ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 2:45 pm

Mamute-sc escreveu:
entendi agora, você usa o cônico para fazer a peça de corte

estou com uma dúvida, será que fica melhor eu ter uma peça de parede fina (quase como uma serra copo) ou uma peça mais larga (exagerando, como se fosse uma chapa com um furo de corte no meio, como esse vídeo aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] )

o que será que resulta em hastes melhores? ou será que fica tudo igual?

Mamute a qualidade do shaft depende de duas coisas alinhamento e perfil de corte, esse estilo trefiladeira com dentes cortando a madeira ao meu ver é o mais eficiência numa escola amadora, eu trabalhei uns anos numa fábrica de cabos para ferramenta e lá os tornos cortavam madeira de 4x4 cm de bitola, mas lá se utilizavam 4 facas no processo duas eram de desbaste e duas de acabamento, e mesmo assim a cabo ainda tinha que ser lixado numa maquina munida de duas fitas de lixa com grana 80 e 120, baseado na experiência que eu tive e nas pesquisas que fiz eu te digo que o que vai fazer mesmo diferença no teu processo de tornear são dois guias para conduzir a madeira as ferramentas de corte, um antes da lamina sela ela qual for e outro depois evitando a vibração que danifica a bitola da haste e manda pro espaço o teu spine, eu particularmente por puro preconceito não achei viável esse sistema de fazer um furo com cortes numa chapa de aço, bem melhor o sistema de trefiladeira, ou de torno em madeira com formão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 3:49 pm

só coloquei essa idéia da chapa para o pessoal imaginar uma peça de 1 polegada com os dentes e saída no diâmetro que preciso. Acho que é exagero, o que tenhoestá ótimo

Estou utilizando um tubo de PVC de 3/4" na saída e na entrada eu "tento" fazer um apoio com a mão (com luva é claro):antes de chegar na peça de corte, fica com pipourpouquissima vibração

Hoje alarguei um pouco mais a saída,:e descobri que eu apertei muito a morsa, deu uma ovalizada no furo, e isso estava marcando e prendendo a haste, acertei o diâmetro interno e creio que tenha resolvido o problema
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 4:10 pm

MAMUTE tente bolar um guia na entra da lamina que vai melhorar e muito a qualidade das tuas hastes e além dele vc continua usando a mão pra diminuir a vibração da madeira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 4:37 pm

Esse é o problema Danilo, não consegui pensar em nada. O ponto de maior vibração é no meio da vareta que ainda falta tornear, portanto muda de posição e quando chega perto da peça de corte, qualquer coisa que eu colocar vai atrapalhar

Você já viu ou fez algo que resolva esse tipo de problema?
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 4:43 pm

Mamute-sc escreveu:
Esse é o problema Danilo, não consegui pensar em nada. O ponto de maior vibração é no meio da vareta que ainda falta tornear, portanto muda de posição e quando chega perto da peça de corte, qualquer coisa que eu colocar vai atrapalhar

Você já viu ou fez algo que resolva esse tipo de problema?

Desculpa eu me intrometer e atravessar a pergunta ao Danilo, mas não daria pra fazer algo no sentido que mencionei lá atrás:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Talvez colocar um caninho da mesma grossura da lâmina, ou um pouco mais grosso, para a madeira poder passar folgado...

Daria pra prender até na mesma morça:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 5:07 pm

Elison, acredito que esse detalhe não seja a solução no meu caso

Minhas flechas tem mais de 85cm, se eu colocar alguma guia fixa na entrada acredito que vai atrapalhar mais do que ajudar, o ponto de vibração máximo é no meio da haste que falta tornear, no início está a 40 ou 45cm da ponta de corte. A medida que vai tornando esse ponto de máxima vibração vai diminuindo, até não precisar de apoio

Se eu acrescento algo próximo da ponteira de corte, vou ter que aumentar o comprimento da vareta, já que nessa parte que coloquei um apoio não consigo entrar com a furadeira, entendeu?

Por enquanto usar uma luvas é a opção mais vantajosa
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 5:11 pm

Mamute-sc escreveu:
Elison, acredito que esse detalhe não seja a solução no meu caso

Minhas flechas tem mais de 85cm, se eu colocar alguma guia fixa na entrada acredito que vai atrapalhar mais do que ajudar, o ponto de vibração máximo é no meio da haste que falta tornear, no início está a 40 ou 45cm da ponta de corte. A medida que vai tornando esse ponto de máxima vibração vai diminuindo, até não precisar de apoio

Se eu acrescento algo próximo da ponteira de corte, vou ter que aumentar o comprimento da vareta, já que nessa parte que coloquei um apoio não consigo entrar com a furadeira, entendeu?

Por enquanto usar uma luvas é a opção mais vantajosa

Eh... entendi... Smile

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 5:24 pm

Elison é exatamente isso que eu tava falando sobre as guias, e mamute se não tiver um freio no processo é fácil estragar os dentes no mandril da furadeira, no caso de um torno de madeira tem 1 cm de margem de segurança pra evitar esse tipo de coisa.

Mamute eu torneio hastes de itaúba cortadas com 1 m rs não tem crise, não uso luva e não vibra tanto, o segredo é uma furadeira com mandril de 1/2 e uma grosada nos cantos da haste onde vai pegar o mandril, ali ficando oitavado fica perfeito
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 6:28 pm

Estou gostando deste tópico, a união do conhecimento e experiências nos levarão ao resultado desejado.

Mamute, se as frezas que Vc fez estão boas, afie e faça têmpera nelas, vai ficar bem melhor depois disso, se nunca fez TT, coloque no braseiro da churrasqueira e deixe ficar na cor cereja, ou na duvida, coloque um pedaço de imã à mão, vá esquentando e vá passando no imã, esses parafusos são quase sempre SAe 1045, parou de "grudar" no imã, jogue dentro de um meio refrigerante, água é perigoso para quem nunca usou, (pode trincar) melhor é uma latinha de cerveja com óleo, pode ser até queimado.

Hoje vou calcular spine, afinal as penas naturais, ponteiras e nocks ja estão a caminho.

Bem que o Rey falou; Isso é uma febre, rsrsrsrsr


_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 6:47 pm

Vidor escreveu:
Estou gostando deste tópico, a união do conhecimento e experiências nos levarão ao resultado desejado.

Mamute, se as frezas que Vc fez estão boas, afie e faça têmpera nelas, vai ficar bem melhor depois disso, se nunca fez TT, coloque no braseiro da churrasqueira e deixe ficar na cor cereja, ou na duvida, coloque um pedaço de imã à mão, vá esquentando e vá passando no imã, esses parafusos são quase sempre SAe 1045, parou de "grudar" no imã, jogue dentro de um meio refrigerante, água é perigoso para quem nunca usou, (pode trincar) melhor é uma latinha de cerveja com óleo, pode ser até queimado.

Hoje vou calcular spine, afinal as penas naturais, ponteiras e nocks ja estão a caminho.

Bem que o Rey falou; Isso é uma febre, rsrsrsrsr


É o "bicho da arqueria"... Laughing
Depois que é picado não existe cura conhecida... rsrs...

O Rey é o culpado de vc tá por aqui... (Que sorte a nossa!) hehehhe.... Wink

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 8:04 pm

Teste de spine:

Marfim: 58# peso minimo da flexa para 58# = 290gr - Peso em G médio: 47g = 725gr portanto mais que o dobro do mínimo.

Grapia: 76# peso minimo da felcha para 76# = 380gr - peso em G médio: 54g = 833gr Idem.

Obs: No peso médio ja foi incluído uma ponta de 100gr tipo bullet d latão, com tamanho da flecha de 30"

Portanto, spine razoavelmente alto, peso ficou acima do necessário, acredito (Não calculei) que uma medida boa seria 5/16 e não 23/64, sobra peso e resistência nesta medida. (Mas tudo depende do arco do vivente) eu gosto de 40#.



_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 8:51 pm

Vidor escreveu:
Estou gostando deste tópico, a união do conhecimento e experiências nos levarão ao resultado desejado.

Mamute, se as frezas que Vc fez estão boas, afie e faça têmpera nelas, vai ficar bem melhor depois disso, se nunca fez TT, coloque no braseiro da churrasqueira e deixe ficar na cor cereja, ou na duvida, coloque um pedaço de imã à mão, vá esquentando e vá passando no imã, esses parafusos são quase sempre SAe 1045, parou de "grudar" no imã, jogue dentro de um meio refrigerante, água é perigoso para quem nunca usou, (pode trincar) melhor é uma latinha de cerveja com óleo, pode ser até queimado.

Hoje vou calcular spine, afinal as penas naturais, ponteiras e nocks ja estão a caminho.

Bem que o Rey falou; Isso é uma febre, rsrsrsrsr


Vidor meu caro, obrigado pelos conselhos, por sorte o senhor que fez as pontas já temperou-as para mim (sou um sujeito de sorte Very Happy ), sem eu pedir. Ele temperou as pontas (uns 4 ou 5 mm junto com a serra) e isso também foi excelente porque hoje voltei lá e ele aumentou um pouco o furo na saída, senti que prendeu um pouco na hora de fazer as hastes (o aço é 1045)

mas mesmo assim já sei como fazer quando precisar, graças à sua ajuda
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 8:59 pm

legal saber o Spine do Marfim, só não peguei o Marfim para testar porque achei que não iria aguentar o tranco

hoje pedi para o conhecido tentar separar uns sarrafos de Angelim Margoso, mas só os que tiverem as fibras bem paralelas, as 2 hastes que fiz foi com 23/64, creio que com 11/32 e uma lixa fina chegue bem perto do que eu preciso, aí é só colocar um pouco mais de peso na ponta e fica na pinta

já que o entusiasmo de vários aqui está alto, vou aproveitar e seguir esse tópico até as flechas ficarem prontas

PS pesei as hastes de Angelim margoso, estão compridas ainda, preciso tirar um pedaço, mas só na hora de ajustar o spine, por enquanto está com 820 grains só de madeira affraid

creio que chegue a uns 700 grains no comprimento final, mas com ponta, óleo de Tungue e penas vai chegar perto dos 900 grains, agora é aguardar pra ver

se o meu amigo arrumar um pouco da madeira no fim de semana eu faço mais algumas, e tento filmar a fabricação

com uma meia dúzia já dá para fazer o teste do papel e ajustar as flechas
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 9:25 pm

Vidor grápia no seu idioma é a mesma garapeira em português? lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 6:08 am

poluindo meu tópico, mas ajudando quem quer fazer e tem um serra de fita, vejam que facilidade



e o impressionante é a qualidade final
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 8:15 am

Danilo, isso mesmo, é a mesma Madeira, cada região denomina por um nome, Garapa, garapeira ou Grápia no RS, é a madeira mais indicada para a tanoaria, a única diferença que a do Sul é bem amarela e a do Centro oeste é mais amarelo acinzentado. Antes de cortar olhe se não tem grão reverso (Aquele redemoinho) isso é sinal de nó ou saida de galho, quebra fácil neste local, mas por ser de fibra longa, dificilmente vais encontrar isso. Corte o sarafo e vergue ele coisa de umas 2" para os lados, se tiver problema quebra antes de trabalhar.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
laudir



Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 12:38 pm

Mamute-sc escreveu:
poluindo meu tópico, mas ajudando quem quer fazer e tem um serra de fita, vejam que facilidade
e o impressionante é a qualidade final

Amigo eu sou o cara mais novato dos "beginners" em termos de arquearia.
Andei tentando fazer umas flechas e o que tem dado certo em evitar várias bitolas e a alta vibração comigo são:

1- com uma lixa grossa dobrada e presa com uma "prensa em c" eu tiro as quinas dos sarrafos
2- já na saída eu adaptei um cano 2mm a mais que a medida da haste e após um cano de pvc
3- a famosa luva na mão para segurar/firmar a haste na entrada

Meu "torno" eu o fiz com uma peça de caibro e uma lâmina de metal dobrada e afiada. Até fiz uma têmpera seletiva, mas acho que nao funcionou devido a qualidade do metal.

Abaixo, fotos do meu "torno" rsrs

Frente (entrada da haste)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Vista Superior
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Parte traseira (saída das hastes "roliçadas")
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 1:45 pm

legal Laudir

uma opção simples e que funciona, vi algo parecido com um marceneiro, ele faz cavilha com ela, ia ser a primeira opção, mas como tenho poucas ferramentas de trabalho optei pelas peças torneadas que " :já vieram prontas" What a Face

valeu pela contribuição, esse tópico está virando um livro de consulta para quem quer fazer as próprias flechas, aqui se acha a madeira e o mode de execução que mais se adequa a quem for fabricar a mesma

Vidor, vou ver se acho Garapa para fazer uns testes, já pedi para o meu amigo um bom pedaço de Angelim Margoso, se fizerem flechas de mesmo spine vou ficar muito feliz

mesmo as de Jatobá, como tenho umas tábuas aqui sobrando, vou acabar fazendo, se mantiverem as 70# vai sair bastante flecha para um arco mais leve, de 45#@31", nem tão leve, para minha puxada e pela janela do arco preciso de flechas com ponta de 100gr e spine 72# affraid
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 2:12 pm

o meu torno segue esse molde

Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 2:23 pm

Esse aqui ao meu ver é o modelo mais simples pra se fazer.


O cara simplesmente furou a porca na medida que queria, por exemplo, se tens um arco até 40# pode fazer o furo no padrão 11/32 abrir os caibrinho com 9x9 mm e uma lixadinha grana 120 e outra grana 200 ta perfeita a flecha, vc também pode fazer mais de um com medidas diferentes, pra fazer os dentes o sujeito simplesmente utilizou uma lima triângulo, tbm pode ser usada uma drewel.



Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 2:26 pm

A respeito do tratamento termico que o vidor havia comentado o toninho tem esse vídeos de tempera, mas não façam se a fresa por um parafuso que vc pretende utilizar a rosca.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 24, 2015 9:40 pm

muito0 legal

Danilo, minhas peças torneadas também ficaram show, mas no fundo é a mesma coisa que o parafuso, o parafuso no caso é até melhor poruqe fica mais fácil fixar no morsa
Voltar ao Topo Ir em baixo
laudir



Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 25, 2015 9:30 am

danilo steinke escreveu:
A respeito do tratamento termico que o vidor havia comentado o toninho tem esse vídeos de tempera, mas não façam se a fresa por um parafuso que vc pretende utilizar a rosca.

Na verdade foi eu quem falou do tratamento térmico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1728
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 25, 2015 9:40 am

laudir escreveu:
danilo steinke escreveu:
A respeito do tratamento termico que o vidor havia comentado o toninho tem esse vídeos de tempera, mas não façam se a fresa por um parafuso que vc pretende utilizar a rosca.

Na verdade foi eu quem falou do tratamento térmico.

Ponto pra vc laudir rs
Voltar ao Topo Ir em baixo
laudir



Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 25, 2015 10:19 am

danilo steinke escreveu:
laudir escreveu:
danilo steinke escreveu:
A respeito do tratamento termico que o vidor havia comentado o toninho tem esse vídeos de tempera, mas não façam se a fresa por um parafuso que vc pretende utilizar a rosca.

Na verdade foi eu quem falou do tratamento térmico.

Ponto pra vc laudir rs
Desculpa Danilo steinke. Comentário vago o meu... na verdade era pra eu dizer que eu tinha tentando minha têmpera usando o óleo de soja.
Esta do vinagre de vinho tinto é novidade pra mim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Hoje à(s) 8:15 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Palavras muito animadoras pra quem costuma viajar de avião rsrsrs.
» marginal Alges-Carcavelos contei pelo menos 5
» Série especial na Classe C - pelo menos foi o que eu entendi.
» Seguro ZX-10R : quer me foder, me beija pelo menos
» Inspecções a motociclos adiadas por mais 5 anos (pelo menos)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: