ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Doce de abobora em cubos usando CAL VIRGEM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
marcelocasanova

MensagemAssunto: Doce de abobora em cubos usando CAL VIRGEM   Qua Out 29, 2014 7:54 am

Hoje me lembrei desse doce que comi muito quando minha mãe era viva e fazia.

Peguei a receita na NET mas é exatamente como ela fazia. o trem é bão

Doce de abóbora em cubos durinhos por fora e macios por dentro

Esse é um doce que me traz muitas lembranças da infância e dos momentos em família!
A receita é muito simples, mas o segredo para deixar os quadradinhos durinhos por fora é algo que observava minha mãe fazer desde que eu era pequeno
Meu pai sempre pedia que ela fizesse o tal "doce de abóbora crocante e macio". Eu via minha mãe colocar a abóbora de molho em água com um pó mágico que eu não sabia o que era.
Depois de alguns anos, ela me revelou o segredo: Cal não hidratada, também conhecida como Cal Virgem.
É isso que vai manter a forma dos cubinhos e ar essa consistência especial!

Como fazer doce de abóbora duro por fora e macio por dentro - passo a passo
Ingredientes
1kg de Abóbora de Pescoço (ou Abóbora Seca) cortada em cubos
500g de açúcar
1 colher de sopa bem cheia de Cal Hidratada (ou Cao Virgem)
1 pau de canela
5 cravos da índia ou menos
1,5 litro de água (aproximadamente) para calda
2 litros ou mais de água para deixar a abóbora de molho

Preparo
1-Deixe os cubos de abóbora de molho em água com Cal por pelo menos 2 horas. A Cal preserva o formato dos cubos, deixando durinhos por fora. Se esquecer os cubos de molho por mais tempo, não tem problema. Já aconteceu em casa e o doce ficou bom mesmo assim.
2-Enxague bem passando os dedos nos cubos para que não fique Cao impregnada.
A Cal não faz mal a saúde, pois é composta apenas de Cálcio, Oxigênio e Hidrogênio [fórmula química: Ca(OH)2], mas é bom enxaguar bem para não interferir no sabor do doce!
3-Coloque a água, o açúcar, a canela e o cravo em uma panela grande. Ferva em fogo baixo por aproximadamente meia hora ou até a calda começar a ficar amarelada.
4-Coloque os cubos de abóbora na calda e mantenha o fogo no mínimo. Quanto mais lento for o cozimento, mais saboroso fica o doce.
5-Quando os cubos tiverem murchado e calda estiver no mesmo nível da abóbora, desligue o fogo e tampe a panela até o dia seguinte.
6-No dia seguinte, abra a panela e veja que o doce diminuiu de tamanho. Ferva em fogo baixo por 5 minutos para intensificar o sabor.
Pronto!

Atenção: Alguns cubos podem ficar murchos, mas é normal!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
wilson santa rosa

MensagemAssunto: doce   Qua Out 29, 2014 9:26 am

Marcelo eu to melhor, minha Mãe ainda é viva, graças a deus, e faz sempre este doce alem de outros.
weiss

MensagemAssunto: Re: Doce de abobora em cubos usando CAL VIRGEM   Ter Mar 10, 2015 11:24 pm

Ressuscitando kkk;no sul se usava cinza no lugar da cal.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Doce de abobora em cubos usando CAL VIRGEM   Hoje à(s) 4:36 pm

Doce de abobora em cubos usando CAL VIRGEM
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ajuda para montagem de cubos AVM
» CUBOS MANUAIS AVM SAMURAI
» Cubos mauais AISIN samurai/vitara
» Manutenção Cubos das Rodas
» volantes, cubos e ad. diretas carbono (OF. PORTES ATÉ 31DEZ)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Outros setores :: Culinária-
Ir para: