ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

JIG Para taperar utilizando serra circular

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
ELCIO

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Jun 03, 2015 10:01 am

Então Vidor, eu estou ainda fazendo a matrícula.....
Pessoal e especialmente Nurey (que não conheço): não tinha intenção de duvidar de seus conhecimentos e sim, pedir algumas dicas (agora sei pelos outros que CONHECE MUITO!!!!).
Aliás, acho que quase todo mundo pode contribuir. Às vezes, temos umas ideias que não dão certo. Até essas ideias podem ser compartilhadas pois evitam que outros possam perder tempo tentando uma coisa que não vair dar certo. O próprio tópico trouxe outras ideias como como taperar madeira. No caso os vídeos me foram mais interessantes pois não possuo serra circular e o uso da serra de fita vai me ser mais útil.
Já guardei o link postado pelo Nurey para consulta posterior.

elisonj

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Jun 03, 2015 10:07 am

ELCIO escreveu:

Aliás, acho que quase todo mundo pode contribuir. Às vezes, temos umas ideias que não dão certo. Até essas ideias podem ser compartilhadas pois evitam que outros possam perder tempo tentando uma coisa que não vair dar certo. O próprio tópico trouxe outras ideias como como taperar madeira.

Exato Elcio... por isso a importância de criar tópicos para tirar dúvidas e discutir idéias... indiferente de quais sejam... Smile
Assim todos aprendemos e podemos crescer juntos... Wink

danilo steinke escreveu:
Sim na escala de fodástica temos o elison como o skywalker e o rey como yoda. lol!
ahahhaahah... que o Rey é quase um yoda eu não discordo não... mas eu tô ainda mais pra um chewbacca. lol!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Jun 03, 2015 10:17 am

elisonj escreveu:
ELCIO escreveu:

Aliás, acho que quase todo mundo pode contribuir. Às vezes, temos umas ideias que não dão certo. Até essas ideias podem ser compartilhadas pois evitam que outros possam perder tempo tentando uma coisa que não vair dar certo. O próprio tópico trouxe outras ideias como como taperar madeira.

Exato Elcio...  por isso a importância de criar tópicos para tirar dúvidas e discutir idéias...  indiferente de quais sejam...  Smile
Assim todos aprendemos e podemos crescer juntos... Wink

danilo steinke escreveu:
Sim na escala de fodástica temos o elison como o skywalker e o rey como yoda. lol!
ahahhaahah...   que o Rey é quase um yoda eu não discordo não...  mas eu tô ainda mais pra um chewbacca.   lol!

Se nem é peludo desse tanto gafanhoto sam
Nurey

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Jun 03, 2015 1:41 pm

Amigos ....

Amo Madeiras e tudo que se relaciona com elas ....
Assim como amo a Arquearia e a Marcenaria em geral.
Comecei muito cedo e já estou em fim de carreira mas ainda aprendo todos os dias.

Diariamente todos têm algo para aprender e algo para ensinar mas nem por isso ninguém é maior que o outro. Creio que, na realidade, ninguém nunca ensina nem aprende nada, apenas nos recordamos do que já está em nosso interior, na poderosa caixa-preta.

O conhecimento mora dentro de nós, é só chamá-lo que aparece a parte dele que estamos precisando, expresso na pessoa do próximo, seja ele amigo, parente, livro ou "professor". Deus é o Mestre Regente de toda essa Orquestra. Ele não falha nunca e não se engana jamais.

E vamos taperando .... ohohohohohoh
Aquele Abraço;
R.
ELCIO

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Sex Jun 12, 2015 11:04 am

Nurey (Elisonj, Vidor e quem quiser responder):
Aproveitando o post inicial do Vidor, alguém pode me responder se seria possível (e eficiente), taperar as lâminas do arco usando uma plaina manual ou elétrica?
Antes que os amantes da perfeição atirem pedras, gostaria de esclarecer que algumas pessoas não possuem serra circular ou de fita.
Então pensei se, COM ALGUMA HABILIDADE e com uma plaina que possua regulagens mínimas (da ordem de 0,1 mm), o taperamento da lâmina seria bom.
O que pensei inicialmente seria o seguinte:
Marcamos com lápis vários comprimentos na lâmina, por exemplo, a cada 3,5 cms.
A partir daí, com a citada regulagem mínima, vamos dando passes na lâmina, começando da extremidade final, para o início do limb.
Supondo que uma lâmina esteja com 2,5mm de espessura e que tenha 60 cms de comprimento. Pela minha suposição, seria possível reduzir a espessura dos iniciais 2,5mm, para 1 mm, de forma gradativa. E a diferença (ressalto) resultante dos passes (0,1mm), penso que seriam quase imperceptíveis depois da colagem.
Fico esperando as opiniões dos mais experientes.
Vidor

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Sex Jun 12, 2015 11:24 am

Acho possivel sim, muitas vezes quando bate a preguiça, tapero com a plaina eletrica manual e dou o acabamentop final na lixadeira de cinta.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Sex Jun 12, 2015 11:28 am

ELCIO escreveu:
Nurey (Elisonj, Vidor e quem quiser responder):
Aproveitando o post inicial do Vidor, alguém pode me responder se seria possível (e eficiente), taperar as lâminas do arco usando uma plaina manual ou elétrica?
Antes que os amantes da perfeição atirem pedras, gostaria de esclarecer que algumas pessoas não possuem serra circular ou de fita.
Então pensei se, COM ALGUMA HABILIDADE e com uma plaina que possua regulagens mínimas (da ordem de 0,1 mm), o taperamento da lâmina seria bom.
O que pensei inicialmente seria o seguinte:
Marcamos com lápis vários comprimentos na lâmina, por exemplo, a cada 3,5 cms.
A partir daí, com a citada regulagem mínima, vamos dando passes na lâmina, começando da extremidade final, para o início do limb.
Supondo que uma lâmina esteja com 2,5mm de espessura e que tenha 60 cms de comprimento. Pela minha suposição, seria possível reduzir a espessura dos iniciais 2,5mm, para 1 mm, de forma gradativa. E a diferença (ressalto) resultante dos passes (0,1mm), penso que seriam quase imperceptíveis depois da colagem.
Fico esperando as opiniões dos mais experientes.

Pois é amigo nem todo mundo tem a ferramenta, mas se quer fazer algo como taperar tu vai ter que comprar a bendita da serra, ou ir numa marcenaria e tira lá a lamina, nesse esquema ai que tu disse, da certo? sim! não! e depende!, se tu fazer um sistema que sua plaina elétrica, fique fixa numa bancada atuando como um desengrosso daria certo, agora taperar na mão é praticamente impossível tu conseguir regularidade na bitola da lamina, essa gambiarra vai acabar resultando no descolamento das laminas e tu vai perder todo seu trabalho e material, arco laminado a coisa precisa ser rigorosa por que a chance de fracasso é alta.
Vidor

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Sex Jun 12, 2015 5:20 pm

E mais outra coisa Danilo, nunca consegui taperar na mão e conseguir a mesma envergadura das lâminas, uma sempre fica diferente da outra.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Sex Jun 12, 2015 5:36 pm

Olá Elcio!

Quando tudo parecer perdido e os fantasmas do Vale das Sombras da Morte te envolverem saiba que sempre existe um outro modo de fazer o taper das laminas .... o modo difícil! Geralmente dá em tremenda c ------ a mas vale pela adrenalina ..... ohohohohoh

Aqui está a geringonça que V. precisaria montar, com amor e carinho, na lavanderia da sua casa:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Veja o tutorial completo do LongBow laminado!
É especialmente indicado para iniciantes.

Aquele Abraço!
R.

PS: Sai muito mais barato comprar as laminas na mão de quem já sabe fazer!
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Sex Jun 12, 2015 5:49 pm

Nurey escreveu:
Olá Elcio!

Quando tudo parecer perdido e os fantasmas do Vale das Sombras da Morte te envolverem saiba que sempre existe um outro modo de fazer o taper das laminas .... o modo difícil! Geralmente dá em tremenda c ------ a mas vale pela adrenalina ..... ohohohohoh

Aqui está a geringonça que V. precisaria montar, com amor e carinho, na lavanderia da sua casa:

Aquele Abraço!
R.

sem ao menos um drum sander como disse o rey fica impossível fazer algo que preste.
elisonj

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Dom Jun 14, 2015 9:29 pm

danilo steinke escreveu:
Nurey escreveu:
Olá Elcio!

Aquele Abraço!
R.

sem ao menos um drum sander como disse o rey fica impossível fazer algo que preste.

Poxa, vcs tão muito radicais... silent

Claro que dá pra fazer. E o processo é basicamente o que o Elcio falou lá atrás. O próprio mestre Dean Torges explica no video dele sobre arcos com backing de bambú um modo de fazer usando uma plaina elétrica estacionária.
A diferença da manual, é que ela é mais bruta e espaçosa, mas se inverter de ponta cabeça acaba saindo quase a mesma coisa... é só o cara ter a mão firme e ir com calma que dá certo.

Pra fazer, vc segue desbastando em das pontas em direção ao centro:

Aqui explica a idéia geral da coisa:

E o mode invertido:

Pode dar problema? Pode!
Mas o que não pode dar? eu com minha drum-sander caseira já apanhei bastante, e ainda apanho... com o tempo pega-se o jeito e fica mais fácil, mas o negócio é se adaptar.
Wink

Abraço!

ELCIO

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Dom Jun 14, 2015 11:20 pm

GRAÇAS A DEUS!!!!
Obrigado Vidor e Elisonj. Quando o Nurey escreveu "sobre o vale das sombras" quase pedi para apertar a tecla SAP, RS,RS,RS. O que será que ele queria passar? Não sabia se ria ou se chorava. Li várias vezes e só voltei a ver hoje.
Nurey: obrigado pela dica, só que, honorável mestre Jedi, tenha mais paciência com a gente, senão ficamos boiando no vácuo (se é que no vácuo ficamos boiando, acho que ficamos levitando, nem sei mais.....).
Mas vou ver de novo o site que o Nurey mencionou, bem como vou estudar de novo o assunto.
Vidor: se a sua experiência prática diz que dá pra fazer, então acho que dá, só preciso de mai habilidade manual.
Elisonj: será que você não pode divulgar uma foto da sua máquina caseira (drun sander, é isso?).
Grato a todos.
ELCIO

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Dom Jun 14, 2015 11:26 pm

GRAÇAS A DEUS!!!!
Obrigado Vidor e Elisonj. Quando o Nurey escreveu "sobre o vale das sombras" quase pedi para apertar a tecla SAP, RS,RS,RS. O que será que ele queria passar? Não sabia se ria ou se chorava. Li várias vezes e só voltei a ver hoje.
Nurey: obrigado pela dica, só que, honorável mestre Jedi, tenha mais paciência com a gente, senão ficamos boiando no vácuo (se é que no vácuo ficamos boiando, acho que ficamos levitando, nem sei mais.....).
Mas vou ver de novo o site que o Nurey mencionou, bem como vou estudar de novo o assunto.
Vidor: se a sua experiência prática diz que dá pra fazer, então acho que dá, só preciso de mais habilidade manual.
Elisonj: será que você não pode divulgar uma foto da sua máquina caseira (drun sander, é isso?).
Grato a todos.
Nurey

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 12:41 am

Ohohohohohoh .... longe de mim, Elison ... jamais radicalizo ... apresentei uma saída e existem várias. Desculpem a brincadeira com o Vale ...  Sua sugestão é excelente, Elison, mas requer habilidades avançadas, sensibilidade e rapidez de reflexos. Estamos conversando com principiantes, plainas elétricas são perigosíssimas e não servem para Veneer, só para Backings e Bellys.

Para o taper de backings, bellys e tillering em geral uso lixadeira combinada de bancada ( Ferrari LCM 46 ), uma block plane (Plaina Manual Stanley pequena), a Surform ( Raspadeira Stanley ) e um antigo canivete afiado como navalha que trabalha como spoke shave.

Tenho a mão firme mas só uso a combinada Ferrari ( elétrica) para dar, a grosso modo, o "Shape" do arco.... depois disso toda a " Sintonia Fina " é feita com ferramentas manuais. Precisa Paciência? .... precisa ... e muita!

Existem muitos caminhos, sem dúvida ... aquele "Drum Sander" inflável do Sam Harper é um sonho de consumo .... não encontrei nada parecido no Brasil e nem mesmo para importar separado do motor de 1 HP.

Já para taperar lâminas desde 0,3 a 3 mm ( Veneer ) a coisa é mais complicada.
O Neptuno tem uma laminadora muito parecida com a do Alberti, eletrónica, na qual V. digita a espessura e o taper que deseja para a lâmina, em décimas de mm ... coisa de loucos ...

Enquanto não tenho uma dessas disponível a lixada vai à mão mesmo. Ainda não usei essas laminas ( Veneer ) para construir arcos multilaminados completos, apenas como inserts num riser ou refôrço de braços fracos, corrigindo êrros de tillering.

Mais adiante postarei umas lâminas cortadas por aqui para estudarmos juntos o assunto.
Ando enrolado com outros assuntos e não está sobrando tempo para o que mais gosto de fazer.
Abraços;
R.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 8:06 am

conheço um cara que conseguiu uns cortes feios na mão com uma plaina de bancada ela cuspiu a madeira pra traz e o cara passou só a palma da mão na lamina.
elisonj

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 10:11 am

danilo steinke escreveu:
conheço um cara que conseguiu uns cortes feios na mão com uma plaina de bancada ela cuspiu a madeira pra traz e o cara passou só a palma da mão na lamina.

Isso aí acontece direto... por isso que tem que fazer com cuidado.

Rey, concordo que pra fazer um veneer na elétrica é bem complicado, mas tenho certeza que dá! Smile rsrs...
Lembra do Warbow lá do GDM?
Boa parte do trabalho nele eu usei a plaina elétrica para conseguir aparelhar as lâminas... só no acabamento final para colagem é que usei uma faca como rapasdeira...
Se bem me lembro, o backing e o core ficaram na faixa de uns 5mm, mas poderia ter diminuido até mais a espessura delas com a plaina, é só fixar bem um dos lados da lâmina na bancada de trabalho e trabalhar na parte livre dela...

O modo como fiz foi bem assim... prendi uma das pontas na mesa com um sargento e depois trabalhava todo o resto na plaina:

Da um trabalho danado, sem dúvida... mas se fizer com cuidado e com calma, dá pra fazer... Smile

Elcio, a drum-sander que fiz foi essa aqui, e depois dela nunca mais me matei com plainas eletricas ou manual:

Num ficou boa não... mas quebra um galho danado! Smile

Se vc tiver já em mãos a plaina, dá pra usar... agora se for comprar uma pra poder usar, já compra alguma coisa melhor que vai te economizar esforço e dor de cabeça... Wink

Abraço!

ELCIO

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 12:05 pm

Very Happy Valeu Elisonj.
Vendo o tal "trambolho", dá pra ter uma ideia melhor do caminho a trilhar. Estou pensando em comprar uma plaina elétrica, embora a ideia que tenho é de fazer uma especie de guia onde a plaina vai trabalhar (portanto a plaina manual também serviria), com a peça a ser taperada "saindo" levemente da guia. É um pouco difícil de explicar, mas vou tentar fazer essa "geringonça" que pensei e dai vou ser se posto uma foto. Se não servir para ninguém, pelo menos os outros não perdem tanto tempo.
Nurey

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 12:21 pm

Então, Elison e Amigos ... desenterrei este material do Sam ... é o build along da calibradora de laminas montada a partir de uma lixadeira combinada de bancada, do tipo Ferrari LCM 46 ... serve tanto para backings e bellys como para veneer .

Na mesma página também mostra o esquema para copiar o taper de uma lamina para a outra, muito interessante, para não dizer genial ... quando terminar toda minha agenda atrasada vou montar uma dessas.

Braço;
R.

elisonj

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 2:18 pm

Nurey escreveu:
Então, Elison e Amigos ... desenterrei este material do Sam ... é o build along da calibradora de laminas montada a partir de uma lixadeira combinada de bancada, do tipo Ferrari LCM 46 ... serve tanto para backings e bellys como para veneer .

Na mesma página também mostra o esquema para copiar o taper de uma lamina para a outra, muito interessante, para não dizer genial ... quando terminar toda minha agenda atrasada vou montar uma dessas.

Braço;
R.

Sem dúvida que esse modo seria a melhor opção. Smile
A minha lixadeira dessa aí tá fazendo milagre... rsrs... faço quase tudo nela.
Elcio, se for comprar, já compra uma lixadeira combinada dessa no lugar da plaina que é como disse: menos dor de cabeça e trabalho... Wink

Nurey

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 4:33 pm

... é mesmo, Elison .... a diferença de preço duma combinada para uma Plaina Elétrica Makita PK082 ( melhor custo-benefício cm laminas reafiáveis) são uns 150,00 a mais e ela serve para um montão de coisas, até afiar lápis de marceneiro ... ohohohohohoh

A plaina manual, se for comprar uma que preste, no e-bay, vais gastar uns 300,00 numa block plane ( não precisa mais do que isso) mas precisa treinar bastante e aprender a afiar direitinho as laminas ...

Realmente a máquina mais prática para taper e outras tarefas de Arqueria é a lixadeira combinada de bancada. Pode ver ... todo bowyer tem uma em primeiro plano, tanto aqui como láfora. Sei que V. tem uma Skill, é ótima! São as duas que atendem ... Ferrrari e Skill, acho a Skill melhor que a Ferrari.

Braço;
R.
elisonj

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 4:49 pm

Nurey escreveu:
... é mesmo, Elison .... a diferença de preço duma combinada para uma Plaina Elétrica Makita PK082 ( melhor custo-benefício cm laminas reafiáveis) são uns 150,00 a mais e ela serve para um montão de coisas, até afiar lápis de marceneiro ... ohohohohohoh

A plaina manual, se for comprar uma que preste, no e-bay, vais gastar uns 300,00 numa block plane ( não precisa mais do que isso) mas precisa treinar bastante e aprender a afiar direitinho as laminas ...

Realmente a máquina mais prática para taper e outras tarefas de Arqueria é a lixadeira combinada de bancada. Pode ver ... todo bowyer tem uma em primeiro plano, tanto aqui como láfora. Sei que V. tem uma Skill, é ótima! São as duas que atendem ... Ferrrari e Skill, acho a Skill melhor que a Ferrari.

Braço;
R.

A skill tem um problema que pode ser um pouco desmotivante.... a parte inferior do braço dela é bem próximo do corpo dela...
Deve dar uns 5 a 6mm no máximo...  então dá pra passar uma lâmina ou outra por ali e usar ela como drum-sander, mas pra montar uma estrutura igual aquela que o Sam usa não dá...   Sad
A Ferrari se não me engano é bem longe, então dá pra colocar até aquela chapa de compensado com um regulador de altura...  Então se for comprar a lixadeira pensando por esse lado, acho que é mais vantagem ir de Ferrari mesmo...   Smile

ELCIO

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 7:03 pm

Mestre-mor Nurey e aprendiz/jedi Elisonj: comecei a entender melhor (as sombras sobre o Vale da Morte começam a se dissipar lentamente).
Só para acabar com todas as dúvidas: haveria algum vídeo disponível da tal lixadeira/fazedora de taper funcionando?
Outra coisa:Elisonj: com a sua tal de drun-sander só se consegui fazer lâminas com a mesma espessura, certo?, ou também tem como fazê-las afinando? (por favor, paciência....).

Grato.
elisonj

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 7:12 pm

ELCIO escreveu:
Mestre-mor Nurey e aprendiz/jedi Elisonj: comecei a entender melhor (as sombras sobre o Vale da Morte começam a se dissipar lentamente).
Só para acabar com todas as dúvidas: haveria algum vídeo disponível da tal lixadeira/fazedora de taper funcionando?
Outra coisa:Elisonj: com a sua tal de drun-sander só se consegui fazer lâminas com a mesma espessura, certo?, ou também tem como fazê-las afinando? (por favor, paciência....).

Grato.

Da pra fazer em qualquer espessura... tem um regulador de altura ( uma porca roscada que vc gira e levanta a rampa )

A idéia da minha é estilo essa:

Só que beeemm mais simples.

Passando a lamina apenas por baixo, ela vai sair do começo ao final com uma espessura linear....Pra fazer taperada, aí vc tem que colocar a lâmina em cima de outra lâmina taperada... ou uma plataforma que comece com uma medida, e termine com a outra... assim o taper da parte debaixo vai ser replicado pra lâmina de cima.

Tipo assim:

Imagine que a parte debaixo é sua plataforma, ou lamina taperada... e a de cima a que vc quer replicar.
Conforme vc vai passando as duas ao mesmo tempo, a lixa vai retirando o excesso de madeira e a de cima vai pegando a forma da de baixo em ordem inversa.

Wink

ELCIO

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 7:49 pm

Very Happy Very Happy Very Happy Agora sim, jedi/elisonj. Muito obrigado. Vou resolver qual lixadeira comprar e depois, só falta convencer algum amigo a mandar umas lâminas taperadas (afinal o jedi disse que temos que ter uma para trabalhar conjuntamente). Portanto, depois vão umas mps, kkk...
elisonj

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Jun 15, 2015 8:01 pm

ELCIO escreveu:
Very Happy Very Happy Very Happy Agora sim, jedi/elisonj. Muito obrigado. Vou resolver qual lixadeira comprar e depois, só falta convencer algum amigo a mandar umas lâminas taperadas (afinal o jedi disse que temos que ter uma para trabalhar conjuntamente). Portanto, depois vão umas mps, kkk...

Não precisa necessariamente de uma lâmina taperada.
Como disse lá em cima, vc pode usar uma platafoma.

Por ex. se vc pegar uma barra de ferro chata de digamos 30 polegadas, e montar apoios nela (pode ser com fita crepe) de modo que no final das 30 polegada tenha aí uma diferença de 1.5mm, pronto!

Vc teria uma plataforma de taper 0.002" ( que é o grau de tapper medido por polegada ).
Depois que fizer a primeira lâmina vc pode até aposentar ela, mas dá pra fazer qualquer estilo de tapper assim.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Hoje à(s) 12:28 am

JIG Para taperar utilizando serra circular
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Idade Pendura
» SERRA DA BANANA
» PROCEDIMENTOS PARA ALINHAR, EQUALIZAR, REGULAR CARBURADORES
» Viagem ao município de Rio Preto/MG - Serra do Funil. Descrição da viagem dos amigos Fláviae Claudio.
» Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: