ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Lebre Europeia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 2:48 pm

LEBRE EUROPEIA CAUSA PREJUÍZOS EM LAVOURAS DE SP

Animal é exótico, mas sua caça é proibida por lei ambiental. Produtores reclamam de ataque a plantações no sudoeste.

A lebre europeia, conhecida como lebrão, está devastando lavouras no Estado de São Paulo e se transformou em problema não só para agricultores, mas para órgão de pesquisa agrícola. Prejuízos causados pela voracidade do animal, que não pertence à fauna brasileira, mas é protegido pela legislação ambiental, foram relatados em todas as regiões do Estado, à exceção do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba. A situação é tão grave que a Secretaria de Agricultura paulista vai pedir à Secretaria do Meio Ambiente a adoção de medidas para o controle da espécie.
Na Universidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) em São Roque, lavouras experimentais de legumes e hortaliças foram destruídas por esses roedores. Segundo o chefe da UPD, Wilson Tivelli, os primeiros exemplares surgiram em julho do ano passado. "Não passavam de dois ou três, mas este ano a população aumentou tanto que já não conseguimos colher repolho, couve-flor, brócolis, alface e nem mesmo adubos verdes, pois tudo é devorado pelos lebrões." Ele conta que tentou conviver com os lebrões usando espantalhos e repelentes à base de pimentas e cabelo humano, mas o efeito foi temporário e não evitou danos econômicos.
Apesar de a espécie ser exótica, ela não pode ser caçada, apreendida ou perturbada de qualquer forma no meio ambiente. "Procuramos a Polícia Ambiental, o Ibama e a Secretaria do Meio Ambiente para encontrar uma solução e, para nossa surpresa, dois dos três órgãos nos informaram que desconhecem os danos causados pelo lebrão, pois nunca foi reportado problema." Tivelli conseguiu despertar o interesse do Centro de Fauna Silvestre da Secretaria do Meio Ambiente para o problema. Comprovados os danos, o centro pode obter do Ibama permissão para controle do lebrão.

FRUTAS. Para isso, pediu a outras unidades da Secretaria da Agricultura que obtivessem relatos de produtores. O resultado foi surpreendente, segundo Tivelli. "Descobrimos que o lebrão já se espalhou por grande parte do Estado e vem trazendo grandes prejuízos, inclusive para produtores de frutas." Em Sarapuí e Capela do Alto produtores estão abandonando o cultivo de melancia. "Os animais danificam as plantas e as frutas." Em São Manoel um paulistano que plantava maracujá desistiu e voltou pra capital. Em Itápolis os lebrões devoraram mudas de laranja. Em alguns pomares novos, 40% da área teve de ser replantada.
A maior concentraçào foi observada nas regiões de Sorocaba (Piedade, Pilar do Sul e São Miguel Arcanjo), com tradição em hortaliças e legumes, e no Pontal do Paranapanema, onde áreas de abóbora foram dizimadas. Tivelli vai encaminhar os relatórios à secretaria e ao Ministério Público Estadual com um pedido de providências." Pode ser o manejo da espécie ou o controle da reprodução. O caminho é longo, mas é preciso fazer alguma coisa." Ele conta que, em áreas pequenas, é possível fazer a proteção das hortas e lavouras com telas. "Nas áreas maiores isso é inviável, pois só o custo do material é de R$ 3,60/metro linear." No dia 28, o problema será levado a uma reunião do setor orgânico do Ministério da Agricultura.

PARA ENTENDER: Um grande animal, de até 7 quilos, a lebre europeia (Lepus europaeus) foi trazida da Europa para Argentina e Chile no século passado para fazendas de caça, escapando, porém, para a natureza. No País, entrou pelo Sul e chegou ao Sudeste. Tende a seguir a expansão agrícola.

José Maria Tomazela

Fonte: Jornal Estado de São Paulo - Suplemento Agrícola - pág 10 - 13/04/2011
Mais infos: UPD/APTA (11) 4712-2077
mineirim

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 3:03 pm

Prezados, um estudo completo do intituto horus, bastante conceituado, sobre a lebre:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

eschimidt

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 3:31 pm

Ajudei um pouquinho...
Antes, onde trabalho, tinha umas 50 fêmeas e uns 5 machos. Uma bela noite, um pitbull escapou do canil e atacou as lebres. Ficamos com dó e soltamos o resto que o cãozinho não matou. Umas 40, uns 100 filhotes e 3 machos....
Foi lebre correndo pra todo lado!!!

jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 3:37 pm

Valeu Mineirin! Se a gente se encontrar o pão de queijo é por minha conta! Twisted Evil

Muita informação boa nessa pagina!
eschimidt

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 3:42 pm

sóia eu aí!!! kkkkk

Área de invasão:
Ambiente:
Floresta Estacional Semidecidual
Localidade:
Margem da rodovia Washington Luiz, próximo à entrada de Itirapina
Município / Estado:
Itirapina / São Paulo
Referência geográfica: Datum: Fuso: Coordenadas X: Y:
SAD 1969 23S 220482 7537528
Situação populacional:
Invasora
Descrição da invasão:
Competidora direta do tapiti, impacto não mensurado. Fragmento florestal nativo com entorno de cana-de-açúcar.
Área de invasão:
Ambiente:
Localidade:
Serra de São Pedro, próximo à cachoeira do Saltão
Município / Estado:
Itirapina / São Paulo
SAD 1969 23S 206922 7531314
Situação populacional:
Invasora
Descrição da invasão:
Competidora direta do tapiti, impacto não mensurado. Área de plantação de eucalipto.

Área de invasão:
Ambiente:
Localidade:
Entrada para Itapé, primeiro desvio à direita, próximo à margem da Rodovia Washington Luiz.
Município / Estado:
Itirapina / São Paulo
SAD 1969 23S 221878 7532979
Situação populacional:
Invasora
Descrição da invasão:
Competidora direta do tapiti, impacto não mensurado. Área de pastagem.
Área de invasão:
Ambiente:
Localidade:
Estrada de terra que liga a rodovia Washington Luiz à Itirapina
Município / Estado:
Itirapina / São Paulo
SAD 1969 23S 215191 7535313
Situação populacional:
Invasora
Descrição da invasão:
Competidora direta do tapiti, impacto não mensurado. Fragmento florestal nativo com entorno de cana-de-açúcar.
Área de invasão:
Ambiente:
Localidade:
Próximo à Fazenda Xangrilá
Município / Estado:
Itirapina / São Paulo
SAD 1969 23S 204335 7524917
Situação populacional:
Invasora
Descrição da invasão:
Competidora direta do tapiti, impacto não mensurado. Área de pastagem.

Área de invasão:
Ambiente:
Savana (Cerrado)
Localidade:
Fazenda São José Rod. Ayrton Senna km 8
Município / Estado:
Itirapina / São Paulo
SAD 1969 22 754352 7205466
Situação populacional:
Invasora

Última edição por eschimidt em Sex Abr 15, 2011 3:46 pm, editado 1 vez(es)
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 3:45 pm

E oce acha bunito né Seu Eschimidt????
eschimidt

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 3:47 pm

bonito não é, mas é mais um bichinho pra nóis brincá...

CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 4:01 pm

me disseram que o sitio aqui ta cheio, ainda nao vi nenhuma pq não tenho ido la ultimamente

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
http://www.arcobrasil.com
jorge_wiendl

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 4:47 pm

Pô Seu Eschimidt, armadilha de laço é sacanagem!
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 5:51 pm

só no país do faz de conta para espécie invasora ser protegida por lei ambiental, fala sério, será q alguem desses malucos não conseguem perceber que todos os exóticos são competidores diretos dos animais nativos, o q esses caras pensam q estão fazendo, quando abrirem os olhos vamos ter q ir em zoológicos para ver nos animais nativos pois na natureza só vamos encontrar os exóticos
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 7:50 pm

Mamute-sc escreveu:
só no país do faz de conta para espécie invasora ser protegida por lei ambiental, fala sério, será q alguem desses malucos não conseguem perceber que todos os exóticos são competidores diretos dos animais nativos, o q esses caras pensam q estão fazendo, quando abrirem os olhos vamos ter q ir em zoológicos para ver nos animais nativos pois na natureza só vamos encontrar os exóticos

Exato.

O que acha que acontecerá com nosso coelho nativo:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Competindo com essa lebre gigantesca que até lembra um canguru?
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mas logo alguém fala que isso nao influencia em nada, que não terá competição por comida etc etc

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Ruy Barbosa
ENIO MONTARDO

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 9:59 pm

O que eu sei é que ela a milanesa ou a portuguesa é bom demais....e aqui tem as pampas....
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Sex Abr 15, 2011 10:03 pm

Já estou começando a pesquisar sobre "small games broadheads".

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 8:22 am

Lincoln: entre no site da blackwidow que tem uma especie de arruela que voce coloca na bh para impedir a penetração excessiva. Twisted Evil

Estou bolando algum tipo de aparato para colocar na flecha parecido com uma arruela ou uma moeda furada!
Andre Miranda

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 7:00 pm

ENIO MONTARDO escreveu:
O que eu sei é que ela a milanesa ou a portuguesa é bom demais....e aqui tem as pampas....

Isso que eu ia perguntar, esse trem é gostoso?

A pele dá um gorro bacana... Cool

SujoO

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 7:23 pm

E sem falar que com a pele dá pra fazer silenciadores de corda para arcos tradicionais e recurvos rústicos.
CALIL
General
General

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 7:29 pm

lembrem-se que é proibida a caça no Brasil

Andre Miranda

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 7:46 pm

Por enquanto, a lebre é a bola da vez em termos de animal nocivo e exótico...

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 8:29 pm

CALIL escreveu:
lembrem-se que é proibida a caça no Brasil

No caso de espécies exóticas, que destroem plantações, eu sou a favor da desobediência. Quem for autuado deveria entrar com um mandado de segurança exigindo que o Estado retire os espécimes invasores, e pague os danos causados por esses animais, bem como indenize o dono da plantação. Algumas sentenças favoráveis podem pressionar a mudança da legislação.

Lembrem-se que na história da humanidade muitas leis foram revogadas, ou modificadas, devido a mudanças no costume. Antes da reforma no código penal, adultério (mesmo que sigiloso) era crime e dava cadeia. Duvido que algum juiz tenha botado algum boêmio na cadeia por esse motivo. Se muita gente começar a caçar ilegalmente, ou vai todo mundo pra cadeia ou a lei vai caducar.

General
General

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 8:44 pm

Lei é lei, a principio voce será punido por desrespeitá-la. Acho mais seguro ir pros paises vizinhos caçar lá.

Eu tenho essa lebre no sítio e não sou nem doido de arriscar. Afinal lei tem que ser cumprida (sem falsa hipocrisia). E o fórum também não pode ter apologia ao que é proibido sob risco de eu ter que responder por isso.

Lincoln

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Seg Abr 18, 2011 9:17 pm

CALIL escreveu:
Lei é lei, a principio voce será punido por desrespeitá-la. Acho mais seguro ir pros paises vizinhos caçar lá.

Eu tenho essa lebre no sítio e não sou nem doido de arriscar. Afinal lei tem que ser cumprida (sem falsa hipocrisia). E o fórum também não pode ter apologia ao que é proibido sob risco de eu ter que responder por isso.

Bem, se as leis não pudessem ser desobedecidas ainda estaríamos na ditadura militar. Discordo que lei tenha que ser cumprida sem exceções. (Já viu algum médium, ou curandeiro espiritual, ser preso por exercício ilegal da medicina?) Não existe nenhuma lei que garanta a sobrevivência do produtor rural? E caçar em outros países não afastará as pragas da minha plantação. A lei é dúbia quando permite o uso de agrotóxicos, matando milhões de animais, e não pode-se atirar em alguns lebres e javalis.

O fórum não deve mesmo fazer apologia ao que é proibido, mas eu posso, visto que eu respondo pelos meus atos. A Constituição me garante o direito de ampla defesa, e ao descumprir uma lei capenga eu estarei promovendo o debate no meio jurídico. Muitas vezes é pela desobediência coletiva que as leis se modernizam. Lembre-se que as leis não são claras, e muitas vezes podem entrar em contradição com outra lei.

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Ter Abr 19, 2011 9:05 am

CALIL: sugiro que logo no inicio do forum exista uma mensagem deixando claro que as opiniões aqui manifestadas são de unica e exclusiva responsabilidade do autor!
Lincoln

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Ter Abr 19, 2011 9:46 am

jwiendl escreveu:
CALIL: sugiro que logo no inicio do forum exista uma mensagem deixando claro que as opiniões aqui manifestadas são de unica e exclusiva responsabilidade do autor!

Nós vivemos num país onde a liberdade de opinião não é ilegal. Até onde eu sei, também não é ilegal questionar as leis. Todo os anos montes de leis são criadas, revogadas e reformadas no Congresso, assembléias e câmaras legislativas, justamente porque as pessoas não estão mais dispostas a segui-las. Se o debate pode acontecer nas casas legislativas, com certeza pode acontecer aqui. Não é ilegal questionar uma lei, nem fazer apologia ao seu descumprimento visando preservar um direito maior; salvo os casos onde a apologia seja considerada ilegal.

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Qua Abr 20, 2011 3:25 pm

Citação :

Nós vivemos num país onde a liberdade de opinião não é ilegal. Até onde eu sei, também não é ilegal questionar as leis. Todo os anos montes de leis são criadas, revogadas e reformadas no Congresso, assembléias e câmaras legislativas, justamente porque as pessoas não estão mais dispostas a segui-las. Se o debate pode acontecer nas casas legislativas, com certeza pode acontecer aqui. Não é ilegal questionar uma lei, nem fazer apologia ao seu descumprimento visando preservar um direito maior; salvo os casos onde a apologia seja considerada ilegal.

Exatamente!!! Esse é o problema o que voce escreveu pode ser entendido como Apologia ao Crime, e do jeito que o pessoal quer holofote, já viu, né?
Mamute-sc
General
General

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Qui Maio 05, 2011 1:00 pm

olha q video legal sobre o assunto q encontrei, nele aparecem grandes amigos (Howard Hill, Ed Hill, Skeet Moore e Ben Pearson) numa caçada com arco MUITO legais

será q um dia teremos isso por aqui Sad
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lebre Europeia   Hoje à(s) 6:07 pm

Lebre Europeia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» sis Sachs Lebre - Restauro
» Vídeos de caça á lebre
» Setter Inglês