ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Formas para fabricação de arcos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
meetgyn

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Seg Dez 01, 2014 8:29 pm

Raphael Andrade escreveu:
esse topico ta me ajudando pakas no meu projeto, MUITO Obrigado por Corpartilhar, Serio!!!

Pois e mano estou tão animado que vou comprar uma tupia, uma serra circular e uma lixadeira rs.... Quero ver se consigo fazer um arco esse mes ainda. Depois posto as fotos e ou vídeo quando estiver fazendo.
JosephBHZ

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Seg Dez 15, 2014 1:36 am

Nem dá pra dizer o quanto isso vai me ajudar (e alguns amigos que estão começando a se interessar pelo esporte e querem, assim como eu, confeccionar os próprios arcos).
Brigadão, man cheers

Também tentarei fazer uma forma pra um arco mais curto tipo esse.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
karlehll

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Qui Mar 03, 2016 9:11 pm

Consegui a mangueira, agora falta vedar as pontas e colocar a válvula, amanha vou procurar um torneiro para fazer as pontas em tecnil.

Quaiadex

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Dom Abr 17, 2016 5:54 pm

elisonj escreveu:
Dae Duent!

Já que vc tá empolgado nas vetorizações, vô lançar o desafio... hehhee...

Consegue vetorizar esse riser a partir da foto??

Esse aí já cacei o print dele em todo canto e não achei...  =\

Abraço!

me passa só as dimensões altura x largura x comprimento
tira uma foto de frente tbm e faço rapidinho

ou tire uma foto com uma régua do lado
Quaiadex

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Dom Abr 17, 2016 6:51 pm

o grid fiz em 45 graus, mas se quiser passo pra 35 como o da foto

pra imprimir perfeitamente precisa de folha A1

mas se quiser em A4 eu mando, só passa o email
Quaiadex

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Dom Abr 24, 2016 11:03 pm

DUVIDA:

A forma para laminas recurvas possui algum embasamento teórico prático para definição de como deve ser a curva?

sei que o ideal da lâmina seria manter uma constante de força/distância, ou seja, a quantidade de energia necessária para puxar cada cm de corda fosse a mesma durante toda puxada do arqueiro, a galera dá á essa "capacidade" o conceito de puxada "macia", e seria errado por exemplo quando ocorre um aumento gradativo de força necessária por cm, até porque quando isso ocorre, a eficiência do arco cai drasticamente, pois quando o arqueiro solta a corda, a aceleração/velocidade no inicio do tiro seria maior que a final, logo o o arco faria com que a flecha "freasse" no final do tiro.

Pra manter o tiro "macio", existe uma combinação de espessura inicial e final, junto com uma redução na largura da lamina até as pontas, e uma curva final (dai o nome recurvo) onde daria uma aceleração final na flecha ganhando eficiência.

Depois de procurar muito conteúdo na net, não achei nada que me falasse sobre a "forma" ideal para uma lâmina recurva.

Alguma dica/conta ou explicação de como deve ser definido essa curvatura?

att,
elisonj

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Seg Abr 25, 2016 10:08 am

Quaiadex escreveu:
DUVIDA:

A forma para laminas recurvas possui algum embasamento teórico prático para definição de como deve ser a curva?

sei que o ideal da lâmina seria manter uma constante de força/distância, ou seja,  a quantidade de energia necessária para puxar cada cm de corda fosse a mesma durante toda puxada do arqueiro, a galera dá á essa "capacidade" o conceito de puxada "macia", e seria errado por exemplo quando ocorre um aumento gradativo de força necessária por cm, até porque quando isso ocorre, a eficiência do arco cai drasticamente, pois quando o arqueiro solta a corda, a aceleração/velocidade no inicio do tiro seria maior que a final, logo o o arco faria com que a flecha "freasse" no final do tiro.

Pra manter  o tiro "macio", existe uma combinação de espessura inicial e final, junto com uma redução na largura da lamina até as pontas, e uma curva final (dai o nome recurvo) onde daria uma aceleração final na flecha ganhando eficiência.

Depois de procurar muito conteúdo na net, não achei nada que me falasse sobre a "forma" ideal para uma lâmina recurva.

Alguma dica/conta ou explicação de como deve ser definido essa curvatura?

att,

Rapazz... o Duent já tinha vetorizado esse modelo de riser... rsrs... tá disponível lá na pagina 1 desse mesmo tópico... Wink
Mas ficou bem legal esse seu. Valeu o esforço... Smile

Sobre a puxada / forma, existe sim estudos teóricos / práticos disso.
Um dos modelos mais usados de molde para lâminas com relação a energia estocada x desempenho, é o baseado na curva fatorial.

Tinha um video se não me engano da Uukha que comentava isso, mas não encontrei ele... achei só esse aqui que não fala da curva fatorial, mas dá pra ter uma idéia:

Já isso de manter a puxada constante, na prática não funciona bem assim. Ou melhor... para arcos longos, é exatamente isso. Mas o que vai dar um melhor desempenho é a energia estocada do arco. Ou seja, o arco pode estar com a puxada mínima, mas com uma energia estocada grande ( arcos mongois por exemplo ). No momento da puxada, a força estocada vai aumentando até começar a ficar mais macia proximo da ancoragem ( efeito da curvatura ).

Já no disparo, como a energia estocada durante a puxada era grande, a tendencia é o tiro sair mais rápido.

Colocando isso em números (ou gráficos), uma comparação de um arco longo com um mongol de mesma libragem, por exemplo, ficaria mais ou menos assim:

Esse tipo de material é bem chatinho mesmo de encontrar.
Mas vira e mexe a gente tromba com algumas coisas nos foruns gringos, ou nos livros "Bowyer's Bible".
Leitura recomendadíssima... Wink

Abss

jonathanbio

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Ter Set 06, 2016 11:21 am

Alguém tem os moldem p me mandar [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] obrigadoo
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Formas para fabricação de arcos!   Hoje à(s) 9:34 am

Formas para fabricação de arcos!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3
 Tópicos similares
-
» Carroceria - Parceria para fabricação de Kit-buggy no RJ
» Dicas básicas para comprar moto usada
» Aliança perdida em Arcos de Valdevez
» Erro no selo de fabricação da porta do passageiro
» ADESIVO PARA COPA DO MUNDO NO BUGGY...

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: