o resultado
Vidor

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 12:07 pm

Mamute, O Angelim Margoso é equivalente em peso (Densidade) a Grapia/Garapeira, portanto, altamente resistente e pesada, será que não esta com o Cambará??? Esse Pau  affraid affraid affraid  também amarga a boca e é mole demais, identico ao cedrilho.

Eu coloquei penas em 3 para teste, tentei com o arco de 30# que estava a mão, voam bem mas são pesadas demais para essa potencia de arco, com ponta, penas e nocks ficou com quase 70 gramas. Daqui a pouco estamos atirando com cabo de vassoura, kkkkk

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 12:20 pm

O pessoal pra entender de pau affraid , esquenta não mamute logo se vai estar craque e vai começar a conhecer pau pela dureza, gosto e cheiro kkkk, mas deixando de desvirtuar o tópico pelas fotos da pilha de hastes, como o Vidor falou aparenta ser cambara mesmo

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 2:17 pm

Tem as hastes do G Bow em eucalipto vermelho.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Estão a venda faz tempo, tem lojas revendendo o kit de flecha pronta.
Aqui no fórum tem tópicos sobre essas hastes, mas eu não me lembro de ver relatos de alguém que usou.
Vidor

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 3:39 pm

Putz, que sacanagem, depois de tanto trabalho para arredondar Vc vem e informa isso???? rsrsrsrsrs, rapaz pelo preço de R$ 3,00 a vareta não vale o trabalho que temos, vou comprar e obrigado por postar.

Quanto ao Eucalipto vermelho, isso tem a mesma densidade que o Angico Vermelho, (Até na churrasqueira confunde, rsrsrsr) com uma vantagem, tem fibras muito longas e dá excelentes resultados em móveis, marcenaria de alto nivel.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 3:45 pm

Vidor escreveu:
Putz, que sacanagem, depois de tanto trabalho para arredondar Vc vem e informa isso???? rsrsrsrsrs, rapaz pelo preço de R$ 3,00 a vareta não vale o trabalho que temos, vou comprar e obrigado por postar.

Quanto ao Eucalipto vermelho, isso tem a mesma densidade que o Angico Vermelho, (Até na churrasqueira confunde, rsrsrsr) com uma vantagem, tem fibras muito longas e dá excelentes resultados em móveis, marcenaria de alto nivel.

Para vcs habitantes das terras gélidas do brazil compensa pra mim com 25 reais de pac não, apesar do trabalho eu acho bacana o processo de construir flechas.
NETTO

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 3:45 pm

Vidor escreveu:

Depende do ponto de vista Vidor, porque tem a satisfação do faça você mesmo rs, a terapia, o hobby, distrair a mente com alguma coisa,

Vidor

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 3:55 pm

Pior que isso não tem preço mesmo, caso contrário até´parava de fazer arcos. Minha mulher tem uma frase infalivel:
"O Que meu marido gasta em porcarias para os arcos e facas, ele economiza em hospital e remédios".

Agora, desvirtuando o tópico; Domingo inteiro de trabalho em uma corda para chegar ao final, cera, pronta, etc... e descobrir que errei em 2" a medida. Ficou curta igual coice de porco tchê. kkkkkk

Sem contar a quantidade de cola super-bonder nos dedos para colar penas em tres flechas, mas ao final olhei orgulhoso pras danadas.

General
General

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 5:45 pm

Esse Eucalipto Vermelhodá quanto de spine? Alguém faz idéia?

Sobre ser ou não Angelim Margoso a madeira que testei eu não sei dizer, são muito parecidas, uma eu fiz com diâmetro 23/64" e deu quase 100#, aí diminui o diâmetro para 11/32" e não dá nem 50#, alguma coisa errada tem. Basta agora descobrir o que

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 30, 2015 5:56 pm

Mamute-sc escreveu:
Esse Eucalipto Vermelhodá quanto de spine? Alguém faz idéia?

Sobre ser ou não Angelim Margoso a madeira que testei eu não sei dizer, são muito parecidas, uma eu fiz com diâmetro 23/64" e deu quase 100#, aí diminui o diâmetro para 11/32" e não dá nem 50#, alguma coisa errada tem. Basta agora descobrir o que

Considerando que o padrão 11/32 é a medida digamos que universal no universo da madeira, quanto a flechas inclusive é a bitola padrão dos gringos, eu diria tem alguma coisa redondamente certa se ela chega a 50# ou próximo, levando em conta que poucas pessoas atiram com arcos tradicionais com mais de 60 lbs, eu não achei que esse angelim daria nem isso nessa bitola rs
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 31, 2015 1:14 pm

eu preciso testar novamente como o diâmetro 23/64", ainda estou bem perdido a respeito do que aconteceu, como disse uma deu 100# e agora menos de 50#

se foi apenas os problema de diâmetro, aí truco, vou usar tudo 23/64" sem problema algum, preciso de flecha com spine alto, caso contrário fico com um arco novinho pendurado na parede

e nem pensem que sou algum maluco que adora arco pesado, o arco é de 50#@31", nada de exorbitante (o que estou atirando hoje é um de 45#@31"), só que por conta da janela e da puxada as flechas estão precisando de spine estático em torno de 85# (só vou ter certeza depois de testar), para ajustar ao spine dinâmico necessário para esse arco

mas logo descubro o problema e posto aqui
dbc785

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 31, 2015 2:15 pm

Mamute-sc escreveu:
eu preciso testar novamente como o diâmetro 23/64", ainda estou bem perdido a respeito do que aconteceu, como disse uma deu 100# e agora menos de 50#

se foi apenas os problema de diâmetro, aí truco, vou usar tudo 23/64" sem problema algum, preciso de flecha com spine alto, caso contrário fico com um arco novinho pendurado na parede

e nem pensem que sou algum maluco que adora arco pesado, o arco é de 50#@31", nada de exorbitante (o que estou atirando hoje é um de 45#@31"), só que por conta da janela e da puxada as flechas estão precisando de spine estático em torno de 85# (só vou ter certeza depois de testar), para ajustar ao spine dinâmico necessário para esse arco

Vc compra arco de 20 lbs, mas quanto faz a puxada ele pula para 50 kkkkk

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
Curty

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 31, 2015 3:19 pm

Mamute-sc escreveu:

Mestre Mamute, o que você pretende fazer com estas hastes? Se elas ficarem entre 45 e 50# e tiverem pelo menos 80cm de comprimento, pode jogar no lixo daqui de casa. Very Happy

RD Stick 62" 35#
Self made pyramid bow 70" 22.5# (Morreu)
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 31, 2015 4:07 pm

dbc785 escreveu:
Mamute-sc escreveu:

Vc compra arco de 20 lbs, mas quanto faz a puxada ele pula para 50 kkkkk

DBC é desse jeito mesmo, esses dias um amigo me pediu que lhe fizesse um arco, pois havia gostado dos que fiz, perguntei a puxada o sujeito disse 31#, só dei uma risadinha e disse que não dava jeito.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Dom Abr 05, 2015 6:49 pm

continuando minha jornada (Ufa)

ontem voltei para o sítio para fazer novos testes, consegui fazer um vídeo

fiz vários testes de espessura, mas antes descobri algo (quer dizer, lembrei e testei), que foi o seguinte. Quando o torneiro fez as peças para tornear as varetas me disse que não tinha como fazer o furo de 11/32", só poderia fazer 21/64", então eu fiquei com o diâmetros 34/64", 21/64" e 5/16", que para todos entenderem em milímetros são os diâmetros de 9,13mm, 8,33mm e 7,94mm

só lembrando um pouco de física, se temos um mesmo material, o cálculo de sua deformação se resumo ao cálculo da sua inércia

a fórmula para cálculo de inércia de uma seção quadrada é lado x lado x lado x lado / 12 (lado a quarta dividido por 12)

a fórmula para cálculo de inércia de uma seção circular é Pi x diâmetro x diâmetro x diâmetro x diâmetro / 64 (pi vezes diâmetro a quarta dividido por 64)

a diferença do diâmetro 23/64" para o de 21"/64 é de 1,44 vezes, isso é se uma flecha der spine de 100# no diâmetro 23/64" ela vai resultar em spine 100/1,44 = 69# no diâmetro de 21/64" e a recíproca é verdadeira

mas a diferença que deu foi muito maior do que isso, o que percebi foi o seguinte, a madeira é a mesma sempre, mas algumas vem de alguma parte perto da casca (ou do cerne, ainda não sei como definir) e outra do lugar inverso, mudam a cor, as mais escuras dão mais "moles" e as mais claras são bem mais "duras"

resultado foi que consegui fazer apenas 12 hastes, que ainda preciso cortar na medida e colocar ponta e nock para fazer os testes com o arco

mas aí, como fui preparado para fazer 100 hastes e só fiz 12, usei o tempo que sobrou para brincar um pouco

depois termino o post que a internet aqui está uma m.....
Vidor

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Abr 06, 2015 7:37 am

Mamute, hehehe a Engenharia em plena forma, fazia tempo que não via esse cálculo, muito bom.

Para evitar abertura de outro tópico e como vamos fazendo experiências, segue algumas fotos.

Moral da história; Em teste com arco de 35#, não deixaram nada a desejar às flechas compradas, uma baita terapia com certeza, é um trabalho que se olhar do ponto de vista das horas trabalhadas, não compensa, mas olhando pelo prazer de ver uma flecha sua voar, isso vale a pena qualquer custo e qualquer esforço. Farei novamente, vale a pena.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Abr 06, 2015 8:12 am

Vidor agora tem que fazer um lote pra doação Very Happy lol! lol!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Hoje à(s) 10:20 pm

Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 4 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Palavras muito animadoras pra quem costuma viajar de avião rsrsrs.
» marginal Alges-Carcavelos contei pelo menos 5
» Série especial na Classe C - pelo menos foi o que eu entendi.
» Seguro ZX-10R : quer me foder, me beija pelo menos
» Inspecções a motociclos adiadas por mais 5 anos (pelo menos)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: