ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Arrow Weight Tubes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Scientist

MensagemAssunto: Arrow Weight Tubes   Sex Dez 19, 2014 1:45 am

Pessoal,

Estive estudando sobre as variáveis que influenciam na penetração de uma flecha (velocidade versus massa), e vi que a adição de massa não traz grande perda de velocidade, uma vez que a inércia da flecha é maior e o arco consegue ter uma maior eficiência quando a flecha é mais pesada. Ou seja, o aumento do peso da flecha não diminui proporcionalmente a velocidade, de modo que para a caça flechas pesadas são melhores.

(principal fonte da pesquisa: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Em um dos vídeos que eu vi o autor usa um artifício chamado arrow weight tube, que são tubos inseridos dentro das flechas para adicionar peso.

Alguns tipos de tubos:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Agora o motivo do tópico:
Alguém já fez uso destes tubos? Quais seriam as consequências deles para o spine da flecha?

Cabon Express Predator II 2040 3" fletched 90gr point arrows
Cabon Express Predator II 2040 5" flu flu fletched 90gr point arrows
Gold Tip XT Hunter 500 3" fletched 100gr point arrows
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Arrow Weight Tubes   Sex Dez 19, 2014 8:39 am

Quanto maior as GPI da flecha, mais moles elas ficam. Referência: dinamic spine calculator do Stu Miller, para flechas de madeira.
Por analogia, imagino que o comportamento no carbono/alumínio seja semelhante.
O valor exato de mudança não sei te dizer. Teria que ir fazendo os testes (paper tuning no caso de compostos e bareshaft em recurvos e longbows) para ver como a flecha se comportaria.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Arrow Weight Tubes   Sex Dez 19, 2014 9:00 am

Veja este artigo também.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Deve existir um limite para GPI ideal para caças em função do arco utilizado.
Mas eu me pergunto se valeria a pena utilizar esses inserts ou uma ponta mais pesada com haste mais rígida. Como não tenho conhecimento de caça ficaria com a segunda opção por causa do target que pratico.
dbc785

MensagemAssunto: Re: Arrow Weight Tubes   Sex Dez 19, 2014 10:31 am

Bruno Garcia escreveu:
Quanto maior as GPI da flecha, mais moles elas ficam. Referência: dinamic spine calculator do Stu Miller, para flechas de madeira.
O valor exato de mudança não sei te dizer. Teria que ir fazendo os testes (paper tuning no caso de compostos e bareshaft em recurvos e longbows) para ver como a flecha se comportaria.

BRUNO, não sei não, pq no caso de inserir um tubo no meio da flecha, isso ia diminuir a flexibilidade da mesma, pois tem que flexionar a shaft + o tubo interno, logo elas ficariam mais duras, apesar de mais pesadas, já na madeira é outra historia, pois o material composto é inteiriço e a coisa muda kkkkk, mas também é só uma suposição, não tenho certeza kkkkkkkkk.

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Arrow Weight Tubes   Sex Dez 19, 2014 2:12 pm

dbc785 escreveu:
Bruno Garcia escreveu:

BRUNO, não sei não, pq no caso de inserir um tubo no meio da flecha, isso ia diminuir a flexibilidade da mesma, pois tem que flexionar a shaft + o tubo interno, logo elas ficariam mais duras, apesar de mais pesadas, já na madeira é outra historia, pois o material composto é inteiriço e a coisa muda kkkkk, mas também é só uma suposição, não tenho certeza kkkkkkkkk.

Tbm nao tenho ctz nao, por isso que falei q tem q ver na prática qual é a real rsrsrs mas os tubos parecem bem molengas pra mudar mt coisa.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Arrow Weight Tubes   Hoje à(s) 12:06 am

Arrow Weight Tubes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ponteira ARROW !
» Polêmica no preço do lava-motos!!! Golden Arrow
» Arrow Paris Dakar
» Arrow para xt 600
» Vendo Escape Arrow para modelo ESP