ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Carlos fatec

MensagemAssunto: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Ter Out 28, 2014 9:54 am

Bom dia amigos, segue algumas imagens da balestra que estou projetando em construção, já era para a coronha estar pronta, porem devido a uma mudança (alterar a posição do gatilho para uma coronha bullpup para reduzir o tamanho e melhorar a distribuição de peso), deu uma atrasada. O gatilho foi cortado por eletroerosão aço 4140 usinado e oxidado os eixos são de 5 mm de diâmetro aço temperado, o barrel é de alumínio maciço usinado e anodizado, o gatilho é formado por duas chapas de 5 mm e as peças interiores são de 10 mm fixados no barrel por 2 pinos de 8 mm de diametro que transpassa os dois conjuntos, o dispositivo ficou bem robusto. Dividi o projeto em quatro partes, gatilho, barrel, coronha e riser.
Gatilho tem duas travas de segurança, uma automática e outra  contra tiro seco.
O formato bullpup permite um power estroke de 16,5" em uma balestra de 78 cm fora o estrivo, com peso bem distribuido.
Abaixo seguem algumas fotos do que ja esta pronto, e imagens de autocad de como vai ficar mais ou menos, as peças estão riscadas porque desmonto e monto varias vezes, mais assim que estiver tudo pronto é só mandar oxidar novamente . Assim que for terminado as outras etapas vou postando as fotos.
É um hobby, gosto de passar o tempo desenhando e projetando.

Última edição por Carlos fatec em Sab Maio 09, 2015 1:36 pm, editado 7 vez(es)
dbc785

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Ter Out 28, 2014 10:09 am

Ajuda com as fotos:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Carabina Gamo Whisper IGT 5.5 + luneta rossi 4x32 ces-short-size vendida
CLEBER MEDEIROS

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Sab Nov 01, 2014 1:46 am

Oi Carlos, muito bacana seu projeto!
Eu comprei uma router CNC a quase 2 anos e está parada porque nunca parei para aprender a usar, até estou pensando em vendê-la ou aprender a usar e colocá-la para fazer algum dinheiro. Você tem alguma experiência com esta máquina? A minha é feita para uso pesado, apesar de ter apenas 40 x 70 cm de mesa de sacrifício.
Grato.
http://www.clebermedeiros.com
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Nov 02, 2014 7:30 pm

Oi Cleber, obrigado!
Então, na teoria manjo o suficiente de usinagem, não de uma maquina especifica e sim geral, mas  neste caso eu projetei e encomendei as peças para um amigo que tem uma empresa de usinagem com bastante recursos, fiz este projeto me baseando no gatilho das americanas, bem robusto com bastante segurança trava ambidestra, porque quero fazer uma balestra recurva com limbs de 300 libras, nas limbs não vou improvisar vou comprar prontas e projetar apenas o riser.
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Nov 02, 2014 7:56 pm

Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Nov 02, 2014 9:58 pm

Silencer

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Qua Fev 18, 2015 5:48 pm

Caro Carlos fatec,

Vc tem interesse em vender esta peça e, posteriormente o riser??? Também tenho a pretensão de construir uma balestra recurva que, ao menos, simule a performance de uma excalibur. Mas no meu caso, farei as limbs com FV...
Excelente trabalho!!!
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Fev 22, 2015 1:38 pm

Boa tarde Silencer, obrigado pelo elogio e desculpa a demora para responder.
Não tenho interesse em vender, iniciei o projeto à 3 anos e meio e já investi muitos recursos, e principalmente tempo de pesquisa, coletei muitas informações também deste ótimo Fórum, mas se precisar de alguma informação ou ajuda fico feliz em compartilhar!
Abraços!
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Qua Mar 25, 2015 11:01 am

Bom dia pessoal!
Um amigo aqui do fórum questionou  sobre a relação entre o tamanho do guacho liberador (trigger latch) e o peso do gatilho para tiro, do meu projeto, já que estou projetando-o para altas libragens de arcos, postei a foto de um gatilho de uma Excalibur na mão de uma pessoa e tirei uma foto do meu na minha mão para comparação, como podem verificar abaixo hiperdimensionei o projeto justamente pensando neste alivio de peso do gatilho, pois como o liberador (trigger latch) trabalha como uma alavanca interpotente quanto maior o comprimento menor o peso na extremidade. No meu projeto o liberador tem exatos 53 mm de comprimento, é grande mais pensando também na estética  ele não ultrapassa a extensão do barrel que tem exatos 48 mm de altura, quando esta fixado então ficam do mesmo tamanho externamente.

danilo steinke

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Qua Mar 25, 2015 11:35 am

SHOW
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Qua Mar 25, 2015 2:19 pm

Boa tarde!
Obrigado Danilo.
Gostaria de pedir uma ajuda aos mais experientes acerca de certas dúvidas que tenho para finalizar o projeto!
Sobre as limbs, vou expor certas situações que já li em vários tópicos do fórum mas não consegui chegar a uma conclusão!
Seguindo as teorias que acompanhei tenho umas duvidas.
Energia cinética acumulada é inerente a construção do arco (material, geometria, peso, ect..), que vai dar os valores de power stroke, e puxada que o Faraday discutiu com o Lincoln no post [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Seguindo a fórmula acima, desprezando a curvatura do arco e supondo uma mola linear, se eu duplicar apenas o arco (300 lbs)que na fórmula entra como power stroke (150 lbs) e manter as outras variáveis, irá resultar no dobro da energia cinética segundo os cálculos, e aumentar em 41,42% a velocidade da flecha, esse é um coeficiente que vale sempre que duplicar um arco, na teoria.
Minhas perguntas são na pratica:
1) Acompanhando o raciocínio esta energia cinética duplicada (2 arcos) conseguirá impulsionar a flecha de mesmo peso (30g) a uma maior velocidade? Lembrando que a velocidade de retorno dos arcos ao repouso não muda apenas sua força duplica, pois é inerente a construção.
2) Ou apenas impulsionaria uma flecha com o dobro da massa (60g) a mesma velocidade da de 30g?
3) No caso de duplicar o arco, e manter o peso da flecha(30g) vai causar um dry-fire, mas em contra partida também duplicarei a resistência pois serão 02 arcos, este raciocínio de anulação de dry-fire pode estar correto?

Desde já agradeço, este é um ótimo fórum e proporciona discussões que auxiliam muito o esporte no âmbito teórico e prático.

Última edição por Carlos fatec em Sex Mar 27, 2015 12:04 pm, editado 5 vez(es)
laudir

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Qui Mar 26, 2015 8:02 pm

Estou acompanhando pq muito me interessa sobre balestras.
Quero fazer a minha também!

Minha dúvida: o trilho da seta e ponto de encaixe do sistema de gatilho. Esta peça é encontrada em Serralherias?
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Sex Mar 27, 2015 12:24 am

Boa noite, Laudir!
Esta peça não é encontrada em serralherias, eu desenhei e mandei para uma usinagem fazer, foi usinada de uma barra de alumínio maciço, depois foi anodizado para ficar preta.
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Mar 29, 2015 8:09 am

Arcos não são molas lineares, os cálculos do Faraday estão equivocados, e não retratam a nossa realidade. Essa dissipação de 30% é muito arbitraria, e não parece razoável.

Uma dica, a velocidade máxima da flecha é limitada pela velocidade máxima da corda. É uma análise mais complexa.

Dá uma olhada em [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Mar 29, 2015 9:33 am

Que trabalho bonito!!!
Usinagem/Ajustagem show de bola, perfeita adaptação.
Já que pediu ajuda, vou dar um humilde "pitaco".
Tenho alguma experiência em projetos/construção/recuperação de peças complexas.
No caso da construção de uma balestra, onde todos os detalhes são relevantes (e são muitos), vc deve trabalhar com a visão de fabricar um protótipo.
Para posteriormente, após observar o trabalho de todo o conjunto em ação, poder ir aperfeiçoando.
Mesmo com todo o recurso que vc tem em mãos, dificilmente chegará ao final com um modelo ideal.

Ex: Não adianta vc fazer um arco potente, e não caprichar na usinagem/polimento do trilho, ou usar uma corda de má qualidade, ou errar o grau do arco em relação ao trilho deixando um arraste pesado.
Relaxa, vc esta no caminho certo!!!
Parabéns pelo capricho.

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Mar 29, 2015 9:43 am

Gostei tanto que resolvi dar mais uma olhada nas fotos. rsrs
Me parece (pelas fotos), que o liberador de corda do seu gatilho, está com a quina muito viva. Isso vai sacrificar muito a corda nesse ponto, seria bom arredondar.

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Mar 29, 2015 2:12 pm

Obrigado Lincoln!

Entendi sua dica. Cada projeto e desenho tem suas características singulares com resultados únicos e múltiplos ajustes que alteram esses resultados, não adianta querer generalizar! Publiquei para ver se alguém já tentou conjugar dois arcos recurvos como no projeto da Kodabow Big Rhino e principalmente como lidou com o dry-fire causados pelas forças de bestas de alta performance, quais foram os resultados, para ver se conseguia algum embasamento teórico antes do empírico.
Valeu!
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Dom Mar 29, 2015 2:52 pm

Obrigado pelos elogios Dourado!
Boa observação, ainda não fiz o acabamento das partes que fazem contato com a corda nem no trilho do barrel, deixei para o final pois vou dar atenção especial. E realmente mesmo com muito recurso e estudos da teoria, depois que se apurar os resultados reais é que vamos avaliar os pontos fracos e rever o projeto para fazer as melhorias. Como me propus a criar uma besta, "não dá para fazer a omelete sem quebrar os ovos", tudo tem um custo e estou tentando mitigá-los com mais informações, tipo se alguém já fez tal coisa e deu errado, não fazer novamente ou fazer de outra forma, à medida que for fazendo vou postando e compartilhando as informações para quem tiver interesse também tirar suas dúvidas.                                                                                      
Para o arco estou estudando a possibilidade de conjugar dois recurvos como no projeto da Kodabow Big Rhino, o que acha?
Valeu!
Carlos fatec

MensagemAssunto: Composto Reverso   Sab Maio 09, 2015 1:22 pm

Boa tarde pessoal!
Segue mais passos do projeto, optei por fazer um arco composto reverso para equipa-la, inspirado na Horton Fury e Scorpyd Ventilator.
Primeiramente estudei algumas imagens na internet e suas funcionalidades depois comecei a desenhar os cams para depois delimitar o tamanho das limbs do riser, e os locais de fixação.
Comecei desenhando no milimetrado aproveitando umas chapinhas de 8mm de aluminio que eu tinha de outro projeto os parafusos são allen escareado de 5x16 o eixo de aço de 5mm de diâmetro e bucha de bronze auto lubrificante ...

Depois passei para o CAD, e mandei usinar...

Usei como modelo as medidas das imagens abaixo...

As peças chegaram ontem e já peguei um barbante para começar a testar as funcionalidades, as medidas ficaram próximas as das imagens, aproximadamente 100 mm de deslocamento de puxada, com um power stroke de aproximadamente 17.5 polegadas, lembrando que a intenção destas cams não é um alto let off.

Desarmada

Armada

Analisando posição no barrel + trigger

Desarmada

Armada

Vista inferior

Ancoragem do cabo para aguentar o tranco

ELCIO

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Sab Maio 09, 2015 3:49 pm

Olá Carlos. Não esqueci que estou te devendo as medidas da Excalibur. Não esqueci não. Qualquer hora desmonto ela e te mando. Sua balestra está ficando "A BALESTRA". Do jeito que está caminhando, vai guardando um tempinho pra providenciar um anteparo muito bem feito, para parar esse canhão (ou então um monte de flechas), senão vai ser um tiro e uma flecha pro espaço....
Abraço.
Carlos fatec

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Sab Maio 09, 2015 4:52 pm

Oi Elcio, obrigado!
Não precisa desmontar não, nunca é aconselhável desmontar equipamentos, fiz só uma comparação!
Carlos fatec

MensagemAssunto: Testes preliminares   Seg Maio 11, 2015 2:10 pm

Neste teste preliminar, refiz novamente as medidas dos cabos, aproveitando ao máximo o desenho das cams o que possibilitou otimizar os resultados para ter uma melhor ideia para projetar o riser e as limbs. Desarmada ficou aproximadamente 47cm, armada com 35 cm e o power stroke de 19 polegadas, como podemos verificar nas imagens abaixo:

Axle to Axle uncocked 18 1/2”

Axle to Axle Cocked 13,78”

Power Stroke 19”
Carlos fatec

MensagemAssunto: testes para ângulo de fixação das lâminas no riser    Sab Maio 16, 2015 8:41 pm

Primeiros testes com lâmina de 300mmx20mmx1,2mm de fibra de carbono pultrudada para estudo do melhor ângulo e fixação no riser!

Comecei com angulo de 65 graus, partindo da posição de repouso e com um milimetrado de fundo!

Depois para posição uncocked tomei como base as medidas que aproximadas de 8 a 9 cm de deslocamento para posição cocked.

A lâmina de fibra de carbono pultrudada demonstrou ótimos resultados, concentrando uma tremenda energia, a qual pretendo usar com lâminas de fibras de vidro para aumentar a resistência mecânica.
daniel eastwood

MensagemAssunto: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Sex Maio 29, 2015 1:46 pm

Ola, amigo eu estou querendo fazer um corpo para balestra semelhante ao de uma excalibur um riser para
laminas e se possivel um gatilho entra em contato comigo.
Carlos fatec

MensagemAssunto: Riser   Sab Nov 28, 2015 8:55 am

Bom dia! Segue mais uma etapa do projeto, o riser esta pronto usinado a partir de uma barra de alumínio de 63,5 x 70 x 400 mm. Agora estão prontos gatilho, barrel, riser e cams faltam coronha, limbs cordas depois fixação e por ultimo calculo de materiais finitos para aliviar o peso.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.   Hoje à(s) 2:08 am

Balestra projetada em etapa de construção (usinada).Composta Reversa.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» 6ª Etapa do Racha de Interlagos - 14/08
» Construção de um canil
» construção de un canil (ajuda com ideias)
» Construção de um bloco de motor
» Manual de construção de buggy

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: