ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Projeto - 1º Long Recurvo laminado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
marcpower

MensagemAssunto: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 09, 2014 1:34 am

Olá pessoal, estamos novamente, como postei no arco recurvo com molas de kombi. estou tentando aprender todo possivel e ja ta me faltando espaço no meu HD.aprender, aprender...procurei uma escola aki em Curitiba e arrastei meu irmão junto. começamos o curso basico na YB, (não sei se posso falar o nome). para divertimento e stress estamos gostando muito.Prof: muito gente boa e ainda incentiva nossas loucuras, daee...ja viu né.
bem... a ideia e fazer um arco recurvo laminado, vou estar postando as fotos, moldes, ideias, lagrimas, desespero e ver oque conseguimos. estou bem animado, aberto a sugestões para meu projeto.
vlww aeee abrc.

Marco Elias

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 09, 2014 1:39 am

Yellow Ball

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 09, 2014 2:05 am

projeto: long bow recurvo

cola=kit arco e flecha da redelease
molde = peguei aki do pessoal do forum
riser = estou pensando em fazer de IPE, achei a madeira bonita, peguei uma lista que o pessoal postou aki, tem outras opções carvalho, castanheira, imbuia, jatoba entre outras. vou ver oque consigo na madereira.
laminas = essas vão ser de IPE mesmo, vou procurar laminados 1,2 - 1,5mm, ver o que consigo pronto ou pedir pra plainar, ainda vou decidir.
tecido de fibra de vidro = ja comprei estou esperando chegar.
duas laminas de fibra de vidro da RDarqueira = vou fazer um teste antes num par de laminas para outro recurvo, ver como é o trabalho antes de me meter no long, como se comporta, se gasta muita cola ou não, etc.  depois do teste eu decido.

a ideia inicial do LONGBOW, seria de fazer o seguinte:
1 lamina de fibra de vidro 0,8 mm
2 lamina de IPE 1,2 - 1,5 mm
3 tecido de fibra de vidro ?
4 lamina de IPE 1,2 - 1,5 mm
5 lamina de fibra de vidro 0,8mm

acho que vai dar uns 5mm - 6mm com cola e tudo depois, não sei ao certo, vamos descubrir.
--------------------------------------------------------
O meu teste será com um par de laminas:
1 cola redelease
2 tecido de fibra de vidro ?
3 lamina de IPE 1,2 - 1,5mm
4 tecido de fibra de vidro ?
5 lamina de IPE 1,2 - 1,5mm
6 cola redelease
7 lamina de IPE 1,2 - 1,5mm
8 tecido de fibra de vidro ?

deve dar uns 5,5mm - 6mm.
----------------------------------------
aceito ideias para montagem das camadas e espessura das laminas de madeira. grato.

segue os moldes que fiz.
marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 09, 2014 2:17 am

fiz um teste aki com umas madeiras pra ver oque acontece. temos uma pequena marcenaria, uso cola PU expansiva para unir o MDF e como não tinha o que fazer, fiz isso...........queria saber como ficaria um riser com duas cores. montei:

IPE
ITAUBA
IPE

ERRO...FAIL..... uma que a cola não suporta tanta pressão, consegui soltar na martelada ate que facil. duas deixei a ITAUBA no meio, (ela e bem  mais macia que o ipe para trabalhar) e conforme fui cortando o riser acabou separando o IPE e ficou apenas a macia no meio, deveria ter feito com a madeira mais dura no centro do riser. ideia abandonada, serviu de experiência. da uma olhada aee nas fotos.

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 09, 2014 2:36 am

Kit arco e flecha epoxi chegou....

bemm.....agora so pra variar a grana acabou rsrs......cá entre nós, montar um arco destes só pra loko mesmo,
esperando chegar o tecido de fibra de vidro.

vlw aeee abraço.
Marco Elias
elisonj

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 09, 2014 9:43 am

Heheheh... na hora que vc falou Itauba, eu já pensei: "- vai dar ruim... "
Foi só descer um pouquinho pra ver o estrago feito... Da próxima, usa uma madeira mais resistente...

Ah... se vc vai usar as lâminas da RD, não precisa do tecido de fibra de vidro... é só colar uma madeira na outra revestida com as lâminas. Wink

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qua Dez 10, 2014 11:14 am

duvida quanto ao kit arco da redelease....

1º uso a mistura recomendada do fabricante para a resina x endurecedor? recomenda 25% endurecedor.
2º caso for colar o riser uso 100% da resina rigida?

3º para as laminas que vou fazer primeiro um par de laminas para ver. uso só a resina flexive?

4º preciso fazer uma estufa ou ela cola ambiente mesmo?

muitas perguntas mais ainda tenho estas duvidas.
grato
elisonj

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qua Dez 10, 2014 4:33 pm

marcpower escreveu:
duvida quanto ao kit arco da redelease....

1º uso a mistura recomendada do fabricante para a resina x endurecedor? recomenda 25% endurecedor.
2º caso for colar o riser uso 100% da resina rigida?

3º para as laminas que vou fazer primeiro um par de laminas para ver. uso só a resina flexive?

4º preciso fazer uma estufa ou ela cola ambiente mesmo?

muitas perguntas mais ainda tenho estas duvidas.
grato

1º - Sim
2º - Sim
3º - Depende... que tipo de lâmina você tá pensando em fazer?
Se for estilo a do Sr. Milton, vc vai usar só a epoxy rígida tbm.
4º - Não

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qua Dez 10, 2014 9:58 pm

ok, muito obrigado Elison.

hoje chegou meu tecido de FV. fomos comprar madeira para dois riser. conseguimos um pedaço segundo homem é PAU FERRO, ele tambem tinha umas laminas de IPE 1,80 - 1,90mt X uns 6-7cm creio. espessura deve ter uns 3 - 4mm. ficaram no barracão onde trabalho, não tenho fotos agora, amanha coloco. agora to pensando num jeito de fazer para afinar as laminas. vi uns video aeee com uma lixadeira, acho q vou nesse caminho.

vlw aee grato.

vitor123

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qui Dez 11, 2014 10:38 am

marcpower escreveu:
ok, muito obrigado  Elison.

hoje chegou meu tecido de FV. fomos comprar madeira para dois riser. conseguimos um pedaço segundo homem é PAU FERRO, ele tambem tinha umas laminas de IPE 1,80 - 1,90mt X uns 6-7cm creio. espessura deve ter uns 3 - 4mm. ficaram no barracão onde trabalho, não tenho fotos agora, amanha coloco. agora to pensando num jeito de fazer para afinar as laminas. vi uns video aeee com uma lixadeira, acho q vou nesse caminho.

vlw aee grato.

pau ferro no sul é geralmente a guajuvira, uma madeira muito bonita, mas se for pau ferro mesmo, também é muito bonita, e as duas são duras

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qui Dez 11, 2014 9:19 pm

Bem pessoal ta aeee o tal do PAU FERRO ou GUAJUVIRA, acho que agora poderemos descobrir. mais uma coisa e certa, o treco FEDE MUITO... minha esposa quer me por pra dormir na garragem. FEDE bunda suja, segunda ela. tenho que reconher é FEDIDINHO!!!!e pense na dificuldade de lixar, ja to me arrependendo, meu irmão vai e pular fora desse tal de pau ferro e voltar pra castanheira. vou levar ate o fim e torcer pra quando passar uma camada de selador, resina...num sei...aceito ideias pra ver se o fedor para. porque se isso não sair, não sei que faço, em casa isso não fica. ultima palavra da patroa.  pior foi aguentar a patroa falando, mais porque vc não pegou o IPE? e bonita e isso e aquilo. AFF! fazer oque, tenho q ficar quieto, bicho burro.
veja as fotos da saga do pau ferro. kkkkkkk.

Convidado
Convidado

MensagemAssunto: 1   Qui Dez 11, 2014 9:57 pm

tá fikando bom...acompanhando....
elisonj

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Sex Dez 12, 2014 7:47 am

Isso não tá com cara de pau ferro nem "fedendo"... kkkkk....

Deve ser o tal do "pau bosta" que segundo dizem, fede pra danar.

Pau ferro geralmente tem bem mais aparência, os veios são mais visíveis:

Guajuvira também, só se for da escura, a clara tem uma tonalidade meio "ambar"... mas nunca vi relatos de que ela fede.

w3rm

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Sex Dez 12, 2014 8:28 am

tá ficando bom hein!!!!

"A arte genuína não conhece nem fim nem intenção."
A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen.
marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Sex Dez 12, 2014 9:07 pm

nossa...muito legal as fotos destes arcos, lindos, ,..... é o meu riser não se parece mesmo com estes veios aee não....pau "M", literalmente kkkkk........... to pensando em passar um verniz e depois resina por cima. pra ver se acaba com o cheiro. caso contrario ja erra meu riser novo. lixei a tarde toda isso hoje e agora fechou, meus braços ja eram.
tirei umas fotos das laminas, que comprei por IPE, tomara que esteja certo desta vez. so me falta né. travei a lixadeira e fiz uma retifica emprovisada aki como deu pra passar as laminas. vou deixar ela na frente do arco em comprimento total para o long. tenho tambem tecido de FV , manta de FV.
Segunda feira, vou numa laminadora aki perto comprar uma tira de lamina, vou ver que tipo de madeira eles tem. liguei la e a espessura é de 0,8mm mais não me passaram o que eles tem lá.

espessura pessoal 0,8mm da para fazer ou uso duas = 1,6mm?
qual madeia posso procurar na laminadora para por por dentro do arco?
as minhas de "IPE" estão com 2,4mm uma e a outra 3mm. minha lixa se acabou hoje, posso usar elas assim ou devo baixar mais? pra quanto + ou - ?

bem...grato pela força e construindo.

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Sab Dez 13, 2014 9:01 pm

continuando, dividindo as experiências.
hoje usamos a resina epoxi pela 1º vez, achei ela bem tranquilo trabalhar com ela, ja tinha mexido um pouco com a resina polister aquela sem vergonha, e não tem nada a ver. essa resina da redelease e bem tranquila de usar. fica parecendo um azeite da pra trabalhar tranquilo sem desespero. usei o pincel para cobrir o riser fedido vamos ver se vai resolver o problema. to torcendo, porque ficou bem bonito.

fiz tambem uma escola aki com uma lamina e as FB pra ver, estou tentando fazer uma lamina para o riser novo, ja pensando e vendo as dificuldades para montar o long. segue:

to ansioso pra ver como vai ficar, dando certo encarar o montar o long.
o riser do long ja ta quase pronto, tem que corrigir ele ainda pra encaixar no molde, ainda não ta legal.

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Seg Dez 15, 2014 9:35 pm

bem.... ta aeee uma das laminas que fiz, achei que ela não ficou legal. ficou MOLE - BORRACHUDA. fizemos com a resina 50/50 (regida/flexivel). não ficou bom não. inda bem que so fiz uma das laminas e usou bem pouca resina.

meu irmão fez um par ja pra ele num outro molde de chapa, usou os mesmos 50/50, uma lamina de madeira, cunha e acho que 6 camadas de manta e tecido. o resultado ficou melhor. a lamina de madeira que ele usou tambem deixamos mais grossa, uns 3mm e cai pra uns 2mm. deixou a madeira exposta, ficou bonita. vamos ver como vai se comportar.

dei um upgrad no meu molde pra fazer ja um par direto agora usando 100% resina rigida - seguindo orientação do Elison, valeu -!

segue fotos das laminas ainda juntas ao lado das laminas do meu irmão.

usando a forma na foto entre as camadas a lamina ficou com 6mm e a base com 9mm, isso sem lixar nada ainda.
proximo passos cortar montar no riser e ver como se comporta.

pessoal essa resina ARAZYN, alguem ja usou? sabe me dizer se o uso dela e tranquilo, da pra usar nos arcos?

grato e por hoje ficamos por aqui.

Marco
elisonj

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 16, 2014 7:41 am

Já prevejo problemas...  heheheh...

Manta de FV + Madeira??  Onde vc viu isso?

Não vem falar que foi eu que indiquei isso não.  tongue   kkkkkkk...

Prevejo que quando vc começar a trabalhar a lâmina, vai começar a aparecer trincas, ou aparecer marcas brancas por baixo da fibra... Nada que impeça o funcionamento do arco, mas... é o comportamento que geralmente aparece em tecido bi-direcional ou manta...

Vidor

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 16, 2014 8:00 am

Esta ficando muito bom o trabalho, puxei um banquinho, fiz o mate e vou acompanhar e.... usar muito do teu projeto para ir fazendo o meu.

Realmente a madeira não é nem Pau ferro nem Guajuvira, provavelmente Angelin Pedra, essa sim fede do jeito que Vc quiser, se esquentar pouco no lixamento ou corte, fede ao nº 1, se esquentar bastante tipo "queimar" na lixa, fede ao nº 02, pega um pedaço e joga agua quente nele e cheira, se feder a mijo é Angelin.

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Ter Dez 16, 2014 1:44 pm

não Elison, eu salvo guardo vc de quarquer "M" que aconteça.... kkkkk.
estava me referindo a fazer as laminas estilo as do SR. Milton - usando resina 100% rigida.

a lamina de madeira que meu irmão colocou é coisa nossa, como não sabemos o que pode acontecer vamos tentando. mais agora que vc comentou que pode ficar umas partes brancas, e coisa e tal. estou entendendo melhor a formas de fazer.

laminas somente com tecido FV + manta FV + resina = laminas rígidas para os takedown
arcos com laminas de FB (tipo as ja prontas tipo RD arqueira) + laminas de madeira = os estilos longbows
OBS: creio que é possivel trocar as laminas de FV por laminas de bambu.

creio que agora ta clareando as ideias, é que a gente se empolga e vê tanta coisa que fica meio doido. mais to começando a entender melhor.

VLW. agradeço
marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qua Dez 17, 2014 12:35 am

não sei se ja viram esse, mais achei legal. foi uma dica de um colega do forum.
vlw.. grato

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qua Dez 17, 2014 8:50 am

muito bacana cara, continue.
marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qua Dez 17, 2014 4:20 pm

bemm...terminei o arco, fiz desde do pau fedido, manta, tecido tudo...só não fiz a corda, comprei uma 3mm.
ja testei armei ele, ficou leve. Mais ele no começo deu uns estalos e agora parece que parou. as laminas ficaram com 6mm e a base com 9mm.  
Meu arco de molas me deu mais confiança. vou colocar um oculos de segurança e tentar dar uns tiros e ver no que vai dar.

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Qua Dez 17, 2014 6:40 pm

teste 1º tiros.. ta suportando mais tem que melhorar.
tiver problemas em uma das laminas, gostaria que dessem uma olhada no video para ajudar se reforço ele com tecido ou manta mesmo. e quantas camadas eu poderia por.
vlw...taaeee.....

marcpower

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Sex Dez 19, 2014 12:46 pm

bem pessoal..... fiz o reforço das laminas, apliquei mais 6 camadas de FV, mais não resolveu. A lamina que estava mais fraca não aguenta, ela ja deve ter se quebrado na primeira fez. e deu na mesma.

frustração é claro.

vou dar uma olhada nisso tudo de novo e ver o que consigo fazer.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Projeto - 1º Long Recurvo laminado    Hoje à(s) 10:30 am

Projeto - 1º Long Recurvo laminado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Projeto criminaliza atividade de flanelinha...ôba!!
» Ajuda no projeto de som (sub + modulo). Alguns itens já definidos.
» NOVAS FOTOS SAMURAI CABRIO LONG BODY MT RARO NESTE ESTADO 4L
» upgrade no projeto
» projeto Factor 2015 !

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: