ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ancoragem - Aumentando as libras do arco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 11:37 pm

Larissa, só mais uma, você está baixando um pouco o arco, junto com o tiro, tente manter a mão no lugar por mais tempo

não li os outros post, mas uma coisa que vai te ajudar é "demorar" um pouco mais entre cada passo, o tiro está saindo um pouco rápido, e nessa fase o ideal seria ir um pouco mais devagar, para poder sentir cada etapa e pensar no próximo passo, com o tempo, no tiro instintivo, o tiro sai rápido (quando comparado com as outras modalidades), mas durante o aprendizado não precisa ser tão rápido
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 11:44 pm

Obrigada pelas dicas!
Vou fazer mais vídeos para me ajudarem, com certeza!
Amanhã se der, faço outro, tentando ajeitar esses detalhes.
Vou até fazer uma listinha à lápis. Hahahaha

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Seg Jan 05, 2015 2:35 am

Faz o seguinte, quando for treinar, tira qualquer alvo que vc tenha. Atira num anteparo totalmente branco, para que nao perca sua atenção tentando mirar, e foque apenas na postura.
Fico com medo dessa "listinha".
Ainda acho que focar numa coisa de cada vez é o melhor e mais produtivo. Na minha humilde opinião, focaria em um único detalhe por treino(s).
E eu acho que o mais produtivo pra vc no momento seria focar na mão do arco, que é o que está te causando incomodo, pelo que percebi. Esquece o resto até ter certeza que a mão do arco está sob controle, e só entao parte pra outro item da sua lista.
EVC

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Seg Jan 05, 2015 8:21 am

Eu estou com a impressão que estamos massacrando você com tanta informação. Parece complicado mas no final das contas não é tanto assim. Gosto do vídeo abaixo, ele mantém a coisa simples toda em um só pacote. No fundo ele apresenta tudo o que foi mencionado nas mensagens anteriores.

Acho que a recomendação do Bruno procede, concentre-se em uma coisa de cada vez. Essa história da mão doendo é estranha, pode ser causada por tensão (está segurando o arco com muita intensidade). Portanto é um bom ponto de partida.
TRC

MensagemAssunto: foto   Seg Jan 05, 2015 10:08 am

A última foto do Byron Ferguson mostra exatamente como é o estilo dele.
Inclinações de tronco e cabeça, a flecha acima da linha da boca e o dedo maior da mão da flecha na linha da boca.
Quem vai atirar com longbow, é um bom método.
Quem preferir, também pode adotar outra postura.
O tiro olímpico, do último vídeo, é feito com arco olímpico, o nariz na corda e ancoragem embaixo do queixo.
Existe um vídeo postado recentemente no forum ensinando atirar com longbow, não me lembro o tópico.
O vídeo foi feito no stand da RDArqueria e acredito que o Brutus postou.
Foi feito por alguém lá da RDArqueria.

Editado:
kkkkkkkkkkkkkk é exatamente esse vídeo acima do bigodinho que o EVC postou.
Eu abri o tópico na pagina 3 e não vi a página 4.
EVC

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Seg Jan 05, 2015 10:36 am

TRC escreveu:
O tiro olímpico, do último vídeo, é feito com arco olímpico, o nariz na corda e ancoragem embaixo do queixo.

Só para deixar claro, eu quis ressaltar a largada e o follow-through naqueles dois vídeos. Os outros elementos (nariz na corda, ancoragem sob o queixo, não segurar o grip, deixar o arco rolar e algumas outras coisas) podem ser específicos do recurvo target mas o conceito da largada e follow-through valem para outros estilos. Para outros elementos do tiro instintivo, vide o vídeo do bidoginho (rsss).

Abs.
TRC

MensagemAssunto: VÍDEO   Seg Jan 05, 2015 10:47 am

Amigo EVC, eu procurei esse vídeo aqui no forum e não consegui achar, foi muito bom vc postar.
As explicações que você postou estão excelentes, eu li com cuidado, também pretendo usá-las.
Rapaz, eu não atiro com recurvo mas vendo o vídeo me entusiasmei em usar um olímpico que tenho aqui faz mais de 3 anos. srsrrs
Gostei demais do instintivo, equipei o arco para field, BHR, e ainda pretendo disputar um torneio com ele.
Quero disputar instintivo com o Mamute, Renato Navarro e o Telmo Fonseca. kkkkk
Faz uma semana só atiro com o recurvo, encostei provisoriamente o composto, pois estou esperando chegar uma nova mira.
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 07, 2015 10:45 pm

Galera, eu tentei mudar a mão do arco e sinceramente, senti diferenças. Estou mais confortável agora e com o tiro muito mais preciso, mas não sei se está correto.
Poderiam, de novo, dar uma avaliada nesse meu vídeo?
Se tem alguma diferença desde o outro que postei e o que mais pode melhorar, etc...
Valeu, beijoss!

MensagemAssunto: postura   Qua Jan 07, 2015 10:57 pm

Está excelente!
Parabéns!
Uma observação apenas, o arco não deve ser empunhado.
Pendure o arco, apenas, entre o dedo indicador e o dedão da mão esquerda.
Os dois dedos formam uma forquilha, enforque o arco nela.
O resto está muito bom ... parabéns.
Posso botar um defeito apenas, sei que muitos discordarão.
Qual a potência do seu longbow? 25 libras?
Achei a flecha muito grossa e muito comprida ... apesar de não saber quanto pesa.
Muitos discordarão de mim, com toda a certeza.
O meu recurvo tem 40 libras e atiro com a Medallion 600, extremamente fina e leve, pesa apenas 18 gramas.
Parabéns, continue treinando e, se possível, participe de torneios Field, vc vai gostar.
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 07, 2015 11:01 pm

Muito obrigada TRC!
A minha flecha é uma Penthalon spine 1300. Eu já testei um outro spine, mas com certeza não me adequei.
Eu atiro bem com ela, e fiz alguns testes na RD quando fui comprar o arco.
Acredito que ela esteja boa.
Já encomendei mais até, pois só me sobrou essas três. Quebrei as outras hahaha
E sim, é um 25 libras.
E sobre a mão que segura o arco, eu não sei se consigo um jeito mais suave como você descreve, pois o impacto do arco quando atiro é forte.

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 07, 2015 11:11 pm

Você abre a mão para soltar a corda. Isso é chamado de explosão.
Se um instrutor vê isso ele já te chama a atenção e diz: "ó ó ó ó ó" e faz sinal de mão abrindo.

Eu ainda estou brigando muito com isso, porque quanto mais cansado ficamos ou quanto mais pesado para a nossa força o arco, maior é a explosão. Se abrimos intencionalmente os dedos para largar a corda existe um pequeno desvio na corda. O alvo fica igual o meu em dia de competição. Os furos ao final do torneio estão na vertical todos dentro do amarelo, mas na horizontal eles se espalham de um lado ao outro do alvo. Manter a altura vertical dos tiros é sinal de ombro forte que não derruba o arco e mão relaxada que não "torce o arco". Não conseguir manter os disparos dentro do amarelo no aspecto horizontal é sinal de mão da corda explodindo. Hora empurra a corda para cá, hora a corda vai para lá. E assim vai espalhando as flechas.

A técnica é relaxar os dedos e a corda sai naturalmente fazendo o seu próprio caminho. Isso é uma briga muito forte com o inconsciente que tensiona para segurar e explode para se livrar da carga. A mão da corda termina o tiro na mesma posição de quando começou, com os dedos fechados.

Nesse vídeo, aos 2m40s começa o desafio do campeão olímpico com apenas 20% de visão, só consegue ver a bolinha amarela do alvo. Na parte de câmera lenta dá para perceber que os dedos dele abrem e balançam livremente e terminam na posição fechado. A mão fica sólida e não "abre para fora" apenas desliza para trás devido os músculos que ainda estão puxando.

O que o TRC falou de fazer um anel sem prensar o arco é o que os japoneses chamam de tenouchi.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Nessa pegada você permite o arco girar e movimentar dentro da mão, mas o anel dos dedos é forte o suficiente para segurar o impacto após o disparo.
Like a Star @ heaven
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 07, 2015 11:19 pm

Obrigada VB!
Realmente, eu percebo essa explosão. É algo difícil de consertar, mas vou tentar nos próximos treinos ir aprimorando esses dois quesitos também.
Valeu pelas dicas galera

MensagemAssunto: regras   Qua Jan 07, 2015 11:21 pm

Gosto de contrariar as regras, no tiro instintivo geralmente a pegada na corda é com 3 dedos, com a corda próxima da junta do dedo maior.
Eu uso 4 dedos, o dedão participa da briga e a corda apoia-se nas pontas dos dedos.
Essa maneira foi a que encontrei de obter uma precisão maior nos tiros.
Experimente juntar os 3 dedos da corda e colocar o dedão no meio deles, trazendo o mindinho bem pra dentro ... com a corda no meio, essa é a maneira que atiro instintivo.
A corda eu seguro na ponta dos dedos e ela sai fácil dessa montoeira de dedos.  kkkkk
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 07, 2015 11:34 pm

TRC

No tiro instintivo eu uso o dedão sobre a unha do mindinho.
1- Aponta o trio para frente e alinha todos os ossos da mão.
2- Dobra o mindinho para dentro e coloca o dedão sobre a unha do mindinho.
3 - Pega a corda sem perder o alinhamento dos ossos da mão, a mão nunca curva, sempre fica reta, alinhada.

Larissa

Uma técnica que foi ensinada pelo Daltely, técnico da seleção, é segurar uma sacolinha de supermercado com uns quilos lá dentro.
Você fica com a coluna ereta e deixa a sacolinha balançando ao lado do corpo.
Como se estivesse voltando do supermercado. E vai relaxando as mãos aos poucos até a sacolinha cair. Sem abrir a mão.
Começa com bem pouco peso porque leve não tem a tensão inconsciente. E aumenta o peso da sacolinha até o equivalente o seu arco.

O arqueiro cubano Disney anda com um elástico no bolso. Quando não tem o que fazer ele segura o elástico com a mão do arco e faz o movimento de relaxar os dedos sem abrir a mão dezenas de vezes. Esperando na fila, assistindo televisão, torna o movimento de não abrir os dedos natural e inconsciente.
EVC

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 07, 2015 11:40 pm

Na minha opinião a mão do arco está boa. A dica do elástico do VB é boa.

Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qui Jan 08, 2015 1:24 am

Pra mim a mão do arco melhorou bastante. Ainda dá pra relaxar um pouco mais, mas isso é com o tempo. Experimente um sling depois. Até mesmo o ombro do arco no vídeo me pareceu certinho, ao contrário da foto que achei que estava alto. Pode ter sido o ângulo, não sei.

Quanto a largada, essa realmente é a parte mais difícil. Eu me preocuparia com isso só depois que as coisas mais tranquilas já estivessem dominadas. De todo jeito, o que eu faço é basicamente o seguinte: eu junto o dedão com o dedo mínimo (igual o v.b.) e eu não gosto de pegar a corda na ponta dos dedos não. Eu gosto de fazer um gancho mais profundo (deixo a corda mais ou menos na articulação distal dos dedos, até mesmo um pouco mais pra dentro). Por mais estranho que pareça, já foi provado que essa posição (deep hook) permite uma largada mais natural do que se deixar a corda na pontinha dos dedos. Quanto a largada em si, tem que relaxar os dedos ao mesmo tempo, devagar. Assim que começa a relaxar, a corda já escapa. Experimenta colocar uma caneta no lugar que fica a corda e ir abrindo os dedos lentamente, ao mesmo tempo. É mais ou menos isso que precisa fazer; a largada pode ficar um pouco mais explosiva também por colocar demasiada força nos braços, e não nas costas.

Dá pra ver que é muita informação. Por isso, eu deixaria pra me preocupar com a largada beeem depois. Vai resolvendo as coisas mais fáceis primeiro.
Eu atiro há 2 anos e até hoje considero minha largada bem meia boca.
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 14, 2015 9:36 pm

Voltei galera!
Trouxe comigo um vídeo do meu último treino.
Ignorem minhas bobagens.
Agora que trabalhei um pouco mais na minha postura, estou tentando aguentar cada vez mais tempo na ancoragem.
Não tenho certeza quanto a mão do arco nesse vídeo.
Deixem as opiniões!
Beijoss

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Jan 14, 2015 10:05 pm

Tá atirando bem, parabéns.
Experimente treinar com um elástico, tanto para fazer aquecimento quanto para memorizar a postura e também a largada (que é onde você está focada).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Sds.
Brutus

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qui Jan 15, 2015 1:24 pm

v.b.-s.j.r.preto , parabéns pelos vídeos que além de ilustrar b.em é também muito educativo.
Já estou sentado descansando só de ver os vídeos. Sleep

v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qui Jan 15, 2015 3:00 pm

Muito bom, parabéns.
Agora é treinar para adquirir consistência.

Só coloca atenção no movimento da cabeça. Em alguns tiros ela fica parada, em outros você procura a corda.
A cabeça é um ponto de inconsistência. Se ela procura a corda pode estar em posição diferente ao longo do treino.
Principalmente quando começa cansar a tendência é entortar a cabeça. Se a cabeça movimenta o olho muda de ângulo.
Pré tensiona a corda, gira a cabeça olhando para o alvo, sobe o arco e traz a corda e a mira na frente do olho.
Se puxar a corda e entortar a cabeça atrás da mira cria inconsistência.

Mas está muito bom. Postura muito boa.
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qui Jan 15, 2015 8:30 pm

Obrigada galera!
Sempre que puder volto a postar alguma coisa pra deixarem opinião!
Valeu!

MensagemAssunto: TAP   Qui Jan 15, 2015 9:34 pm

Já pode disputar torneios Field.
Dia 8 de fevereiro tem o TAP - Pedreiras.
O TAP é chique!!! Vale a pena ir.
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sex Jan 16, 2015 5:15 pm

Até parece TRC hahahaha
Vou melhorar mais um poucãão daí vejo se vou hahahaha
Mas obrigada gente! Vocês estão me ajudando muito mesmo, junto com meus instrutores e o tempo que me dedico ao arco!
Fico muito feliz!

MensagemAssunto: field   Sex Jan 16, 2015 5:24 pm

Eu vejo nos torneios field muitos arqueiros iniciantes.
Também tem lá os "cobras criadas", bons de tiro.
Quem participa de um torneio field fica viciado, quer ir em todos, pois é uma delícia.
Os alvos são colocados em distâncias variadas, no máximo 54 metros.
Sempre é bom ter um range finder, para medir as distâncias.
Gustavo Veloso

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sab Jan 17, 2015 2:06 am

Ruy escreveu:
Tá atirando bem, parabéns.
Experimente treinar com um elástico, tanto para fazer aquecimento quanto para memorizar a postura e também a largada (que é onde você está focada).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Sds.

Ruy

Uma duvida que surgiu na minha cabeça. O treino do elástico pode ser feito para arcos compostos adaptando um D-loop no elástico ?

Abraços

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Hoje à(s) 10:19 am

Ancoragem - Aumentando as libras do arco
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Quantas libras devo colocar??
» quantas libras vai no amortecedor traseiro da gsxr 1100 ano
» Som do chery cielo aumentando sozinho
» Libras/Bar, qual pressão usar ?
» Duvida sobre pneus 31

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-