ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

CORDA PARA ARCO COMPOSTO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
geoge232

MensagemAssunto: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 1:42 am

BOA NOITE QUERIA SABER SE E POSSÍVEL FAZER CORDA PARA ARCO COMPOSTO DE MULTIFILAMENTO OU DE LINHA DE SAPATEIRO POIS O CABOS DO MEU ARCO TAO SE TORANDO E A LINHA DE SAPATEIRO QUAL O DIAMETRO CORRETO PRA FAZER E DA MULTIFILAMENTO TBM E QUANTAS VOLTAS TENHO Q DAR 14 OU 12 AJUDA AI
geoge232

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 1:43 am

OBS: MEU ARCO E O HOVER LEOPARD 75 E A CORDA E DRACON B50
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 9:37 am

cara não inventa moda com composto não, melhor fazer a corda com o material adequado, eu não sei lhe dizer qual é, mas é melhor não fazer gambiarra com um arco potente como esse.
123lavai

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 10:17 am

vc tem esse arco a muito tempo ?
eu tenho um desse também

cuido de monte da corda tenho um medo que me lasco de arrebentar por que aqui na minha região não tem quase ninguém que tem arco e se caso acontecer de partir a corda vou ta pego pra botar uma nova
SouJack

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 10:58 am

Cara tem um tópico do user fabiomic (http://www.arcobrasil.com/u2795) que ele diz o material que usou na corda do composto dele.
Manda uma MP ou da um olho nos tópicos dele, vai ajudar.
geoge232

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 1:55 pm

123lavai escreveu:
vc tem esse arco a muito tempo ?
eu tenho um desse também

cuido de monte da corda tenho um medo que me lasco de arrebentar por que aqui na minha região não tem quase ninguém que tem arco e se caso acontecer de partir a corda  vou ta pego pra botar uma nova

tenho a 9 meses e só agora vi q o cabo ta começando a torar os fios, quando fui fazer o serving vi q tinha 3 fios torados ai to com um medo de lascar de atirar com ele assim e n sei qual material acessível posso usar pra fazer a corda, me falarao q multifilamento e bom pois e bem resistente mais tenho medo de fazer e n dar certo, vende os cabos na arqueria mais ta a 125 reais e n sei se vem so um cabo ou os 2 mandei msg e nada de responder po ta dificil vo e desistir de composto =( muito ruim encontrar essas peças tas doido =(
123lavai

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 3:04 pm

Também tenho um desse uso ele bastante mais agora ja fiquei com o pé atrás hj vou dar uma analisada boa nas cordas pqp a manutenção é mais fd mesmo ainda mais que não tem ninguém que manja aqui pela área
Arthur Lima

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 9:50 pm

Uma dúvida para o pessoal que usa composto: ninguém guarda uma corda/cabos de reserva?
Se não guardam qual seria o motivo para não ter um material sobressalente?
Ruy

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 10:32 pm

Arthur Lima escreveu:
Uma dúvida para o pessoal que usa composto: ninguém guarda uma corda/cabos de reserva?

Cabos e cordas reservas são itens obrigatórios para quem compete.
Já quem atira só por lazer, nos finais de semana, não é catastrófico aguardar a fabricação da corda e trocar quando chegar.
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qua Jan 14, 2015 11:59 pm

Arthur Lima escreveu:
eu tenho para todos os meus arcos, troco anualmente estando boas ou não

tenho feito com o henrique junqueira campos aqui no fórum, as cordas e cabos dele são excepcionais

abraxxxxxxxxxxxxxxxx

Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qui Jan 15, 2015 3:48 pm

Fala sério ... Suspect  Arrow [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Arrow [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

O técnico em manutenção aqui da arquearia ensina todos os alunos fazer a própria corda e recomenda trocar o par de cordas a cada 6 meses no máximo um ano. Isso para quem treina forte praticamente todos os dias. Eu tenho dois tocos de madeira com parafusão e grampos que uso de jig para corda e uma tábua com pregos para fazer corda estilo flamenga. Arquearia não é só tocar flecha para frente, mas dominar todo o conjunto de informações do meio.

Like a Star @ heaven
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qui Jan 15, 2015 4:28 pm

v.b.-s.j.r.preto escreveu:
Fala sério ... Suspect  Arrow [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O técnico em manutenção aqui da arquearia ensina todos os alunos fazer a própria corda e recomenda trocar o par de cordas a cada 6 meses no máximo um ano. Isso para quem treina forte praticamente todos os dias. Eu tenho dois tocos de madeira com parafusão e grampos que uso de jig para corda e uma tábua com pregos para fazer corda estilo flamenga. Arquearia não é só tocar flecha para frente, mas dominar todo o conjunto de informações do meio.

Like a Star @ heaven

Essa foi perfeita cara.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
biroeqm

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qui Jan 15, 2015 5:43 pm

Também acho que é fundamental sabermos fazer a manutenção do nosso equipamento, contudo, as vezes fica complicado aprendermos por conta própria, tiro isso por mim mesmo, sempre tive vontade de atirar com arco, tomei coragem esse ano e comprei um, contudo, o clube de tiro mais próximo fica pelo menos uns 250 a 300 km, ou seja esquece. Não tem como participar nunca desse jeito, e/ou aprender com gente experiente no assunto, daí imagino que quando precisar trocar cordas etc do arco vou ter que 1- comprar pronta da internet e aprender a colocar ou 2- ter que ficar horas e mais horas pra aprender a fazer a própria corda mas quem está na chuva está pra se molhar.
Vidor

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Qui Jan 15, 2015 6:30 pm

Mas, como sou iniciante, teimoso e gosto de dominar minimamente todas as etapas, estou fazendo minha corda com multifilamento e enrolamento com fio de sapateiro.

Tem 8 videos no Youtube de um cidadão chamado Henrique T que ensina muito, desde a "gambiarra" necessária até a corda propriamente dita e como calcular resistência x libras, recomendo é muito útil para quem pensa em fazer sua própria corda, e nestes videos faz uma para 75libras

MensagemAssunto: cordas e cabos   Qui Jan 15, 2015 9:54 pm

Cabos e cordas devem ser encerados a cada 2 semanas.
Usar cera de boa qualidade.
Isso consta no manual da Hoyt.
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Sex Jan 16, 2015 9:01 am

Vidor escreveu:
Mas, como sou iniciante, teimoso e gosto de dominar minimamente todas as etapas, estou fazendo minha corda com multifilamento e enrolamento com fio de sapateiro.

Tem 8 videos no Youtube de um cidadão chamado Henrique T que ensina muito, desde a "gambiarra" necessária até a corda propriamente dita e como calcular resistência x libras, recomendo é muito útil para quem pensa em fazer sua própria corda, e nestes videos faz uma para 75libras

Vidor eu ja fiz corda pra recurvo com multi filamento da certo sim, só não recomendo isso pra compostos por causa da pressão exagerada deles.
Também me baseei nos vídeos do Henrique para fazer a minha corda, porém não tinha o molde, usei duas cadeira de madeira, com um balde de 20 lts cheio de água em cima delas para não serem arrastadas pela corda, depois pensei e agora como vou esticar essa corda para terminar as argolas nas extremidade e o cerving? Olhei pros ganhos da rede e foi fácil, uma corda normal um nó carioca esticou a corda do arco perfeitamente, finalizei a corda e ta até hoje lá funcionando perfeitamente.
Vidor

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Sex Jan 16, 2015 9:21 am

Boa Danilo, estou fazendo 2 arcos recurvos pra começar, nada de muita potencia, um é de bamboo laminado, então acho que dá certo.

Como tenho maquinas grandes, meti as lascas de bamboo com 5cm de largura na desengrossadeira, resultou em lâminas perfeitas de 4mm de expessura, juntei as 2 folhas com entremeio de fibra, bonita ficou agora é esperar se funciona.

Parabens pela criatividade.

MensagemAssunto: Cabo   Sex Jan 16, 2015 5:51 pm

Tente usar cabo de aço revestido, que é do tipo utilizado em equipamentos de musculação (apolo, etc...) facilmente encontrado em lojas como Ferreira Costa, e que custa uma mixaria, aproximadamente R$ 1,30, o metro com resistência superior a 150Kg de tensão.

Lá eles vendem as travas também, mas quando for prender, descasque a área e dê duas voltas na trava.

Uso no meu arco e não me dá dor de cabeça...
geoge232

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Sab Jan 17, 2015 12:33 am

v.b.-s.j.r.preto escreveu:

Like a Star @ heaven

certo amigo mais a arqueria vende os cabos errado ele falou q tem 4 lugares pra encaixar e falou q o arco hover possui 1 cabo e 1 corda pode issu ??? q eu saiba sao 2 cabos e 1 corda, e eu sei fazer a corda e o serving a olho nu sem jig e fica perfeitamente perfeito com nylon 40 ou linha de sapateiro encerada mais o problema e o material da corda q n sei onde vende por isso dei a sugestao do fio multifilamento pois tem uns ai q suporta mais de 80 libras apenas um fio magina 14 fios =P mais tenho medo de n prestar, esse e meu problema n tem a linha adequada pra fazer a corda do composto.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Sab Jan 17, 2015 3:09 am

A corda e os cabos devem ser feitos em fio resistente com alta capacidade de tração porém baixa deformação. Existe o que eles chamam de creep ou deformação. A fio tem uma certa elasticidade, ao levar uma pancada ele estica e encolhe. A porcentagem que estica e não encolhe é a deformação chamada creep. Outro problema é o fuzz / fray que significa esfiapar. As linhas feitas em polietileno de alta densidade também chamada Dyneema tem alta resistência, baixa deformação, mas esfiapam com o tempo. Eu perdi uma corda porque fiz um serving curto e não percebi que a corda pegava no suporte e foi esfiapando até eu perceber e fazer outra corda (arco recurvo).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Dracon é poliester, diferente do polietileno. Apresenta alta resistência mas tem uma deformação que é inaceitável para um arco composto. No arco recurvo eu tenho uma trena miniatura dentro da mochila. Coloco a corda, pego a trena e confiro o brace height, se estiver fora é só soltar a corda e dar algumas voltas. No recurvo esse tipo de ajuste não é tão simples assim, por isso tem que ser linha com baixa deformação, creep.

Hoje eu estou usando BCY-X que é dyneema com maior resistência, SK90 diferente de outras linhas que são com SK75, e essa linha também tem 17% de vectran que impede a deformação da corda. O fato é que no arco recurvo eu tenho duas cordas feitas no mesmo dia e vou alternando entre elas. Passa meses e a corda nunca perde o brace height. Se fizer uma corda de Dracon para um composto pode acontecer de perder o comprimento ao longo do tempo e ter que ficar desmontando para dar voltas e ajustar a altura da corda.

Os arcos recurvos tradicionais tem uma ponta de encaixe para corda que não aguenta muita pancada seca, por isso se usa Dracon que  tem uma elasticidade maior. A corda funciona como um amortecedor ao final. Também por isso que é necessário no mínimo 20 voltas na corda, independente o tipo de arco e corda que seja, isso dá um efeito mola que amortece a pancada seca.

Já a linha para fazer o serving é melhor ser de nylon ou alguma mistura com nylon porque é um tipo de linha que não esfiapa (fray) e tem alta resistência a abrasão. Ela não gasta fácil porque tem algo esfregando nela. O serving não apenas engrossa a corda e dá apoio para o encaixe da flecha ou para encaixar nas roldanas, mas também impede que a corda esfiape. Se começa a esfiapar e ficar toda peluda é sinal que os fios estão começando um processo que vai acabar arrebentando a corda ao longo do tempo.

Quanto a questão de usar cabo de aço, na academia que eu frequento eu sugeri uma vez trocar todos os cabos de aço por corda de dyneema revestida com nylon (usada nas roldanas que movimentam e regulam as velas dos veleiros). Eu dei essa sugestão porque percebi que vários equipamentos quebravam porque os cabos de aço perdem muito rapidamente a capa de plástico e começa a comer (abrasão) as roldanas do equipamento. Não me parece uma boa ideia para arco composto, até porque se fosse as fabricas usariam e o fato é que nenhum fabricante usa ou recomenda isso.

E ...... voltando ao assunto  Idea

Você compra nas lojas o cabo e a corda separadas para o MK Leopard 75  Smile

Corda (CBS - String)

Cabo (CBC - Cable)

Corda

Cabo

Like a Star @ heaven

Última edição por v.b.-s.j.r.preto em Sab Jan 17, 2015 3:32 am, editado 1 vez(es)
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Sab Jan 17, 2015 3:30 am

danilo steinke escreveu:

Essa foi perfeita cara.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E agora !!!!

pelo menos tentamos Razz
Vidor

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Sab Jan 17, 2015 7:37 am

v.b.-s.j.r.preto, óbrigado pelo detalhamento, uma verdadeira tele-aula 2º grau. Very Happy fácil de entender e avaliar os materiais.

MensagemAssunto: corda   Sab Jan 17, 2015 11:07 am

O melhor mesmo é fazer a corda e os cabos.
Esse fio de sapateiro serve até muito bem para recurvos; para compostos eu não usaria.
Precisa saber apenas qual é o fio original do arco.
Com o arco no bowpress tira o cabo, vê a quantidade de fios e faz um outro exatamente do mesmo tamanho.
Quem quiser comprar fios, o Sandro Pezente consegue lá nos USA ... a Lancaster tem tudo quanto é tipo de fio.
Meu arco tem corda com BCY 452 GX, já vou encomendar porque logo terei que trocar cabos e corda.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Sab Jan 17, 2015 12:55 pm

TRC escreveu:
O ...
.....
Meu arco tem corda com BCY 452 GX, já vou encomendar porque logo terei que trocar cabos e corda.

452X Bowstring - 67% SK75 Dyneema®, 33% Vectran
BCY-X Bowstring - 83% SK90 Dyneema - 17% Vectran

Eu estou usando essa BCY-X e gostei muito. Os dados técnicos apontam para um fio muito mais resistente do que o 452. Além de ter mais dyneema eles usam o sk90 que é mais resistente. Eu ajusto o brace height quando faço a corda, após o primeiro treino forte tem que ajustar novamente e depois nunca mais. Passa meses e não altera o brace height da corda.
TRC

MensagemAssunto: corda   Sab Jan 17, 2015 2:09 pm

Esse fio, VB, tem o 83% SK90 Dyneema - 17% Vectran.
A corda fica mais rígida ou mais elástica?
O Pro Comp Hoyt usa o fio 452X.
Em qual arco vc usa o BCY-X?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: CORDA PARA ARCO COMPOSTO!   Hoje à(s) 3:23 pm

CORDA PARA ARCO COMPOSTO!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» PNEUS: Tabela completa do teste para uso
» PEÇAS PARA A ECO 4WD????
» aro do para brisa
» Pneus com mais de um composto. Tiro pela culatra???
» Largadas á corda Açores.( só rir)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: