ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.
 
InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 JIG Para taperar utilizando serra circular

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Mar 02, 2015 7:45 pm

Prezados, mostro aos iniciantes   e caba&5ços iguais a mim como faço para  taperar as lâminas dos arcos.

Inicialmente esse JIG era utilizado na tanoaria, (fabrica de barris paraaa vinho) para determinar o grau de inclinação das duelas, mas presta-se  perfeitamente para taperar as lâminas.

Nada mais que um simples calço com regulagem.

Pedaço de madeira com calço e regulagem;
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

olha ai, a "fresta" que fica entre as duas, será a lamina resultante quando passada na circular
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

aí é so cortar, regula a guia da serra na largura , iniciando-se em zero e o final será da largura da regulagem feita
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Notar que foi deixada no final com 10mm apenas para mostrar
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Olha o bamboo taperado pro arco am andamento (take Down)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Laminas de bamboo com a cunha taperada
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Zero no final da cunha
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Voltando as laminas taperadas, olha o corte
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!


Última edição por Vidor em Ter Mar 03, 2015 11:07 am, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Seg Mar 02, 2015 7:46 pm

Pessoal, qualquer duvida basta questionar que posso esclarecer.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
TRC



Mensagens : 6248
Data de inscrição : 07/01/2012
Idade : 70
Localização : ItagçGo

MensagemAssunto: arco   Seg Mar 02, 2015 9:29 pm

Beleza!
Parabéns, caro professor.
Com certeza sairá um bom arco, no final.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Mar 03, 2015 7:59 am

Grato por comentar TRc, a idade nos traz a experiência, mas em compensação leva embora um monte de outras coisas, rsrsrsrsr

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Mar 03, 2015 8:26 am

vidor ótima dica, se poderia até fornecer bambu para backing nessa bitola de 3 ou 4 mm pro pessoal ai que ta querendo fazer um arco e não consegue encontrar um backing adequado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Mar 03, 2015 8:44 am

Danilo, obrigado por comentar, não é dificil de fazer a lâmina de bamboo, tem que afinar 90% ainda verde e deixar secar para deppois taperar, mas o problema de fornecer é: Tempo, ando escasso e agora com o inicio das Declarações do IR não consigo sair do escritório.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Mar 03, 2015 9:44 am

Vidor, como sempre matando a pau!  ( ou a bambu! )

Jig muito simples e que realmente parece funcionar 100%, Parabéns!

Eu infelizmente não vou conseguir usálo ainda, pois minhas serras circular e serra fita não possuem a guia lateral nem aquela canaleta onde se encaixa vários Jigs.
Neutral
São ferramentas bem antigas e improvisadas, então já viu... rsrs...

Mas futuramente pretendo comprar uma serra makita, daí farei algo parecido com esse sem dúvida.

Obrigado por postar!

Abraço!

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Raphael Andrade



Mensagens : 103
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 31
Localização : Itapira - São Paulo

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Mar 03, 2015 9:58 am

nao tem problema em remover a "casca" do Bambu?

_________________
English Longbow de 74'' e 65#@32
Sinta a Flecha, Seja a Flecha!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Mar 03, 2015 10:58 am

Obrigado por olhar Elison.

Rafael, pela pouca experiência, se Vc utilizar apenas bamboo para fazer as lâminas, não tiro a casca, evita a quebra de fibras se houver fadiga em alguns pontos, no entanto quando uso em conjunto com outras lâminas, gosto de deixá-lo lisinho, aplainado e lixado (sem casca).
Esse que estou fazendo é: Bamboo no back começando com 4mm taperado para 2mm + 1 lâmina de ipê com 2mm + 1 lâmina de Guajuvira de 1,5mm e a cunha em ipê. Hoje tá na forma colando, amanhã já posso fotografar.

Neste caso como será um arco longbow take-down, a curvatura das pontas da lâminas é menos pronunciada (Se comparada com o recurvo) porém por ser um arco em que parece um D o estresse do bamboo é grande, então: Gambiarra; Misture uma pequena porção de araldite bi componente, dilua com aguarás até ficar "bem fina", ou seja perder a viscosidade da cola e passe isso nas `Lâminas inteiras, dá uma resistência a ruptura das fibras muito grande, sem contar que impermeabiliza, parece verniz aplicado, e tá pronto pro uso.

Lembre-se, isso sao algumas dicas de quem NUNCA fez um arco usando técnicas (Meu caso) só agora descobri o forum e tento me aperfeiçoar, então meu conhecimento é Empírico, fatos que se apóiam somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos que os mestres daqui utilizam.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Mar 03, 2015 11:33 am

Sua "teoria" está certa Vidor!

Já fiz uns testes com Araldite + Aguarás, e o resultado é similar a um verniz resinado...
Sem dúvida que ajudaria sim a manter as fibras no lugar.
Só tem que tomar cuidado pra não escorrer tudo... kkkk... quando testei, apliquei espalhando com um palito de sorvetes, e ficou tudo desforme... a sorte é que era só teste. Smile



_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nurey



Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 66
Localização : Peruibe

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 11:20 am

Olá Vidor ... estou feliz por haver contaminado V. com o Virus do Arco.
Sei que V. já apreciava a arte mas não negue que reavivamos seu interesse.
Agora prepare-se .... essa febre não tem cura ... e V. leva jeito!

Forte Abraço;
Rey Stan ou Nurey.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 11:29 am

Rey, Que baita satisfação revê-lo por estas bandas. Contaminão boa essa.

Realmente é uma arte que vem da infância das brincadeiras de sitio, fica "adormecida" mas nunca morre e basta alguem cutucar que reaviva o braseiro.

Quanto a "levar jeito", nunca tinha feito nada técnico, sempre com conhecimento empirico, mas aqui com uma equipe de Veteranos sempre dispostos a ajudar, só não aprende quem não quer.

Obrigado pelo contato, sucesso na lida parceiro.



_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nurey



Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 66
Localização : Peruibe

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 12:11 pm

Vidor ... a Técnica é importante porém a Criatividade a supera em importância pois com ela V. melhora as Técnicas Antigas e cria Novas Técnicas. E Isso V. tem de sobra, Criatividade. Encontrei um bom motivo para voltar a frequentar estas bandas.

Gostaria que V. dedicasse um tópico para escrever um tutorial sobre a construção do Taper Jig Tanoeiro. Precisamos bolar um modelo que sirva tanto na Circular como na Serra Fita.

Toda vez que entro na Rockler meu dedo fica tremendo no ar para comprar o Jig deles. É muito simples mas não tenho habilidade para construir/copiar jigs, ainda!

Como minha produção é pequena minhas laminas são riscadas e cortadas à mão livre na serra fita. Laminas longas de 1 a 2mm ainda não me atrevi a fazer. faço delas curtinhas, até 30 cm. Preciso construir um fence melhor para minha Makita. Todos os meus arcos são de uma peça só.

Esse tutorial seria de grande valia para todos os artesões!

Aquele Abraço!
Rey.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 12:13 pm

Ray, infelizmente Março e Abril me tomam muito tempo aqui no escritório, época das declarações, mas Prometo que farei um tópico a respeito, ´ja tenho alguma coisa a respeito.

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nurey



Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 66
Localização : Peruibe

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 12:30 pm

Imagino, Vidor ... mas não tem pressa ... foi uma sugestão.

Todo mundo tem dificuldades no assunto taper e quando são laminas, então ...
Se desenvolvermos um Jig DIY será sensacional.
Prazer em vê-lo por aqui!
cheers
Abração;
R.
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 6:25 pm

Deixa eu atravessar a conversa, e desculpe Vidor por invadir seu espaço... rsrss...
Mas não é que eu achei um Jig "interessante" pra taperar? Smile

Acho que se colocasse uma reguinha em cada lado, e se fosse num tamanho grande o bastante para a lâmina, daria pra fazer algo legal:


_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 6:41 pm

Bahhh Eu aqui querendo ver o video o sistema da empresa bloqueia.
Tem como passar o Link Elisson?

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
elisonj



Mensagens : 873
Data de inscrição : 09/07/2011
Idade : 33
Localização : Flórida/Munhoz de Mello/Maringá

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 6:47 pm

Tenta com esse:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

_________________
--- Elison ---

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nurey



Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 66
Localização : Peruibe

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 8:01 pm

Ok, Elison  ...
Conheço esse mas acho que não faz o que estes aqui de baixo fazem ....

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Além do mais o do Vidor faz o que esses fazem reto de forma "taperada".
Precisa ser muito bem feito devido à necessária precisão milimétrica.
O Vidor faz com um pé nas costas mas não é fácil.

A menor habilidade precisamos de ferramentas mais precisas.
Os instrumentos cirúrgicos que o finado Arigó usava para operar descansavam numa lata de marmelada enferrujada.
Mesmo assim não falhou nunca .... ohohohoh

* Arigó: importante médium que recebia o espírito de um famoso cirurgião alemão.
Operava grátis ( de verdade) e curava todo mundo de graça. Trabalhava em Uruguaiana.

Vamos desenvolver um jig específico para Venner Taperado .... V. sabe quanto  vale um par de laminas assim, não é? O Sam Harper bolou uma lixadeira para fazer isso mas na serra é muito melhor. A trapizonga que ele engendrou dá até medo de olhar. Veja lá no site.

Tive que mandar o Armstrong para a UTI ...
Depois da operação ele transformou-se num Longbow para Pigmeus ... 30L.
Pau Ferro não é mole não .... depois eu lhe conto.

Vamo que vamo;
R.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Mamute-sc
General
General


Mensagens : 7330
Data de inscrição : 24/08/2010
Idade : 48
Localização : São Carlos - SP - Brasil

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Mar 18, 2015 8:59 pm

muito legais as dicas, parabéns
Voltar ao Topo Ir em baixo
ELCIO



Mensagens : 139
Data de inscrição : 02/05/2011
Idade : 47
Localização : Salto-SP

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Jun 02, 2015 10:41 pm

Mamute-sc escreveu:
muito legais as dicas, parabéns
Vidor: agora que entendi o seu post. Já tinha lido rapidamente, mas não tinha entendido nada (o que será que aquele cara tava escrevendo de usar um jig para taperar?). Ora jig pra mim é isca de pesca, KKK.
Agora entendi e achei bastante interessante. Também achei muito interessante o que o Nurey postou, para uso na serra de fita (que vai se muito útil pois comprei uma) e vai ser a minha solução para as lâminas que pretendo fazer.
Aliás, Nurey, você parece que sabe um pouco das coisas relativas à trabalhar com madeira. Mande algumas dicas para nós e poste algumas fotos do que você faz. Vai ajudar muito com certeza.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nurey



Mensagens : 29
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 66
Localização : Peruibe

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Ter Jun 02, 2015 11:52 pm

Olá Pessoal ... o assunto taper é complicado mesmo .

Taperamos tudo em Arquearia, até mesmo as flechas têm melhor desempenho com taper.
Elison está falando do taper lateral dos braços de um arco. Esse jig só serve para braços de take downs que normalmente têm entre 80/90 cm. Se o arco fôr inteiriço o taper é feito mais comodamente na serra fita.

O Vidor fala dos dois tipos de taper... aquele igual ao que o Elison indica e o outro, mais complicado de se fazer em casa que é o das laminas. O "Veneer" ( laminas de 1mm a 2mm ) que se usa em arcos multilaminados precisam também de taper mas esse taper é de 0.01" por polegada linear. Há uma tabela boa para fazer um churrasquinho de neurônios com Vcs. :

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Precisa estudar bem essa tabela para dominar a arte dos arcos laminados e ter controle sobre o que está fazendo para não desperdiçar tempo e material. Além de tudo, é importante poder mirar num determinado nível de poder final do arco e chegar nele com relativa precisão.

Essa "taperada axial" das laminas dá para ser feita à mão com uma lixadeira combinada .... o Sam Harper mostrou uma no seu site ( bem mal feita ) que ele utiliza para os seus arcos multilaminados. Eu nunca construi um arco multilaminado mas entendo perfeitamente seu conceito. Não são simples de se construir com precisão e precisa bons maquiários e boas ferramentas. É o meu próximo passo. Estou me preparando para isso.

Vamos desenvolvendo as idéias ... precisamos produzir nossos próprios materiais ...
Com o preço do U$ as importações só devem ser feitas em último caso.
Aquele Abraço;
Renato.



Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Jun 03, 2015 8:47 am

Elcio, vou discordar integralmente de um pedaço de seu Post;

"Aliás, Nurey, você parece que sabe um pouco das coisas relativas à trabalhar com madeira. Mande algumas dicas para nós e poste algumas fotos do que você faz. Vai ajudar muito com certeza."

Rey, para quem o conhece de outros foruns foi o que ensinou muito pra Mim, Pro Elisson e muitos outros, o cara é fera. Lembra da "Escolinha do Tio Elisson", esse daí já passou pela faculdade e tem Ph D em madeiras. Very Happy Very Happy Very Happy

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
danilo steinke



Mensagens : 1727
Data de inscrição : 27/11/2013
Idade : 27
Localização : Marcelândia-MT

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Jun 03, 2015 8:52 am

Vidor escreveu:
Elcio, vou discordar integralmente de um pedaço de seu Post;

"Aliás, Nurey, você parece que sabe um pouco das coisas relativas à trabalhar com madeira. Mande algumas dicas para nós e poste algumas fotos do que você faz. Vai ajudar muito com certeza."

Rey, para quem o conhece de outros foruns foi o que ensinou muito pra Mim, Pro Elisson e muitos outros, o cara é fera. Lembra da "Escolinha do Tio Elisson", esse daí já passou pela faculdade e tem Ph D em madeiras. Very Happy Very Happy Very Happy

Sim na escala de fodástica temos o elison como o skywalker e o rey como yoda. lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vidor



Mensagens : 245
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 56
Localização : Foz do Iguaçu Pr.

MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Qua Jun 03, 2015 9:00 am

lol! lol! lol! lol! Esqueci de falar, Eu ainda to no tele-curso 1º grau ou pros mais velhos; Mobral kkkkk

_________________
Italiano não abre a mão nem para soltar a flecha !!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: JIG Para taperar utilizando serra circular   Hoje à(s) 10:08 am

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
JIG Para taperar utilizando serra circular
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Idade Pendura
» SERRA DA BANANA
» PROCEDIMENTOS PARA ALINHAR, EQUALIZAR, REGULAR CARBURADORES
» Viagem ao município de Rio Preto/MG - Serra do Funil. Descrição da viagem dos amigos Fláviae Claudio.
» Dicas: Descer a Serra e Freio Motor...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: