ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 dúvidas de como fazer cunha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
jbento7



Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 23
Localização : londrina-PR

MensagemAssunto: dúvidas de como fazer cunha   Dom Mar 08, 2015 10:52 am

Bom dia pessoal!
Bom sou novo a arquearia e esse forum me ajuda muito! Mas andei pesquisando e não achei nada sobre cunha(widge), então decidi criar este topico.
Minha duvida é qual a melhor madeira para se fazer a cunha e quais seriam as suas dimensoes devido que para cada arco é uma.
Obrigado desde ja!
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Sex Mar 20, 2015 7:46 pm

Bom, como ninguém respondeu, deixa eu resgatar antes que esse tópico caia no submundo do forum... rsrsrs...

Sobre a madeira, pode ser qualquer uma que aguente ser colada (tem umas muito resinosas que não param cola direito).
Já sobre o tamanho, aí realmente vai depender do tamanho do arco e do quanto ele vai vergar...
A cunha tem papel fundamental no tiller do arco... Na hora da distribuição de forças na puxada, se ela tiver muito longa mas com o profile do arco curto, vai exigir demais do arco no momento da ancoragem, e pode quebrar alí bem onde ela termina.
Se for muito curta e o profile longo, então o arco não vai usar todo seu potêncial...
Fora isso, ela ainda serve de um reforço na fixação das lâminas.

Então tem que tentar achar esse meio termo. Para arcos recurvos desses modelos mais "simples" de 58, 60 e 62 polegadas, costuma-se fazer a cunha com 8 1/4 polegadas. Isso pq o molde para eles é o mesmo...
Já para recurvos de 64, 66, 68 polegadas, aí já é usado 10 1/4 polegadas.

Já para arcos mais específicos, tipo os black widow, e os modelos mais avançados, aí já é outra história. Wink

Abraço!

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
ELCIO



Mensagens : 139
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 47
Localização : Salto-SP

MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Qua Jun 17, 2015 1:58 pm

Mestre Elisonj:
aproveitando o tópico, responde aí: a cunha SEMPRE TEM QUE EXISTIR?
É que estou iniciando a construção de um arco recurvo, com duas lâminas separadas pelo riser (take-down?). Vc mencionou que as cunhas geralmente medem entre 8 e 10 polegadas.
- No caso desses take-down, as cunhas seriam menores?
- Outra coisa: qual é a inclinação mais comum das cunhas?
- fazer a lâmina principal do arco com grande ângulo de taperação (por exemplo saindo de 5 mm e terminado em 1), substituiria de alguma forma a cunha?
Grato.
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Qua Jun 17, 2015 4:00 pm

não respondo por que não sei mesmo lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
ELCIO



Mensagens : 139
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 47
Localização : Salto-SP

MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Qua Jun 17, 2015 4:24 pm

danilo steinke escreveu:
não respondo por que não sei mesmo lol!

Boa Danilo, curto e rápido (mas não é vc que responde sim, não e depende?, KKK). Vamos esperar os mais top/ninjas no assunto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Qua Jun 17, 2015 4:42 pm

ELCIO escreveu:
danilo steinke escreveu:
não respondo por que não sei mesmo lol!

Boa Danilo, curto e rápido (mas não é vc que responde sim, não e depende?, KKK). Vamos esperar os mais top/ninjas no assunto.

Sim! Não! e depende se eu souber e for variável a respostas lkkkkkkkkkkkkk
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Qua Jun 24, 2015 10:15 pm

ELCIO escreveu:
Mestre Elisonj:
aproveitando o tópico, responde aí: a cunha SEMPRE TEM QUE EXISTIR?
É que estou iniciando a construção de um arco recurvo, com duas lâminas separadas pelo riser (take-down?). Vc mencionou que as cunhas geralmente medem entre 8 e 10 polegadas.
- No caso desses take-down, as cunhas seriam menores?
- Outra coisa: qual é a inclinação mais comum das cunhas?
- fazer a lâmina principal do arco com grande ângulo de taperação (por exemplo saindo de 5 mm e terminado em 1), substituiria de alguma forma a cunha?
Grato.

Uffa... resolvi arranjar um tempinho pra responder aqui pois já tava criando teia de aranha isso. hehehehe...

Elcio, antes de tudo só pra reafirmar, não sou mestre de nada.... tongue
Só faixa preta por enquanto... kkkkk...

é sempre bom quando se tem dúvidas, pois é sinal que está aprendendo. Wink

- A cunha nem sempre tem que existir. Diga-se de passagem o Vidor fez um arco há não muito tempo, sem usar cunha... acho que depois acabou quebrando, mas em teoria, deve funcionar.
O que acontece é o seguinte:

" Imagine um arco lindo e maravilhoso recém saido de uma fábrica bem conceituada.

Esse arco provavelmente vai ter em sua composição:
Uma camada de fibra de vidro no backing, uma lâmina de madeira decorativa logo após o backing, uma camada de fibra de carbono, duas camadas de madeira de aproximadamente 2mm taperadas até chegar em 0.8mm nas pontas, e por último, uma outra camada de fibra de vidro no belly. "

Repare que em geral, a lâmina fica muito fina... na base do riser isso seria: 2mm + 2mm + 0.5mm + 1mm + 1mm + 0.6mm = 7.1mm

Agora imagine a força exercida exatamente no ponto onde a lâmina sai da parte onde é fixada no riser... esses 7mm aguentando toda a potência do arco... meio complicado né?

Então a cunha tem como um dos papeis principais esse aí: fazer a transição do riser para a lâmina de modo que não haja sobrecarga de energia em apenas um ponto da lâmina.

O modo como o Vidor fez, foi usar todas as lâminas taperadas, deixando próximo ao riser bem grosso, e afinando em direção às pontas. Assim também não ocorre muita carga.

- O tamanho da cunha depende do tamanho do arco.
Se o arco é grande, a cunha tem que ser maior para poder distribuir o peso da puxada sem deixar o arco muito mole e também sem dar stack ( aquela sensação de que o arco travou e que se vc puxar mais vai quebrar ).

- Inclinação? entraria também no caso acima... Se vc deixar a inclinação muito curta, vai dar stack na hora da puxada.... geralmente ela começa da base onde o riser termina, e vai afinando até a cunha ter a espessura de um papel.

- A ultima pergunta entra no caso do arco do Vidor... Wink


Acho que é isso... qualquer coisa, dá um grito aí...

Abraço

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
ELCIO



Mensagens : 139
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 47
Localização : Salto-SP

MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Sex Jun 26, 2015 10:36 am

Valeu, ocupado Elisonj Smile
As dúvidas (teóricas), já estão quase no fim....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: dúvidas de como fazer cunha   Hoje à(s) 3:55 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
dúvidas de como fazer cunha
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como fazer a Factor andar mais gastando pouco?
» lanterna com pisca aprenda como fazer
» COMO FAZER A TROCA DE FLUIDO DO RADIADOR DA BANDIT 650S
» Como fazer moldes para fibra de vidro:
» Como fazer seu telefone smartphone virar um radio

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: