ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Som estranho na lâmina superior ao atirar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
yancfc

MensagemAssunto: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Qua Nov 05, 2014 7:27 pm

Boa noite galera!

Comprei um Ragim Matrix tem uns 5 meses, mas notei recentemente que depois de determinados disparos a corda não fica no lugar que deveria (não encaixa no "vale" que ela deveria entrar).
Ai percebi que também está fazendo um som estranho depois de cada tiro, meio que chacoalhando.
Tanto o barulho quanto o deslocamento ocorrem apenas na lâmina superior e são um problema que notei recentemente.
Vale dizer também que há pouco tempo encerei as cordas, mas não sei se o barulho começou antes ou depois disso.

Estou colocando uma imagem que mostra a posição que a corda fica às vezes e um vídeo com o barulho que faz (no vídeo, eu só faço uma pressão leve na lâmina, mas o som é quase o mesmo do momento do disparo).
Se alguém puder me ajudar, fico muito grato!!

https://www.youtube.com/watch?v=HgEscKFqIaY&feature=youtu.be
yancfc

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Qua Nov 05, 2014 7:30 pm

http://postimg.org/image/4ppolfmvt/
Alexandre_Ramos

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Qua Nov 05, 2014 11:10 pm

Pela foto aparente ser "Limb Twist", que é a torção da lamina.

Como você costuma montar o arco? usa uma corda auxiliar ou faz alavanca com as pernas?
Já fez algum dry-fire (tiro seco, sem a flecha)?

Pode haver vários motivos para o barulho, inclusive Brace Height errado.

Cometa Fusion GR50 4,5
CBC B19-14 4,5
Ruy

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Qui Nov 06, 2014 5:57 am

Pela foto, as lâminas são presas através do parafuso e alinhado com o pino.
Cheque esses dois pinos, veja se está encaixando nas lâminas e aperte os parafusos corretamente.

Se mesmo assim a corda sair do local, as lâminas estão torcidas.
Faça o seguinte teste

Coloque duas flechas, uma em cada ponta do arco, entre o limb e a corda.
Suspenda o arco entre duas cadeiras, por exemplo, e verifique se as flechas estão paralelas. Se não estiverem, os limbs estão torcidos.
Se a torção for grande, nem precisa fazer isso. Basta coloca os limbs juntos sobre uma superfície bem plana que é facilmente visível.

Sds.
yancfc

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sex Nov 07, 2014 7:29 pm

Uso a corda auxiliar para colocar a corda do arco e nunca fiz dry-fire.
Vou fazer este teste pra ver se há um limb twist e posto o resultado aqui.
Obrigado!
yancfc

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sex Nov 07, 2014 9:45 pm

Fiz o teste, mas estou na dúvida se fiz certo. Não encontrei problemas que indicassem um limb twist.
Vou confirmar o brace height.

http://postimg.org/image/9nosnv1rz/
http://postimg.org/image/okx9ovf0f/
http://postimg.org/image/ghz3djuf3/
http://postimg.org/image/s5t583jjz/
http://postimg.org/image/99ngo9hof/

Não consigo postar as imagens aqui diretamente
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sex Nov 07, 2014 9:50 pm

qual o peso do arco na sua puxada?

qual é a sua puxada?

qual o peso das flechas (total, em gramas ou grains)

qual o spine das flechas?
yancfc

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sex Nov 07, 2014 10:12 pm

Opaaa galera!!
Consegui arrumar!!!
Alexandre Ramos estava certo, era brace height!! O meu deveria estar entre 20 e 23 e estava em 19 (cm). Coloquei em 23 e o barulho parou.
A corda continua saindo do lugar quando puxo, mas parece que o "loop" da corda está dando uma viradinha que faz com que um lado se sobreponha ao outro. Ai vou arrumar amanhã.

Mas muito obrigado a todos pela ajuda! Principalmente o Alexandre!!!
EVC

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sex Nov 07, 2014 10:34 pm

Observações:
1 - O lugar correto para colocar as flechas não é bem aí, é mais próximo dos recurvos.

2- Visualmente parece haver uma pequena torção mas não demasiada, baseado na foto abaixo. O que chama mais a atenção é o fato de que a corda está fazendo uma curva à esquerda. Por isso quando você puxa ela sai da ranhura.

Tire a corda e veja se a lâmina está com algum jogo lateral. Se tiver, veja se consegue puxar a lâmina um pouco para a direita. Deve resolver o problema de alinhamento.

Independentemente disso é bom sempre verificar o brace e guardar a corda de modo que não perder as voltas que dão o brace correto.

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sab Nov 08, 2014 5:29 am

Sim, numa das fotos mostra uma lâmina desalinhada. Tente colocar um calço e corrigir.
O brace errado é a causa do barulho mas, se a diferença não for muita, a corda sair do lugar é problema de alinhamento ou torção.

yancfc

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sab Nov 08, 2014 10:49 am

Hum... entendi. Vou tentar corrigir então. Só fico com medo de fazer algo errado e entortar mais a lâmina.
Eu não consegui entender onde colocar a flecha pra fazer o teste. Lá foi o único lugar que consegui equilibrar ela.
Eu deveria fazer com o arco com corda ou sem?
EVC

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sab Nov 08, 2014 11:07 am

Acabei de olhar a foto que o Ruy postou e de fato você fez igual (eu estava pensando em outra imagem mas não achei com o google). O que esse método indica se as flechas estão alinhadas é que o riser está OK.

Se você prender as flechas nos recurvos com a corda você consegue ver se as lâminas estão alinhadas também. Infelizmente não é tão fácil de fazer. Como eu disse antes, olhando as superfícies dos recurvos na sua foto me parece que estão praticamente paralelos e apenas a lâmina está deslocada. Solte o parafuso de fixação e veja se consegue movê-la um pouco para a esquerda (referencial da foto). Vai perceber que não precisará de muito para alinhar, supondo que haja uma pequena folga no furo de fixação da lâmina (ou do pino).

Abs.
Ruy

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Sab Nov 08, 2014 5:32 pm

Putz. Falei uma coisa e coloquei outra imagem. Preguiça de buscar a imagem certa e fazer o upload, acabo pegando o primeiro que acho na web.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Som estranho na lâmina superior ao atirar   Hoje à(s) 2:35 am

Som estranho na lâmina superior ao atirar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» S1000 RR com barulhinho estranho!!!
» Barulho estranho - rodas?
» Barulho estranho no motor YBR 2008
» escapamento com barulho estranho
» Diana MOD. 350 MAGNUM SUPERIOR

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-