ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arco de PVC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
ULISSESOFRANCO

MensagemAssunto: Arco de PVC   Sex Jan 16, 2015 5:44 pm

Em outro tópico eu postei sobre o meu longbow que estava partindo, e durante os trabalhos de recuperação senti falta de praticar, meu filhinho de 6 anos também...

Comecei a fazer dois novos arcos de madeira, um irmão do que estava partindo (madeira saída do mesmo tronco), e outro de "pau d'arco" para o garoto (nome usual por aqui para o Ipê) mas esse segundo teve um problema e durante os trabalhos para lixar foi usado como alavanca por um sujeito brucutu... e, claro: quebrou!

Meu filho ficou desconsolado e minha saída foi pegar algum material fácil para fazer um arco provisório... o PVC.

Usando um tubo (marrom, depois explico isso) de 20, cortei com 1,20 m, e comecei a esquentá-lo por igual na primeira lâmina, no fogão, e, com ele já mole, usei um pedaço de rodapé para pressioná-lo contra o chão e achatá-lo completamente na extremidade, e nada no punho (que rígido, pois não foi ao fogo manteve a igualdade de afinamento da lâmina progressivamente).

Ficou ótimo para o meu filho, e imaginei como poderia melhorar, pois era fraco para mim

Passeando o olho pela minha tubulação de irrigação, encontrei um tubo de 1/4 de água quente e alta pressão, que é branco e muito mais resistente, imaginei colocá-lo dentro de outro marrom e mais flexível e amolecê-los juntos... Deu certo usando o mesmo procedimento anterior, com um detalhe: mesmo mole, os dois tubos juntos não estavam amassando como eu queria, sendo necessária a ajuda com peso de um amigo meu que estava comigo e de meu filho (eu peso 89kg, meu amigo 72kg e meu filho tá com uns 35kg) e aí consegui a forma desejada, joguei água para endurecer o arco no resfriamento acelerado e fui testar com minha flecha de alumínio maciço de 10mm de diâmetro, atirando em um compensado de 12mm de espessura.

A flecha atravessou e fincou na árvore imediatamente atrás da madeira...

Arranquei-a e fui testar em uma unidade condensadora de ar-condicionado split quebrada, acho que da cônsul, com uma chapa de aço bastante resistente (mais do que as chaparias de carros e menos do que de caminhões antigos) e que estava sem qualquer dano. Atirei e a flecha atravessou a chapa penetrou pela unidade e parou na chapa traseira (QUE TAMBÉM FICOU DANIFICADA COM UM FURO).

O arco deve pesar meio quilo, com uma corda de "seda" péssima, sem necessidade de cuidados ou precauções de manutenção e forte de tal forma que assusta...

Fiz um vídeo que está péssimo pois meu cinegrafista é extremamente insolente e treme a imagem (o meu pirralhinho)... então não vou postar esse, mas amanhã faço fotos e filmo melhor para postar aqui.

Bom e barato, pois bonito não acho... Mas é uma opção rápida e prática para se ter um arco muito forte.

Ps.: ele só tem 1,22m...

felipeostrowski

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Mar 11, 2015 10:47 pm

Oi você fez o video novo? Fiquei realmente curioso para ver seu arco de pvc. Na verdade estou fazendo um de mola mas tenho um segundo riser pronto e penso no pvc para não ficar tão pesado.
TCBR00

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Mar 11, 2015 10:59 pm

Essa é a melhor opção pra quem não deseja comprar um arco para aprender ou até mesmo para praticar por um tempo, geralmente a solução mais simples é a melhor!

Ruy

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Abr 15, 2015 11:08 am

Não vou criar um tópico novo para um assunto já bastante discutido.
O clube onde pratico tiro com arco solicitou um projeto para ensinar novos arqueiros. O problema, como sempre, esbarrava no orçamento. Muito reduzido.
Inicialmente havia proposto a compra de 3 arcos escola tipo SF Optimo, que seria o ideal. Orçamento recusado, fui atrás somente do riser de madeira e as lâminas eu faria utilizando tubo de PVC. Aproveitando uma visita à Foz, fui ao "exterior" mas não encontrei em nenhum lugar.

Lendo o artigo abaixo,

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

resolvi fazer o tal do arco Tigre. Comprei 1/2 barra de cano branco roscável (parede mais grossa) de 3/4" e cortei em dois pedaços, um de 1.65 e o outro 1.35 m
Mesmo usando a chama de um fogão, deu para moldar o primeiro menor para teste.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Dei uns tiros com flechas de carbono e não me decepcionou. Very Happy
No final, na puxada de 28", ficou com 22#. Como esse será um arco para crianças achei bastante razoável, na verdade eu queria até mais leve.
Faltaram algumas coisas como um rest (pretendo fazer com um pedaço de cano maior e plástico de garrafa PET) e uma corda decente de Dacron (eu só tinha o 8125) ou de fio de sapateiro.
Mais tarde posto como ficou o outro Tiger Bow de 1.65 e as primeiras impressões.

Vidor

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Abr 15, 2015 4:56 pm

Ruy, e tu não me ligou para tomar uma gelada. affraid affraid affraid affraid

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Abr 15, 2015 7:33 pm

Vidor escreveu:
Ruy, e tu não me ligou para tomar uma gelada. affraid affraid affraid affraid

Vidor, já tinha alertado. Fui com a família, aí fica complicado.
Na sexta saí de madrugada e cheguei depois do almoço em Foz. Deu para ir no Parque Iguaçu e curtir a natureza, o que mais gosto.
No sábado, compras... pale
No domingo de manhã, compras... pale
E no domingo à tarde, viagem de retorno e mais 6 horas de trajeto.

Realmente não deu.

Vidor

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Abr 15, 2015 7:43 pm

Sem problemas amigo, Eu sei como são essa viagens de tiro curto e com familia, não nos faltarão oportunidades.

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Abr 15, 2015 8:28 pm

Lado bom do pvc que se pode usar um "tendão", que fica forte pra krl, tipo, na primeira tentativa nao conseguia puxar no braço, nao tenho ideia do peso. Uma pena nao poder postar imagens.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Abr 15, 2015 8:45 pm

Quando o outro arco ficar pronto, com rest e corda de Dacron, vou fazer uma série de 60 tiros, 18 metros.
Estou curioso para saber até onde dá para ir com ele. Very Happy
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qui Abr 16, 2015 8:19 am

Rafael Almeida escreveu:
Lado bom do pvc que se pode usar um "tendão", que fica forte pra krl, tipo, na primeira tentativa nao conseguia puxar no braço, nao tenho ideia do peso. Uma pena nao poder postar imagens.

pq não consegue postar imagens?
Rafael Almeida

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qui Abr 16, 2015 6:47 pm

Danilo, uso smarthphone para "navegar".

Funciona assim, dois canos um dentro do outro, a corda passa por dentro dos canos. Detalhe e quando for unir as pontas, coloca-se uma mola(elástico, tira de câmera de pneu, etc), então amarre, coloque a parte da mola para dentro do cano, um pouco abaixo do centro, prenda um lado, estique a mola e prenda o outro lado. Apos isso curve o canos e regule o BH. Lendo assim pode ser "complicado", mas e fácil de fazer.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Dom Abr 19, 2015 9:39 pm

Taí o primeiro longbow de PVC,  Very Happy com um cano de 165 cm.
Não fiz recurvado como o primeiro porque eu queria um arco mais leve, abaixo de 20# para primeiros treinos.

Desmontado, com uma pequena curvatura nas lâminas.

E a prensa de madeira para achatar as lâminas. Os pedaços de sarrafos servem para posicionar próximo da empunhadura.

O detalhe do rest feito com plástico de garrafa PET e o seu suporte. Atirei com e sem o rest. Com o rest o agrupamento melhora bastante.
O suporte é colado somente na parte inferior para que o rest possa ser substituído facilmente.

Preparando o teste.

Usei apenas duas flechas Geologic, muito ruins. No feriado farei mais testes com flechas melhores.

Algumas percepções.
A 10 metros de distância, um arco de PVC tipo longbow tem potência suficiente e acredito que, com treino, é capaz de fazer agrupamentos de 20 cm.
A 18 metros de distância, esse mesmo arco agrupa 40 cm.

Como não atiro instintivo e sem clicker, é possível que com o treino esses agrupamentos diminuam um pouco mais.

Se fizer um arco recurvo de PVC, a potência aumenta substancialmente. Mas já foge da minha proposta que é arco para iniciantes.

Melhorias:
O rest de PET é muito mole. Talvez colocando um pedaço dobrado desse mesmo PET ou utilizando uma parte mais dura da garrafa melhore bastante. Mas sem o rest a precisão cai muito.
A corda do arco é um plástico de varal com fita isolante no lugar do nock. Colocando uma corda de Dacron ou fio de sapateiro trançado, acredito que melhore bastante.

Para quem quer começar e não tem grana, é uma opção já que custa a bagatela de 10 reais. Não acredito que esses arcos industrializados de baixo custo como o Geologic consiga desempenho melhor.
Obviamente se tiver mais capricho na construção, haverá melhora também na precisão.

Se utilizar o bico do fogão para amolecer o PVC, é importante saber que o material não aguenta duas aquecidas. Na segunda o material começa a apresentar fissuras onde estiver acumulando tensão.
Para fazer o arco, aqueça uma parte de cada vez, faça a conformação desejada e não volte a aquecer esse local.
Utilizando um soprador térmico, é provável que o material possa ser conformado várias vezes porque a temperatura é mais controlada.

Continua...

PS. E o mais importante, como tem baixa potência não precisa da dedeira nem do protetor de braço e dá para divertir bastante. Porém é recomendado que utilize para não criar calos e nem machucar o antebraço.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Qua Abr 22, 2015 7:38 pm

Fiz mais alguns testes com o rest melhorado e flechas mais rígidas.
A 10 metros, dá tranquilamente para agrupar 20 cm com bastante treino.
O meu sentimento diz que, na distância de 10 metros, a diferença entre um arco de PVC e um recurvo olímpico, por exemplo, está na baixa amplificação dos erros, ou como dizem, "perdoa" mais os erros. Um arco de PVC, qualquer erro, de postura, de largada, de empunhadura, ancoragem, etc faz com que os tiros desagrupem demasiadamente.

Eu fiz a restrição para 10 metros porque mais que isso é bastante difícil manter a consistência e talvez acabe desanimando um principiante.

Sds.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arco de PVC   Hoje à(s) 4:57 am

Arco de PVC
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» oleo redutor de atrito
» Parabrisa arranhando!
» Buggy BIRD Vermelho
» aro do para brisa
» Rollbar - santoantonio

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: