ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Tamanho do riser e a influência no tiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Scientist

MensagemAssunto: Tamanho do riser e a influência no tiro   Sab Set 20, 2014 10:26 am

Senhores,

Estou querendo comprar um novo arco, e o modelo que estou querendo comprar é um takedown, e oferece tanto limbs recurvas quanto de longbow. Curiosamente as limbs de longbow são 2" menores.
Entretanto o tamanho das limbs é fixo, mas eles oferecem dois tamanhos de riser: um de 13" e outro de 17".

A minha dúvida está justamente na escolha do riser. Qual é a influência que um riser maior ou menor pode trazer, além da visual?
Imagino que tanto para um longbow quanto para um recurvo um riser maior significaria mais estabilidade, já que possuiria mais massa e e maior comprimento; enquanto um riser menor proporcionaria uma velocidade maior. O raciocínio está correto?
Ruy

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Sab Set 20, 2014 3:17 pm

Pelas características, tamanho fixo dos limbs e risers de tamanho variado, a resposta seria sim e não. Very Happy

Um atirador olímpico, que utiliza arcos de 70" por exemplo, têm duas opções: usar um riser de 25" com lâminas longas ou um riser de 27" com lâminas médias. Neste caso, uma lâmina menor é mais agressiva e também mais instável. Vai do gosto de cada um.
No caso em questão, o riser maior serve para o arco se adaptar a atiradores com grande envergadura. Se tal pessoa resolvesse atirar com um arco pequeno, acabaria levando o material ao extremo. O stack (quando a lâmina fica paralela à puxada) começa a aparecer rapidamente assim como o material poderia entrar em colapso por causa da grande deformação. Um arco maior, mesmo que as lâminas sejam as mesmas e mude apenas o riser, seria mais apropriado para essa pessoa.

Um arqueiro de pequena ou grande envergadura terá o respectivo tamanho do arco mais adequado. Nem tão grande a ponto de ter enorme estabilidade e uma velocidade ridícula nem tão pequena.

Sds.
Scientist

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Dom Out 12, 2014 11:28 am

Obrigado, Ruy!

Sobre o arco que eu estava para comprar, o fabricante não entregou a tempo e agora terei de mudar de arco se quiser recebê-lo em pouco tempo.

Eu estava procurando arcos da Tradtech (riser tradicional, quero atirar barebow), e vi dois pacotes deles:

Riser de 17":
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Podendo variar as limbs para formar 58”, 60” & 62”

Riser de 19":
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Podendo variar as limbs para formar 60”, 62” & 64”

Eu tenho puxada curta, de umas 27.5", tenho 1,75m de altura.
Tendo a gostar de arcos longos com riser curto, mas pelo que vejo por aí as pessoas recomendam arcos longos para pessoas com envergaduras maiores. Esta é uma relação direta ou uma preferência, apenas?
w3rm

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Dom Out 12, 2014 12:29 pm

qual a sua intenção?

caça?

campeonatos?

vc é iniciante?

está pensando em pegar com qtas libras?

abraços!

"A arte genuína não conhece nem fim nem intenção."
A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen.
Scientist

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Dom Out 12, 2014 12:39 pm

Minha intenção é recreacional, instintivo, com possibilidade de field no futuro, mas não olho pra isso agora.
Eu sou mesmo é fã de longbow custom, mas não tenho dinheiro pra ter um desse agora e tenho a oportunidade de comprar um equipamento nos EUA (tem que ser TD por isso), meu amigo vai trazer pra mim. Então vou de recurvo com riser tradicional (shelf rest)

Sou iniciante, atiro há 4 meses apenas, e estou com um Velox Sênior. Como estou atirando todos os dias, senti uma evolução e quero um arco intermediário com possível revenda no futuro para comprar um longbow.

Vou comprar com 35#@28

Valeu!
w3rm

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Dom Out 12, 2014 12:50 pm

eu acho que vc se sentirá mais confortavel com o riser de 19 com laminas de 60 ou 62... mas com sua puxada vc pode usar o riser de 17 com laminas 58....

meu black widow tem um riser de 16 com laminas de 58.. e vou te dizer que é bem arisco....

quanto ao peso, isso é muito pessoal... eu iniciei com arcos mais pesados... e quanto a revenda, não sei qual pesagem tem mais saida...

abraços

"A arte genuína não conhece nem fim nem intenção."
A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen.
Scientist

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Dom Out 12, 2014 1:10 pm

Black Widow é sonho de consumo!
Um dia eu chego lá =)

Valeu pelas dicas, provavelmente vou no Pinnacle, então.

Sobre o peso, tem que ser 35#. Mais do que isso eu arregaria, estou atirando uns 27# hoje. Tenho uns problemas nas articulações, dificilmente vou subir o peso constantemente.

Abraço!
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Dom Out 12, 2014 1:24 pm

A dica de tamanho é mobilidade. Um arco pequeno é fácil de carregar de um lado para o outro. Por isso os arcos de campo são menores. Um arco composto para tiro ao alvo de competição tem 40 polegadas, um arco composto de caça tem 30 polegadas. A diferença é mobilidade dentro de uma floresta. O arco recurvo é o mesmo conceito. O arco maior é mais estável, o meu arco é praticamente do meu tamanho. Um arco desses para field é um pouco desajeitado, andar em trilhas, montanha, por isso os caçadores usam arcos menores, arco menor mais fácil de entrar em uma floresta. Tiro instintivo e recreacional não tem essa necessidade de mobilidade por isso pode ser um arco maior. Quanto menor o arco, menor o ângulo da corda quando é puxada, fecha mais a pegada, aperta os dedos. Um arco longo tem um ângulo de corda maior, por isso é dito ser confortável.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tamanho do riser e a influência no tiro   Hoje à(s) 7:49 pm

Tamanho do riser e a influência no tiro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» tiro aos pratos
» TIRO AOS PRATOS
» Qual melhor tamanho das Rodas
» Mais um lobo-ibérico abatido a tiro
» Tordos técnicas de tiro e equipamento descontos etc

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Técnica-