ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
EvandroBetega



Mensagens : 38
Data de inscrição : 25/11/2014
Idade : 34
Localização : Santo André - SP

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Ter Mar 17, 2015 10:05 pm

Boa sorte e divirta-se Mamute!
Não conhecia este site dos shafts, sensacional. Daqui uns meses vou mandar um email para eles, tem muita opção.
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 18, 2015 12:20 am

Quanto melhor for a qualidade do torno e do corte, mais estável será o spine, lixar demais a flecha deforma, podem dizer que não, mas quanto mais se lixa mais desigual ela fica, ai o sujeito diz mas eu lixo escorregando a lixa pela flecha toda, mas sim quando a lixa esta na ponta a rotação cai, e quando esta no pé a furadeira dispara, demorei a perceber isso e graças a um amigo muito do enjoado quanto ao processo de fabricar hastes fui orientado a busca a máxima eficiência do torno, para a lixa ser apenas acabamento e não uma ferramente de desbaste para se chegar na medida que se almeja.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 18, 2015 7:20 am

Mamute, se quer manter todas as flechas depois de feitas com a mesma umidade, totalmente impermeabilizadas, use oleo de tungue, seladora racha, descasca, etc... pode caçar carpa em açude que volta igual, utilizo isso na madeira de empunhaduras de facas, expostas a umidade extrema nas pias de cozinhas e não perde o brilho e não deteriora.

Olha o efeito do óleo de tungue, parece verniz.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
marcelocasanova



Mensagens : 887
Data de inscrição : 02/07/2012
Idade : 46
Localização : Taboao da Serra

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 18, 2015 8:28 am

Eu ja fiz uma flecha dessa que o jorge ensinou la no sitio dele usando aquelas ferramentas que ele mostrou no post. Em novembro de 2013 eu fiz uma visita a ele e uma das coisas que fiz foi essa flecha. Vou coloar fotos depois.

_________________
Tenho Windows há 3 anos, e nunca deu pau. Qualquer dia eu instalo ele...



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 18, 2015 8:40 am

Esqueci de comentar, tem a madeira bem comum até em serrarias chamada Roxinho, essa daí pode fazer com 9mm e usar em arco de 90# pra cima. É boa para trabalhar, pouco grão reverso, fibras longas e bonita, se bem que tem umas que são mais pra "cor-de-rosa" affraid


_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
laudir



Mensagens : 60
Data de inscrição : 29/11/2013

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 18, 2015 6:17 pm

Vidor escreveu:
Esqueci de comentar, tem a madeira bem comum até em serrarias chamada Roxinho, essa daí pode fazer com 9mm e usar em arco de 90# pra cima. É boa para trabalhar, pouco grão reverso, fibras longas e bonita, se bem que tem umas que são mais pra "cor-de-rosa" affraid


rapaz, eu tenho este roxinho... acho muito pesado pra fazer flechas.
Fora que poderá esquentar muito as fresas na hora de deixar os sarrafos roliços (muito dura)
Minha conclusão....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 18, 2015 8:48 pm

lá na madeireira tem o roxinho também, vou testar, numa segunda leva, caso essas não dê o resultado que eu espero

ele pediu para testar o pinho de riga também, tem um monte dele lá, mas tenho dó de usar essa madeira para flecha

Vidor, nunca tinha ouvido falar desse óleo de Tunge, onde encontro isso?

comecei esse tópico para colocar minha experiência com a nova empreitada, e estou aprendendo mais do que se tivesse ficado meses pesquisando livros

mais uma vez obrigado a todos
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qua Mar 18, 2015 9:53 pm

Eu uso o óleo de tungue nos meus arcos tradicionais tbm e pra mim não existe acabameno melhor (tungue e goma laca para add um brilho a mais)... Fácil de aplicar e o resultado da madeira é sedoso ao toque... Smile

Em flechas nunca testei, mas depois dessa, a próxima leva vai ser com ele... rsrs...

O que compre foi na Madelaminas:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Um litro rende demais... Se for usar só pra flecha, vc vai ter acabamento pra elas vitalício... Wink

Abração!

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qui Mar 19, 2015 7:25 am

Mamute, essa loja mesmo, sem contar a aparência de profundidade que deixa na madeira. Nota 10

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
giantorm



Mensagens : 1243
Data de inscrição : 01/09/2010
Idade : 42
Localização : Brusque - SC

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Qui Mar 19, 2015 11:43 am

Se eu tivesse lido isso antes não teria comprado o selador para as minhas flechas, ganhei um pouco de óleo de tungue para usar no cabo das minhas facas, que por sinal não terminei ainda...

As próximas flechas vou fazer com este óleo para ver como fica.

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://araujobrusque.com.br
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Sex Mar 20, 2015 7:41 pm

dei mais um passo, como pretendo fazer várias flechas (pelo menos é a intenção), pedi para um torneiro fazer 3 peças metálicas com diâmetros das pontas comerciais (23/64", 11/32" e 5/16")

fui buscar hoje e espero que funcione, ao chegar e trocando uma ideia com o pai da pessoa que fez o serviço, resolvemos desbastar um pouco o interior do tudo, uns 10 milímetros depois do corte, por medo que a madeira já cortada começasse a prender no tubo, veja o resultado

os 3 tubos juntos (1 na horizontal)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


um zoom no interior do tubo para tentar ver o detalhe do "alargamento" do furo, na tentativa do shaft não prender
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


detalhe dos "dentes" da serra
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

espero que dê tudo certo amanhã, expectativa
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Sex Mar 20, 2015 7:49 pm

Ficou perfeito!

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Sab Mar 21, 2015 7:48 am

Putz parabens, ficou nota dez o bagulho, bota pra girar e mostra o resultado.
Luva de raspa e óculos de proteção, isso pula ferpa pra todo lado.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Andrius Louis



Mensagens : 1160
Data de inscrição : 13/03/2011
Localização : Riversul - SP

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Sab Mar 21, 2015 8:14 am

Mamute-sc escreveu:
dei mais um passo, como pretendo fazer várias flechas (pelo menos é a intenção), pedi para um torneiro fazer 3 peças metálicas com diâmetros das pontas comerciais (23/64", 11/32" e 5/16")

fui buscar hoje e espero que funcione, ao chegar e trocando uma ideia com o pai da pessoa que fez o serviço, resolvemos desbastar um pouco o interior do tudo, uns 10 milímetros depois do corte, por medo que a madeira já cortada começasse a prender no tubo, veja o resultado

os 3 tubos juntos (1 na horizontal)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


um zoom no interior do tubo para tentar ver o detalhe do "alargamento" do furo, na tentativa do shaft não prender
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


detalhe dos "dentes" da serra
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

espero que dê tudo certo amanhã, expectativa

Cuidado Many, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, utilize óculos de proteção e luvas quando realizar o teste, abraço.

_________________
Andrius Louis! [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Sab Mar 21, 2015 1:00 pm

mamute não se como andam suas finanças mas se tu quer mesmo investir numa trefiladeira com qualidade por que não compra uma do toninho? ele vende no mercado livre e também possui um canal no youtube.



[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Se tu conversar com ele, certamente ele produz uma na medida da flecha que se quer e ai o trem sai com qualidade muito superior a qualquer gambiarra que nós tentamos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Sab Mar 21, 2015 2:43 pm

valeu pela dicas pessoal, ainda hoje tento fazer os testes, não vejo a hora
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Dom Mar 22, 2015 10:07 pm

fui ao sítio hoje, onde tenho alguma condição de fazer o serviço, infelizmente estava sozinho e não tinha como fazer as flechas e filmar um vídeo com o celular, fico devendo

vamos a algumas constatações

1 - essas peças que pedi para fazer, se fosse hoje faria elas com 20mm de diâmetro externo, com 12,5mm as vezes ficava farpas por fora, e demorava um pouco mais para fabricar a flecha quando isso acontecia

2 - o "alargamento" interno do furo deve ser maior, mesmo sendo um pouco maior acabou travando um pouco o serviço, isso eu vou pedir para o torneiro fazer, aumentar o furo

3 - madeiras duras (acho que são) como jatobá e ipê necessitaram de máquina com baixa rotação, e acelerasse qualquer pequeno travamento rompia a madeira

4 - o Tamaringo empenou tanto antes de fabricar as flechas que nem perdi tempo fazendo-as, descartei antes

5 - o Freijó estilhaçou muito, fiz apenas uma flecha e descartei no primeiro teste de flexibilidade

6 - Fiz 4 shafts de Jatobá, 2 com diâmetro de 23/64 e 2 com 11/32, fiquei impressionado que ambos de cada diâmetro resultaram em spine quase iguais (23/64 ficaram perto de 72# e 11/32 ficaram perto de 60#) , portanto uma madeira bem homogênea, mas infelizmente, como já haviam me alertado, ela tem pontos de ruptura que desanima, creio que perde muita madeira para encontrar meia dúzia de flechas iguais

7 - O Ipê eu tinha 2 varetas, uma estilhaçou em 2/3 do serviço, por causa da rotação da furadeira, as 2 eu fiz com 23/64, ficaram perto da 75# de spine, mas devido ao estilhaçamento durante a fabricação creio que não farei mais testes com ela no momento

8 - O Angelim Margoso foi a minha preferida, facílimo de trabalhar, aceita furadeira de alta rotação, acelerando muito a execução dos shafts e no final, ao medir o spine fiquei impressionado, ambas deram 98#, aceitaram envergá-las sem estalar, romper ou seja lá o que, creio que se conseguir mais madeira com as mesmas condições da que testei encontrei o que precisava

seguem algumas fotos feitas agora a pouco, depois dos testes de spine

shafts de Ipê com marcas de lascas soltas durante a execução
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


ipê com lasca solta
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


shafts de Jatobá (notem algumas ranhuras, porque preciso desbastar um pouco mais o furo na saída, estava prendendo e marcando o shaft)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


shaft de Jatobá, apresentou ruptura ao vergá-lo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


shaft de Freijó, rompeu muito fácil ao tentar vergá-lo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


meu preferido, o Angelim Margoso, 98# de spine para espessura de 23/64, espero conseguir peças de madeira iguais a esses que testei
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


uma foto geral com os shafts que sobraram depois dos testes Twisted Evil
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

muito feliz por ter passar por mais essa etapa do Arco e Flecha, claro que o serviço ainda está no meio, mas fiquei feliz em ver os shafts saindo torneados, ainda falta lixa e aguardar chegar o Óleo de Tunge

obrigado pela ajuda pessoal, assim que conseguir mais madeira para teste levarei alguém para fazer um filme ou tiro fotos do processo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 8:06 am

Mamute, que bom ver resultados satisfatorios logo no começo, isso da gosto pelo trabalho.

Vou poluir seu tópico, em hipotese alguma concorrer com seu trabalho, e sim, acrescentar mais alguma experiência.

Também fiz minha freza, só que ao invéz de fazer com torneiro, preferi algo mais profissional, EU Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy , bom as fotos da freza falam por si, kkkk

Primeira tentativa, tubino fino, facil de fazer porém quando fui prender na morsa, ficou oblongo; Lixo
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Segunda tentativa, tubo 11/32 mais grossinho, era o que tinha nas tralhas.
Devidamente soldado com "maestria" numa base qualquer.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Olha a qualidade que ficou o tubo, Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Primeira tentativa: Marfim, Grapia, Marfim.
1) Excesso de rotação, quebrou aos 2cm de arredondamento.
2) Diminui a rotação e me empolguei, empurei forte demais.
3) Freza muito curta, sem apoio frontal nem traseiro, a flecha dançou e aquela solda ia modelando.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Bom depois de três fracassos, acertei a rotação, medi a força e velocidade para empurar, e começou a dar resultados.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pelo menos ficaram parelhas e retas.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Notar que a primeira da fila fiz com 5/16 aquele tubo oblongo Very Happy
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Bom, não medi ainda o Spine, mas fui ver o peso, estão com 35" para ter espaço de aparas as pontas
Então, o peso ainda é provisório, apenas para ver o resultado.
As flechas estão numeradas:

Essas 3 primeiras Marfim:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Essas de Grapia:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 8:51 am

vidor, já que é pra poluir o tópico do mamute, vou te dar uma dica, vá à uma bicicletaria, e arrume um cônico de cubo de bicicleta, é uma pecinha que na verdade é uma porca com uma ponta cônica onde se encaixa o rolamento do cubo ela vc consegue trabalhar bem sem sofrimento e pode prender na morsa sem medo espreme-la
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 8:57 am

Boa Danilo, não conheço essa peça mas vou tentar achar.
Olha aí, bota essa lá no tópico "doe uma dica"

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 9:27 am

Muito legal a sua experiência Vitor, foi exatamente o que passei

Por sorte meu sogro tem uma morsa fixa na bancada e uma "solta", alinhei a solta e prendi um pedaço de tubo de PVC, na entrada segurava a duradoura com uma mão e com a outraguiava a vareta, para diminuir a vibração no meio, esse Angelim Margoso eu trabalhei muito fácil, Ipê e Jatobá eu sofri pra caramba, são madeiras muito duras que deram spine muito abaixo do que eu esperava

Não pesei ainda pois preciso decidir que comprimento cortar, mas logo eu peso, estou na expectativa

Danilo, desculpe a ignorância, mas onde se encaixa essa peça no processo?

Valeu pelas dicas, logo viro expert kkkkkk

Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 10:02 am

poluindo o tópico do mamute, vidor esse vídeo é de um cara usando justamente o cônico mas ele fez uma base maneira pro bicho

Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 11:00 am

Danilo, esse pessoal daqui do TI bloqueia até o chefe, não consigo abrir, passa o Link por favor, me interessa.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 11:24 am

Vidor escreveu:
Danilo, esse pessoal daqui do TI bloqueia até o chefe, não consigo abrir, passa o Link por favor, me interessa.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Seg Mar 23, 2015 2:03 pm

entendi agora, você usa o cônico para fazer a peça de corte

estou com uma dúvida, será que fica melhor eu ter uma peça de parede fina (quase como uma serra copo) ou uma peça mais larga (exagerando, como se fosse uma chapa com um furo de corte no meio, como esse vídeo aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] )

o que será que resulta em hastes melhores? ou será que fica tudo igual?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando   Hoje à(s) 5:49 pm

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Fazendo Flechas, ou pelo menos iniciando
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Palavras muito animadoras pra quem costuma viajar de avião rsrsrs.
» marginal Alges-Carcavelos contei pelo menos 5
» Série especial na Classe C - pelo menos foi o que eu entendi.
» Seguro ZX-10R : quer me foder, me beija pelo menos
» Inspecções a motociclos adiadas por mais 5 anos (pelo menos)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: