ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Se for caçar javalis leia isso.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Minha cara é simpatica

MensagemAssunto: Se for caçar javalis leia isso.   Sab Dez 20, 2014 4:31 pm

Postado originalmente pr Terry Green em TradGang:
Obrigado Tom Mussato por comprimir o video para um download mais fácil.

Eu gostaria de dizer que eu perfurei o MUSCULO do ombro...Não o osso do ombro.Os pulmões estavam atrás de onde eu acertei o escudo e não o osso.Isso mostra o quão a frente você pode atirar e ir direto pros vitais sem nenhum osso....se você tem um arco rápido o suficiente ou/e a ponta de caça certa para passar o escudo.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Olha essa foto do escudo,você pode ver ele numa boa,e todas as cicatrizes de batalha de ser perfurado por presas de outros javalis

Nem todos os javalis tem escudos tão grossos(5 cm),mas eles são notáveis quando eles ficam grandes assim,então talvez seja bom saber isso antes de você atirar,se você ver uns escrotos pendurados em um java.
Aumente o volume.
Clique aqui para informação sobre escudos e aonde atirar.Point Scritum:Aonde ele bate e faz barulho é o escudo, aonde ele mostra que é macio é onde você deve atirar.Se você acertar esse lugar com uma boa ponta de caça em uma boa flecha em um bom arco de no minimo 40 libras você pode abater um javali(testado).

Esse javali aqui eu caçei com Ray Hammond alguns anos atras...
Essa pode ser uma boa oportunidade para mostrar algumas fotos de onde atirar. Ray e eu discutimos no caminho de volta,e por mostrar essas fotos pudemos salvar algumas pessoas de arrependimento.Isso mostra o quão na frente você pode atirar num javali por causa da estrutura dos ossos dianteiros.

Lembrem-se esse javali de 130 poucos quilos só correu uns 30 metros,e esse tiro pegou em ambos os pulmões e o coração...Notem a ferida de saída frontal, e isso foi de um longbow de 60# e uma ponta de caça Zwickey Delta 4 laminas.

Essa foto mostra o quão adiante ela saiu sem acertar nenhum osso.Entretanto essa foto fica devendo no quão baixo no corpo esse tiro foi.

Essa foto mostra a elevação real do corpo...e mostra o tiro "baixo e firme".

Aqui está ferida de saida de uma Delta 4 blade.Você pode ver o quão na frente a saida foi e nenhum osso foi acertado.

Resultados do tiro....(Obrigado Ray Hammond por tiro isso do balde de tripas para mim, eu estava muito ocupado tentando pegar 3 peles de java e esquartejalos aquele dia)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essas fotos de onde atirar são baseadas em animais de lado,então se o animal está em outra posição, leve em consideração queonde você vai atirar tem de passar pelos vitais do animal com a maior margem de erro.

Os vitais do java são um pouco mais complicados porque eles são um pouco mais para cima na parte de trás.

Baixo e firme é bom, baixo e para trás não é...o mesmo tiro baixo e para atrás(circulo amarelo) acertaria os dois pulmões se fosse alto e para trás(circulo rosa)...então denovo eu miro bem no meio embaixo do cotovelo para a maior margem de erro em um tiro de lado(orange circle).

Eu parei de atirar em javalis baixo e para trás depois que eu perdi um porque acertei 7 centimetros para trás.

Denovo... baixo e firme é bom... baixo e para trás não é...o mesmo tiro baixo e para atrás(circulo amarelo) acertaria os dois pulmões se fosse alto e para trás(circulo rosa)...então denovo eu miro bem no meio embaixo do cotovelo para a maior margem de erro em um tiro de lado(orange circle).

Nessa foto...O circulo ROSA te dá a maior margem de erro
.
.
.
.    

Dureza e locação do escudo clique aqui.

.
.
.
.
.

Eu tenho visto isso postado por anos em sites...

"Eu gosto de aitrar neles por trás para evitar o escudo".

Eu tenho tentado explicar que esse não é o caso em um javali com escudo...Então em Solana eu tirei umas fotos do javali do Michael para adicionar ao tópico,para que elas falem por si mesmas.

Aqui está uma foto de um javali com escudo escudo e a localização do quão para trás o escudo e você não vai conseguir evitalo a não ser que você atira atrás da caixa toraxica e esse é um tiro de sorte.

Tambem se você atirar por trás você aumenta a grossura do escudo que você tem de atravessar, por que nesse angulo você vai pegar mais escudo.

Eu não estou condenando um tiro de trás nesse topico, eu já atirei bastante desse jeito.Eu estou apenas mantendo o pessoal alerta que você não vai evitar o escudo desse jeito.....claro que a não ser que você atire naquele lugar macio mostrado no video... e aque lugar macio também pode ser acertado de lado.

Última edição por Minha cara é simpatica em Sab Dez 20, 2014 4:33 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Não tinha traduzido uma coisa.)
italoaguiar91

MensagemAssunto: Re: Se for caçar javalis leia isso.   Sab Dez 27, 2014 2:45 am

Muito interessante essas informações, obrigado por compartilhar!

ELCIO

MensagemAssunto: javali   Seg Dez 29, 2014 9:34 pm

Muito legal o texto, bem como as fotos que ajudam muito a entender. Outras pessoas também poderiam compartilhar suas experiências. Uma questão onde vejo que há muita controvérsia, é quanto ao tiro na cabeça ser adequado ou não. Talvez alguém possa escrever um post a respeito.
Skill

MensagemAssunto: Re: Se for caçar javalis leia isso.   Qui Jan 01, 2015 9:37 am

Estas pontas de flecha me parecem extremamente eficazes!

MensagemAssunto: Re: Se for caçar javalis leia isso.   Dom Jan 25, 2015 12:31 am

Só tenho a dizer que MUITO OBRIGADO pelo Post. E PARABÉNS!
marlon.22

MensagemAssunto: Re: Se for caçar javalis leia isso.   Qua Maio 06, 2015 10:09 pm

Qual é o melhor tipo de seta (carbono, vidro, aluminio) e melhor tipo de ponteira para caça (sem laminas, 2 laminas, 3 laminas 4 laminas)?
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Se for caçar javalis leia isso.   Sab Out 08, 2016 6:07 am

Grande caçada!!! parabens.

Uma pergunta:

- o bicho demorou muito para sucumbir?
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Se for caçar javalis leia isso.   Hoje à(s) 6:28 pm

Se for caçar javalis leia isso.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Já deveria ter feito isso a muito tempo!!!
» cuidado com javalis feridos
» É normal isso na Srad 750 ??
» JAVALIS E VEADOS
» Mãos ao alto isso e um assalto! (rede autorizada)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Caça e Conservação :: Caça e Conservação-
Ir para: