ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Corda estorou

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
italoconceicao

MensagemAssunto: Corda estorou   Ter Set 16, 2014 1:33 pm

Boa tarde galera,

Ontem passei por uma experiência nada agradável.
Estava eu treinando e depois de umas 2 ou 3 séries de tiros algo começou a me incomodar, a corda do meu arco começou a acertar continuamente pouco acima do meu pulso, na hora achei que era algum erro de postura, mas por mais que eu tentasse corrigir meu posicionamento, a corda insistia em acertar meu braço.
Verifiquei o brace height e ele estava um pouco menor do que deveria, peguei meu encordador para arrumar a altura da corda, quando percebo que mais da metade das fibras da corda estavam estouradas, bem no loop do tip superior, não tenho foto da desgraça pra mostrar pra vocês agora, mas a minha dúvida é seguinte, o que poderia ter causado esse desgaste tão prematuro? já que fazem apenas 3 meses que tenho meu arco.
v.b.-s.j.r.preto

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Ter Set 16, 2014 1:51 pm

Eu tenho um arco que fez isso. O encaixe da corda é feito com um detalhe de chifre de búfalo, o ângulo do encaixe era praticamente reto, a corda dobrava e raspava no detalhe de chifre e começou a desfiar. Eu usei um pedra de desbaste muito pequena em uma micro retifica e arredondei o encaixe da corda no sentido em que a corda fica quando o arco está armado. Muito pouco mesmo, fiz um rasgo de uns 2 mm para eliminar a borda, dar uma arredondada no encaixe. E fiz outra corda. Até agora a corda nova está sem marcas.

Coloca a sua corda e verifica por onde ela passa e o movimento que ela faz quando a corda está totalmente retesada na posição de tiro. Alguma borda está pegando na corda e desfiando.
italoconceicao

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Ter Set 16, 2014 3:09 pm

com o arco desarmado eu não percebi nada de anormal nos tips que poderiam desgastar a corda, mas hr que chegar em casa depois do trabalho, vou tentar olhar com o arco retesado.
Só a falta de cera não seria suficiente para um desgaste deste, ou seria? faz um mês e meio + ou - que eu não encero a corda
fabio carneloci

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Ter Set 16, 2014 5:56 pm

nesse caso vc ainda esta no lucro, pois a corda não estouro por completo no momento da ancoragem, e assim evito um tiro seco que poderia danificar seu arco...

http://www.arcoeaventura.com.br
Bruno Garcia

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Ter Set 16, 2014 8:38 pm

Já passei por isso, e o pior: foram duas vezes, e a corda literalmente arrebentou na hora do tiro, na minha cara rsrs
por sorte, o arco está inteiro, não sei nem como.
O problema era exatamente o mesmo que aconteceu com o V.B.
Mesmo se não parecer, normalmente o problema é no tip da lamina do arco. Eu resolvi lixando, de elve, e fazendo um serving extrareforçado nos loops das minhas cordas.

Quanto à falta de cera, não existe nenhuma evidência que isso diminua a vida útil da corda. Ainda mais no loop, que nem sequer recebe cera de um modo geral.
italoconceicao

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Qua Set 17, 2014 1:43 pm

Pois agora, se for realmente um problema no tip, creio que seja o caso de mandar pra garantia, não to afim de passar a lixa nele, até pq se acontecer algum problema posterior, eles podem me culpar por alterar as características originais do arco, e eu acabar perdendo a garantia.

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Sab Set 20, 2014 12:12 am

fotos da tragédia

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Sab Set 20, 2014 9:21 am

Isso ocorreu comigo semana passada, bem na hora do disparo, a flecha voou e acorda foi arremessada longe.

Vou tenta dar uma lixada também para ver se arredondo um pouco o encaixe, pois no meu caso notei que ele é um pouco afiado.

EVC

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Sab Set 20, 2014 10:03 am

italoconceicao escreveu:
Pois agora, se for realmente um problema no tip, creio que seja o caso de mandar pra garantia, não to afim de passar a lixa nele, até pq se acontecer algum problema posterior, eles podem me culpar por alterar as características originais do arco, e eu acabar perdendo a garantia.

Experimente colocar fita adesiva (silver tape) no ponto onde pensa que está ocorrendo o desgaste e veja se o desgaste diminui.
Skill

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Sab Set 20, 2014 6:50 pm

Poxa, isto é realmente chato! Também ocorreu comigo.
Mas só acontece com quem treina.

abç

MensagemAssunto: Re: Corda estorou   Hoje à(s) 10:46 am

Corda estorou
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Largadas á corda Açores.( só rir)
» Arrumar corda da tampa do porta malas !!!
» Como NÃO rebocar uma moto...
» PEÇAS PARA A ECO 4WD????
» MANGUEIRA FREIO DIANTEIRO ESTOUROU! Consertado graças a deus!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Discussão Geral-
Ir para: