ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Ancoragem - Aumentando as libras do arco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qua Dez 24, 2014 2:03 pm

Suco de fruta é um isotônico da melhor qualidade. Água de coco é muito bom.

Uma receita interessante é bater pepino no liquidificador, coar em um pano. Volta esse líquido do pepino no liquidificador e enfia um monte de folha verde (hortelã, couve, rúcula, ervas medicinais), raízes (gengibre, beterraba, nabo), semente germinada, bate e coa novamente. Isso é chamado suco de luz ou suco de clorofila:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

---
Água de coco

"Não é à toa que a bebida é considerada um isotônico natural: além de ser rica em minerais, é ideal para repor os líquidos eliminados durante a prática de atividades físicas."

Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Qui Jan 01, 2015 8:56 pm

E aí galera! Olá de novo!
Tentei fazer upload de uma foto minha para vocês darem uma olhadinha no meu RD Stick e na postura, claro. Hahaha
Sugestões, críticas, etc... Podem mandar!
Aliás, minha mão treme também, meu braço no geral, mas é só no final do treino quando estou bastante cansada, eu suspeito que seja exaustão e não postura incorreta.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sex Jan 02, 2015 1:40 am

Larissa,

Olhando só essa foto, existem duas coisas que poderia corrigir:
1ª: a mão do arco me parece muito fechada, tente relaxá-la um pouco mais.
2º: o ombro do braço do arco está elevado, tente mantê-lo baixo, alinhado com o outro ombro.

Porém, não fique muito preocupada em arrumar tudo de uma só vez. Acho extremamente contraproducente apontar todos os erros de uma vez para que a pessoa fique desesperada sem saber o que fazer. Foque em uma coisa de cada vez, e só depois que dominar isso, tente resolver as outras, uma por uma.

Como a foto só pega um ângulo, não dá para analisar muita coisa.
Seria necessário uma foto de trás (não das suas costas, mas uma foto como se a câmera estivesse atrás do cotovelo da corta, virada para o alvo, não sei se deu pra entender), e uma foto de cima. Assim dá pra ter uma ideia do alinhamento.
Postura de tiro é algo muito dinâmico, se conseguisse um vídeo em vários ângulos seria melhor ainda.

Quanto ao peso da puxada, é isso aí. Nossos músculos só se desenvolvem quando sobrecarregados. Essa sobrecarga pode ser por carga (no caso do arco e flecha, seria o peso da puxada), ou volume (por exemplo, uma longa seção de treinos). No primeiro caso, usa-se mais fibras musculares de força, que seria o ideal que trabalhasse para se adaptar ao novo peso de puxada. E isso só pode ser feito literalmente usando um arco com peso maior, então fica tranquila que com o tempo os resultados virão. Obviamente vc tb pode ir numa academia e pedir para um instrutor montar um treino direcionado para costas e ombros, que são os músculos mais usados. Seria uma opção para acelerar ainda mais o processo, porém nada substitui o próprio uso do arco.

Abraços e boa sorte.
E parabéns pelo arco.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sex Jan 02, 2015 4:31 am

Completando o comentário acima, eu faço uma observação em relação a roupa.

A roupa folgada tem o mau hábito de interagir com a corda do arco, roupa folgada enrosca na corda. Olhe as fotos de competição, todos arqueiros e todas arqueiras usam roupa justa. Essa roupa da sua foto deixa a pele perto da axila exposta que é justamente onde a corda costuma pegar. Alguns tiros não faz nada, mas um treino longo pode deixar um pequeno hematoma nesse ponto onde pega a corda. Muitas vezes a corda enrosca na roupa e desvia muito a trajetória da flecha. Eu já vi arqueiros experiente quebrando flecha na parede porque estava com uma roupa folgada. Outro problema é levar uma beliscada da corda e pegar o hábito inconsciente de afastar o arco do corpo criando uma postura errada. Eu mesmo passei por essa fase.

O ideal é usar uma camiseta mais agarrada para evitar esse problema. No arco de competição se usa o protetor de peito que tem a função de evitar qualquer interferência da roupa com a corda. No arco japonês a tradição diz que o homem tira a roupa só do lado esquerdo e as mulheres no verão que estão com um tipo de camisa branca usam um protetor de peito (muneate) e no inverno que estão com kimono pesado elas amarram uma corda no ombro para segurar a roupa.

olha a faixa branca amarrando o kimono nos ombros (lembrando que o arco japonês é muito grande e a corda atravessa na frente do corpo).

O seu arco é curto, por isso a corda fica longe do corpo. Mas é bom já começar atentar para esses detalhes.
Like a Star @ heaven
EVC

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sex Jan 02, 2015 2:17 pm

Larissa MB escreveu:

O que o pessoal comentou sobre a roupa é pertinente mas algo me diz que você quis sair bem na foto. Wink

O ombro do arco não me parece muito alto mas se conseguir deixar mais baixo é melhor. Uma dica é ficar relaxada em vez de tensa pois fica mais fácil encaixar o ombro. Mas de modo geral, do ângulo que a foto foi tirada, me parece que sua postural está boa. O que me chamou a atenção foi a assimetria do arco. Dá a impressão que o nocking point está muito baixo. Se você estava inclinando o arco, então pode ser apenas impressão.

TRC

MensagemAssunto: postura   Sex Jan 02, 2015 4:08 pm

Está excelente, parabéns!
A empunhadura precisa ser revista, pois o riser não se empunha, ele fica pendurado entre dois dedos.
O estilo Byron Ferguson é com a cabeça mais inclinada para a direita, o corpo ligeiramente inclinado para a frente e o arco ligeiramente inclinado para a direita.

Veja a foto nesse link:

Outra coisa, pode se inscrever na Field Brasil e participar dos torneios.
Vai gostar muito.
EVC

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sex Jan 02, 2015 4:25 pm

Prá ser sincero eu achei a postura dela no eixo vertical muito boa. Seria uma coisa que eu manteria, pelo menos quando atirar em terreno plano. Em terreno acidentado a postura pode ser diferente mas, mas como essa é bem minha praia, admito que minha opinião não deve ser tomada como definitiva e a opinião e experiência de quem quem pratica esse estilo de tiro e atira com esse tipo de arco vale mais que a minha.
TRC

MensagemAssunto: postura   Sex Jan 02, 2015 6:28 pm

A postura ereta está excelente, EVC.
O estilo Byron é outro, é inclinado.
Há quem atire ereto, há quem atire inclinado.
Particularmente, gostei mais do estilo inclinado, acho que proporciona um melhor golpe de vista.
Vez ou outra, dou uns tiros com um recurvo olímpico, achei que o estilo inclinado proporcionou uma melhor puxada.
Mas é questão de escolha apenas, vendo uma, vendo outra, a que melhor se adapte o arqueiro.
Pelo que vi, apenas a empunhadura do arco não está perfeita, o resto, achei muito bom.
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sex Jan 02, 2015 10:21 pm

Galera, obrigada sobre os toques!
A respeito da roupa, não foi questão de sair bem não hahahaha
É que eu geralmente desço pra treinar na garagem e nem troco de roupa, então, a roupa que passei o dia inteiro acaba me servindo.
Mas irei prestar mais atenção nesse detalhe, e principalmente na mão do arco e no ombro.
Sobre o estilo de tiro, eu inclino meu arco um pouco, porque a janela dele é pequena demais para eu mantê-lo reto, mas não costumo inclinar o corpo, por simples falta de hábito.
Não sei se incliná-lo melhoraria um pouco ou não... Deixem as opiniões!
Não entrei mais depois desse dia ainda, mas assim que treinar vou tentar corrigir os aspectos e tirar alguma outra foto pra mostrar!
Beijos galera

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sab Jan 03, 2015 1:19 am

Eu atiro apenas arcos tradicionais e sempre preferi a postura o mais reta possível. Inclusive atiro com o arco perfeitamente reto na vertical também. Na minha humilde opinião, quanto menos variáveis houverem, melhor. Quanto mais reto, mais fácil de reproduzir sempre do mesmo jeito, tiro após tiro. Até quando estou no mato ou em terreno acidentado tento manter a postura o mais próximo disso possível.
Mas, isso é o que funciona para mim. Outros preferem inclinar. Experimente algumas posturas e veja aquela que te dê o melhor alinhamento e que seja mais fácil de reproduzir.
TRC

MensagemAssunto: tiro   Sab Jan 03, 2015 9:42 am

O tiro olímpico é bem ereto e a ancoragem é embaixo do queixo.
Byron Ferguson, tiro instintivo, atira inclinado e a ancoragem do lado da face.
Mas o que vale é a preferência do arqueiro, ereto ou inclinado.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Sab Jan 03, 2015 5:34 pm

TRC escreveu:
O tiro olímpico é bem ereto e a ancoragem é embaixo do queixo.
Byron Ferguson, tiro instintivo, atira inclinado e a ancoragem do lado da face.
Mas o que vale é a preferência do arqueiro, ereto ou inclinado.

O arco de competição mantém a mesma postura a mais de século porque do ponto de vista biomecânico é a melhor postura. Transferindo toda a carga do arco para os ossos do corpo e não para músculos. O método BEST - Biomechanically Efficient Shooting Technique - que é a técnica padrão ensinada em todas as escolas ligadas a confederação dos EUA e a técnica usada mundo afora.

Nesse material tem uma foto do campeão americano de 1895 ao lado da foto de um arqueiro atual. A diferença é o arco e a roupa, a postura é a mesma. Mesmo ele atirando com um longbow com a flecha apoiada na mão.

Eu tenho arco tradicional com flecha apoiada na mão. Para colocar a flecha e iniciar a puxada eu deixo o arco inclinado para segurar a flecha, quando começo a puxada já endireito o arco e deixo ele perfeitamente na vertical para o tiro. Se a flecha cai do apoio, seja ele a janela, um rest ou mão é falta de treino ou porque está empurrando a flecha com os dedos da corda.

Já com a pegada de corda asiática, puxando com o dedão, a mão gira travando a flecha, ela não cai e não se movimenta de forma alguma.

Leia:

Like a Star @ heaven
TRC

MensagemAssunto: postura   Sab Jan 03, 2015 9:49 pm

No tiro olímpico, com recurvo olímpico, a postura ereta é necessária por causa da mira, do nariz na corda, ancoragem com dedão embaixo do queixo.
Essa postura, segundo se vê, realmente é a postura adotada por todos os recurveiros olímpicos.
No tiro instintivo, não há necessidade da postura ereta ... a menos que o arqueiro a adote.
Quando coloco no meu recurvo 40#, a mira, rest e os estabilizadores, regulo a mira de acordo com a postura ereta, com ancoragem exatamente como fazem os recurveiros olímpicos, e meto o dedão debaixo do queixo.
Entretanto, para o tiro instintivo, deixo o arco de arcordo com as regras Field, estabilizador curto, rest, e adoto a postura inclinada para a frente e para o lado e não meto o meu dedão debaixo do queixo, na ancoragem.
Essa postura me garante um melhor domínio do arco e uma melhor mirada.
Nada impede que o arqueiro adote também a postura ereta para o tiro instintivo, da forma como já vi muitos arqueiros atirando nos torneios Field.
A inclinação joga o nariz mais para a frente e me permite melhor sentir o cheiro do alvo animal lá adiante, consequentemente, aumenta meus acertos. kkkkk
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 8:23 pm

Como tenho um RD Stick, procuro utilizar a postura do Bodnick, mais inclinada.
Como nessa foto aí.
Fiz um vídeo meu galera para mostrar pra vocês um pouco da postura que eu tentei consertar hahaha
Mas ainda não sei como fazer upload de um vídeo sem ter postado ele no youtube hahaha
Vou tentar postar ele em seguida. Beijos

MensagemAssunto: posturA   Dom Jan 04, 2015 9:25 pm

Achei bem melhor a postura dessa última foto.
O tiro ao estilo B Ferguson é muito mais cômodo.
Nessa posição um boa ancoragem se faz parando o dedo maior da mão direita bem no canto da boca.
Bons tiros!
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 9:28 pm

A postura da foto ta boa porque não sou eu TRC
hahahahahahahahaha
Enfim, vou tentar mandar o vídeo, mas nao to conseguindo ainda.

MensagemAssunto: foto   Dom Jan 04, 2015 9:49 pm

Desculpe-me, tô com a vista cansada, achei que era ... parece muito.
Mas essa postura da foto está muito boa.
Gosto de atirar aos moldes do Byron Ferguson, inclinando o tórax e cabeça para a frente e para o lado direito.
É uma posição muito cômoda e mais precisa, na minha opinião.
A mão traz a corda para o rosto com o dedo maior à altura da linha lateral da boca.
Procuro parar o dedo maior no canto da boca como marcação para ancoragem.
Na minha opinião, a puxada com a corda mais próxima da ponta do dedo maior dá uma maior precisão.
Entretanto, com a corda próxima da ponta do dedo maior a potência é menor; na junta do dedo maior, a potência é maior para a mesma ancoragem.
Essas são observações que fiz treinando com um recurvo olímpico.
Aqui no forum temos os arqueiros de longbow e recurvos, bons de tiro; aconselho você a frequentar o tópico dos longbow e recurvos.
Eu não me encaixo nesse time, eu atiro de composto. rsrsrsr

Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 10:26 pm

Espero que tenha dado!
Sei que o tempo da ancoragem não está bom, mas levem em conta que era o fim de um treino de 1 hora e meia hahaha.
Além disso, também estava focando mais na postura, mas treinei o tempo também antes.
Hahaha

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 10:34 pm

Eu vou arriscar um pitaco, os mais entendidos em tiro instintivo por favor corrijam se for bobagem.

Um problema que vejo nesta última foto é a posição da mão. Pelo menos pelo ângulo da última foto dá a impressão que ela está dobrando o pulso para segurar o arco. O ideal é posicionar o grip de forma que a compressão ocorra sobre o rádio.

e do papa:

A ideia é minimizar o uso dos músculos e usar mais os ossos. A impressão pela foto da Larissa é que a posição da mão do arco está melhor.
EVC

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 10:54 pm

Larissa, vi seu vídeo depois de postar a mensagem acima e confirmou minha opinião sobre a posição da sua mão do arco em relação à da garota da sua mensagem.

Eu tenho um pouco de medo de sobrecarregá-la com informações mas aqui vai uma sugestão: em vez de abrir os dedos, procure relaxá-los, deixando a corda abri-los. Vai resultar em uma largada mais redonda. Também deve resultar em um follow-through mais fluido, com o cotovelo naturalmente indo para trás se você estiver usando a musculatura das costas para manter o arco armado.

O exemplo abaixo é um dos melhores que conheço. É de recurvo olímpico mas o princípio é o mesmo. Ele tem uma largada perfeita (note que os dedos não abrem) assim como um follow-through natural.

E há esse vídeo da que foi a melhor arqueira de recurvo olímpico por muitos anos:

Note os dedos e o follow-through.

Última edição por EVC em Dom Jan 04, 2015 11:02 pm, editado 1 vez(es)
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 11:00 pm

Vou tentar praticar no próximo treino.
Realmente, é meio difícil quando se está treinando e quer se ter o melhor resultado possível, tentando consertar as falhas... Às vezes é meio desanimador, parece que apesar de muitos treinos, as coisas continuam erradas, mas acredito que com o tempo as coisas irão se ajeitando aos poucos.
EVC, estais falando da mão que solta a corda, correto?
Vou procurar tiros mais suaves.
É meio complicado, o impacto é forte, mas tentarei o melhor.
Até o próximo treino gente hahaha
Beijos

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 11:03 pm

Larissa, vi seu vídeo depois de postar a mensagem acima e confirmou minha opinião sobre a posição da sua mão do arco estar melhor que a da garota da sua mensagem.

Eu tenho um pouco de medo de sobrecarregá-la com informações mas aqui vai uma sugestão: em vez de abrir os dedos, procure relaxá-los, deixando a corda abri-los. Vai resultar em uma largada mais redonda. Também deve resultar em um follow-through mais fluido, com o cotovelo naturalmente indo para trás se você estiver usando a musculatura das costas para manter o arco armado.

O exemplo abaixo é um dos melhores que conheço. É de recurvo olímpico mas o princípio é o mesmo. Ele tem uma largada perfeita (note que os dedos não abrem) assim como um follow-through natural.

E há esse vídeo da que foi a melhor arqueira de recurvo olímpico por muitos anos:

Note os dedos e o follow-through.
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 11:10 pm

vídeo ajuda muito para dar pitaco, melhor só estando do lado para mostrar como ajustar, mas vamos lá

1- como o EVC já te orientou, a mão que segura o arco não pode espremê-lo, como se quisesse tirar toda a pasta de dente de dentro de um tubo, com o tempo vai perceber que o ideal para não desajustar os tiros seria prender o arco com o osso do polegar (no meio da palma da mão) e o indicador, no máximo ajudando um pouco com o dedo médio, mas o anelar e o mindinho não devem tocar no arco, dá torção na hora do tiro

2- não dá para ver direito, mas precisa criar um ponto de ancoragem no rosto, "parece" que sua mão está flutuando, mas isso pode ser apenas impressão minha, verifica

3- "parece" que você usa a musculatura das costas com um pouco da musculatura do ombro, pelo ângulo do vídeo não dá para ter certeza, mas um treino que ajuda é esticar elástico (ou essas borrachas que usavam como garrote para tirar sangue - isso muito antigamente, tem gente que chama de tripa de mico, ou algo parecido) e depois de ancorar pedir para alguém tocar seu cotovelo e la largada você empurra o dedo da pessoa para trás, como movimento contínuo da largada, não sei se me fiz entender

no geral gostei dos seus tiros, achei muito legal o vídeo, talvez outra dica seja prender o cabelo para não te tirar a concentração, isso até não dominar totalmente a técnica

bons tiros
Larissa MB

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 11:16 pm

Sobre a ancoragem, eu já atirei com a mão "flutuando", mas consertei isso faz um tempo já, e na verdade, tenho um apoio no rosto sim. Toda minha mão ficava presa no rosto, inclusive as vezes arranho quando solto a corda, com minhas unhas (preciso cortar, mas eu queria muito pintar hahaha. As dificuldades de uma Senhorita.).
A respeito do cotovelo, eu uso muito a musculatura das costas, ou ao menos eu tento. Mas sempre procuro usá-la.
O cotovelo eu tento sempre abaixar e tentar usar o máximo das costas levando-o mais para trás, mas nem sempre consigo. Muitas coisas para prestar atenção.
A mão do arco eu terei de ajustar aos poucos. Dói muito, e eu já tentei outras posições com ela, mas é complicado. Sempre dói e eu atiro errado, e me deixa revoltada hahaha
Tentarei ajeitar a mão e também os dedos para soltar a corda

General
General

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Dom Jan 04, 2015 11:32 pm

tua mão dói porque?

para acostumar a não prender o arco na mão use um sling por um tempo, ajuda bastante, e depois que acostumar volta a utilizar o dedo, só toma cuidado, pois comigo deixei o arco voar algumas vezes, por "esquecer" que estava sem o sling

caso as unhas estejam ferindo o rosto mude a posição, talvez avançando um pouco a mão já ajuda

se der faz um video pedindo para gravarem numa cadeira atrás de você (filmagem superior) e depois a suas costas (sem o cabelo na frente), talvez dê para dar mais uns pitacos

mas fica tranquila, teus tiros estão bons sim, agora são ajustes finos e muito, mas muito treino

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ancoragem - Aumentando as libras do arco   Hoje à(s) 1:50 am

Ancoragem - Aumentando as libras do arco
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Quantas libras devo colocar??
» quantas libras vai no amortecedor traseiro da gsxr 1100 ano
» Som do chery cielo aumentando sozinho
» Libras/Bar, qual pressão usar ?
» Duvida sobre pneus 31

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-