ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Alterar tamanho da corda da besta!?!?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
marcaoz

MensagemAssunto: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qua Jan 28, 2015 4:36 pm

Olá Galera!
Vou abrir mais esse tópico pois estava na esperança de comprar uma Tenpoint GT flex (por oferecer regulagem para 3 potências diferentes e por ser recurva) mas recebi informação do Sandro que esse produto saiu de linha.
Em conversa com outro colega do fórum mês passado perguntei-lhe se não seria possível alterar a potência de uma besta recurva (para menos) aumentando um pouco o tamanho da corda e ele disse-me que não tinha informações sobre isso e que o ideal seria jogar essa pesquisa no fórum para coletar as opiniões dos mais experientes.
Então taí a dúvida!
Não seria possível usar uma recurva com uma corda um pouco maior (considerando que uma corda maior faria com que o arco dobrasse menos) para obter-se menos potência e ter a opção de um tiro mais "ligth" (para uma presa menor e com menor distância), como na GT Flex?
Aguardo as opiniões.
Abraços.

P.S. Eu não estava com muita coragem de jogar isso no fórum pois algumas vezes uma idéia nova desperta alguns precipitados que já vão "metendo o reio no lombo do caboclo" sem ler ou entender direito a coisa. Mas vamos ver no que dá!
dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qua Jan 28, 2015 4:40 pm

Eu não faria isso nunca, pois o brace da recurva é bem pequeno e se diminuir ainda mais, eu tenho certeza que vai escapar a corda a cada tiro dado, eu faria o seguinte, compraria uma top para caça maior, e uma jaguar ( 700,00 ou 800,00 ) para a menor, agora pode parecer um exagero comprar duas, mas já pensou se vc danificar uma top com uma gambiarra dessas, e outra

vai caçar o que além do javali?

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qua Jan 28, 2015 4:42 pm

Também pode pegar um Mission MBX que vc troca a corda sem prensa, e tem ampla regulagem de potencia, por um preço proximo da gt flex.

henrique40

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qua Jan 28, 2015 6:41 pm

concordo com o dbc785, se quer uma balestra com menos libras, melhor comprar uma com menos libras....

“A liberdade é defendida com discursos e atacada com metralhadoras."
Carlos Drummond de Andrade
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 8:43 am

Seu raciocínio tem lógica, e realmente se vc aumentar o tamanho da corda perderá potência, o "X" da questão ai é que ninguém do fórum tentou fazer isso, e provavelmente nem tentará, por que gambiarras com esses esquipamentos podem gerar graves acidentes e a turma não ta afim de ser um participante do darwin awards, caso tu tente poste aqui pra gente ver rs lol!
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 9:57 am

Bom dia Pessoal!
Dbc, eu nem imagino como é presa (ou encaixada) a corda na besta, por isso nem cogitava essa hipótese da corda escapar. Foi bom vc ter falado pois é um ponto pra que eu  analise.
Fora o java grande, tem o leitão do java, que sei se eu atirar nele de cima e num terreno alagado (barrento) não ficará nem o lume nock de fora e adeus flecha. E fora os javas, vez por outra pegamos uns queixadas no Paraguai.
E o que pega na MXB é o preço (as que vi em oferta eram uns 200 $ a mais que a GT flex, além de ser composta (o que eu não queria).

Henrique, não é questão de querer uma besta com menos potência, o que eu procuro é uma besta com "várias potências".

Danilo, realmente tem de pensar muito para alterar um equipamento desse mas te digo que já cheguei a fazer um solta linha automático em um arbalete OMER (marca italiana top no mercado). É claro que era uma alteração que eu já sabia que daria certo devido a minha experiência com os equipos de pesca sub.
O que quero dizer é que, ás vezes, os fabricantes não oferecem uma alternativa por ela ser muito barata, ou muito simples (não estou dizendo que seja esse o caso da besta).
Mas o objetivo é esse, descobrir se é viável ou não ou talvez até alguém que já tenha tentado.
Grato pelas opiniões. Abraços.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 10:09 am

marcaoz se usar uma balestra onde pode existe a possibilidade de alterar a potencia, fico pensando na regulagem da mira, já que entendo (posso estar errado) que a potencia esta relacionado diretamente a distancia alcançada pela flecha (não estou levando em conta velocidade e precisão), ao mudar a potencia para mais ou para menos também não mudaria a regulagem da mira???

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 10:25 am

henrique40 escreveu:
marcaoz se usar uma balestra onde pode existe a possibilidade de alterar a potencia, fico pensando na regulagem da mira, já que entendo (posso estar errado) que a potencia esta relacionado diretamente a distancia alcançada pela flecha (não estou levando em conta velocidade e precisão), ao mudar a potencia para mais ou para menos também não mudaria a regulagem da mira???

Exatamente curumim sam, mudou a potência altera a mira.
dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 1:51 pm

marcaoz escreveu:
Bom dia Pessoal!
Dbc, eu nem imagino como é presa (ou encaixada) a corda na besta, por isso nem cogitava essa hipótese da corda escapar. Foi bom vc ter falado pois é um ponto pra que eu  analise.
Fora o java grande, tem o leitão do java, que sei se eu atirar nele de cima e num terreno alagado (barrento) não ficará nem o lume nock de fora e adeus flecha. E fora os javas, vez por outra pegamos uns queixadas no Paraguai.
E o que pega na MXB é o preço (as que vi em oferta eram uns 200 $ a mais que a GT flex, além de ser composta (o que eu não queria).

Henrique, não é questão de querer uma besta com menos potência, o que eu procuro é uma besta com "várias potências".

Danilo, realmente tem de pensar muito para alterar um equipamento desse mas te digo que já cheguei a fazer um solta linha automático em um arbalete OMER (marca italiana top no mercado). É claro que era uma alteração que eu já sabia que daria certo devido a minha experiência com os equipos de pesca sub.
O que quero dizer é que, ás vezes, os fabricantes não oferecem uma alternativa por ela ser muito barata, ou muito simples (não estou dizendo que seja esse o caso da besta).
Mas o objetivo é esse, descobrir se é viável ou não ou talvez até alguém que já tenha tentado.
Grato pelas opiniões. Abraços.

Então é simples, vc não vai poder ficar mudando a potencia antes do disparo, ou nunca vai acertar nada, e até pq tirar a corda e por outra na hora do disparo, o animal vai ir embora.

Quanto a MXB ela é composta com as facilidades de uma recurva, menos o preço dos cabos que é maior.

Mas se vc vai variar entre, Javali, Leitão e Queixadas é mais fácil variar as flechas, pega uma excalibur de 330 ou 335 fps que ela da conta de qualquer java grande, para isso use setas de 450 ou 500 grains e pontas de 2, 3 ou 4 laminas ( mas quatro sendo duas grandes e duas pequenas) e para animais menores use flechas de 350 grains, apesar de mais rapidas causam menos energia cinética e menor penetração, e para ajudar ainda mais use pontas de 4 laminas grandes como as slick trick que vão ser muito eficientes em animais menores e vão diminuir consideravelmente a penetração da flecha ( pode ate atravessar, mas com menor força).

dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 1:59 pm

E a vantagem de ter a balestra sempre regulada, é marcar um dot para a flecha mais pesada e o outro para a mais leve, na mesma distancia, assim se aparecer um java grande vc pega a flecha para grandes, ja se for menor, vc pega a flecha mais leve.

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 2:16 pm

DBC se o cara entrar numa excalibur mesmo com flecha mais leve ele vai perder ela no banhado, esse trem é potência kkk se num javalindo ja atravessa calcula numa queixada paraguaia, essa preocupação com flecha ao meu ver é meio dispensável, concordo que não é barato manter o estoque, mas é melhor ter certeza do abate do que aparecer aquele troféu e tu ta com a besta arriada pra leitão.
henrique40

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 2:36 pm

bem se é pra usar na lida é melhor se preocupar com a velocidade e não com a potencia da balestra, sabemos que uma balestra de 150 lbs (composta) pode ser ais rápida que uma de 175 lbs (recurva).....

dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 2:52 pm

danilo steinke escreveu:
DBC se o cara entrar numa excalibur mesmo com flecha mais leve ele vai perder ela no banhado, esse trem é potência kkk se num javalindo ja atravessa calcula numa queixada paraguaia, essa preocupação com flecha ao meu ver é meio dispensável, concordo que não é barato manter o estoque, mas é melhor ter certeza do abate do que aparecer aquele troféu e tu ta com a besta arriada pra leitão.

Concordo sobre perder as flechas, mas sobre as excalibur não pe bem assim ( eu sou super fã, acho que logo eu pego uma kkkk), pois essas de 330 como a matrix 330 ( 220 libras) ou a micro 335 (270 libras) atingem essas velocidades com flechas de 350 grains, com uma de 425 acho que ficariam em torno dos 300 fps ( suficiente para tirar a vida de qualquer coisa kkkk), mas ao comparar com as compostas uma excalibur dessa fica bem mais fraca que a MXB 320 por exemplo, que atinge 320 fps com os 425 grains.

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 2:57 pm

quem não é fã da excalibur kkkk
henrique40

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 3:02 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

neste tem uma tabela de caça americana que fala justamente sobre qual tipo de balestra, potencia e velocidade para determinados tipos de animais, infelizmente não achei essa tabela original em ingles, se alguem souber post o llink pra gente....
a parte que interessa é essa ai embaixo.....

Recurvo besta, 150 £ peso empate, 11 "Powerstroke, 400 seta grão = 205 fps de velocidade = 37 ft.lbs. Energia flecha, bom para caçar animais de tamanho até veados.
Recurvo besta, 150 £ peso empate, 12.5 "powerstroke, 400 seta grão = 235 fps de velocidade = 49 ft.lbs. Energia flecha, bom para a caça até de curto alcance urso preto e alces.
Arco composto, £ 150 peso empate, 9.5 "powerstroke, 400 seta grão = 252 fps de velocidade = 56 ft.lbs energia. Flecha, bom para caçar até urso preto, alces e javalis.
Arco composto, £ 150 peso empate, 13 "Powerstroke, 400 seta grão = 302 fps de velocidade = 81 ft.lbs. Energia flecha, bom para a caça até Búfalo e ursos pardos.

dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 4:20 pm

danilo steinke escreveu:
quem não é fã da excalibur kkkk

kkkkk verdade, mas de todas a que mais gosto é a matrix 380, ela chega a 345 fps com flechas de 425 grains, eu acho a mega 405 muito exagero.

o foda é os R$ 5.250,00 que a matrix 380 fica aqui no brasil, e ainda o problema da importação da luneta.

dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 4:30 pm

A excalibur lançou um modelo economico que iria atender a caça de javali:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Velocity: 305 FPS
Draw Weight: 200 lbs.
Power Stroke: 11.5"
Mass Weight: 5.5 lbs.
Overall Length: 33.2"
Arrow Length: 18"
Arrow Weight: 350 Grains
Stock Type: Thumbhole
Finish: Mossy Oak Break-up Country
Arrow speeds obtained using arrows with a total weight of 350 grains (includes arrow and tip).

$599.00

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 4:39 pm

o modelo pode ser econômico mas não é pra classe econômica kkk pra mim nem vendendo um rim.
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 4:45 pm

Vi uma Excalibur Axiom SMF por U$ 499 e as características/desempenho bem parecidas:
Specifications:

Velocity: 305 fps
Draw Weight: 175 lbs
Power Stroke: 14.5"
Mass Weight: 5.8 lbs
Overall Length: 37.5"
Arrow Length: 20"
Stock Type: Traditional
Finish: Realtree AP HD
Arrow speeds obtained using 350 grain arrow and optional 1989 Flemish Dyna Flight String.
dbc785

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qui Jan 29, 2015 4:51 pm

marcaoz escreveu:
Vi uma Excalibur Axiom SMF por U$ 499 e as características/desempenho bem parecidas:
Specifications:

Velocity: 305 fps
Draw Weight: 175 lbs
Power Stroke: 14.5"
Mass Weight: 5.8 lbs
Overall Length: 37.5"
Arrow Length: 20"
Stock Type: Traditional
Finish: Realtree AP HD
Arrow speeds obtained using 350 grain arrow and optional 1989 Flemish Dyna Flight String.

É que a grizzly é no modelo das matrix, mais compacto e moderno.

marcaoz

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Ter Fev 03, 2015 11:53 am

Olá Pessoal!
Pra não abrir outro tópico e aproveitando a relação entre os assuntos pergunto se alguém já usou ou viu de perto como é a regulagem de potências, tanto da Tenpoint GT Flex como da MXB 320.
São as duas opções finais que estou avaliando e preciso saber detalhes de como é feita a parada, se tem que desmontar, se uma é muuuiiito mais simples que a outra e etc.
Pelo que vi e entendi, a GT Flex é preciso soltar uns parafusos e mudar a posição do arco (pra frente ou p/ trás) e a MXB 320  parece que é apenas apertando mais ou menos os parafusos de fixação dos semi arcos. Mas será que dá pra fazer no campo, "tipo de repente  mudou o tamanho e a distância do java" (passa um leitão embaixo do puleiro). Pois uma coisa é pegar informações do site e traduzir e outra é descobrir alguma particularidade de alguma delas que seja "ou vantajosa ou indesejada"
Outra dúvida, já li que para desarmar qualquer uma delas é embaçado mas entre essas duas alguma permitiria o "desarme" com mais facilidade que a outra?
Quem conhece delas?
Abraços.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Qua Fev 04, 2015 7:46 am

Uma corda maior, um brace height menor, um power stroke maior, energia cinética maior, flecha mais veloz. Pode haver problemas na entrega de toda energia extra na flecha, que será dissipada nas lâminas, que podem ter sua vida útil reduzida. Eu não aumentaria a corda, muito menos numa balestra. Até porque o efeito seria o inverso do que você deseja.

MensagemAssunto: Re: Alterar tamanho da corda da besta!?!?   Hoje à(s) 8:11 am

Alterar tamanho da corda da besta!?!?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Disco de Freio - Alterar tamanho
» Qual melhor tamanho das Rodas
» Ajuda - Medidas da Coronha
» Loja GMOTOS - Capacetes tamanho 64
» Alterar o diâmetro dos pneus/rodas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum