ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Lume nock temporizado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
marcaoz

MensagemAssunto: Lume nock temporizado?   Sab Jan 17, 2015 3:40 pm

Olá Pessoal!
Procurei no fórum e na net as vantagens do uso do lume nock mas não encontrei nada específico.
Então vou mencionar as duas principais vantagens que "eu imagino" existirem no uso desse acessório.
A primeira seria acompanhar a trajetória da flecha e já constatar um tiro errado; a segunda seria localizar a flecha
com maior facilidade após o disparo.
Porém eu não acho muito interessante a primeira vantagem (ver a trajetória da flecha). Assisti vários vídeos e "minha impressão e conclusão" é que o lume nock alerta a presa, tanto em uso noturno (mais evidente) quanto no diurno.
Em vários vídeos as presas iniciam um movimento de fuga ou esquiva "antes" do impacto, o que me leva a crer que a luminosidade do nock é detectada com maior facilidade por um animal selvagem, que além de possuir uma visão periférica maior e mais sensível que a nossa, na maioria das vezes eles estão a 90 graus da trajetória da flecha,facilitando ainda mais essa reação antecipada ao impacto.
Por isso eu, "inicialmente", vejo vantagem apenas na localização e recuperação da flecha. Digo inicialmente pois sou pré-iniciante, nem mesmo comprei a besta que pretendo!
Portanto sei que posso estar enganado e descobrir que a "coisa não é bem assim"! Mas caso eu não esteja completamente enganado gostaria de saber se existem lume nocks temporizados (para acenderem após um segundo, por exemplo) ou que acendam-se somente após algum impacto.
Aguardo as dicas. Abraços.
dbc785

MensagemAssunto: Re: Lume nock temporizado?   Sab Jan 17, 2015 4:13 pm

Os animais reagem ao som do disparo, e nao a luz, pode comprar esses que são acionados pela pressão exercida pela corda no momento do disparo.

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Lume nock temporizado?   Dom Jan 18, 2015 10:54 pm

Boa noite dbc!
Grato pela atenção.
Mas nem mesmo à noite o clarão do led não chega a espantar o bicho? Então eu realmente viajei nas conclusões!!
Abraços.
fishingwithabow1

MensagemAssunto: Re: Lume nock temporizado?   Dom Jan 18, 2015 11:43 pm

marcaoz escreveu:
Boa noite dbc!
Grato pela atenção.
Mas nem mesmo à noite o clarão do led não chega a espantar o bicho? Então eu realmente viajei  nas conclusões!!
Abraços.
a maioria dos nocks são na cor vermelha e verde, as quais muitas presas não tem tanta sensibilidade. Por isso não faz diferença, alem do mais que a flecha sairia tão rápido do arco que não daria tempo de percepção. O que ocorre e que percebem o barulho do disparo mesmo.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Lume nock temporizado?   Seg Jan 19, 2015 3:32 am

flecha a 300 fps (foot per second) equivale a 91,44 m/s ou 329 km/h
um alvo a 30 metros é atingido 1/3 de segundo depois do disparo

ou seja uma flecha de um arco recurvo a 100 fps vai atingir o alvo a 30 metros 1 segundo após o disparo

aqui o EVC mediu a velocidade da flecha com lâmina 34 lbs em arco recurvo de competição
encontrou 173 fps ou 52 m/s, que atinge o alvo a 30 metros em meio segundo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

por curiosidade a velocidade do som é 340,29 m/s --- 4 vezes mais rápido que uma flecha veloz
marcaoz

MensagemAssunto: Re: Lume nock temporizado?   Ter Jan 20, 2015 4:33 pm

Valeu Colegas!
Grato pela ajuda. Vou pela ajuda. Vou pesquisar sobre algumas marcas que compensem a aquisição, considerando bom funcionamento, durabilidade e preço.
Caso alguém já use algum que atenda a esses quesitos e possa indicar, agradeço.
Abraços.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lume nock temporizado?   Hoje à(s) 7:52 pm

Lume nock temporizado?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Temporizar Vidros?
» K D o Pulso de acionamento Farol Alto Baixo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Acessórios - Rests, Miras etc-