ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Projeto de Férias - American Flatbow laminado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Daniel.FV

MensagemAssunto: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Dom Nov 16, 2014 11:59 pm

Com as férias chegando vou iniciar o projeto de um arco flatbow conforme tutorial passo a passo. Estou criando o tópico para poder postar os avanços e tirar dúvidas. Agradeço a todos que puderem contribuir.

Seguirei este guia.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Obrigado
Daniel.FV

MensagemAssunto: Madeiras Ipê Roxinho Marfim   Seg Nov 17, 2014 12:06 am

No tutorial é utilizado no RISER Bubinga Bloodwood e Hard Maple (Hardwoods) Substituirei respectivamente por Ipê Roxinho (Purpleheart) e Marfim mas aceito sugestões. No tutorial o arco terá 66" o meu terá 70" pretendo fazer um riser com 50-60cm então o comprimento das madeiras do riser ficarão entre 70cm

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Última edição por Daniel.FV em Seg Nov 17, 2014 1:13 am, editado 1 vez(es)
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Seg Nov 17, 2014 1:21 am

Ipê (Muito dura) - Características Ipê

Bubinga (Dura a Muito dura) - Características Bubinga
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Seg Nov 17, 2014 1:32 am

Estudo de um Eng Florestal sobre madeiras que podem substituir o Maple na fabricação de arcos. (entre elas o Jequitibá que pretendo utilizar nos limbs)

Monografia - Utilização de madeira na tecnologia de construção de arcos tradicionais e laminados para tiro com arco
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Seg Nov 17, 2014 1:59 am

Local para compra das madeiras

Marfim e laminados > sem marfim

Ipê . Ipê Roxo . Ipê Tabaco > Ipê Tabaco - 2cm de espessura 9cm de largura R$10.80 metro

Nomes do Ipê

Nomes do Roxinho

Última edição por Daniel.FV em Ter Nov 18, 2014 10:41 am, editado 3 vez(es)
danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Seg Nov 17, 2014 8:50 am

bacana, agora é por a mão na massa lol!
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Seg Nov 17, 2014 6:07 pm

study

Última edição por Daniel.FV em Ter Nov 18, 2014 6:28 pm, editado 2 vez(es)
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Ter Nov 18, 2014 3:12 am

Resina Epoxi

Smooth-On EA-40 Bow Glue
elisonj

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Ter Nov 18, 2014 10:50 am

O projeto tá bacana... masss... vc já conseguiu o material?

Se for pra deixar pra arrumar em cima da hora, não dá tempo... rsrsrs...

A smoth On, por exemplo, demora uns bons meses pra chegar aqui se for importar... e se for usar ela, o ideal seria colocar no forninho com lampadas, pois a cura dela se dá melhor em alta temperatura...
o molde também dá um trabalho considerável pra ajustar... =\

A fibra vc vai comprar da RD?

Abraço!

Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Ter Nov 18, 2014 12:49 pm

Salve amigo!

O adesivo ainda está em fase de estudo. Esta Smooth On e esta do tutorial TDR 1100-11 eu deixei como se fossem as TOP de linha e vou ver qual nacional se aproxima ou acabar importando. (Aceito sugestões) Acho um item muito importante quanto a segurança e não queria usar um adesivo qualquer. Pretendo "assar" tanto o riser quanto os limbs no forno com lampadas. (usarei um termometro para controlar temperatura)

O Riser até o cara do tutorial teve problemas afinando as pontas. Vou dar um cuidado especial a essa parte.

A fibra vou comprar na RD mesmo

Obrigado pela ajuda elisonj
elisonj

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Ter Nov 18, 2014 1:37 pm

Uma dos melhores adesivos nacionais que conheço é o adesivo Araldite AW 106 / Endurecedor HV 953 U, vendidos pela Maxepoxy.

Segundo me disseram, é o mesmo adesivo vendido lá fora, só que por fins de patentes, não pode-ser usado o mesmo nome.

O único problema é: A maxepoxy não entrega o produto.
Então vc tem que indicar uma transportadora, ou arranjar alguém para retirar em mãos lá em Sp.

Uma outra que já usei, e tive bons resultados, é a cola epoxy da redelease. Boa, barata e entregam na sua casa sem transtorno.

Sobre seu riser, tenho a impressão de estar meio curto... principalmente na parte que vai afinando... acho que se vc distribuir esse corte
onde ele afina, vai ficar até mais fácil de cortar.

Essas medidas que vc usou também, tá beeem estranha... 25 no centro? 25cm??
Muito longo isso... procurei lá no tópico, e não encontrei onde ele especifica esse tamanho...

Tem certeza que tá certo isso? rsrsrs

Daniel.FV

MensagemAssunto: Adesivo Epóxi   Ter Nov 18, 2014 4:41 pm

Muito obrigado pelas dicas sobre o adesivo. Sabe me dizer se posso "assar" as peças com este da maxepoxy e da redelease?

Quanto ao riser eu não tenho certeza alguma rss no tutorial o único problema é que ele nao passou as medidas e estou tentando deduzir. Mas depois da dica do amigo vou seguir esse modelo da 3riversarchery Riser 17" (43.18cm) Grip Area 6.5" (16.51cm)
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Ter Nov 18, 2014 8:53 pm

Boas dicas sobre fabricação de arco. Depois irei traduzir as que apliquei no arco

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Ter Nov 18, 2014 8:59 pm

medidas de risers de arcos Howard Hill

Arcos HH
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Qui Nov 20, 2014 10:01 pm

Tenho me dedicado muito a pesquisa pois somente agora pesquisei os sites americanos e os "build alongs" e cheguei a algumas conclusões. Vou fazer um resumo geral dos itens que estou levando em consideração.

1 - O RISER - Farei o riser inteiro de Ipê. Ainda vou confirmar qual espécie exata de Ipê mas o gênero é o Tabebuia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ip%C3%AA) mas acredito que a diferença na qualidade não seja tão alta. Antes eu achava que usar diferentes madeiras no riser era uma regra devido ao aumento da resistência mas como o Ipê é uma madeira considerada muito dura a rigidez está garantida. Seguirei um modelo com menos deflex e uma janela menor cortada muito próximo ao centro do arco.

Falco Spirit
[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

Ragin Wolf

2 - O formato do GRIP - Também defini como será a pegada. Seguirei este modelo:

3 - O tamanho do GRIP - Além de ter uma puxada grande 31.5" eu tenho a mão grande e achei importante definir a circunferência apropriada para garantir uma melhor pegada e aumentar a consistência nos tiros.

Postei os textos em inglês mas no próximo postarei as traduções para que todos possam acompanhar. No início do mês comprarei a peça de Ipê e darei início ao riser.

Obrigado
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Sex Nov 21, 2014 11:41 pm

Fiz uma sequencia de como será feito o riser desde o começo da peça e os cortes e o molde do arco

Bloco de Ipê

Corte Inicial e medidas

Procurei deixar os "fadeouts" bem finos a cada polegada

Molde do arco. Fiz com quase 72" mas farei um arco de 70" ou 68". Acho que consegui boas curvas.

Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Dom Nov 23, 2014 8:01 pm

Depois de pesquisar muito cheguei a seguinte configuração.

- Arco 68" -

Fibra de vidro preta - 1.00mm (RD Arqueria)

BACK - Bambu - 2.5mm - taperado até 1mm

CORE - Roxinho - 2.00mm - taperado 0.005mm por polegada
CORE - Pau-Amarelo - 1.75mm - taperado 0.005mm por polegada

BELLY - Ipê - 1.50mm - paralelo

Fibra de vidro preta - 1.00mm (RD Arqueria)

TOTAL = 9.75mm = 0.38"

Usando uma tabela de fabricação de arcos estimei a libragem final com base na espessura

O arco ficará com 35-40@28 como minha puxada é 31.5" prefiro com baixa libragem (próximo ao 35Lbs)
Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Dom Nov 23, 2014 8:41 pm

Na escala ficou assim a laminação

Daniel.FV

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Seg Nov 24, 2014 9:45 pm

Após mais pesquisa acredito ter definido o arco. Gostei pois tanto estudo me trouxe para uma solução mais simples. Desisti do bambu pois pelo que pesquisei é muito dificil de trabalhar e a tensão gerada por ele pode entrar em conflito com a madeira da barriga do arco e tbm prejudicar a laminação. Após ter acesso a pesquisas que indicam muitas semelhanças entre o Ipê e o Hickory optei pelo Ipê em quase tudo. Na barriga marquei pau amarelo mas posso usar roxinho tbm.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Projeto de Férias - American Flatbow laminado    Hoje à(s) 10:41 am

Projeto de Férias - American Flatbow laminado
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Projeto criminaliza atividade de flanelinha...ôba!!
» Ajuda no projeto de som (sub + modulo). Alguns itens já definidos.
» upgrade no projeto
» projeto Factor 2015 !
» Projeto JBL EcoSport

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: