ARCO BRASIL
Atenção seguir as regras abaixo para comprar ou vender no fórum. Quem não seguir as regras será banido, tera os IPs bloqueados e tópico deletado. Sem exceção à regra!

Leia as regras no tópico abaixo:

http://www.arcobrasil.com/t42-regras-basicas-leia-com-atencao-antes-de-postar-um-topico
ARCO BRASIL

Fórum sobre Arco e Flecha (e tudo que for relacionado ao tema) para reunir todos os entusiastas deste esporte seja para competição ou lazer.

InícioCalendárioFAQMembrosRegistrar-seLogin

Compartilhe | 

Dúvidas: HomeMade a Takedown!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Indiano

MensagemAssunto: Dúvidas: HomeMade a Takedown!   Qui Set 11, 2014 7:40 pm

Fala aê pessoal do Fórum, tenho algumas(muitas) dúvidas em relação a como fazer um arco estilo Takedown, com o projeto que tenho em mente; já passei em diversos tópicos deste fórum e de outros fóruns sobre arquearia, também já publiquei alguns tópicos que serviram para o esclarecimento de algumas das minhas dúvidas rsrsrsrs!

Pretendo fazer as laminas com bambu(taquara) bem como no tópico que estive dando uma olhada : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], e outros demais, agora se seguem as dúvidas em relação as minhas possíveis laminas de bambu:

1ª Pretendo Fazer as laminas Recurvas, e Gostaria de saber se eu posso curvar o bambu utilizando vapor ou água quente?

2ª Gostaria de Saber com qual angulo e qual tamanho terão que ter as laminas para eu atingir um resultado próximo das 40 libras, sendo que meu Riser vai ter aproximadamente 0,43 m?

3ª Pretendo utilizar um molde do que encontrei aqui no fórum, acho que era o Vetorizado pelo Elisonj e feito pelo Pedro Farinha. Gostaria de Saber se tenho que fazer alguma modificação nele para eu obter o resultado desejado?

4ª Eu precisarei usar algum tipo de reforço na lamina, na área que vai presa ao Riser, algum pedaço de madeira, e também a questão de prender as laminas, de que forma ficaria melhor?

5ª Qual seriam as melhores medidas(Espessura e Largura) iniciais e finais para a lamina?

Em Relação ao Riser:
1ª O Riser que tenho em mente é um cujo modelo encontrei na internet (depois posto ele), que vai ter aproximadamente 43cm, minha principal dúvida é como fazer os pontos de encaixe de forma que fique esteticamente legal, e forte, o que tenho em mente seria algo um "parafuso" embutido no Riser, ou algo que me permite a remoção das laminas com praticidade!

Envergadura: 1,76 m
Puxada: 28,16 in
elisonj

MensagemAssunto: Re: Dúvidas: HomeMade a Takedown!   Sex Set 12, 2014 8:46 am

Dae Indiano, blz?

Não respondi seu tópico antes porque queria responder com tempo...
rsrsrs...

primeiramente, parabéns por já ter pesquisado sobre o que quer e vir com uma idéia formada e perguntas consistentes... a maioria da galera parece que nem sabe o que é "busca".

Vamos às perguntas:

1 - É possível sim. Mas o ideal é que mesmo curvando com o vapor, vc utilize alguma colagem com ele curvado... senão pode ocorrer o processo dele voltar a posição natural com o tempo e uso. Colando ele curvado em alguma outra lâmina, aí ele vai ficar curvado pra sempre.

2 - Vai depender muito da expessura das suas lâminas isso aí. se as laminas forem grossas, vc vai ter que diminuir na largura. E vice versa... esse processo você vai ajustando no tillering, então pode fazer com umas 25" de comprimento (63.5cm), e mais ou menos 1 3/4" de largura (4.45cm) e depois vc vai retirando madeira até chegar onde deseja.

3 - Manda bala no molde mesmo que vai dar bom. Wink

4 - Seria o ideal usar uma "cunha" entre as lâminas para deixar essa parte mais grossa sim... isso vai distribuir melhor a força do tiro no momento da puxada.

5 - Isso também vai depender das suas lâminas... como vc pretende fazer elas? Apenas com o bambú como se fosse o backing? ou utilizar o bambú como uma ripinha?

Em relação ao riser, esse modo de imbutir o parafuso é o melhor modo, e vai influenciar no modo de prender a lâmina...

Geralmente é colocado essa rosca interna, onde o parafuso externo é preso, e também um pino de alinhamento... que serve para a lamina sempre encaixar na posição correta de modo que fique alinhada...

Vamos nos falando..

Abraço

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Indiano

MensagemAssunto: Re: Dúvidas: HomeMade a Takedown!   Sex Set 12, 2014 9:00 pm

Opa, vlw aê Elisonj por ter respondido o tópico, dando sequência as minhas dúvidas
rsrsrsrsrsrs....

Primeiramente, as laminas não poderão ser curvadas e largadas lá sem algum reforço para garantir a durabilidade seria isso?

Outra questão, se eu for ter que colar um "reforço" para garantir a durabilidade da lamina curvada, poderia ser outra lamina de bambu, tipo um laminado bambu + bambu, ou sem chance disso?Se eu fizer o reforço a cola/resina mais recomendada para isso seria a epóxi, ou uma cola forte pra madeira já serve, esta deve ter características, digamos elásticas?

Se eu for utilizar os moldes pra curvar as laminas e blá, blá, pra fazer o tillering delas eu vou ter que coloca-las, ou fixa-las no meu projeto de riser rsrsrsrsrsrs... e ir ajeitando elas seria isso? Tava falando com meu pai, e ele disse que 50 libras valia aproximadamente em 20 a 30 kg, então pra eu medir a potência do arco enquanto vou ajeitando as laminas, eu teria de usar uma especie de balança?

O reforço de cunha, eu terei de coloca-lo entre as laminas que vou utilizar, ou não importa onde ele vai estar? Depois pretendo postar umas imagens do projeto que tenho em mente!

Teria como postar imagem de como seria este riser com a rosca embutida, eu sei que já vi em algum tópico só não me lembro em qual foi? Este tipo de sistema eu consigo fazer de forma manual ou sem chance de fazer isso, ou tenho que pedir pra algum marceneiro fazer?

Quanto a corda ele tem que ser 3 polegadas menor do que o tamanho total do arco?

Obrigado por estar ajudando!!!

elisonj

MensagemAssunto: Re: Dúvidas: HomeMade a Takedown!   Seg Set 15, 2014 8:17 am

Daee, blz?

Se vc curvar no fogo, e usar uma lâmina individual, sem fazer nenhum tipo de colagem, corre a chance dela voltar a posição inicial...

Sim.. se vc quer saber exatamente o peso da puxada do arco, vc tem que ter uma balança pra poder medir...

Da uma olhada nesse video, e nesse build along, acho que já vai matar boa parte das suas dúvidas...

Video:

O build along é em ingles ( se vc entender inglês, vai ficar fácil ) se não entender, vai pelas fotos mesmo... rsrs...
não é bem um take-down, mas é feito apenas com as laminas em bambú:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

A rosca interna chama-se bucha americana, e se encontra em várias formas e modelos...

A corda aí varia um pouco o tamanho entre longbows/recurvos...
Tem um gabarito para se fazer uma flemish string que vc vai achar bem fácil aqui no forum... Wink

Abraço

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dúvidas: HomeMade a Takedown!   Hoje à(s) 1:32 pm

Dúvidas: HomeMade a Takedown!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Top Case Alumínio Homemade
» Sun Gun - Homemade
» Párachoques frente vitara homemade
» Dúvidas Sobre a Garantia do KA
» Próximo UP SRAD 750 ou 1000 ambas usadas. Algumas Dúvidas.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
ARCO BRASIL :: Equipamentos :: Faça Você Mesmo - Arqueiria Artesanal e acessórios-
Ir para: