ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Flechas desobedientes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
abioluz

MensagemAssunto: Flechas desobedientes   Seg Set 22, 2014 9:36 pm

Boa Noite.
Fis uns tiros com o meu arco Master Explorer 35Lb e a minha noiva com o arco da Buffalo River 18Lb.

Percebi coisas sem sentido. Tipo, a flecha pulava o alvo acertando na mesma altura no barranco. Algumas antes de atingir o alvo, davam um 90° tipo fugindo do alvo.

Deduzi que a distancia era pouca, e as flechas não tinham tempo para estabilizar.

No domingo passado fomos a um sito. Passei a noite toda estudando como atirar as flechas, técnicas e ancoragens.

Pegamos uma boa distância. Utilizei flechas de fibra de Vidro (umas que vieram junto com o arco e outras que comprei da Nautika cuja as penas não estão alinhadas).

Começamos a atirar, os meus tiros estavam agrupando, mas como queria acertar a mosca, espalhei os tiros por falta de mira (meu arco está sem a massa de mira).

(Minha noiva está iniciando junto)

Mesmo assim, percebia que as flechas dançavam muito, algumas pularam o alvo acertando o colchão.

Alguém saberia me dizer se essa desobediência das flechas são normais?
Antonio Amaral

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Seg Set 22, 2014 11:31 pm

você está usando a pena guia para o lado de fora? está parecendo que existe contato entre a pena e o riser
as flechas devem sair estabilizadas direto de um arco corretamente regulado e sem contato com as penas (Vanes)

abraços

Bear BR 33         #60 @28.5" 
Bear Arena 30     #70 @28.5"
Bear Arena 34     #60 @28.5"  
http://www.bahiapescaesportiva.com.br
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Seg Set 22, 2014 11:48 pm

Antonio

Eu acho que ele não tem pena guia, o nock está totalmente fora.
Olha a pena guia nas fotos, uma está para dentro a outra para baixo.

Abioluz

O problema é o nock colocado errado na flecha. Se o nock não for colado dá para girar.
Pega firme com o dedo a haste da flecha e tenta girar o nock até acertar a posição da pena guia.

A pena que tem cor diferente deve ficar em 90 graus com a corda, portanto o corte do nock deve ficar

assim | na vertical ou seja, olhando de lado a corda passa de cima para baixo e a pena cor diferente deve ficar assim _ na horizontal
se o nock estiver colado será necessário comprar outros, arrancar o que está na flecha e colocar os novos

na primeira foto dá para ver que a flecha entra completamente torta
indiferente da distância a flecha deve entrar sempre reta, espetada assim ===|> retinha
se estiver levemente torta é porque tem alguma coisa desregulada, pode ser o arco ou o arqueiro
se estiver completamente torta como na primeira foto é porque tem alguma coisa muito errada

e pelas fotos é a posição das penas que estão batendo no arco na largada
Ruy

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Ter Set 23, 2014 5:09 am

Provavelmente é problema da vane batendo no riser como o pessoal já alertou.
Cheque os três pontos abaixo (desenho by paintbrush TM). Very Happy

1. Olhando a flecha colocada, para você que é destro, veja se as penas ficam nessa posição. Caso contrário tente girar a haste para ficar desse jeito
  2. Meça o tiller, a distância mínima entre a corda e o ponto de encaixe das lâminas, tanto superior quanto inferior. As duas medidas devem ser iguais. Caso contrário, gire um dos parafusos de regulagem de potência até acertar, algo em torno de 1/4 de volta por vez. Existe um número máximo de voltas que você pode soltar tais parafusos cujo valor deve constar no manual.
  3. Finalmente, olhando a flecha colocada, veja se ela fica muito abaixo. Se ficar, coloque um parafuso e vá acertando até que a flecha fique apoiada corretamente. A filetagem desse parafuso é, provavelmente, medida americana. Por isso tome o cuidado de não colocar parafuso de medida errada e detonar a rosca.

Se mesmo assim continuar muito torto, será preciso analisar as flechas e o arqueiro.

Sds.
abioluz

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Ter Set 23, 2014 2:17 pm

Pessoal, Sim o nock das flechas estão tortos (90° de erro.... esses chineses vou te contar) eu tentei torce-los e até dar uma esquentada para tirar. Resultado foi que ele dereteu e depois se soltou. O que estou pensando é trocar as penas de lugar, só não sei se vou conseguir colocar elas alinhadas.

Para esse jogo de flechar que vieram erradas, não dou muita bola. Porem as 3 flechas que vieram junto com meu arco estão certas, e nessas que eu vejo uma variação grande.

Vou colocar um parafuso no meu arco e ver o que acontece!

Alias, este rest é recomendado?

Ruy

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Ter Set 23, 2014 4:14 pm

Não, esse rest serve para quem atira com gatilho.
Como você atira com a mão está sujeito ao paradoxo do arqueiro. As flechas curvam e contornam a janela do riser sem bater DESDE que estejam no spine correto. Para facilitar essa tarefa existe o plunger ou berger button (onde eu falei para colocar um parafuso) junto com um rest que fica apoiado na janela.

Faça o teste do talco (polvilhe um pouco de talco na janela do arco e ao disparar a flecha verifique se existe alguma marca mostrando onde está acertando) e comprove se realmente as flechas saem sem bater, o que eu duvido. Aí você precisará detectar o problema, se a flecha está inadaptada ao arco ou se é o arqueiro que dispara mal.

Sds.

abioluz

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Ter Set 23, 2014 8:30 pm

Obrigado.

Vou fazer o teste com talco e dar uma estudada neste "spine". Estou começando, ma se os tiros estão saindo certos fica mais facil de eu treinar em casa.

Ruy escreveu:
Não, esse rest serve para quem atira com gatilho.
Como você atira com a mão está sujeito ao paradoxo do arqueiro. As flechas curvam e contornam a janela do riser sem bater DESDE que estejam no spine correto. Para facilitar essa tarefa existe o plunger ou berger button (onde eu falei para colocar um parafuso) junto com um rest que fica apoiado na janela.

Faça o teste do talco (polvilhe um pouco de talco na janela do arco e ao disparar a flecha verifique se existe alguma marca mostrando onde está acertando) e comprove se realmente as flechas saem sem bater, o que eu duvido. Aí você precisará detectar o problema, se a flecha está inadaptada ao arco ou se é o arqueiro que dispara mal.

Sds.

Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Qua Set 24, 2014 8:51 am

Uma maneira de soltar nock colado é usar água quente, mas não pode deixar muito que também empena, tem que deixar um pouco (sem deixar as vanes entrar em contato com a água) e ir tentando girá-lo até soltar, repete a operação até conseguir

No vídeo da sua esposa percebe-se que ela está com um vício de largada que influencia muito na batida da flecha, ela abra a mão, afastando-a do rosto ao mesmo tempo em que solta a corda. Veja vídeos, a mão não pode descolar do rosto, apenas se libera os dedos, sem mudar a mão de posição

Mais pra frente compre flechas de alumínio ou carbono, mas antes calcule o spine dinâmico, mas não precisa ser já, divirta-se e assim que achar que está na hora você faz isso

Bons tiros
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Qua Set 24, 2014 9:33 am

A dica do Mamute.

Uma vez eu empenei errado meia dúzia de flecha. E tive que girar o nock.
Uma xícara de chá no micro-ondas até começar borbulhar. Tira e coloca o nock da flecha por 15 segundos.
Tira da água e gira. Vota a xícara para o micro-ondas e dá outra esquentada para a outra flecha.

Simples assim. Desde que .... não esteja colado com cola, só funciona se foi usado cola quente.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Flechas desobedientes   Hoje à(s) 4:48 am

Flechas desobedientes
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» As Flechas de Prata, ORIGINAIS, andando em Nurburgring...
» FLECHA DE PRATA - Mercedes-Benz W196 1954/1955

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Iniciantes-
Ir para: