ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos   Qui Dez 11, 2014 12:31 pm

Caros amigos, tenho o prazer de compartilhar com vocês um artigo escrito a 4 mãos, por mim e pelo Elison José Gracite Lusvardi, onde abordamos as características e aplicações dos principais materiais utilizados na confecção de lâminas para arcos. Esperamos que curtam o material e compartilhem o conhecimento. Abraço. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
http://www.clebermedeiros.com
JosephBHZ

MensagemAssunto: Re: Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos   Qui Dez 11, 2014 4:43 pm

Me será muito útil =]
JosephBHZ

MensagemAssunto: Re: Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos   Qui Dez 11, 2014 4:44 pm

Está dando erro 404 no dropbox, acho q o arquivo foi deletado
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos   Qui Dez 11, 2014 5:02 pm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Agora vai, tenta ai...
http://www.clebermedeiros.com
igor.js167

MensagemAssunto: Re: Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos   Sex Dez 12, 2014 1:56 am

Opa! Excelente material!

Mas quanto ao PVC, foi comparado com as lâminas de aço, deixando a dúvida: "Afinal, qual o melhor? PVC ou Aço?"
Pelo que vi, a vantagem do PVC é ser mais fácil trabalhar, mas e quanto ao problema da vibração na hora do disparo, da precisão.. qual leva vantagem? e quanto a transferência de energia ou o efeito memória, é pior no aço ou no pvc?

Tenho aqui material pra fazer ambos, e também tenho material para fazer uma lâmina de fibra de vidro.
Gostaria de fazer um de cada, um arco com lâminas de kombi e outro em PVC (Se der certo, faço outro com lâminas de FV). Gostaria de saber qual o melhor.
Também quero fazer um longo e um recurvo,
estava pensando em fazer o de molas de kombi como longo e o de pvc recurvo. O que acha?

Obrigado desde já!
Abraço!
elisonj

MensagemAssunto: Re: Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos   Sex Dez 12, 2014 2:11 pm

Pra comparar de verdade os dois materiais, seria necessário arcos exatamente idênticos: - mesmo tamanho, libragem, desenho lateral, tamanho da puxada, etc.

Mas a meu ver, a lógica é meio "simples"...

O Aço, possui maior acumulo de energia, porem a maioria dessa energia é usada para fazer a propulsão da lâmina.
O PVC, por outro lado tem um acumulo de energia menor, porém por ser mais leve, a aceleração é maior.

Então se vc tem dois arcos com a mesma libragem (por exemplo 45lb), mas cada um com o peso da lâmina diferente do outro: 120g - pvc ; aço - 350g;
Sem dúvida que o PVC será mais rápido.
isso considerando o "efeito mola" exercido sobre o peso das lâminas e em arcos com a mesma libragem...

Ah... Sem falar claro no hand-shock, que pelo fato da massa do aço ser maior, teria um efeito bem mais alto.

Caso queira algo mais detalhado sobre o assunto, segue uns links interessantes:

Abraço

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos   Hoje à(s) 7:53 pm

Pequeno artigo sobre materiais para confecção de lâminas para arcos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Artigo sobre a legalidade do xenon
» Couromania. Confecção de roupas em couro para MOTOCICLISTAS
» Alternador buggy/fusca
» Artigo sobre a história do lançamento do EcoSport
» NÃO VÁ AO SALÃO DUAS RODAS DE MOTO!! POSSÍVEL ARRASTÃO EM SP

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: